Quinta, 28 de abril de 2022
Quinta-feira da II semana de Páscoa
LITURGIA
Quinta-feira
da semana II
S.
Pedro Chanel, presbítero e mártir – MF
S. Luís Maria Grignion de Montfort, presbítero – MF
Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. pascal.
L1: At 5, 27-33; Sal 33 (34), 2 e 9. 17-18. 19-20
Ev: Jo 3, 31-36
* Na Ordem Franciscana (III Ordem) – B. Luquésio, da III Ordem – MF
* Na Congregação dos Irmãos Maristas – S. Pedro Chanel, presbítero e mártir –
MO
* Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de
Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE
* Na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – I Vésp. de S.
Catarina de Sena.
Missa
Antífona de
entrada Cf. Sl 67, 8-9
Quando saístes, Senhor, à frente do vosso povo,
abrindo-lhe o caminho e habitando no meio dele,
estremeceu a terra e abriram-se as fontes do céu.
Aleluia.
Oração
coleta
Senhor nosso Deus,
que instituístes o sacrifício pascal para a salvação do mundo,
ouvi benignamente as súplicas do vosso povo
e fazei que, intercedendo por nós Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote,
a sua natureza humana nos reconcilie convosco
e a sua natureza divina nos absolva do pecado.
Ele que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I Atos 5, 27-33
«Somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo»
Leitura dos Atos
dos Apóstolos
Naqueles dias, o comandante do templo e os guardas trouxeram os Apóstolos e
fizeram-nos comparecer diante do Sinédrio. O sumo sacerdote interpelou-os,
dizendo: «Já vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vós
encheis Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o
sangue desse homem». Pedro e os Apóstolos responderam: «Deve obedecer-se antes
a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós
destes a morte, suspendendo-O no madeiro. Deus exaltou-O pelo seu poder, como
Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdão dos
pecados. E nós somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo que Deus
tem concedido àqueles que Lhe obedecem». Exasperados com esta resposta,
decidiram dar-lhes a morte.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Sal. 33 (34), 2.9.17-18.19-20
(R. cf. 7a ou Aleluia)
Refrão: O pobre clamou e o Senhor ouviu a sua voz.
Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se
A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
escutem e alegrem-se os humildes. Refrão
A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal,
para apagar da terra a sua memória.
Os justos clamaram e o Senhor os ouviu,
livrou-os de todas as angústias. Refrão
O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado
e salva os de ânimo abatido.
Muitas são as tribulações do justo,
mas de todas elas o livra o Senhor. Refrão
ALELUIA Jo 20, 29
Refrão: Aleluia. Repete-se
Disse o Senhor a Tomé:
«Porque Me viste, acreditaste;
felizes os que acreditam sem terem visto. Refrão
EVANGELHO Jo 3, 31-36
«O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos»
Evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus a
Nicodemos: «Aquele que vem do alto está acima de todos; quem é da terra, à
terra pertence e da terra fala. Aquele que vem do Céu dá testemunho do que viu
e ouviu; mas ninguém recebe o seu testemunho. Quem recebe o seu testemunho
confirma que Deus é verdadeiro. De facto, Aquele que Deus enviou diz palavras
de Deus, porque Deus dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou
tudo nas suas mãos. Quem acredita no Filho tem a vida eterna. Quem se recusa a
acreditar no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele».
Palavra da salvação.
Oração
sobre as oblatas
Subam à vossa presença, Senhor,
as nossas orações e as nossas ofertas,
de modo que, purificados pela vossa graça,
possamos participar dignamente
nos sacramentos da vossa misericórdia.
Por Cristo nosso Senhor.
Prefácio Pascal I-V.
Antífona
da comunhão Mt 28, 20
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos. Aleluia.
Oração
depois da comunhão
Deus todo-poderoso e eterno,
que, em Cristo ressuscitado, nos renovais para a vida eterna,
multiplicai em nós os frutos do sacramento pascal
e infundi em nossos corações a força do alimento que nos salva.
Por Cristo nosso Senhor.
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA
1. Leitura: - Lê, respeita, situa o
que lês.
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
2. Meditação: - Interioriza, dialoga,
atualiza o que leste.
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
3. Oração: - Louva o Senhor,
suplica, escuta.
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.
