PARÓQUIAS DE NISA
Terça-feira, 10 de novembro de 2020
Terça da XXXII
semana do tempo comum
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LITURGIA:
TERÇA-FEIRA da semana XXXII
S. Leão Magno, papa e doutor da Igreja – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.
L 1 Tit 2, 1-8. 11-14; Sal 36 (37), 3-4. 18 e 23. 27 e 29
Ev Lc 17, 7-10
* Na Ordem de São Domingos – Aniversário de todos os irmãos e irmãs defuntos da
Ordem dos Pregadores.
* Na Congregação do Santíssimo Redentor – Sufrágio pelos congregados,
familiares e benfeitores defuntos.
S.
LEÃO MAGNO, papa e doutor da Igreja
Nota
Histórica
Nasceu
na Toscana e no ano 440 foi elevado à Cátedra de Pedro, cargo que exerceu como
verdadeiro pastor e pai das almas. Trabalhou intensamente pela integridade da
fé, defendeu com ardor a unidade da Igreja, empenhou se por todos os meios
possíveis em evitar as incursões dos bárbaros ou mitigar os seus efeitos. Por
toda esta atividade extraordinária mereceu com toda a justiça ser apelidado
«Magno». Morreu no ano 461.
Missa
ANTÍFONA DE ENTRADA cf.
Sir 45, 30
O Senhor firmou com ele uma aliança de paz,
fê-lo pastor do seu povo e escolheu-o para ser sacerdote eternamente.
ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que, ao fundar a vossa Igreja sobre a pedra inabalável dos Apóstolos,
prometestes que as forças do mal jamais prevaleceriam contra ela, fazei que,
por intercessão de São Leão Magno, o povo cristão permaneça firme na vossa
verdade e goze sempre da verdadeira paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I (anos pares) Tito 2, 1-8.11-14
«Vivamos com temperança, justiça e piedade,
aguardando a manifestação da glória do nosso grande
Deus e Salvador, Jesus Cristo»
Numa carta pessoal, como é a Epístola a Tito, S. Paulo desce a orientações
concretas relativas à formação das pessoas de idade avançada e dos jovens de
ambos os sexos, bem como ao próprio ensino ministrado por Tito, tudo na
expectativa do Senhor que vem, e que há-de ser aguardado na esperança.
Leitura da
Epístola do apóstolo São Paulo a Tito
Caríssimo: Ensina o que é conforme à sã
doutrina. Os homens idosos devem ser sóbrios, dignos, ponderados, fortes na fé,
na caridade e na perseverança. De maneira semelhante, as mulheres idosas devem
ter um procedimento digno de pessoas santas: Não devem ser maldizentes nem
dadas ao vinho; pelo contrário, sejam capazes de dar bons conselhos, ensinando
as jovens a amar os seus maridos e filhos e a serem prudentes e honestas,
bondosas, dóceis aos maridos, para que a palavra de Deus não seja
desacreditada. Aconselha igualmente os jovens a serem ponderados em tudo. E
apresenta-te a ti mesmo como exemplo de boas obras, na pureza de doutrina,
dignidade, linguagem sã e irrepreensível, para que os nossos adversários fiquem
confundidos, não tendo nenhum mal a dizer de vós. Na verdade, manifestou-se a
graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Ela nos ensina a
renunciar à impiedade e aos desejos mundanos para vivermos, no tempo presente,
com temperança, justiça e piedade, aguardando a ditosa esperança e a
manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo, que Se
entregou por nós, para nos resgatar de toda a iniquidade e preparar para Si
mesmo um povo purificado, zeloso das boas obras.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 36 (37), 3-4.18 e 23.27 e 29 (R. 39a)
Refrão: A salvação dos justos vem do
Senhor. Repete-se
Confia no Senhor e pratica o bem,
possuirás a terra e viverás tranquilo.
Põe no Senhor as tuas delícias
e Ele satisfará os anseios do teu coração. Refrão
O Senhor conhece os dias dos bons
e a herança deles será eterna.
O Senhor consolida os passos do homem
e aprova os seus caminhos. Refrão
Afasta-te do mal e pratica o bem
e permanecerás para sempre.
Os justos possuirão a terra
e nela habitarão para sempre. Refrão
ALELUIA Jo 14, 23
Refrão: Aleluia. Repete-se
Se alguém Me ama, guardará a minha palavra, diz o Senhor;
meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada. Refrão
EVANGELHO Lc 17, 7-10
«Somos inúteis servos:
fizemos o que devíamos fazer»
O cristão não só há de estar sempre disposto para o serviço de Deus e do
próximo, mas há-de prestar sempre esse serviço com humildade interior,
consciente de que não faz mais do que o seu dever, como discípulo de Cristo.
Sobretudo os que se dedicam mais diretamente ao trabalho no reino de Deus hão de
considerar esse trabalho como muito normal, e realizá-lo sempre com os olhos em
Deus, pois que não passamos de servos desse reino.
Evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse o Senhor: «Quem de vós, tendo um servo a lavrar ou a
guardar gado, lhe dirá quando ele volta do campo: ‘Vem depressa sentar-te à
mesa’? Não lhe dirá antes: ‘Prepara-me o jantar e cinge-te para me servires,
até que eu tenha comido e bebido. Depois comerás e beberás tu’. Terá de
agradecer ao servo por lhe ter feito o que mandou? Assim também vós, quando
tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos inúteis servos:
fizemos o que devíamos fazer’».
Palavra da salvação.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei, Senhor, as ofertas que Vos apresentamos e iluminai a Igreja com a
vossa luz, para que o vosso rebanho cresça em toda a terra e os seus pastores,
por Vós conduzidos, sejam agradáveis a vossos olhos. Por Nosso Senhor Jesus
Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Jo 10, 11
O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas, diz o Senhor.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Guardai com bondade, Senhor, a vossa Igreja que alimentastes nesta mesa santa,
para que, dirigida pela vossa mão poderosa, cresça em perfeita liberdade e
permaneça firme na integridade da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso
Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
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AGENDA
DO DIA
18.00 horas: Missa em
Nisa – Espírito Santo
18.00 horas: Missa em
Alpalhão.
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A
VOZ DO PASTOR
SEMINÁRIOS PARA A NOVA
EVANGELIZAÇÃO
Em 15 de julho de
1563, os bispos reunidos no Concílio de Trento aprovaram, por unanimidade, um decreto
que recomendava a criação de Seminários em cada diocese. Foi uma medida de
enorme relevância para a reforma e a renovação da Igreja. Eram tempos difíceis
a nível social, político e religioso e a Igreja, como sempre, só poderia
renovar-se e ser fermento de renovação a partir de dentro de si própria. São
Bartolomeu dos Mártires, Arcebispo de Braga e padre conciliar, teve papel
fundamental nesta causa. O Concílio Vaticano II reiterou a importância dos
Seminários e o Magistério da Igreja tem vindo constantemente a realçar o seu
valor. Em Portugal, eles têm uma bela história de serviço à cultura e à
formação de tantos e tantos jovens que por lá passaram, mesmo que, alguns,
obrigados a lá estar por uma qualquer dona Estefânia e com o rigor do silêncio
e da disciplina, sempre contrariados, pudessem ter sentido o frio duma qualquer
manhã submersa. Uns, foram ordenados padres e serviram a Igreja, com alegria e
dedicação, na multiplicidade das suas expressões e ação. Outros, marcaram o
país nas diversas áreas culturais e sociais e do serviço à causa pública!
A evolução dos
tempos e das culturas, porém, a atenção aos sinais dos tempos, sempre obrigaram
e continuam a obrigar os Seminários a uma constante atualização, quer a nível da
vida interna, quer no modo e na formação a dar aos alunos, quer na própria
interação entre o Seminário e a vida da Igreja diocesana, quer também na sua
interação com a sociedade civil. Os Seminários são o coração da Igreja e a
Igreja sente a necessidade de uma nova Evangelização com o tal novo vigor, novo
entusiasmo, novas expressões, nova linguagem. Ter pastores segundo o coração de
Cristo e dentro das exigências de cada tempo, reclama essa preocupação, de
forma atenta, atempada e inteligente.
É evidente que
quando falamos de Seminários, estamos a falar da comunidade de pessoas, não das
grandes casas outrora construídas e, agora, livres e dadas a fins pastorais ou
outros. Embora, em princípio, os seminaristas continuem a precisar de casa para
viverem em comunidade, quando falamos em Seminário, falamos, de facto, desses
jovens que são candidatos ao Sacerdócio e uma esperança para a Igreja. Falamos
dos seus Formadores e Colaboradores, os quais merecem toda a nossa gratidão
pela sua dedicação a causa tão especial. Incluímos ainda os benfeitores que,
com a sua amizade e o sentido de pertença à Igreja, os ajudam economicamente
com a sua generosa partilha. Todos são protagonistas dessa delicada arte de
acompanhar para ajudar a discernir e a formar em fidelidade ao Senhor e em
abertura aos sinais dos tempos. Com todos na mente e com muita esperança,
estamos a viver em Portugal, também em jeito de promoção vocacional, a Semana
dos Seminários.
Jesus
continua a tocar o coração daqueles que entende, para que fiquem com Ele e os
possa enviar, em seu nome, como instrumentos da sua misericórdia, como homens
de Deus, da Palavra e do Serviço. Ora, para que alguém possa ouvir e aceitar
este desafio, para que responda em total liberdade e se decida ir ao encontro
de Jesus, há um processo de crescimento na escola do Mestre, e o Mestre é Ele
mesmo, Jesus. Só uma identificação cada vez maior com Ele, como verdadeiros
discípulos, permitirá responder, de forma mais madura, a estas provocações do
Senhor. Embora não seja regra absoluta, sabemos que os primeiros monitores
nesta escola do Mestre a fazer com que os jovens possam fazer esta experiência
de fé e afinar o ouvido a um possível chamamento do Senhor, são as famílias, os
amigos, e as comunidades paroquiais nos seus dinamismos de proximidade,
inclusão, oração, reflexão e ação.
No
entanto, a Igreja, sem dispensar as famílias, os amigos e as comunidades
paroquiais, não tem dispensado os
Seminários, sobretudo os de Teologia ou Maiores. São escolas especiais e de
grande importância, não para formatar ou uniformizar no modo de ser, pensar e
estar, mas para aprender a aprender, para incrementar os dons de Deus e levar à
conversão profunda do coração e a uma grande atitude de humildade perante os
desafios da vida e da missão. São espaços de acompanhamento pessoal e
comunitário. Aí, cada um poderá avaliar as suas reais motivações interiores e
discernir sobre a melhor resposta a dar. Há silêncio e estudo, há formação
intelectual, humana, espiritual e pastoral, há convivência sadia e maturação no
seguimento de Jesus como discípulos.
Como
sabemos, o primeiro elemento estruturante da vocação é o chamamento livre do
Senhor. Ele chama quem quer, quando quer, como quer. É pura iniciativa e dom da
sua graça. Não é resultado de méritos, talentos, promessas ou propósitos
individuais. Ninguém se pode impor, reivindicar ou forçar a barra a ter de ser!
«Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi a vós», disse Jesus
(Jo.15,16).
O
segundo elemento estruturante da vocação é a resposta livre de quem é chamado.
Jesus não força, não quer ninguém por favor, não grita, não se impõe, não usa
artimanhas. Convida delicadamente, toca no ombro, bate à porta, desafia, fala
aos ouvidos do coração. Talvez agora o faça também através da barulhenta feira de
mensagens no facebook, instagram, tik tok, snapchat, youtube, whatsapp,
twitter...
Fascinados
por Jesus, os primeiros discípulos logo ficaram atraídos e curiosos: “Mestre,
onde moras?”. “Vinde e vereis”, disse-lhes Jesus. E “eles foram, viram onde
morava e ficaram com Ele nesse dia” (Jo 1, 39). Depois desse encontro, eles
deixaram tudo e seguiram-n’O. Jesus aceitou-os como amigos e tudo lhes deu a
conhecer, preparando-os para ir e evangelizar!... Este é o mistério da
liberdade de Deus, que chama, fascina, inspira, atrai e se entrelaça com a
liberdade do homem que responde confiante na força desse encontro na amizade
com Jesus.
Um
terceiro elemento que também faz parte da vocação é o ser aceite pela Igreja.
Sendo a vocação um dom da graça divina, ele é recebido através da Igreja, na
Igreja e para o serviço à Igreja. Quem pede ingresso no Seminário, embora, por discernimento responsável, possa não chegar ao
Sacerdócio, é sempre acolhido com alegria e como verdadeiro candidato. É
recebido tal como é, com as suas circunstâncias, potencialidades e debilidades.
No respeito pela sua liberdade e os seus ritmos de resposta, é ajudado e
acompanhado, mas ninguém o pode substituir na resposta a dar. No entanto, ele
pode dizer que se sente chamado, dizer que sim, que quer, e ser muito
inteligente e capaz. A Igreja, porém, pode não o aceitar. Não por capricho,
malvadez ou leviandade, mas porque a sua vida e o seu comportamento são
incoerentes com o que diz ou prova com a vida. Se não há retidão de intenções,
liberdade de vontade, idoneidade humana e formativa, coerência e bom senso...
Sim, os formadores até podem enganar-se no juízo que fazem, mas se os sinais
vão todos em sentido contrário, o que é que eles hão de fazer?!...
Reparem:
o jovem rico do Evangelho, um judeu exímio no cumprimento dos seus deveres,
sentia-se chamado a novos desafios. Foi pedir conselho a Jesus mas não teve a
coragem de construir uma nova história de amizade com Ele. Com certeza que
construiu outra, mas não esta. Era um bom judeu, cumpridor, mas não convertido
ao essencial, estava de coração preso a outros interesses, queria coisa maior
mas não estava disposto a mudar. Ora, esse é que é o grande discernimento que
cada um tem de fazer. No diálogo de Jesus com Pedro, a grande e repetida
pergunta que Jesus lhe faz é precisamente essa: “Simão, filho de João, tu
amas-Me?” (Jo 21, 16). Como quem diz: tu queres-Me, de facto, como teu amigo e
com as exigências que isso implica? Se sim, anda daí, vem e vê!...
Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 06-11-2020.
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