sexta-feira, 17 de maio de 2019





PARÓQUIAS DE NISA


Sábado, 18 de maio de 2019









Sábado da IV semana de Páscoa


Ofício da féria






SÁBADO da semana IV

S. João I, papa e mártir – MF
Branco – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. pascal.

L 1 Act 13, 44-52; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4
Ev Jo 14, 7-14


* Na Ordem Agostiniana – B. Guilherme de Tolosa, presbítero – MF
* Na Ordem Franciscana – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – MF
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – FESTA
* Na Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – S. Rafaela Maria, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE
* Na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição – S. Estanislau Papczynski, Fundador da Congregação – SOLENIDADE.
* Na Congregação Salesiana – S. Leonardo Murialdo, presbítero – MF
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.


MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA 1 Pedro 2, 9
Povo resgatado, proclamai as maravilhas do Senhor,
que vos chamou das trevas para a sua luz admirável. Aleluia.


ORAÇÃO COLECTA
Deus eterno e omnipotente, que nos renovastes pelo Baptismo, fazei-nos viver em plenitude o mistério pascal, para que dêmos fruto abundante e cheguemos às alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Atos 13, 44-52
«Voltamo-nos para os pagãos»



Leitura dos Atos dos Apóstolos
 
No segundo sábado em que Paulo e Barnabé estiveram em Antioquia da Pisídia, reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Ao verem a multidão, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfémias às palavras de Paulo. Corajosamente, Paulo e Barnabé declararam: «Era a vós que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Mas uma vez que a rejeitais e vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios, porque assim nos mandou o Senhor: ‘Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra’». Ao ouvirem isto, os gentios encheram-se de alegria e glorificaram a palavra do Senhor; e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé. Assim, a palavra do Senhor divulgava-se por toda a região. Mas os judeus instigaram algumas senhoras piedosas mais distintas, bem como os homens principais da cidade, e moveram uma perseguição contra Paulo e Barnabé, expulsando-os do território. Estes sacudiram contra eles a poeira dos pés e seguiram para Icónio. Entretanto, os discípulos ficavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4 (R. 3cd)
Refrão: Todos os confins da terra
viram a salvação do nosso Deus. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão


ALELUIA Jo 8, 31b-32
Refrão: Aleluia Repete-se

Se permanecerdes na minha palavra,
sereis verdadeiramente meus discípulos
e conhecereis a verdade, diz o Senhor. Refrão


EVANGELHO Jo 14, 7-14
«Quem Me vê, vê o Pai»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim próprio, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: Quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, Eu a farei».
 
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, estes dons que Vos oferecemos como sacri¬fício espiritual, e fazei de nós mesmos uma oblação eterna para vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio pascal

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Jo 17, 24
Eu quero, ó Pai, que estejam sempre comigo aqueles que Me deste, para que vejam a minha glória. Aleluia.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Depois de recebermos estes dons sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: o sacramento que o vosso Filho nos mandou celebrar em sua memória, aumente sempre a nossa caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.








«As caraterísticas do mártir consistem em ser, dar e partilhar».

Erich Fromm





ORAÇÃO BÍBLICA

Reza a PALAVRA do dia


1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
      - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURAS: Atos 13, 44-52: Esta passagem é muito importante. Trata-se da grande afirmação de S. Paulo, de que, uma vez rejeitada a pregação do Evangelho pelos judeus, ele se vai voltar para os pagãos. Assim estes, em lugar de serem os continuadores do povo escolhido do Antigo Testamento, tornam-se quase os seus substitutos. Mas deste modo, se verifica como é verdadeira a palavra de Deus a Abraão: “Farei de ti pai de muitas nações”.

Jo 14, 7-14: Jesus é a revelação do Pai; mas esta revelação só é acessível à fé. Filipe talvez exigisse qualquer manifestação espetacular do Pai, mas essa manifestação está no próprio Filho: as suas palavras são as palavras do Pai, as suas obras são sinais do poder do Pai que está no Filho, como o Filho está no Pai. É este um grande passo na revelação do mistério da vida íntima de Deus. Este ministério de Jesus de revelar o Pai, continuará no ministério dos Apóstolos, garantido pela ação do Espírito Santo.

REZANDO A PALAVRA


ORAÇÃO: Senhor, o teu caminho é difícil e exigente. Pedes que sejamos como Tu, estando dispostos a servir. Ajuda-nos a ser humildes de coração, a ser generosos como Tu, prontos a dar a vida como Tu a deste.






AGENDA DO DIA

11.30 horas: Missa de Bodas de Ouro no Cacheiro
12.00 horas: Batismo em Alpalhão
15.00 horas: Missa em Salavessa
16.00 horas: missa no Pé da Serra
16.00 horas: Missa no Pardo
17.20 horas: oração do terço em Nisa.
18.00 horas: Missa na Igreja do Espírito Santo – Nisa
18.00 horas: Missa em Alpalhão







A VOZ DO PASTOR



MAIS ALÉM POR OUTROS MARES ADENTRO

Não vou pedir aos leitores que digam três vezes e muito depressa “três tristes tigres”. Embora possam experimentar, só os quero convidar a mergulhar em três importantes acontecimentos que nestes dias estamos a viver:

1 – Uma boa notícia

O Dia Internacional da Família está a bater à porta! Bem-haja quem tudo faz para ajudar a família! Tudo quanto ela, com ela e por ela se possa fazer e se faça é sempre muito pouco. Muita coisa se tem feito, é verdade, mas ela merece muito mais. A família, constituída por um homem e uma mulher e aberta aos filhos, é um valor necessário para os esposos, para os filhos, para a sociedade, para a própria ecologia humana integral. Uma sociedade que se limite a cuidar os efeitos sem ligar patavina às causas do que acontece, jamais terá saúde, será meter a cabeça na areia, gastará imenso tempo a trabalhar para aquecer. A saúde da sociedade é uma consequência da saúde da família. Embora sempre com o tema da família na baila, coabitamos com forças e mentalidades adversas à família. Tanta coisa que soa a “conversa da pires”, a “conversa de chacha” ou da treta! É uma cultura hipócrita comparável à dos falsos amigos: pela frente e em público, bate-se nas costas, elogia-se, aplaude-se. Logo em seguida, na esquina da curva, não se demora em fazer o manguito ao que se disse para logo trair, secundarizar, ferir de morte, matar. Embora haja muito de bom e a enaltecer, há legislações anti família. Há política habitacional anti família. Há trabalhadores com ordenados anti família. Há empregos a distâncias anti família. Há ideologias ditatoriais anti família. Há vícios, grosserias, graçolas e comportamentos anti família. Há conteúdos na comunicação social anti família. Há testemunhos de gente de referência anti família. Há falta de educação e de valores familiares. Há a perda de identidade e a crise de valores no interior das próprias famílias. Há um contexto aparentemente cultural a minimizar e a corroer a família. Fomos criados por amor para amar e ser amados, mas tantas vezes o amor não é amado nem respeitado!

2 – Se há vida há futuro

Na semana que integra o Dia Internacional da Família, o 15 de maio, todas as pessoas de boa vontade, em Portugal, celebram a Semana da Vida. Infelizmente, a consciência pessoal e social em relação à vida humana tem-se vindo a relaxar, tanto no respeito pela vida própria e alheia como na sua necessária qualidade e proteção. Quando a liberdade é absolutizada com critério individualista, quando deixa de reconhecer e respeitar a sua ligação com a verdade, quando a razão humana se fecha às evidências primárias de uma verdade objetiva e comum, quando isso acontece a pessoa entra no campo da subjetividade, da opinião ou do interesse egoísta e a liberdade esvazia-se do seu conteúdo originário, da sua vocação e dignidade, renega-se a si própria, autodestrói-se (cf. EV19). A decisão de privar um ser humano de viver a sua vida é sempre má, nunca é lícita. A vida não é convencional, não é negociável, não se pode descartar. Não se torna lícito ou moral destruir uma vida humana só porque maiorias parlamentares, contra o seu dever, deixam de respeitar a dignidade de toda a pessoa, fundamento da sadia convivência humana. Tais atitudes não são sinal de progresso nem conquista de liberdade. Mesmo que o discurso possa “assumir formas persuasivas em nome até da solidariedade, a verdade é que estamos perante uma objetiva “conjura contra a vida” em que se acham também implicadas Instituições Internacionais”. Estas ameaças contra a vida incluem “ameaças programadas de maneira científica e sistemática” (id17).
São João Paulo II afirmava que “Nada e ninguém pode autorizar que se dê a morte a um ser humano inocente, seja ele feto ou embrião, criança ou adulto, velho, doente incurável ou agonizante. E também a ninguém é permitido requerer este gesto homicida para si ou para outrem confiado à sua responsabilidade, nem sequer consenti-lo explicita ou implicitamente. Não há autoridade alguma que o possa legitimamente impor ou permitir” (id57). Por mais graves e dramáticas que sejam as razões invocadas, nunca elas podem “justificar a supressão deliberada de um ser humano inocente”, nem se pode querer esconder a verdadeira natureza de tal ato ou atenuar a sua gravidade na opinião pública.

3 – Arriscar com Ele e Por Ele 

Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, veio ao nosso encontro e continua a fazer-se encontrado. Sem ferir a nossa liberdade, sem se impor nem gritar, aponta-nos caminhos, fala-nos aos ouvidos do coração.  Escutar e discernir o que Ele nos vai insinuando, é rasgar horizontes, é calcorrear o caminho que nos leva a fazer opções e a ter a coragem de arriscar, com confiança. Assim acontece quando alguém escolhe construir a vida no matrimónio, constituindo família. Assim acontece quando alguém sente fascínio pela vida consagrada. Assim acontece na vida laical, profissional, social e política.  Assim aconteceu junto ao mar da Galileia, quando Jesus, à hora de arrumar os cestos daquela pesca sem sucesso, Se faz encontrado, desafia os pescadores, faz-lhes um convite e deixa-lhes uma promessa. Entendendo o alcance da proposta de Jesus, logo deixam as suas seguranças, o seu pequeno mundo, as suas rotinas. Com total disponibilidade, arriscam aceitar o desafio de navegar por outros mares adentro, confiando na promessa do Senhor.
Esta semana, e sob a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Vocações, a Igreja une-se em oração pedindo ao Senhor que faça descobrir um verdadeiro projeto de amor para a vida de cada um, e que cada um tenha a coragem de arriscar com Ele e por Ele, sem medo, com confiança. Nesta semana, rezamos sobretudo pelas vocações ao ministério ordenado e à vida consagrada, sabendo, no entanto, que o terreno mais propício para que elas surjam é a própria família, aquelas famílias que vivem verdadeiramente a sua vocação matrimonial com alegria e esperança, respeitando a vida e ajudando os filhos a descobrir, na escuta, na oração e no discernimento, a sua própria vocação segundo o projeto de Deus.
Ajudemos a promover a família, celebremos e agradeçamos a vida, rezemos por muitas e santas vocações à vida laical, ao ministério ordenado, à vida matrimonial e à vida consagrada.
Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 10-05-2019.




Sem comentários:

Enviar um comentário