quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

 

PARÓQUIAS DE NISA 

 

Sexta, 10 de dezembro de 2021

 

Sexta-feira da II semana do Advento

 

 

LITURGIA

 

 

PARÓQUIAS DE NISA 

 

Sexta, 10 de dezembro de 2021

 

Sexta-feira da II semana do Advento

 

 

LITURGIA

 

 

Sexta-feira da semana II

 

Virgem Santa Maria de Loreto – MF
Roxo ou br. – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. I do Advento.

L 1 Is 48, 17-19; Sal 1, 1-2. 3. 4 e 6
Ev Mt 11, 16-19
* Na Arquidiocese de Braga – S. Eulália, virgem e mártir – MF
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Arsénio de Trigolo, presbítero, I Ordem – MF
* Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Marco António, missionário – MO

 MISSA

 ANTÍFONA DE ENTRADA

O Senhor virá no esplendor da sua glória
visitar o seu povo e dar-lhe a paz e a vida eterna.

ORAÇÃO COLECTA
Concedei, Senhor, ao povo que aguarda a vinda do vosso Filho, um espírito vigilante, para que, seguindo os ensinamentos do Salvador, vamos ao seu encontro com as lâmpadas da fé acesas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 48, 17-19
«Se tivesses ouvido as minhas ordens...»


Leitura do Livro de Isaías


Eis o que diz o Senhor, o teu redentor, o Santo de Israel: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te ensino o que é para teu bem e te conduzo pelo caminho que deves seguir. Se tivesses atendido às minhas ordens, a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar. A tua descendência seria como a areia e como os seus grãos a tua posteridade. Nunca o teu nome seria tirado nem riscado da minha presença».


Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 1, 1-2.3.4.6 (R. cf. Jo 8, 12)
Refrão: Quem Vos segue, Senhor, terá a luz da vida. Repete-se

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores
nem toma parte na reunião dos maldizentes;
mas antes se compraz na lei do Senhor
e nela medita dia e noite. Refrão

É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo
e a sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido. Refrão

Bem diferente é a sorte dos ímpios:
são como a palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição. Refrão

ALELUIA
Refrão: Aleluia. Repete-se
O Senhor está perto, ide ao seu encontro;
Ele é o príncipe da paz. Refrão

EVANGELHO Mt 11, 16-19
Não ouvem João nem o Filho do homem


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem poderei comparar esta geração? É como os meninos sentados nas praças, que se interpelam uns aos outros, dizendo: ‘Tocámos flauta e não dançastes; entoámos lamentações e não chorastes’. Veio João Baptista, que não comia nem bebia, e dizem que tinha o demónio com ele. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a sabedoria foi justificada pelas suas obras».


Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Advento I

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Filip 3, 20-21
Esperamos o nosso Salvador, Jesus Cristo,
que transformará o nosso corpo mortal
à imagem do seu corpo glorioso.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento, nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Is 48, 17-19: Esta primeira leitura foi escolhida para acompanhar a do Evangelho, como vai acontecer nos dias que se seguem, em razão da leitura do Evangelho estar sempre ligada à figura de S. João Baptista. Hoje, Deus lamenta-Se por causa da incredulidade do seu povo. Este deixou de se alimentar da sua palavra; por isso, se extravia e definha. Se a tivesse escutado e posto em prática, a sua vida seria como o deslizar suave de um rio a caminho do mar. O lamento de Deus na boca do Profeta é um apelo e uma oferta para o homem.

 Mt 11, 16-19: O lamento de Deus no Antigo Testamento em relação ao povo do tempo dos profetas, encontramo-lo agora na boca do próprio Jesus em relação à gente do seu tempo, que podia escutar da própria boca do Filho de Deus a palavra da vida, e não a sabia apreciar. Com toda a sorte de desculpas, os ouvintes de Jesus esquivavam-se a escutá-l’O e a segui-l’O. Mas a Sabedoria de Deus, que encarnou em Jesus Cristo, triunfará da indiferença superficial dos que não Lhe prestam atenção, como crianças desatentas e caprichosas.

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 11.30 horas: Funeral em Alpalhão

16.00 horas: Funeral em Montalvão

18.00 horas: Missa em Alpalhão

18.00 horas: Missa em Nisa – Espírito Santo.

 

 

PENSAMENTO DO DIA

 

 

«Buscai primeiramente o que une, em vez de buscar o que divide»

São João XXIII

 

A VOZ DO PASTOR

 

 

LEVANTA-TE, JOSÉ, E PÕE-TE A CAMINHO...

 

E o jovem José levantou-se... e partiu! Enamorado pela sua jovem esposa e fiel à sua missão, o sonho que o casal teria sobre a construção de uma vida familiar como tantas outras famílias do seu tempo, uma família discreta, fiel, simples e feliz ao jeito de ambos, levou alguns acertos. O facto de um e outro se terem associado à aventura de Deus na história dos homens fê-los percorrer outros caminhos que não os que tinham planeado. José, “levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egito!...Herodes vai procurar o Menino para o matar!... José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egito” (Mt 2,13-14).

Nestes tempos em que tantos jovens veem os seus planos desfeitos ou não realizáveis pelos condicionalismos em que vivemos, nestes tempos em que tantos procuram construir a sua vida ao som de modas, sempre frágeis e transitórias, José pode ser exemplo e estímulo para quem busca sentido para a vida! Se na vida é importante não esquecer Jesus e Maria, também é necessário fugir dos perigos, nem que seja de burriquito, é mais ecológico embora mais gravoso para o solípede!...

Nesta seriedade e confiança, nem sempre o que nos parece mais fácil, mais agradável e melhor, nem sempre aquilo que sonhamos ter e ser será o caminho a trilhar. As tomadas de decisão rápidas, sem reflexão e discernimento, contando apenas com uma momentânea, pessoal e entusiasmada ‘clarividência’, podem acabar por frustrar e deixar um vazio interior a influenciar negativamente a vida pessoal, familiar e social. Abraçar todas as modas como se todas fossem do melhor e mais barato, adotá-las como se fosse uma exigência da liberdade, pode enganar, pode ter efeitos contraproducentes, pode fazer olhar muitas vezes ao espelho e correr em vão. Sendo transitórias, modas há que, se se tornam centro de todos os interesses e motivações de alguém, podem, enquanto duram, gerar uma certa miopia e escravizar, logo deixando o vazio e a necessidade de saltar para outra, gerando inconstância....

Hoje vivemos um tempo de modas. Algumas, porém, não vestem bem. Não me refiro às novidades que o pensamento, a cultura, a ciência, a arte e o progresso nos trazem que são sempre desejáveis e de aplaudir. Refiro-me a modas ideológicas e outras que tais. Com a pretensão de tudo construir a partir do zero, ambiciona-se esquecer o passado e os seus valores civilizacionais. É uma espécie de doença de Alzheimer provocada. Deseja-se privilegiar e forçar a perda voluntária da memória e o esforço sofrido de tantos e tantos de que a História nos dá conta. É fácil, é mesmo muito fácil destruir, sobretudo quando pessoas influentes se endeusam, pensam e agem como se até o próprio Deus tivesse de lhes pedir desculpa pelo facto de existir!...

Quando tais pigmeus se colocam assim em bicos de pés, quando acendem o candelabro da sua importância na intenção de provocar luz e luz em abundância para darem nas vistas, o quadro da luz dispara, vai abaixo, os fusíveis não aguentam, as trevas saltam arrogantes, Babel reaparece porque as antenas humanas deixam de captar as ondas de Deus.

Nestes tempos belos que são os nossos, se é preciso que todos tenhamos olho fino e pé ligeiro para discernir e optar por aquilo que de melhor a vida nos oferece, o Papa Francisco não deixa de fazer um apelo muito particular aos jovens de todo o mundo para que se levantem e venham testemunhar aquilo em que acreditam, com alegria e esperança, com convicção e firmeza, com Jesus e Maria, e a exemplo de José.

José, no silêncio de si mesmo e perante as dificuldades e os condicionalismos da sua situação concreta, não bateu o pé, não encaprichou, não desistiu, não orientou a sua vida pensando apenas em si. Confiou, arriscou, mas não arriscou como lhe deu na gana, como fruto de impulsos momentâneos ou confiando apenas nas suas próprias forças. Colocou-se à escuta de Deus e partilhou com Maria as dificuldades a vencer, sabendo que Jesus estava presente. Tal atitude rasgou-lhe horizontes de vida, fê-lo ser fiel a Deus, à família e ao trabalho, fê-lo dar razões da sua esperança, quer quando teve de emigrar para o Egito, quer quando viveu nas periferias geográficas de Belém e Nazaré, quer mesmo trabalhando como humilde carpinteiro entre alegrias e dificuldades. No seio desta família das periferias nasceu e viveu Jesus. A sua pessoa, porém, influenciou e beneficiou toda a Humanidade e toda a História, apaixonou pessoas e povos, transformou e construiu uma nova civilização com valores éticos e morais jamais apontados, manifestou-se como o princípio e o fim, o alfa e o ómega, o Filho de Deus, o Salvador, o Caminho, a Verdade e a Vida. Obedecendo ao seu mandato, os seus discípulos, sobretudo os jovens, foram e continuam a ir de terra em terra a anunciar o seu reino de justiça, de verdade, de amor e de paz. Muitos outros o fariam se d’Ele tivessem ouvido falar, o encontrassem e conhecessem. São Francisco Xavier, aquele que partiu para o oriente e que hoje celebramos, impressionado com aquelas periferias e desgostado por não lhes conseguir transmitir tudo quanto elas desejavam saber, chegou a exclamar: “Muitas vezes me vem ao pensamento ir aos colégios da Europa, levantando a voz como homem que perdeu o juízo e, principalmente, à Universidade de Paris, falando na Sorbona aos que têm mais letras que vontade para se disporem a fortificar com elas”, e a se conformarem mais com a vontade de Deus do que com as suas próprias inclinações.

No dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, às quinze horas, na igreja matriz da paróquia de São José Operário, na cidade de Castelo Branco, encerramos este Ano dedicado a São José pelo Papa Francisco.

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 03-12-2021.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário