quinta-feira, 22 de julho de 2021

 

 

PARÓQUIAS DE NISA 

 

Sexta-feira, 23 de julho de 2021

 

Sexta da XVI semana do tempo comum

 

LITURGIA

 

S. Brígida, religiosa, Padroeira da Europa – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. dos Santos.

L 1 Gal 2, 19-20; Sal 33, 2-3. 4-5. 6-7. 8-9. 10-11
Ev Jo 15, 1-8

* Na Diocese de Viseu – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA
* Na Ordem Franciscana (II Ordem) – B. Cunegundes, religiosa, da II Ordem – MF
* Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria.

 

S. BRÍGIDA, religiosa

 

Nota Histórica:

Nasceu na Suécia em 1303; casou muito jovem e teve oito filhos que educou com esmero exemplar. Ingressou na Ordem Terceira de S. Francisco e, depois da morte do marido, entregou-se a uma vida de maior ascetismo, embora sem deixar de viver no mundo. Fundou então uma Ordem religiosa e, partindo para Roma, foi para todos exemplo de grande virtude. Empreendeu peregrinações de penitência e escreveu muitas obras em que narra as suas experiências místicas. Morreu em Roma no ano 1373.

 

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Exultemos de alegria no Senhor,
ao celebrar este dia de festa em honra de Santa Brígida.
Nesta solenidade alegram-se os Anjos
e cantam louvores ao Filho de Deus.

ORAÇÃO COLECTA
Senhor, nosso Deus,
que dirigistes Santa Brígida pelos diversos caminhos da vida
e admiravelmente lhe ensinastes a sabedoria da cruz
na contemplação da paixão do vosso Filho,
fazei que, seguindo dignamente os caminhos do vosso chamamento,
procuremos em todas as coisas a vossa presença.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA - Gal 2, 19-20
«Não sou eu que vivo: é Cristo que vive em mim»


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas

Irmãos:
Por meio da Lei, morri para a Lei,
a fim de viver para Deus.
Com Cristo estou crucificado.
Já não sou eu que vivo,
é Cristo que vive em mim.
Se ainda vivo dependente de uma natureza carnal,
vivo animado pela fé no Filho de Deus,
que me amou e Se entregou por mim.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. cf. 2a ou 9a)

Refrão: Em todo o tempo e lugar bendirei o Senhor.
Ou: Saboreai e vede como o Senhor é bom.

A toda a hora bendirei o Senhor,
o seu louvor estará sempre na minha boca.
A minha alma gloria-se no Senhor:
escutem e alegrem-se os humildes.

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.

O Anjo do Senhor protege os que O temem
e defende-os dos perigos.
Saboreai e vede como o Senhor é bom:
feliz o homem que n’Ele se refugia.

Temei o Senhor, vós os seus fiéis,
porque nada falta aos que O temem.
Os poderosos empobrecem e passam fome,
aos que procuram o Senhor não faltará riqueza alguma.

EVANGELHO Jo 15, 1-8
«Quem permanece em Mim e Eu nele dá fruto abundante»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto
e limpa todo aquele que dá fruto,
para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei.

Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira,
assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos.
Se alguém permanece em Mim e Eu nele,
esse dá muito fruto,
porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim,
será lançado fora, como o ramo, e secará.
Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim
e as minhas palavras permanecerem em vós,
pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto.
Então vos tornareis meus discípulos».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor,
os dons que colocamos sobre o vosso altar
na festa de Santa Brígida
e fazei que, libertos das coisas da terra,
encontremos em Vós a nossa única riqueza.
Por Cristo, Nosso Senhor.

Prefácio das Santas ou Religiosas

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Lam 3, 24-25
O Senhor é a minha herança.
O Senhor é bom para a alma que O procura.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus todo-poderoso e eterno,
que nos fortaleceis com a graça deste sacramento,
ensinai-nos a seguir o exemplo de Santa Brígida,
buscando-Vos sobre todas as coisas
e trazendo em nós a imagem do homem novo.
Por Cristo, Nosso Senhor.

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA:

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 2020.11.28

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS


AGENDA DO DIA:

17.00 horas: Funeral em Nisa

18.00 horas: Missa em Alpalhão

 

 

A VOZ DO PASTOR:

 

 

HÁ PRESSA NO AR -- HOJE VOU DAR MÚSICA

 

O Hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, sob o mote “Há Pressa no Ar”, foi inspirado no tema que o Santo Padre propôs para a JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39). Desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua ida à pressa ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica. A letra é de João Paulo Vaz, Sacerdote. A música, de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. Foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.

Em 29 de junho foi apresentada a versão latino-americana da canção, produzida pela organização da anterior JMJ que teve lugar no Panamá, em 2019. “É uma viagem curta, mas interessante, que tem como fio condutor a letra e a melodia do hino original. Inicia-se com “Pop” que, com elementos eletrónicos, nos leva ao coro onde começamos a sentir o “Pop Urbano”. Rapidamente passamos pela “Cumbia Panamenha”, onde ouvimos os tambores típicos do Panamá, o güiro e o acordeão. Dali vamos ao género “Roots” onde se destaca o estilo da ilha do caribe. Já no coro seguinte, passamos para a “Salsa”, que com a conga e o timbale transmitem a alegria rítmica deste género”.

Depois da versão latino-americana do Hino da Jornada Mundial da juventude 2023, saída em junho, foi agora divulgada a versão chinesa da JMJ2023Lisboa. Envolveu mais de 20 jovens, presentes na comunidade católica chinesa em Portugal e da Diocese de Xi’na, na China. A tradução e arranjo musical esteve a cargo dos jovens da comunidade em Portugal, com o apoio da Irmã Dominia (Lijun Shen), Missionária das Servas do Espírito Santo, e do irmão Paul. A gravação da música e do vídeo teve lugar na Diocese de Xi’an, na Expo Xi’an e na Catedral de São Francisco em Xi’an, envolvendo o Coro Inglês de Xi’an Agios e o Coro Xi’an Seraphim. Convido o amigo leitor a escutar as várias versões.

 

VERSÃO PORTUGUESA

 

https://youtu.be/H1x2t2EstlI

 

VERSÃO DA AMÉRICO-LATINA

 

https://youtu.be/W2HdbBVLj84

 

Versão Chinesa

 

https://youtu.be/hRBKEYXbSTA

 

VERSÃO INTERNACIONAL (em português, inglês, espanhol, francês e italiano)

 

https://youtu.be/VZtB29FDBRk

 

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz peregrina e o Ícone mariano “Salus Populi Romani”, começaram, no dia 8 deste mês de julho, a sua peregrinação por Angola e São Tomé e Príncipe. Aí estarão até ao dia 15 de agosto. Seguir-se-ão a Espanha e a Polónia. Em Portugal acontecerá entre novembro de 2021 e julho de 2023.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário