domingo, 18 de julho de 2021

 

 

PARÓQUIAS DE NISA 

 

Segunda-feira, 19 de julho de 2021

 

Segunda da XVI semana do tempo comum

 

LITURGIA

 

Segunda-feira da semana XVI

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).

L 1 Ex 14, 5-18; Sal Ex 15, 1-2. 3-4. 5-6
Ev Mt 12, 38-42

* Na Diocese do Algarve – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA
* Na Ordem dos Carmelitas Descalços – Nossa Senhora, Mãe da Divina Graça – MO
* Na Ordem Carmelita – I Vésp. de S. Elias.

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 53, 6.8
Deus vem em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida.
De todo o coração Vos oferecerei sacrifícios,
cantando a glória do vosso nome.

ORAÇÃO COLECTA
Sede propício, Senhor, aos vossos servos
e multiplicai neles os dons da vossa graça,
para que, fervorosos na fé, esperança e caridade,
perseverem na fiel observância dos vossos mandamentos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Ex 14, 5-18
«Os egípcios reconhecerão que Eu sou o Senhor,
quando Eu manifestar a minha glória, vencendo o faraó»


Leitura do Livro do Êxodo

Naqueles dias, quando anunciaram ao rei do Egipto que o povo israelita fugira, mudou-se o coração do faraó e dos seus servos contra o povo e disseram: «Que fizemos nós, deixando partir Israel, que não mais nos servirá?». O faraó mandou atrelar o carro e tomou a sua gente consigo. Prepararam seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egipto, cada qual com os seus combatentes. O Senhor permitiu que se endurecesse o coração do faraó, rei do Egipto, o qual perseguiu os filhos de Israel, que partiram de mão erguida. Os egípcios perseguiram-nos, – com os cavalos e carros do faraó, com os seus cavaleiros e o seu exército – e alcançaram-nos, quando eles estavam acampados junto ao mar, junto de Piairot, em frente de Baalsefon. Quando o faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos e viram que os egípcios vinham atrás deles. Cheios de pavor, os filhos de Israel clamaram ao Senhor e disseram a Moisés: «Foi por falta de túmulos no Egipto que nos trouxeste para morrermos no deserto? Que nos fizeste, tirando-nos do Egipto? Não era isto que te dizíamos no Egipto: ‘Deixa-nos servir em paz os egípcios; mais vale servir os egípcios que morrer no deserto’?». Então Moisés disse ao povo: «Não temais. Permanecei firmes e vereis a salvação que o Senhor nos dará neste dia, pois aqueles egípcios que hoje vedes, nunca mais os vereis. O Senhor combaterá por vós e vós nada tereis que fazer». O Senhor disse a Moisés: «Porque estás a bradar por Mim? Diz aos filhos de Israel que se ponham em marcha. E tu ergue a tua vara, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel entrem nele a pé enxuto. Entretanto vou permitir que se endureça o coração dos egípcios, que hão de perseguir os filhos de Israel. Manifestarei então a minha glória, triunfando do faraó, de todo o seu exército, dos seus carros e dos seus cavaleiros. Os egípcios reconhecerão que Eu sou o Senhor, quando Eu manifestar a minha glória, vencendo o faraó, os seus carros e os seus cavaleiros».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Ex 15, 1-2.3-4.5-6 (R. 1b)
Refrão: Cantemos ao Senhor, que fez brilhar a sua glória. Repete-se

Cantarei ao Senhor, que fez brilhar a sua glória:
precipitou no mar o cavalo e o cavaleiro.
O Senhor é a minha força e a minha protecção:
a Ele devo a minha liberdade. Refrão

Ele é o meu Deus: eu O exalto;
Ele é o Deus de meu pai: eu O glorifico.
O Senhor é um guerreiro, Omnipotente é o seu nome;
precipitou no mar os carros do Faraó e o seu exército. Refrão

Os seus melhores combatentes afogaram-se
no Mar Vermelho,
foram engolidos pelas ondas,
caíram como pedra no abismo.
A vossa mão direita, Senhor, revelou a sua força,
a vossa mão direita, Senhor, destroçou o inimigo. Refrão

ALELUIA cf. Salmo 94 (95), 8ab
Refrão: Aleluia Repete-se
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão

EVANGELHO Mt 12, 38-42

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal da tua parte». Mas Jesus respondeu-lhes: «Esta geração perversa e infiel pretende um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão de condená-la, porque fizeram penitência quando Jonas pregou; e aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul erguer-se-á com esta geração e há de condená-la, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor, que levastes à plenitude os sacrifícios da Antiga Lei
no único sacrifício de Cristo,
aceitai e santificai esta oblação dos vossos fiéis,
como outrora abençoastes a oblação de Abel;
e fazei que os dons oferecidos em vossa honra por cada um de nós
sirvam para a salvação de todos.
Por Nosso Senhor.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Salmo 110, 4-5
O Senhor misericordioso e compassivo
instituiu o memorial das suas maravilhas,
deu sustento àqueles que O temem.