LEITURAS: Atos
5, 27-33: A pregação basilar dos Apóstolos é sempre o anúncio do Mistério Pascal:
«Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador», que morreu e ressuscitou. Este será
também o pregão fundamental da pregação da Igreja. Todo o desenvolvimento que a
catequese depois irá fazer partirá deste acontecimento central. O testemunho
que os Apóstolos dão deste acontecimento pascal e que a Igreja agora continua a
dar é, ao mesmo tempo, dado pelo próprio Espírito Santo. É, por isso,
testemunho do próprio Deus.
Jo
3, 31-36: Esta passagem faz continuação à conversa de Jesus com Nicodemos,
começada a ler-se ontem. São verdadeiras catequeses sobre o mistério da pessoa
de Jesus, a sua origem, a sua relação com o Pai, a sua missão. A terra é o
mundo dos homens com as suas limitações, as suas carências, até a sua cegueira
que os impede de ver a luz de Deus; o Céu é o mundo de Deus, donde nos vem
Jesus, o Filho, para tornar os homens participantes da sua vida divina e os
conduzir ao Pai. Mas quem aceitará o seu testemunho?
AGENDA DO DIA:
14.00 horas: Funeral em Gáfete
18.00 horas: Missa em Nisa
21.00 horas: Reunião de catequistas em Nisa.
IGREJAS NO CONCELHO DE
NISA
Capela do Espírito Santo - Santa Casa - Gáfete
A VOZ DO PASTOR
MAIS COMPROMISSO QUE TEORIA DA MISERICÓRDIA
Celebramos o Domingo da Misericórdia. Há
festas litúrgicas na Igreja que devem a sua origem e implementação mais rápida
a revelações particulares. Mas sempre sem grande pressa da Igreja em assumir
tais revelações já que, para ela, o tempo tem sentido de eternidade. Assim como
vai distinguindo os carismas das manias, mesmo no meio da impaciência dos mais
devotos e voluntariosos, também põe à prova por longo tempo estas novidades que
lhe chegam bem como as formas como elas se apresentam e os conteúdos que propõem.
Mas procura agir sempre respeitosamente com todos, pois sabe que não tem o
monopólio do Espírito Santo e que Este sopra onde quer, quando quer, como quer,
em quem quer e ninguém tem nada com isso. Costuma dizer-se que o seguro morreu
de velho e a prudência foi-lhe ao enterro!...
É o caso, por exemplo, das Solenidades do
Corpo de Deus e do Sagrado Coração de Jesus. Aliás, no seu comentário teológico
sobre a mensagem de Fátima, o então cardeal Joseph Ratzinger, futuro Bento XVI,
escreveu que “frequentemente as revelações privadas provêm da piedade popular e
nela se refletem, dando-lhe novo impulso e suscitando formas novas. Isto não
exclui que aquelas tenham influência também na própria liturgia, como o
demonstram por exemplo a festa do Corpo de Deus e a do Sagrado Coração de
Jesus”.
Foi pelo ano de 1263 que um Padre de Praga,
perante as dúvidas que o assaltavam sobre a presença real de Cristo na
Eucaristia, se sentiu agraciado com a evidência do facto quando a hóstia
começou a gotejar sangue na presença de todos os fiéis presentes. Este fenómeno
que teve lugar em Bolsena, na região de Lácio, por onde o sacerdote passeava,
foi devidamente estudado. Diz a tradição que, além do Papa Urbano IV, faziam
parte dessa comissão de avaliação São Tomás de Aquino e São Boaventura, e que
dois!... Também, neste tempo, já era sobejamente conhecido o famoso milagre
eucarístico de Lanciano do século VIII, um dos mais célebres do mundo,
cientificamente estudado. O Papa Urbano IV, que antes de ser Papa era arcediago
de Liége, foi a pessoa a quem, Juliana de Liège, mais conhecida por Santa
Juliana de Mont Cornillon, em 1230 confidenciou as visões que tinha, recebendo
dos Céus a incumbência de transmitir à Igreja o desejo divino de se incluir no
Calendário Litúrgico uma festa em honra da Santíssima Eucaristia. A festa logo
começou a ser celebrada em Liège. Só em 11 de agosto de 1264, Urbano IV
instituiu a Festa de Corpus Christi, estendendo a toda a Igreja o culto público
à Sagrada Eucaristia que apenas era celebrado em algumas dioceses por
influência de Santa Juliana. Clemente V, cinquenta anos mais tarde, tornou
obrigatória a celebração dessa Festa da Eucaristia. E o Concílio de Trento, em
meados do século XVI, oficializou as procissões eucarísticas, como ação de
graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública de fé na
presença real de Cristo na Hóstia Sagrada. Como afirmava São João Paulo II, a
Eucaristia é o “tesouro mais precioso herdado de Cristo, o Sacramento de sua
própria Presença” em que o povo de Deus “O louva, canta e leva em procissão
pelas ruas da cidade” (14/6/2001).
Igualmente a Festa ao Sagrado Coração de
Jesus. A sua devoção já existe desde tempos imemoriais, mas a sua maior difusão
e implementação deve-se sobretudo a Santa Maria de Alacoque (1601-1680), uma
monja do mosteiro de Paray-le-Monial, em França. Durante anos teve aparições de
Jesus que lhe pedia uma particular devoção ao seu coração. Pedia-lhe que
comungasse em cada primeira sexta-feira do mês – foi em sexta-feira que Jesus
foi crucificado - e que a sexta-feira a seguir à oitava da Festa do Corpo de
Deus fosse dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Foi o papa Pio IX, em 1856,
quem estendeu a festa do Sagrado Coração de Jesus a toda a Igreja,
celebrando-se o coração como órgão humano unido à divindade de Cristo e o amor
de Deus pelos homens.
Vamos celebrar o Domingo da Divina
Misericórdia, o segundo Domingo da Páscoa. Também se fundamenta em revelações
feitas por Jesus a Santa Faustina Kowalska, em Plock, Polónia. Desde o ano
2000, por vontade do Papa São João Paulo II, faz parte do calendário litúrgico
da Igreja. Nesse ano, em 30 de abril, o Papa, na homilia da celebração de
canonização de Santa Faustina, afirmava ser importante “que acolhamos
inteiramente a mensagem que nos vem da palavra de Deus neste segundo Domingo de
Páscoa que de agora em diante na Igreja inteira tomará o nome de ‘Domingo da
Divina Misericórdia”.
A imagem divulgada do Senhor da Divina
Misericórdia representa Jesus no momento em que aparece aos discípulos no
Cenáculo, após a ressurreição (Jo 20,19-31), quando lhes dá o poder de perdoar
os pecados. O perdão é o sinal mais visível do amor do Pai que Jesus quis
revelar em toda a sua vida até ao alto do Calvário. Nestas revelações privadas,
Jesus dá muita importância à sua Segunda Vinda, como referem os capítulos 13 e
25 de São Mateus. E os apelos de Jesus são que se fale ao mundo da sua
misericórdia, que toda a humanidade conheça a sua misericórdia (cf. Diário
848), pois “Quem não queira passar pela porta de Minha misericórdia, tem que
passar pela porta de Minha justiça” (Diário, 1146). O Senhor deixou-nos o
sacramento da sua misericórdia, o sacramento da reconciliação com Deus e com os
irmãos, o sacramento que faz experimentar a força libertadora do perdão. É a
ação da Divina Misericórdia até o fim dos tempos, não podendo deixar de ter o
seu lugar central na vida cristã. E a Igreja convida a celebrar a Divina
Misericórdia de várias formas, enriquecendo o Domingo da Misericórdia com a
Indulgência Plenária “para que os fiéis possam receber mais amplamente o dom do
conforto do Espírito Santo e desta forma alimentar uma caridade crescente para
com Deus e o próximo e, obtendo eles mesmos o perdão de Deus, sejam por sua vez
induzidos a perdoar imediatamente aos irmãos” (Decreto da P. Apostólica, 2002).
A interpretação da própria imagem do Senhor da Divina Misericórdia sugerida a
Santa Faustina e explicada por Jesus, é um símbolo da caridade, do perdão e do
amor de Deus, fonte da Misericórdia. Fazem ainda parte desta devoção o terço próprio
da Divina Misericórdia, sendo rezado, se possível, pelas 15 horas, o momento da
morte de Jesus. Inicia-se rezando o Pai Nosso, a Ave Maria e o Credo. Nas
contas do ‘Pai Nosso’, diz-se: “Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue,
Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em
expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro”. Nas contas das ‘Ave Maria’,
reza-se: “Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo
inteiro”. No final das dezenas, reza-se três vezes: “Deus Santo, Deus Forte,
Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”.
“A cultura da misericórdia forma-se na oração
assídua, na abertura dócil à ação do Espírito, na familiaridade com a vida dos
Santos e na solidariedade concreta para com os pobres. É um convite premente
para não se equivocar onde é determinante comprometer-se” (MeM20).
Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 22-04-2022.
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