domingo, 3 de junho de 2018






PARÓQUIAS DE NISA




Segunda, 04 de junho de 2018







SEGUNDA-FEIRA da semana IX

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18).

L 1 2 Pedro 1, 2-7; Sal 90 (91), 1-2. 14-15ab. 15c-16
Ev Mc 12, 1-12





MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 24, 16.18
Olhai para mim, Senhor, e tende compaixão, porque estou só e desamparado. Vede a minha miséria e o meu tormento e perdoai todos os meus pecados.


ORAÇÃO
Deus todo-poderoso e eterno,
cuja providência não se engana em seus decretos,
humildemente Vos suplicamos:
afastai de nós todos os males
e concedei-nos todos os bens.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I 2 Pedro 1, 2-7
«Entramos na posse das mais preciosas promessas,
para nos tornarmos participantes da natureza divina»

Deus chamou-nos em Jesus Cristo e, por Ele, concede-nos todos os dons necessários para entrarmos em comunhão consigo, com a própria natureza divina, comunhão, que neste mundo se vive na fé, na esperança e na caridade, e que só a visão de Deus na glória celeste tornará perfeita. Esta comunhão com a vida de Deus é o fruto da participação que o Filho de Deus tem com a natureza humana, pelo mistério da Encarnação, como o diz uma oração da Missa: “Sejamos participantes da divindade de Cristo, que Se dignou assumir a nossa humanidade”.

Leitura da Segunda Epístola de São Pedro

Caríssimos: A graça e a paz vos sejam dadas em abundância, pelo conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Jesus, com o seu divino poder, concedeu-nos tudo o que é necessário à vida e à piedade, fazendo-nos conhecer Aquele que nos chamou pela sua glória e virtude. Assim, entramos na posse das maiores e mais preciosas promessas, para nos tornarmos participantes da natureza divina, livres da corrupção que a concupiscência gera no mundo. Por este motivo, esforçai-vos quanto possível por juntar à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a constância, à constância a piedade, à piedade o amor fraterno, ao amor fraterno a caridade.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 90 (91), 1-2.14-15ab. 15c-16 (R. cf. 2b)
Refrão
: Senhor, meu Deus, em Vós confio. Repete-se

Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo
e moras à sombra do Omnipotente,
diz ao Senhor: «Sois o meu refúgio e a minha cidadela;
meu Deus, em Vós confio». Refrão

«Porque em Mim confiou, hei de salvá-lo,
hei de protegê-lo, pois conheceu o meu nome.
Quando Me invocar, hei de atendê-lo,
estarei com ele na tribulação. Refrão

Hei-de libertá-lo e dar-lhe glória,
favorecê-lo-ei com longa vida
e lhe mostrarei a minha salvação». Refrão


ALELUIA cf. Ap 1, 5ab
Refrão:
Aleluia Repete-se

Jesus Cristo, a Testemunha fiel,
o Primogénito dos mortos,
amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados,
pelo seu sangue. Refrão


EVANGELHO Mc 12, 1-12
«Apoderaram-se do seu filho querido,
mataram-no e lançaram-no fora da vinha»


Por meio de uma parábola, Jesus denuncia aos chefes judaicos as maquinações com que eles procuravam dar-Lhe a morte. E mostra-lhes que assim eles estavam a realizar, por suas próprias mãos, a rejeição d’Aquele que lhes era enviado como seu Salvador, como já o salmo o anunciava, salmo que eles tantas vezes cantavam, mas sem lhe apanhar o sentido profundo. O salmo anunciava a sua ressurreição e o aparecimento de novo edifício espiritual, a sua Igreja, de que Ele, pedra por eles rejeitada, será finalmente a pedra angular.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus começou a falar em parábolas aos príncipes dos sacerdotes, aos escribas e aos anciãos: «Um homem plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, construiu um lagar e ergueu uma torre. Depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou o tempo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles uma parte dos frutos da vinha. Os vinhateiros apoderaram-se do servo, espancaram-no e mandaram-no sem nada. Enviou-lhes de novo outro servo. Também lhe bateram na cabeça e insultaram-no. Enviou-lhes ainda outro, que eles mataram. Enviou-lhes muitos mais e eles espancaram uns e mataram outros. O homem tinha ainda alguém para enviar: o seu querido filho; e enviou-o por último, dizendo consigo: «Respeitarão o meu filho». Mas aqueles vinhateiros disseram entre si: «Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa». Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará então o dono da vinha? Virá ele próprio para exterminar os vinhateiros e entregará a outros a sua vinha. Não lestes esta passagem da Escritura: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se pedra angular. Isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?». Procuraram então prender Jesus, pois compreenderam que tinha dito para eles a parábola. Mas tiveram receio da multidão e por isso deixaram-n’O e foram-se embora.

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Confiando na vossa bondade, Senhor,
trazemos ao altar os nossos dons,
para que estes mistérios que celebramos
nos purifiquem de todo o pecado.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 16, 6
Escutai, Senhor, as minhas palavras,
respondei-me quando Vos invoco.

Ou Mc 11, 23.24
Tudo o que pedirdes na oração vos será concedido,
diz o Senhor.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Guiai, Senhor, com o vosso Espírito
aqueles que alimentais com o Corpo e o Sangue do vosso Filho,
de modo que, dando testemunho de Vós,
não só com palavras mas em obras e verdade,
mereçamos entrar no reino dos Céus.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.







 «Pedir a graça do conhecimento interno de agradecer o recebimento de tantos bens da parte de Deus, para que, reconhecido, tenha o discernimento de amar e servir».

Inácio de Loyola







MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA:  Jesus conta esta parábola para retratar e antecipar o seu final. Os que vieram antes dele, como João Batista, foram assassinados. Agora que é o filho que está para representar o pai, o rechaçaram e eliminaram.

MEDITAÇÃO: O rechaço encenado na parábola chega até à eliminação física do filho. Esta recusa representa a liberdade humana, a de acolher ou negar a presença de Deus. A imagem dos vinhateiros é violente e incómoda, mas procura demonstrar que as pessoas podem até recusar a presença de Deus e eliminá-lo das suas vidas. Como seria vida de um cristão sem a presença de Deus? O que mudaria?

ORAÇÃO: Pai, Tu nos quiseste dar o teu Filho, como companheiro fiel. Prepara o nosso coração para que nos deixemos acompanhar por Ele durante toda nossa vida.






AGENDA

Todo o dia reunião em Nisa
21.00 horas: Oração de louvor no Calvário.



A VOZ DO PASTOR

AUSÊNCIA DE DEUS RELIGIOSIDADE VAZIA

D. Antonino Dias, bispo de Portalegre-Castelo Branco
Ao longo de toda a história da humanidade, de muitos modos, mesmo que, por vezes, cheios de ambiguidades, o homem exprimiu a sua busca de Deus em crenças e comportamentos religiosos. Sempre foi entendendo, com mais ou menos clarividência, que é em Deus “que vivemos, nos movemos e existimos” (At 17, 28). O Concílio Vaticano II afirma que “a razão mais sublime da dignidade humana consiste na sua vocação à comunhão com Deus” que não está longe de cada um de nós (cf. GS19). E o Catecismo da Igreja Católica confirma-nos que o homem, “com a sua abertura à verdade e à beleza, com o seu sentido do bem moral, com a sua liberdade e a voz da sua consciência, com a sua ânsia de infinito e de felicidade”, sempre se interroga sobre a existência de Deus, detetando que só em Deus pode ter origem (cf CIgC.28.33). E se ele, o homem, se reconhece superior ao mundo material e a elevar-se sobre o próprio universo como senhor e centro da criação, também reconhece que ele e “os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento proclama a obra das Suas mãos (Salmo 19/18, 2). “O mundo intriga-me – dizia Voltaire – e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro”. De facto, o mundo e o homem, assim o cremos, não têm em si mesmos, nem o seu primeiro princípio, nem o seu fim último. Participam do Ser-em-si, sem princípio nem fim, a quem, uns e outros, chamamos Deus.
Apesar de “a razão humana poder, verdadeiramente, pelas suas forças e luz naturais, chegar a um conhecimento verdadeiro e certo de um Deus pessoal”, apesar de poder descobrir, no fundo da sua própria consciência, “uma lei que não se impôs a si mesmo, mas à qual deve obedecer” (GS16), apesar disso, há obstáculos “que impedem esta mesma razão de usar eficazmente e com fruto o seu poder natural, porque as verdades que dizem respeito a Deus e aos homens ultrapassam absolutamente a ordem das coisas sensíveis”. Por isso, e embora o homem esteja capacitado para “conhecer a existência de um Deus pessoal”, Deus, para que ele pudesse entrar na sua intimidade, “quis revelar-se ao homem e dar-lhe a graça de poder receber com fé esta revelação” (CIgC33-35). Razão e fé não se excluem, não se opõem, ajudam-se mutuamente para realizarem a sua natureza e missão, mesmo que as verdades reveladas possam parecer obscuras à razão e à experiência humanas (cf. Spe Salvi, 23). O mesmo Deus “que revela os mistérios e comunica a fé, também acendeu no espírito humano a luz da razão. E Deus não pode negar-se a si próprio, nem a verdade pode jamais contradizer a verdade” (CIgC159).
Bento XVI referia que “o verdadeiro problema do nosso tempo é a “crise de Deus”, a ausência de Deus, camuflada por uma religiosidade vazia”. E acrescentava que “só em Cristo e através de Cristo o tema Deus se torna realmente concreto: Cristo é o Emanuel, o Deus connosco, a concretização do Eu sou”. Numa pedagogia de condescendência sem igual, de despojamento, Deus revela o seu mistério e o seu desígnio de amor enviando o seu Filho Jesus Cristo, que se apresenta entre nós como o Caminho, a Verdade e a Vida. Segui-l’O sem omitir a cruz leva-nos à união com Deus. E digo: “sem omitir a cruz”, porque a cruz continua a ser escândalo para uns, loucura para outros, sem significado para mais alguns: “Numa interpretação burguesa, torna-se um acidente em si evitável, sem valor teológico; numa interpretação revolucionária torna-se a morte heroica de um rebelde. Mas a verdade é outra. A cruz pertence ao mistério divino, é expressão do seu amor até ao fim (...) Quem omite a cruz, omite a essência do cristianismo” (cf. Bento XVI, no Congresso dos Catequistas e dos Professores de Religião, 2000).
Martin Heidegger afirmava que o mundo, cada vez mais pobre, já “se tornou tão pobre que não consegue reconhecer a falta de Deus como falta”. Aqui ou ali, com um certo ar de libertação e de pinote civilizacional, vai-se notando uma espécie de snobismo cultural autossuficiente a rejeitar Cristo e o Cristianismo como se de malfeitores se tratasse ou Deus fosse um títere a dedilhar por quem quer que seja. E em relação à Europa, a esta Europa que no dizer de Paulo VI nasceu “da cruz, do livro e do arado”, Dostoievski denunciou que ela, a Europa, “renegou Cristo. Por isso, e só por isso, está a morrer”. E Thomaz Eliot sintetiza assim o que todos sabemos: “um cidadão europeu pode não acreditar que o Cristianismo seja verdade e, no entanto, aquilo que diz e faz brota da cultura cristã da qual é herdeiro”. Na verdade, sempre há quem lhe custe entender que Deus é a garantia da nossa dignidade e grandeza, não um concorrente que atropela a nossa vida. É óbvio que estes posicionamentos têm as suas causas. O Catecismo da Igreja Católica alerta que “esta relação íntima e vital que une o homem a Deus, pode ser esquecida, desconhecida e até explicitamente rejeitada pelo homem. Tais atitudes podem ter origens diversas: a revolta contra o mal existente no mundo, a ignorância ou a indiferença religiosas, as preocupações do mundo e das riquezas, o mau exemplo dos crentes, as correntes de pensamento hostis à religião e, finalmente, a atitude do homem pecador que, por medo, se esconde de Deus e foge quando Ele o chama” (CIgC29).
Pode, na verdade, alguém esquecer ou rejeitar Deus, pode alguém pensar que Ele o diminui e d’Ele tentar fugir. Deus, porém, na Sua bondade e sabedoria infinitas, é que nunca deixa de chamar o homem à felicidade, à comunhão com Ele, jamais deixará de lhe falar como se fala a amigos e de, de muitos modos, dialogar com ele (cf. DV2).
Somos seres de esperança, “e precisamos de esperanças - menores ou maiores – que, dia após dia, nos mantêm no caminho”. A nossa grande esperança, porém, “só pode ser Deus, que abraça o universo e nos pode propor e dar aquilo que, sozinhos, não podemos conseguir… Deus é o fundamento da esperança – não um deus qualquer, mas aquele Deus que possui um rosto humano e que nos amou até ao fim: cada indivíduo e a humanidade no seu conjunto. O seu reino não é um além imaginário, colocado num futuro que nunca mais chega; o seu reino está presente onde Ele é amado e onde o seu amor nos alcança”(Spe Salvi, 31).

Antonino Dias
Portalegre, 01-06-2018





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