Ou Ap 3, 20
Eu estou à porta e chamo, diz o Senhor.
Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta,
entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Protegei, Senhor, o vosso povo
que saciastes nestes divinos mistérios
e fazei-nos passar da antiga condição do pecado
à vida nova da graça.
Por Nosso Senhor.

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA:

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 2020.11.28

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS Ex 14, 5-18: Continuamos a ouvir ler os acontecimentos do Êxodo, ou seja, da saída do povo de Deus do Egipto. Encontramos hoje o povo a caminho do Mar Vermelho, prestes a atravessá-lo e a alcançar o deserto, a caminho da Terra Prometida, a sua pátria. Entretanto, o Faraó, o rei do Egipto, persegue-os na última hora, para os impedir que saiam do país da escravidão. Mas Deus, por meio de Moisés, anuncia-lhes a grande libertação. A fidelidade de Deus ao seu povo é maior e mais poderosa do que as tentativas dos homens por se Lhe oporem.

Mt 12, 38-42: Os ouvintes imediatos de Jesus escutavam-n’O com curiosidade, não com desejo profundo, que nasce num coração sincero; mas é aí que começa a escuta verdadeira da palavra de Deus, que revela os caminhos da sabedoria. Foi assim com os de longe, “os homens de Nínive”, e com a rainha de Sabá, que veio dos confins da terra, enquanto os de perto se ficaram na curiosidade superficial de esperarem um sinal do céu. Mas, os sinais mais claros de que Jesus é o enviado de Deus são sempre os da sua morte e ressurreição, mistério de que Jonas foi sinal, ao permanecer três dias no seio do monstro marinho, conforme o próprio Jesus explica. Os sinais de Deus não são espetáculos, que dão nas vistas; falam à fé e na fé hão de ser entendidos.


AGENDA DO DIA:

 

12.00 horas: Funeral no Pé da Serra.

 

 

 

A VOZ DO PASTOR:

 

 

 

HÁ PRESSA NO AR -- HOJE VOU DAR MÚSICA

 

O Hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, sob o mote “Há Pressa no Ar”, foi inspirado no tema que o Santo Padre propôs para a JMJ Lisboa 2023: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39). Desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua ida à pressa ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica. A letra é de João Paulo Vaz, Sacerdote. A música, de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. Foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano.

Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.

Em 29 de junho foi apresentada a versão latino-americana da canção, produzida pela organização da anterior JMJ que teve lugar no Panamá, em 2019. “É uma viagem curta, mas interessante, que tem como fio condutor a letra e a melodia do hino original. Inicia-se com “Pop” que, com elementos eletrónicos, nos leva ao coro onde começamos a sentir o “Pop Urbano”. Rapidamente passamos pela “Cumbia Panamenha”, onde ouvimos os tambores típicos do Panamá, o güiro e o acordeão. Dali vamos ao género “Roots” onde se destaca o estilo da ilha do caribe. Já no coro seguinte, passamos para a “Salsa”, que com a conga e o timbale transmitem a alegria rítmica deste género”.

Depois da versão latino-americana do Hino da Jornada Mundial da juventude 2023, saída em junho, foi agora divulgada a versão chinesa da JMJ2023Lisboa. Envolveu mais de 20 jovens, presentes na comunidade católica chinesa em Portugal e da Diocese de Xi’na, na China. A tradução e arranjo musical esteve a cargo dos jovens da comunidade em Portugal, com o apoio da Irmã Dominia (Lijun Shen), Missionária das Servas do Espírito Santo, e do irmão Paul. A gravação da música e do vídeo teve lugar na Diocese de Xi’an, na Expo Xi’an e na Catedral de São Francisco em Xi’an, envolvendo o Coro Inglês de Xi’an Agios e o Coro Xi’an Seraphim. Convido o amigo leitor a escutar as várias versões.

 

VERSÃO PORTUGUESA

 

https://youtu.be/H1x2t2EstlI

 

VERSÃO DA AMÉRICO-LATINA

 

https://youtu.be/W2HdbBVLj84

 

Versão Chinesa

 

https://youtu.be/hRBKEYXbSTA

 

VERSÃO INTERNACIONAL (em português, inglês, espanhol, francês e italiano)

 

https://youtu.be/VZtB29FDBRk

 

Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz peregrina e o Ícone mariano “Salus Populi Romani”, começaram, no dia 8 deste mês de julho, a sua peregrinação por Angola e São Tomé e Príncipe. Aí estarão até ao dia 15 de agosto. Seguir-se-ão a Espanha e a Polónia. Em Portugal acontecerá entre novembro de 2021 e julho de 2023

 

Sem comentários:

Enviar um comentário