quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

 

PARÓQUIAS DE NISA

 

Quinta-feira, 31 de dezembro de 2020 

 

Sétimo dia da oitava de Natal

 

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LITURGIA

 

QUINTA-FEIRA, 7º dia da Oitava do Natal

Branco – Ofício como nos dias 25 e 31. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. do Natal.

L 1 1 Jo 2, 18-21; Sal 95 (96), 1-2. 11-12. 13
Ev Jo 1, 1-18

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial e no primeiro aniversário.
* Pode celebrar-se a memória de S. Silvestre I, papa, como se indica na p. 33, n. 8.
* I Vésp. de Santa Maria, Mãe de Deus – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

Missa

 

ANTÍFONA DE ENTRADA Is 9, 6
Um Menino nasceu para nós, um Filho nos foi dado.
Tem o poder sobre os seus ombros
e será chamado Conselheiro admirável.

Diz-se o Glória.


ORAÇÃO COLECTA
Deus eterno e omnipotente, que estabelecestes o início e a plenitude da verdadeira religião no nascimento do vosso Filho, concedei-nos a graça de sermos contados entre os membros d’Aquele que resume em Si a salvação do mundo, Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I 1 Jo 2, 18-21
«Tendes a unção que vem do Santo e todos possuís a ciência»


Leitura da Primeira Epístola de S. João


Meus filhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que há de vir o Anticristo. Pois bem, surgiram já muitos anticristos e por isso sabemos que é a última hora. Eles saíram do meio de nós, mas não eram dos nossos. Se fossem dos nossos, teriam ficado connosco. Assim sucedeu para ficar bem claro que nem todos eram dos nossos. Vós, porém, tendes a unção que vem do Santo e todos possuís a ciência. Não vos escrevo por ignorardes a verdade, mas porque a conheceis e porque nenhuma mentira provém da verdade.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 95 (96), 1-2.11-12.13 (R. 11a)
Refrão: Alegrem-se os céus, exulte a terra. Repete-se

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira.
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome,
anunciai dia a dia a sua salvação. Refrão

Alegrem-se os céus, exulte a terra,
ressoe o mar e tudo o que ele contém.
Exultem os campos e quanto neles existe
alegrem-se as árvores dos bosques. Refrão

Diante do Senhor que vem,
que vem para julgar a terra.
Julgará o mundo com justiça
e os povos com fidelidade. Refrão


ALELUIA Jo 1, 14a.12a
Refrão: Aleluia Repete-se
O Verbo fez-Se carne e habitou entre nós.
Àqueles que O receberam deu-lhes o poder
de se tornarem filhos de Deus. Refrão


EVANGELHO Jo 1, 1-18
«O Verbo fez-Se carne»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João


No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus. Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas e as trevas não a receberam. Apareceu um homem enviado por Deus, chamado João. Veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem. Estava no mundo e o mundo, que foi feito por Ele, não O conheceu. Veio para o que era seu e os seus não O receberam. Mas àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que Lhe vem do Pai como Filho Unigénito, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho d’Ele, exclamando: «Era deste que eu dizia: ‘O que vem depois de mim passou à minha frente, porque existia antes de mim’». Na verdade, foi da sua plenitude que todos nós recebemos graça sobre graça. Porque, se a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. A Deus, nunca ninguém O viu. O Filho Unigénito, que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer.


Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor nosso Deus, fonte da verdadeira devoção e da paz, fazei que esta oblação Vos glorifique dignamente e que a nossa participação nos sagrados mistérios reforce os laços da nossa unidade. Por Nosso Senhor.

Prefácio do Natal



ANTÍFONA DA COMUNHÃO 1 Jo 4, 9
Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito,
para que n’Ele tenhamos a vida.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Sustentai, Senhor, o vosso povo no presente e no futuro, com os auxílios da vossa infinita bondade, para que, com as alegrias que dispondes no seu caminho, se dirija mais confiadamente para os bens eternos. Por Nosso Senhor. 

