domingo, 10 de junho de 2018






PARÓQUIAS DE NISA


Segunda, 11 de junho de 2018











segunda DA X SEMANA DO TEMPO COMUM







SEGUNDA-FEIRA da semana X

S. Barnabé, Apóstolo – MO
Vermelho – Ofício da memória.
Missa da memória, pf. dos Apóstolos.

L 1 Act 11, 21b-26; 13, 1-3 (própria); Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3c-4. 5-6
Ev Mt 10, 7-13 (apropriado)


* No Instituto das Irmãs de S. Doroteia – I Vésp. de S. Paula Frassinetti.




S. BARNABÉ, Apóstolo

Nota Histórica
Era natural da ilha de Chipre e foi um dos primeiros fiéis de Jerusalém. Pregou o Evangelho em Antioquia e acompanhou S. Paulo na sua primeira viagem apostólica. Interveio no Concílio de Jerusalém. Voltou à sua pátria, onde pregou o Evangelho; e aí morreu.

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Atos 11, 24
O bem-aventurado São Barnabé,
homem bom, cheio de fé e do Espírito Santo,
mereceu ser contado entre os Apóstolos.


ORAÇÃO
Senhor nosso Deus,
que mandastes escolher São Barnabé,
homem cheio de fé e do Espírito Santo,
para levar aos pagãos a mensagem da salvação,
fazei que o Evangelho de Cristo,
de que ele foi apóstolo corajoso,
continue a ser anunciado fielmente em palavras e obras.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Atos 11, 21b-26; 13, 1-3
«Era um homem bom
e cheio do Espírito Santo e de fé»

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias,
foi grande o número dos que abraçaram a fé
e se converteram ao Senhor.
A notícia chegou aos ouvidos da Igreja de Jerusalém
e mandaram Barnabé a Antioquia.
Quando este chegou e viu a ação da graça de Deus,
encheu-se de alegria e exortou a todos
a que se conservassem fiéis ao Senhor, de coração sincero;
era realmente um homem bom
e cheio do Espírito Santo e de fé.
Assim uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo
e, tendo-o encontrado, trouxe-o para Antioquia.
Passaram juntos nesta Igreja um ano inteiro
e ensinaram muita gente.
Foi em Antioquia que, pela primeira vez,
se deu aos discípulos o nome de «cristãos».
Na Igreja de Antioquia havia profetas e doutores:
Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene,
Manaen, irmão colaço do tetrarca Herodes
e Saulo.
Estando eles a celebrar o culto e a jejuar,
disse-lhes o Espírito Santo:
«Separai Barnabé e Saulo
para o trabalho a que os chamei».
Então, depois de terem jejuado e orado,
impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3c-4.5-6 (R. cf. 2b)
Refrão
: O Senhor manifestou a salvação a todos os povos.

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória. Refrão

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel. Refrão

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai. Refrão

Cantai ao Senhor ao som da cítara,
ao som da cítara e da lira;
ao som da tuba e da trombeta,
aclamai o Senhor, nosso Rei. Refrão

ALELUIA Mt 28, 19a.20b
Refrão
: Aleluia. Repete-se
Ide e ensinai todos os povos, diz o Senhor:
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos. Refrão


EVANGELHO Mt 10, 7-13
«Recebestes de graça; dai de graça»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus Apóstolos:
«Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus.
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos,
sarai os leprosos, expulsai os demónios.
Recebestes de graça; dai de graça.
Não adquirais ouro, prata ou cobre,
para guardardes nas vossas bolsas;
nem alforge para o caminho,
nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado;
porque o trabalhador merece o seu sustento.
Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia,
procurai saber de alguém que seja digno
e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar.
Ao entrardes na casa, saudai-a,
e se for digna, desça a vossa paz sobre ela;
mas se não for digna, volte para vós a vossa paz».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, com a vossa bênção estes dons
e acendei em nós o fogo do vosso amor
que levou São Barnabé a anunciar aos pagãos
a luz do Evangelho.
Por Nosso Senhor.


Prefácio dos Apóstolos I ou II


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 15, 15
Já não vos chamo servos mas amigos, diz o Senhor,
porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nesta memória gloriosa de São Barnabé,
nos destes o penhor da vida eterna,
concedei-nos a graça
de entrarmos um dia na plenitude do mistério
que hoje celebramos neste sacramento.
Por Nosso Senhor.








 «Qualquer direito que não leve consigo um dever, não merece ser defendido



Ghandi




MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA - Jesus exorta os seus discípulos a continuarem a tarefa de fundar o Reino de Deus. A cura dos doentes, a expulsão dos demónios e a ressurreição dos mortos, são a prova de que o reino já está no mundo. A paz que os enviados de Jesus levarem a cada casa, será o sinal da presença do Senhor não só naquele lugar, mas também para cada coração que os receba.

MEDITAÇÃO: - Quem levará o Evangelho ao mundo? Quem curará os doentes em nome do Senhor? Quem vencerá o o demónio em nome do bem? Assim como a fé de uns foi fruto da fé dos primeiros discípulos que deram continuidade à obra de Jesus, a fé de outros dependerá dos discípulos de hoje.

ORAÇÃO:  Peço-te, senhor, uma fé confiada e um coração generoso para que possa proclamar o Evangelho a onde quer que me envies.






AGENDA

21.00 horas: Oração de louvor no Calvário.



A VOZ DO PASTOR


RESPONDER E CRESCER COM ALEGRIA E ESPERANÇA

Após a III Assembleia Extraordinária, em outubro de 2014, e a XIV Assembleia Geral Ordinária, em outubro de 2015, do Sínodo convocado pelo Papa Francisco para tratar das situações que hoje afetam a família e desafiam a evangelização, fomos presenteados com a Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Sem a pôr de parte, este Documento não trata tanto da doutrina sobre o matrimónio e a família. Propõe-se, isso sim, tratar de quatro pontos considerados urgentes na missão pastoral da Igreja, tendo sempre presente que a família não é um ideal abstrato, mas uma tarefa artesanal. É uma mensagem de fé e de esperança num tempo em que se tornou algo complexo comprometer-se na vida familiar. Os quatro pontos aí apontados são: a preparação para o matrimónio, o acompanhamento dos casais jovens, o apoio à família na transmissão da fé e a maior integração eclesial dos divorciados a viver em nova união. Ao falar sobre este último ponto, isto é, sobre a necessidade de uma maior integração eclesial dos divorciados a viverem em segunda união, o capítulo VIII trata, todo ele, da necessidade de acolher, acompanhar, discernir e integrar estas pessoas. Chama a atenção para o dever que os pastores têm de acompanhar as pessoas interessadas em fazer este caminho, o caminho do discernimento segundo a doutrina da Igreja, as orientações do Bispo diocesano e a Palavra de Deus como companheira de viagem. É, pois, dentro desta determinação que acabo de apresentar à Diocese uma Carta Pastoral com uma proposta de atuação, um método a seguir e algumas metas a atingir, à qual dei o título de “A bem da família”. Apresenta alguns passos positivos, passos a desenvolver no tempo, sem respostas rápidas, não há receitas simples e imediatas. Oferece orientações que terão sempre de ser adaptadas a cada situação e a cada pessoa, tendo presente o percurso histórico de cada pessoa e não apenas um momento da sua vida. E não há casos iguais. Neste percurso, olha-se para os critérios que a Exortação nos oferece para diferenciar as diversas situações e dão-se pistas para acompanhar os interessados em ordem ao discernimento da sua história, da sua situação. Realça a importância de um elemento externo ao casal ou à pessoa, pois o confronto com essa pessoa, em encontros regulares, é essencial, ajudará a desbloquear processos internos pessoais e a libertar-se de outras feridas que anulem a realidade. A missão de quem acompanha, como sabemos, não é julgar nem decidir, não é ser controlador, é, sim, escutar e ajudar a que as pessoas tomem consciência da sua situação e consigam tomar uma decisão que as aproxime de Deus e da Sua Palavra, confiando n’Ele e aproximando-se dos irmãos na vivência da fé, descobrindo a beleza da novidade cristã. Se não é possível mudar uma situação, é sempre possível percorrer um caminho de maior integração eclesial e descobrir cada vez mais e melhor que o amor de Deus não desiste de ninguém.
E não se trata de adequar a pastoral à doutrina, trata-se sim, de não arrancar à doutrina o selo pastoral que lhe é original e constitutivo, sem esquecer que a linguagem da misericórdia incarna na vida e que o matrimónio é um caminho dinâmico de crescimento e realização, como nos afirma a Exortação. O diálogo em busca da verdade ajudará à formação de um juízo correto sobre aquilo que dificulta a possibilidade de uma participação mais plena na vida da Igreja e sobre os passos que a podem favorecer e fazer crescer nesse sentido, sem rigorismos nem laxismos.
Este caminho exige empenho e verdade, tanto aos pastores como aos fiéis. Assim nos diz o Papa Francisco: “Convido os fiéis que vivem situações complexas a aproximar-se com confiança para falar com os seus pastores ou com leigos que vivem entregues ao Senhor (...). E convido os pastores a escutar, com carinho e serenidade, com o desejo sincero de entrar no coração do drama das pessoas e compreender o seu ponto de vista, para ajudá-las a viver melhor e reconhecer o seu lugar na Igreja” (AL, 312). A estes casais que sinceramente querem viver cristãmente, como membros da Igreja, convidamos, pois, a fazer este itinerário com coragem e alegria, em busca da paz interior e da construção da sua felicidade”.
Depois de abordada a situação e não havendo qualquer fundamento para introduzir a causa de declaração de nulidade do matrimónio, então, a quem deseja viver a fé cristã em Igreja é-lhes pedido um itinerário de responsável discernimento pessoal e pastoral, de forma a que possam chegar à melhor meta possível, sem gerar angústia pela mera insistência em questões doutrinais, mas sentindo a proximidade compassiva de quem as quer ajudar a fazer caminho caminhando. Não se trata de procurar que Deus faça a vontade de quem está a discernir, mas que quem está a discernir possa ir descobrindo e aceite aquilo que verdadeiramente vai percebendo ser o melhor. Claro que não se trata de querer exceções, privilégios ou dupla moral. Não se trata de garantir uma certa “ética da situação”, nem tampouco satisfazer um certo individualismo que remete todo o critério ético à consciência individual, ciosamente cerrada em si mesma, tornada árbitro absoluto das suas determinações. O fazer memória e reconciliar-se interiormente com tudo o que foi vivido no matrimónio sacramental, a avaliação dos fatores atenuantes ou agravantes relativos à responsabilidade, culpabilidade e imputabilidade da situação, bem como a avaliação da relação atual, suas forças e fraquezas, perigos e potencialidades, levará a uma tomada de decisão e à melhor maneira de a pôr em prática, nomeadamente em relação ao acesso aos sacramentos. Se a integração é sempre possível, a decisão em relação ao acesso aos sacramentos pode ser “sim”, pode ser “não”, ou pode ser “para já não, porque reconhecemos que há passos ainda a dar”, voltando, neste caso, a discernir mais tarde, pois o processo de discernimento é dinâmico e deve permanecer aberto para novas etapas (cf. AL, 303).
Não compete ao orientador espiritual tomar a decisão. Compete-lhe assegurar que todo o processo decorra como deve, compete-lhe manifestar a todos a bondade e a misericórdia de Deus que não abandona ninguém, compete-lhe reconhecer o papel da consciência das pessoas, já que “somos chamados a formar as consciências, não a pretender substituí-las (cf. AL37). As próprias pessoas é que, após um percurso sério em busca da verdade, pois só a verdade nos libertará, tomarão a decisão sincera e justa, procurando encontrar “os caminhos possíveis de resposta a Deus e de crescimento no meio dos limites”, como refere a Exortação em causa.

Antonino Dias
Oleiros, 08-06-2018


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