quarta-feira, 21 de abril de 2021

 

PARÓQUIAS DE NISA

 

 

Quinta-feira, 22 de abril de 2021

 

Quinta-feira da III semana da Páscoa

 

 

 

LITURGIA

 

Quinta-feira da semana III

Branco – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. pascal.

L 1 At 8, 26-40; Sal 65 (66), 8-9. 16-17. 20
Ev Jo 6, 44-51

* Na Arquidiocese de Braga – S. Senhorinha, religiosa – MO
* Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – B. Maria Gabriela Sagheddu, monja OCEO – MF e FESTA
* Na Companhia de Jesus – Nossa Senhora, Mãe da Companhia de Jesus – FESTA

 

MISSA

 

ANTÍFONA DE ENTRADA Ex 15, 1-2
Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória.
O Senhor é a minha força e a minha alegria.
Ele é o meu Salvador. Aleluia.


ORAÇÃO COLECTA
Deus eterno e omnipotente, que, neste tempo pascal, nos fi¬zestes conhecer mais profundamente a grandeza do vosso amor, aumentai em nós os dons da vossa graça, a fim de que, libertos das trevas do pecado, possamos aderir mais firmemente à vossa palavra de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Atos 8, 26-40
«Ali está água. Que me impede de ser batizado?»


Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, o Anjo do Senhor disse a Filipe: «Levanta-te e dirige-te para o sul, pelo caminho deserto que vai de Jerusalém para Gaza». Filipe partiu e dirigiu-se para lá. Quando ia a caminho, encontrou-se com um eunuco etíope, que era alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, e administrador geral do seu tesouro. Tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus e regressava ao seu país, sentado no seu carro, a ler o livro do profeta Isaías. O Espírito de Deus disse a Filipe: «Aproxima-te e acompanha esse carro». Filipe aproximou-se do carro e, ouvindo o etíope a ler o profeta Isaías, perguntou-lhe: «Entendes, porventura, o que estás a ler?». Ele respondeu: «Como é que eu posso entender sem ninguém me explicar?» Convidou então Filipe a subir para o carro e a sentar-se junto dele. A passagem da Escritura que ele ia a ler era a seguinte: «Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele não abriu a boca. Foi humilhado e não se lhe fez justiça. Quem poderá falar da sua descendência? Porque a sua vida desapareceu da terra». O eunuco perguntou a Filipe: «Diz-me, por favor: de quem é que o profeta está a falar? De si próprio ou de outro?». Então Filipe tomou a palavra e, a partir daquela passagem da Escritura, anunciou-lhe Jesus. Ao passar por um lugar onde havia água, o eunuco exclamou: «Ali está água. Que me impede de ser batizado?». Mandou parar o carro, desceram ambos à água e Filipe batizou-o. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe e o eunuco deixou de o ver. Mas continuou o seu caminho cheio de alegria. Filipe encontrou-se em Azoto e foi anunciando a boa nova a todas as cidades por onde passava, até que chegou a Cesareia.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 65 (66), 8-9.16-17.20 (R. 1)
Refrão: A terra inteira aclame o Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Povos da terra, bendizei o nosso Deus,
fazei ressoar os seus louvores.
Foi Ele quem conservou a nossa vida
e não deixou que nossos pés vacilassem. Refrão

Todos os que temeis a Deus, vinde e ouvi,
vou narrar-vos quanto Ele fez por mim.
Meus lábios O invocaram
e minha língua O louvou. Refrão

Bendito seja Deus que não rejeitou a minha prece,
nem me retirou a sua misericórdia. Refrão

ALELUIA Jo 6, 51
Refrão: Aleluia Repete-se
Eu sou o pão vivo descido do Céu, diz o Senhor.
Quem comer deste pão viverá eternamente. Refrão


EVANGELHO Jo 6, 44-51
«Eu sou o pão vivo que desce do Céu»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém pode vir a Mim, se o Pai, que Me enviou, não o trouxer; e Eu ressuscitá-lo-ei no último dia. Está escrito no livro dos Profetas: ‘Serão todos instruídos por Deus’. Todo aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino vem a Mim. Não porque alguém tenha visto o Pai; só Aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. No deserto, os vossos pais comeram o maná e morreram. Mas este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei de dar é a minha carne que Eu darei pela vida do mundo».


Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor nosso Deus, que, pela admirável permuta de dons neste sacrifício, nos fazeis participar na comunhão convosco, único e sumo bem, concedei-nos que, conhecendo a vossa verdade, dêmos testemunho dela na prática das boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio pascal



ANTÍFONA DA COMUNHÃO 2 Cor 5, 15
Cristo morreu por todos os homens,
para que já não vivam para si mesmos,
mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou. Aleluia.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Protegei, Senhor, o vosso povo que saciastes nestes divinos mistérios e fazei-nos passar da antiga condição do pecado à vida nova da graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA:

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 2020.11.28

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

 

LEITURAS: Atos 8, 26-40: O peregrino de Jerusalém, que regressa agora à sua terra, a Etiópia, e no caminho encontra Filipe e é por ele evangelizado, é uma das primeiras pessoas de origem estranha ao antigo povo de Deus a receber o batismo de Jesus. O batismo aparece aqui profundamente ligado à fé e esta tem como tema central Jesus Cristo, o Servo sofredor, que dá a vida para salvação dos homens. É esta a fé de todo o que é batizado.

Jo 6, 44-51: A compreensão dos dons de Deus é já, por si, grande dom de Deus. É o Pai quem atrai os homens para o Filho, como é pelo Filho que o Pai nos dá a vida. De novo, Jesus Se contrapõe ao maná que caiu do Céu no tempo de Moisés. O verdadeiro Pão do Céu é Ele próprio, que na Eucaristia Se torna o alimento do seu povo. Na Cruz, Ele deu a vida por nós; na Eucaristia, dá-nos o sacramento da sua passagem da morte à vida, e assim, pela Eucaristia, Ela faz chegar até nós essa mesma vida.

 

AGENDA DO DIA

 

18.00 horas: Missa em Nisa.

 

 

A VOZ DO PASTOR:

 

QUANDO UMA MÃE INSISTE E PERSISTE!...

 

Desde que Adão e Eva partiram os pratos e foram expulsos daquele jardim à beira rios plantado, a humanidade jamais correu sobre rodas. Segundo a mensagem do Génesis, Adão e Eva não tiveram pai nem mãe, mas foram os primeiros pais a sofrer a morte de um filho: Caim matou Abel, eram irmãos. O Papa João Paulo I, o “Papa do sorriso”, afirmou que "Deus é Pai, mas também é Mãe". Foi Ele quem criou o homem e a mulher. Foi Ele quem esteve junto deles nessas horas difíceis e trágicas da sua vida familiar. Apesar de todo aquele mercadejar entre a serpente, Eva e Adão, apesar de não se poder provar bem bem qual o conteúdo concreto desse ato de corrupção, apesar de ninguém colocar em dúvida a sua existência, apesar de todos estarmos a sofrer as suas pesadas consequências, nunca houve rosas que fizessem esquecer tais espinhos nem tempo que fizesse prescrever esse delito. No entanto, se os penalizou, nunca Deus os abandonou, nem a eles nem a nós, seus descendentes, que apanhamos por tabela. Deus foi-nos falando ao longos dos tempos, como a amigos, para nos reconvidar à comunhão com Ele, ao ponto de nos enviar o seu Filho. A morte de Cristo na cruz é uma morte expiatória, cobre a multidão das corrupções humanas. É uma morte propiciatória, Deus perdoa, torna-se favorável. É um sacrifício vicário, uma morte substitutiva, Jesus morre por todos nós, em nosso lugar. É uma morte redentora, Jesus resgata-nos, reconcilia-nos com Deus, traz vida nova aos que n’Ele creem e vivem em conformidade. Viver em conformidade, é ter consciência daquela fragilidade humana que, se foi original, acabou por ser originante de todas as corrupções humanas. No entanto, mesmo que nem sempre seja fácil fugir aos hábeis truques do mafarrico, sabemos que Deus é fiel e ninguém é tentado acima das suas próprias forças, desde que aceite os meios e a força para suportar e sair da tentação (cf. 1Cor 10, 13). Com a formação humana e a força que brota da cruz, o agir humano é sempre passível de aperfeiçoamento nos caminhos do bem e do respeito pelos outros.

Na reflexão passada, realcei a força da oração do pai, apresentando exemplos de pais que nos aparecem nos Evangelhos. Hoje realçarei sobretudo a importância da oração da mãe, e o seu testemunho, também a partir do Evangelho. Se é importante a presença ativa do pai para o bem da família, não o é menos a da mãe, sem prejuízo, como é evidente, da sua vida social e laboral (cf. GS52).

Embora por lá se encontrem perfis de mães para muitos gostos, a Bíblia apresenta-nos grandes figuras de mães, exemplos de fé, confiança em Deus e oração. A mais importante de todas é, sem dúvida, Maria, esposa de José, a Mãe de Jesus. Nessas grandes figuras de mãe, a fé, a escuta e a aceitação da vontade de Deus na vida, não significou que a vida lhes fosse isenta de problemas, sofrimento e aflições, inclusive à Mãe de Jesus. No entanto, se a fé e a oração não evitam nem minimizam as vergastadas da vida sofridas por tantas pessoas e famílias, essas famílias e pessoas sabem olhar e enfrentar de modo diferente o sofrimento. Acabam por ter uma força interior capaz de tudo ultrapassar e transformar em caminho de santificação, gerando empatia, contagiando.

Todos conhecemos a reação de Jesus tocado pela tristeza e dor da viúva de Naim que levava a sepultar o seu único filho, com grande presença e consternação da comunidade envolvente (Lc 7,11-17). Mas não vou falar dessa mãe. Prefiro apresentar o testemunho orante duma outra mãe, uma mãe sofrida com a grave doença da sua filha. Na linguagem de São Marcos, era uma mulher sirofenícia. São Mateus diz que era cananeia.

Tanto para um como para outro, era uma mulher não judia, pagã. Para mim, é uma das mais belas e comoventes atitudes dum coração de mãe sofrida com a falta de saúde da sua filha. Ela reconhece em Jesus não só uma personalidade humana excecional, mas Alguém que traz algo de novo com autoridade e verdade. E confia plenamente que Ele lhe pode valer, por isso, embora sempre humilde e perseverante, ela dá luta a Jesus. Apesar de ser estrangeira, ela chama-lhe “filho de David”, um título messiânico dado ao futuro “rei de Israel”. Apresenta-se com uma fé inabalável, com uma confiança total em Jesus a quem pede, com humildade e perseverança, a cura da sua filha: “Senhor, filho de David, tem piedade de mim”.

Jesus, porém, parece que tinha acordado mal disposto. Mostra-se duro, dá a entender que não ouve, não lhe dirige uma palavra nem um olhar. Os discípulos, impacientes, acabam por pedir a Jesus que mande aquela mulher embora. Não com pena dela nem da filha, com certeza, mas para se verem livres dela: “Manda embora essa mulher, porque ela vem a gritar atrás de nós”. Jesus, continuando com ares de pouca ou nenhuma graça, lembra que a sua missão se limita ao povo judeu: “Eu fui mandado somente para as ovelhas perdidas do povo de Israel”. A mulher, porém, é que não desarma, ela precisava de ajuda, a sua filha estava a morrer! Por isso, aproxima-se mais um pouco, ajoelha-se diante de Jesus e reitera o seu angustiante pedido:  “Senhor, ajuda-me”.