 

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MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA:


1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 

 2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 2020.11.28

 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

 

 

LEITURAS – 1 Jo 2, 18-21: O Santo é Jesus: a unção é a Palavra de Deus que vem d’Ele, a Palavra que Se fez carne para poder ser escutada pelos homens. Essa Palavra dá-nos o conhecimento íntimo de Deus e o sentido profundo da vida e das coisas. Foi para que A escutássemos que Ela Se fez carne.

 

Jo 1, 1-18: Começamos hoje a ler o Evangelho de S. João de forma contínua, e, para tal, repetimos hoje a leitura da missa do Dia de Natal. É o hino com que abre o Evangelho sacramental de S. João. Tudo nele é revelação e aprofundamento do mistério do Verbo feito carne.

 

AGENDA DO DIA

 

18.00 horas: Missa em Nisa

 

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A VOZ DO PASTOR:

 

 

Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

 

NOTA SOBRE O DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

 

O Domingo da Palavra de Deus, que o Papa Francisco quis que fosse celebrado todos os anos no Domingo III do Tempo Comum,[1] recorda a todos, Pastores e fiéis, a importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã, bem como a relação entre Palavra de Deus e liturgia: «Como cristãos, somos um só povo que caminha na história, fortalecido pela presença no meio de nós do Senhor que nos fala e alimenta. O dia dedicado à Bíblia pretende ser, não “uma vez no ano”, mas uma vez por todo o ano, porque temos urgente necessidade de nos tornar familiares e íntimos da Sagrada Escritura e do Ressuscitado, que não cessa de partir a Palavra e o Pão na comunidade dos crentes. Para tal, precisamos de entrar em confidência assídua com a Sagrada Escritura; caso contrário, o coração fica frio e os olhos permanecem fechados, atingidos, como somos, por inumeráveis formas de cegueira».[2]

Este Domingo constitui, por isso, uma boa ocasião para reler alguns documentos eclesiais[3] e sobretudo os Praenotanda (Preliminares) do Ordo Lectionum Missae (Ordenamento das Leituras da Missa), que apresentam uma síntese dos princípios teológicos, celebrativos e pastorais acerca da Palavra de Deus proclamada na Missa, mas válidos também em cada celebração litúrgica (Sacramentos, Sacramentais, Liturgia das Horas).

 

1.      Através das leituras bíblicas proclamadas na liturgia, Deus fala ao seu povo e o próprio Cristo anuncia o seu Evangelho;[4] Cristo é o centro e a plenitude de toda a Escritura, o Antigo e o Novo Testamento.[5] A escuta do Evangelho, ponto culminante da Liturgia da Palavra,[6] é caraterizada por uma veneração particular,[7] expressa não apenas pelos gestos e aclamações, mas pelo próprio livro dos Evangelhos.[8] Uma das modalidades rituais adequadas para este Domingo poderia ser a procissão de entrada com o Evangeliário[9] ou, se não houver procissão, a sua colocação sobre o altar.[10]

 

2.      O ordenamento das leituras bíblicas disposto pela Igreja no Lecionário abre ao conhecimento de toda a Palavra de Deus.[11] Por isso, é necessário respeitar as leituras indicadas, sem as substituir ou suprimir, e utilizando traduções da Bíblia aprovadas para o uso litúrgico.[12] A proclamação dos textos do Lecionário constitui um vínculo de unidade entre todos os fiéis que os escutam. A compreensão da estrutura e da finalidade da Liturgia da Palavra ajuda a assembleia dos fiéis a acolher a palavra que vem de Deus e que salva.[13]

 

3.      É recomendado o canto do Salmo responsorial, resposta da Igreja orante (em oração);[14] por isso, deve-se incrementar o serviço do salmista em todas das comunidades.[15]

 

4.      Na homilia, no decorrer do ano litúrgico e partindo das leituras bíblicas, expõe-se os mistérios da fé e as normas da vida cristã.[16] «Os Pastores têm, antes de mais, a grande responsabilidade de explicar e fazer compreender a todos a Sagrada Escritura. Uma vez que é o livro do povo, todos os que têm a vocação de ser ministros da Palavra devem sentir fortemente a exigência de a tornar acessível à sua comunidade».[17] Os Bispos, os presbíteros e os diáconos devem sentir o compromisso de desempenhar este ministério com especial dedicação, valorizando os meios propostos pela Igreja.[18]

 

5.      O silêncio reveste-se de particular importância, favorecendo a meditação e permitindo que a Palavra de Deus seja acolhida interiormente por quem a escuta.[19]

 

6.      A Igreja sempre manifestou uma atenção particular para com aqueles que proclamam a Palavra de Deus na assembleia: sacerdotes, diáconos e leitores. Este ministério requer uma preparação específica interior e exterior, familiaridade com o texto a proclamar e a necessária prática no modo de o proclamar, evitando qualquer tipo de improvisação.[20] É possível anteceder as leituras com breves e oportunas admonições.[21]

 

7.      Pelo valor que tem a Palavra de Deus, a Igreja convida a cuidar o ambão donde ela é proclamada;[22] não se trata de uma alfaia funcional, mas do lugar conforme à dignidade da Palavra de Deus, em correspondência com o altar: com efeito, falamos da mesa da Palavra de Deus e do Corpo de Cristo, referindo-nos tanto ao ambão como sobretudo ao altar.[23] O ambão é reservado às leituras, ao canto do Salmo responsorial e do precónio pascal; daí se podem proferir a homilia e as intenções da oração universal, sendo menos oportuno aceder a ele para fazer comentários e avisos ou para reger o canto.[24]

 

8.      Os livros que contêm os trechos da Sagrada Escritura suscitam naqueles que os escutam a veneração pelo mistério de Deus que fala ao seu povo.[25] Por esta razão, pede-se que se cuide da sua qualidade material e do seu bom uso. É inadequado recorrer a folhetos, fotocópias, subsídios em substituição dos livros litúrgicos.[26]

 

9.      Ao aproximar-se o Domingo da Palavra de Deus ou nos dias a seguir a ele, é conveniente promover encontros formativos para evidenciar o valor da Sagrada Escritura nas celebrações litúrgicas; pode ser a ocasião para conhecer melhor o modo como a Igreja em oração lê as Sagradas Escrituras, com leitura contínua, semicontínua e tipológica, quais os critérios de distribuição litúrgica dos vários livros bíblicos ao longo do ano e nos seus tempos, a estrutura dos ciclos dominicais e feriais das leituras da Missa.[27]

 

10.   O Domingo da Palavra de Deus constitui também uma ocasião propícia para aprofundar a relação entre a Sagrada Escritura e a Liturgia das Horas, a oração dos Salmos e Cânticos do Ofício, as leituras bíblicas, promovendo a celebração comunitária de Laudes e Vésperas.[28]

 

Entre os numerosos Santos e Santas, todos eles testemunhas do Evangelho de Jesus Cristo, pode propor-se como exemplo São Jerónimo, devido ao grande amor que nutriu pela Palavra de Deus. Como recordou recentemente o Papa Francisco, ele foi um «incansável estudioso, tradutor, exegeta, exímio conhecedor e fervoroso divulgador da Sagrada Escritura. […] Escutando a Sagrada Escritura, Jerónimo encontrou-se a si mesmo nela, bem como o rosto de Deus e o dos irmãos, e apurou o seu amor pela vida comunitária».[29]

 

Esta Nota pretende contribuir para despertar, à luz do Domingo da Palavra de Deus, a consciência da importância da Sagrada Escritura para a nossa vida de crentes, a partir do facto de ressoar na liturgia que nos coloca em diálogo vivo e permanente com Deus. «A Palavra de Deus escutada e celebrada, sobretudo na Eucaristia, alimenta e reforça interiormente os cristãos e torna-os capazes de um autêntico testemunho evangélico na vida quotidiana».[30]

 

Da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a 17 de dezembro de 2020.

 

Robert Card. Sarah, Prefeito

X Arthur Roche, Arcebispo Secretário


[1] Cf. Francisco, Carta Apostólica sob a forma de Motu próprio Aperuit illis, 30 de setembro de 2019.

[2] Francisco, Aperuit illis, n. 8; Concílio Vaticano II, Constituição Dei Verbum, n. 25: «É necessário que todos os clérigos e sobretudo os sacerdotes de Cristo e outros que, como os diáconos e os catequistas, se consagram legitimamente ao ministério da Palavra, mantenham um contacto assíduo com as Escrituras, mediante a leitura assídua e o estudo cuidadoso, a fim de que nenhum deles se torne “pregador vão e superficial da Palavra de Deus, por não a escutar interiormente”, tendo, como têm, a obrigação de comunicar aos fiéis que lhes estão confiados as grandíssimas riquezas da palavra divina, sobretudo na sagrada Liturgia. Do mesmo modo, o sagrado Concílio exorta com ardor e insistência todos os fiéis, mormente os religiosos, a que aprendam “a sublime ciência de Jesus Cristo” (Fl 3,8) com a leitura frequente das divinas Escrituras, porque “a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo”».

[3] Concílio Vaticano II, Constituição Dei Verbum; Bento XVI, Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini.

[4] Cf.  Sacrosanctum Concilium, nn. 7, 33; Institutio generalis Missalis Romani (IGMR), n. 29; Ordo lectionum Missae (OLM), n. 12.

[5] Cf. OLM, n. 5.

[6] Cf. IGMR, n. 60; OLM, n. 13.

[7] Cf. OLM, n. 17; Caeremoniale Episcoporum, n. 74.

[8] Cf. OLM, nn. 36, 113.

[9] Cf. IGMR, nn. 120, 133.

[10] Cf. IGMR, n. 117.

[11] Cf. IGMR, n. 57; OLM, n. 60.

[12] Cf. OLM, nn. 12, 14, 37, 111.

[13] Cf. OLM, n. 45.

[14] Cf. IGMR, n. 61; OLM, n. 19-20.

[15] Cf. OLM, n. 56.

[16] Cf. OLM, n. 24; Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, Diretório homilético, n. 16.

[17] Francisco, Aperuit illis, n. 5; Diretório homilético, n. 26.

[18] Cf. Francisco, Exortação apostólica Evangelii gaudium, nn. 135-144; Diretório homilético.

[19] Cf. IGMR, n. 56; OLM, n. 28.

[20] Cf. OLM, nn. 14, 49.

[21] Cf. OLM, nn. 15, 42.

[22] Cf. IGMR, n. 309; OLM, n. 16.

[23] Cf. OLM, n. 32.

[24] Cf. OLM, n. 33.

[25] Cf. OLM, n. 35; Caeremoniale Episcoporum, n. 115.

[26] Cf. OLM, n. 37.

[27] Cf. OLM, nn. 58-110; Diretório homilético, nn. 37-156.

[28] Institutio generalis de Liturgia Horarum, n. 140: «A leitura da Sagrada Escritura que, segundo a antiga tradição, é feita publicamente na Liturgia, quer na celebração eucarística quer no Ofício divino, deve ser tida na maior estima por todos os cristãos. Esta leitura não é escolhida segundo um critério individual nem para satisfazer tal ou tal inclinação do espírito; é proposta pela Igreja em ordem ao mistério que a Esposa de Cristo vai desenrolando através do ciclo anual […]. Além disso, na celebração litúrgica, a leitura da Sagrada Escritura vem sempre acompanhada da oração».

[29] Francisco, Carta apostólica Scripturae sacrae affectus, no XVI centenário da morte de São Jerónimo, 30 de setembro de 2020.

[30] Cf. Francisco, Exortação apostólica Evangelii gaudium, n. 174.

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