Para os israelitas, os estrangeiros e os pagãos eram considerados como “cachorros”, desconhecedores que eram da lei de Deus. Segundo os chefes israelitas, só Israel era a alegria do Senhor, tinham-se como as únicas pessoas dignas das atenções de Deus. Jesus permanece na sua e testa a senhora duma forma que, para a nossa sensibilidade, até nos parece tremendamente indelicado: “Não está certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. A mulher, porém, permanece firme e confiante, ela precisava de ajuda. E perante esta resposta tão forte de Jesus, ela responde com delicadeza: “Sim, Senhor, é verdade; mas também os cachorrinhos comem as migalhas que caem da mesa dos seus donos”. Para ela, uma migalhinha caída da mesa de Jesus significava tudo aquilo de que ela precisava naquele momento: o dom, a graça da cura da sua filha que estava às portas da morte. Perante a sua resposta e confiança, Jesus nada mais teve a dizer senão louvar-lhe a sua grande fé e atendê-la: “Mulher, é grande a tua fé! Seja feito como desejas”. E desde aquele momento a sua filha ficou curada” (Mt 15, 21-28; Mc 7, 24-30).

A salvação trazida por Jesus, embora devesse ser anunciada em primeiro lugar ao povo de Israel, que, aliás, foi preparado para isso ao longo dos tempos, não era para ser seu monopólio ou privilégio. Nem tampouco bastava pertencer a esse povo para que alguém fosse considerado justo e bom. A salvação que Jesus trouxe é para todos os que acreditarem n’Ele e na sua missão, em qualquer tempo, em qualquer parte, seja quem for. Na atitude desta mulher, para além da sua fé em Jesus e num mundo novo por Ele anunciado, para além da sua oração, humildade, perseverança e confiança, aplica-se o que diz o Evangelho: “Pedi e ser-vos-á dado! Procurai e encontrareis! Batei e abrir-vos-ão a porta! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta” (Mt 7, 7-8). Jesus elogiou a fé desta mulher não judia: “Mulher, é grande a tua fé!”. Mas também, noutra ocasião, reagiu perante a pouca fé dos seus discípulos quando a tempestade os assustou: “Porque tendes medo, homens de pouca fé?”. Os momentos de crise e dificuldade na vida são sempre uma espécie de termómetro a medir o grau de consciência que as pessoas ou as famílias têm da presença de Cristo entre elas, é um sintoma da sua maturidade ou infantilidade na fé.

A Exortação Apostólica sobre a Família Cristã afirma que um elemento fundamental e insubstituível da educação para a oração é o exemplo concreto, o testemunho vivo dos pais. Só rezando em conjunto com os filhos, o pai e a mãe, entram em profundidade no coração deles, deixando marcas que os acontecimentos futuros da vida não conseguirão fazer desaparecer. E se, no artigo passado, lembrei o apelo de Paulo VI ao pai de família, hoje lembro o seu apelo às mães: “Mães, ensinais aos vossos filhos as orações do cristão? Em consonância como os Sacerdotes, preparais os vossos filhos para os sacramentos da primeira idade: confissão, comunhão, crisma? Habituai-los, quando enfermos, a pensar em Cristo que sofre, a invocar o auxílio de Nossa Senhora e dos Santos? Rezais o terço em família?” (FC60). E afirma o Papa Francisco: “ser mãe não significa somente colocar um filho no mundo, mas é também uma escolha de vida. O que escolhe uma mãe, qual é a escolha de vida de uma mãe? A escolha de vida de uma mãe é a escolha de dar a vida. E isto é grande, é bonito”.

Como seria belo que a fé de cada filho fosse elogiada como São Paulo elogiou a de seu amigo Timóteo: “Lembro-me da fé sincera que há em ti, a mesma que havia antes na tua avó Loide, depois na tua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também está em ti” (2Tm 1, 5). Como é bom entender a palavra de Jesus: “que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida?” (Mc 8, 36).

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 16-04-2021.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário