domingo, 5 de dezembro de 2021

 

PARÓQUIAS DE NISA 

 

Segunda, 06 de dezembro de 2021

 

Segunda-feira da II semana do Advento

 

 

LITURGIA

 

 

Segunda-feira da semana II

S. Nicolau, bispo – MF

Roxo ou br. – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. I do Advento.

L 1 Is 35, 1-10; Sal 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14
Ev Lc 5, 17-26

* Na Arquidiocese de Braga – S. Geraldo, bispo de Braga, Padroeiro principal da cidade. Em Braga – SOLENIDADE (transferida).
* Na Ordem Beneditina – S. Sabas, abade – MF; S. Nicolau, bispo – MF
* Na Ordem Franciscana (Comunidade de Braga) – S. Geraldo, bispo – SOLENIDADE (transferida).

MISSA

 ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jer 31, 10; Is 35, 4
Ouvi, ó povos, a palavra do Senhor
e proclamai-a até aos confins da terra.
Não temais. Deus vem salvar-nos.

ORAÇÃO COLECTA
Acolhei benignamente, Senhor, a nossa oração e suscitai nos vossos servos o desejo sincero de chegar, de coração purificado, ao grande mistério da Encarnação do vosso Filho Unigénito, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 35, 1-10
«Deus vem salvar-nos»


Leitura do Livro de Isaías

Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, que vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Abrir-se-ão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. As águas brotarão no deserto e as torrentes na aridez da planície; a terra seca transformar-se-á em lago e a terra sequiosa em nascentes de água. No covil dos chacais crescerão canas e juncos. Aí haverá uma estrada, que se chamará «caminho sagrado»; nenhum homem impuro passará por ele e nele os insensatos não se perderão. Nesse caminho não haverá leões, nem andarão por ali animais ferozes. Por ele caminharão os resgatados e voltarão os que tiver libertado o Senhor. Hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos.


Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Sal. 84 (85), 9ab-10.11-12.13-14 (R. Is 35, 4d)
Refrão: O Senhor, nosso Deus, vem salvar-nos. Repete-se

Escutemos o que diz o Senhor:
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis.
A sua salvação está perto dos que O temem
e a sua glória habitará na nossa terra. Refrão

Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade,
abraçaram-se a paz e a justiça.
A fidelidade vai germinar da terra
e a justiça descerá do Céu. Refrão

O Senhor dará ainda o que é bom
e a nossa terra produzirá os seus frutos.
A justiça caminhará à sua frente
e a paz seguirá os seus passos. Refrão

ALELUIA
Refrão: Aleluia Repete-se
Eis que vem o Rei, Senhor de toda a terra,
libertar-nos do jugo do nosso cativeiro. Refrão

EVANGELHO Lc 5, 17-26
«Hoje vimos maravilhas»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Certo dia, enquanto Jesus ensinava, estavam entre a assistência fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as povoações da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e Ele tinha o poder do Senhor para operar curas. Apareceram então uns homens, trazendo num catre um paralítico; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus. Como não encontraram modo de o introduzir, por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com o catre, deixando-o no meio da assistência, diante de Jesus. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados». Os escribas e fariseus começaram a pensar: «Quem é este que profere blasfémias? Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Mas Jesus, que lia nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados... Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa». Logo ele se levantou à vista de todos, tomou a enxerga em que estivera deitado e foi para casa, dando glória a Deus. Ficaram todos muito admirados e davam glória a Deus; e, cheios de temor, diziam: «Hoje vimos maravilhas».

 
Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio do Advento I

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 105, 4-5; Is 38,3
Vinde visitar-nos, Senhor, e dai-nos a paz,
para que nos alegremos de todo o coração na vossa presença.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Is 35, 1-10: Os tempos do Messias são anunciados pelo profeta como um novo paraíso. O profeta, que é, ao mesmo tempo, um poeta, anuncia, por meio de imagens cheias de otimismo e beleza, a transformação feliz de todas as coisas: o deserto será jardim, o que é fraco será revestido de força, o que é árido tornar-se-á viçoso. São imagens que, já desde longa data, anunciavam a renovação trazida ao mundo pelo Filho de Deus; agora exprimem o júbilo e a alegria da Igreja nesta expectativa da vinda do Senhor, que ela celebra no Advento.

 

Lc 5, 17-26: A leitura do Evangelho vem mostrar que as promessas do profeta (I leitura) se cumpriram em Jesus. O enfermo, jazendo no catre, é imagem de toda a humanidade entregue a si mesma, sem ter quem a salve. O encontro com Jesus foi para o enfermo a cura da doença, o perdão dos pecados, a fonte da alegria. E quem o presenciou soube reconhecer o dom de Deus e proclamar as suas maravilhas. Há de ser assim a atitude de quem reconhece, no Filho de Deus que vem, o seu Salvador.

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 

10.00 horas: Funeral em Nisa

 

 

PENSAMENTO DO DIA

 

 

«Buscai primeiramente o que une, em vez de buscar o que divide»

São João XXIII

 

A VOZ DO PASTOR

 

 

LEVANTA-TE, JOSÉ, E PÕE-TE A CAMINHO...

 

E o jovem José levantou-se... e partiu! Enamorado pela sua jovem esposa e fiel à sua missão, o sonho que o casal teria sobre a construção de uma vida familiar como tantas outras famílias do seu tempo, uma família discreta, fiel, simples e feliz ao jeito de ambos, levou alguns acertos. O facto de um e outro se terem associado à aventura de Deus na história dos homens fê-los percorrer outros caminhos que não os que tinham planeado. José, “levanta-te, toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egito!...Herodes vai procurar o Menino para o matar!... José levantou-se de noite, tomou o Menino e sua Mãe e partiu para o Egito” (Mt 2,13-14).

Nestes tempos em que tantos jovens veem os seus planos desfeitos ou não realizáveis pelos condicionalismos em que vivemos, nestes tempos em que tantos procuram construir a sua vida ao som de modas, sempre frágeis e transitórias, José pode ser exemplo e estímulo para quem busca sentido para a vida! Se na vida é importante não esquecer Jesus e Maria, também é necessário fugir dos perigos, nem que seja de burriquito, é mais ecológico embora mais gravoso para o solípede!...

Nesta seriedade e confiança, nem sempre o que nos parece mais fácil, mais agradável e melhor, nem sempre aquilo que sonhamos ter e ser será o caminho a trilhar. As tomadas de decisão rápidas, sem reflexão e discernimento, contando apenas com uma momentânea, pessoal e entusiasmada ‘clarividência’, podem acabar por frustrar e deixar um vazio interior a influenciar negativamente a vida pessoal, familiar e social. Abraçar todas as modas como se todas fossem do melhor e mais barato, adotá-las como se fosse uma exigência da liberdade, pode enganar, pode ter efeitos contraproducentes, pode fazer olhar muitas vezes ao espelho e correr em vão. Sendo transitórias, modas há que, se se tornam centro de todos os interesses e motivações de alguém, podem, enquanto duram, gerar uma certa miopia e escravizar, logo deixando o vazio e a necessidade de saltar para outra, gerando inconstância....

Hoje vivemos um tempo de modas. Algumas, porém, não vestem bem. Não me refiro às novidades que o pensamento, a cultura, a ciência, a arte e o progresso nos trazem que são sempre desejáveis e de aplaudir. Refiro-me a modas ideológicas e outras que tais. Com a pretensão de tudo construir a partir do zero, ambiciona-se esquecer o passado e os seus valores civilizacionais. É uma espécie de doença de Alzheimer provocada. Deseja-se privilegiar e forçar a perda voluntária da memória e o esforço sofrido de tantos e tantos de que a História nos dá conta. É fácil, é mesmo muito fácil destruir, sobretudo quando pessoas influentes se endeusam, pensam e agem como se até o próprio Deus tivesse de lhes pedir desculpa pelo facto de existir!...

Quando tais pigmeus se colocam assim em bicos de pés, quando acendem o candelabro da sua importância na intenção de provocar luz e luz em abundância para darem nas vistas, o quadro da luz dispara, vai abaixo, os fusíveis não aguentam, as trevas saltam arrogantes, Babel reaparece porque as antenas humanas deixam de captar as ondas de Deus.

Nestes tempos belos que são os nossos, se é preciso que todos tenhamos olho fino e pé ligeiro para discernir e optar por aquilo que de melhor a vida nos oferece, o Papa Francisco não deixa de fazer um apelo muito particular aos jovens de todo o mundo para que se levantem e venham testemunhar aquilo em que acreditam, com alegria e esperança, com convicção e firmeza, com Jesus e Maria, e a exemplo de José.

José, no silêncio de si mesmo e perante as dificuldades e os condicionalismos da sua situação concreta, não bateu o pé, não encaprichou, não desistiu, não orientou a sua vida pensando apenas em si. Confiou, arriscou, mas não arriscou como lhe deu na gana, como fruto de impulsos momentâneos ou confiando apenas nas suas próprias forças. Colocou-se à escuta de Deus e partilhou com Maria as dificuldades a vencer, sabendo que Jesus estava presente. Tal atitude rasgou-lhe horizontes de vida, fê-lo ser fiel a Deus, à família e ao trabalho, fê-lo dar razões da sua esperança, quer quando teve de emigrar para o Egito, quer quando viveu nas periferias geográficas de Belém e Nazaré, quer mesmo trabalhando como humilde carpinteiro entre alegrias e dificuldades. No seio desta família das periferias nasceu e viveu Jesus. A sua pessoa, porém, influenciou e beneficiou toda a Humanidade e toda a História, apaixonou pessoas e povos, transformou e construiu uma nova civilização com valores éticos e morais jamais apontados, manifestou-se como o princípio e o fim, o alfa e o ómega, o Filho de Deus, o Salvador, o Caminho, a Verdade e a Vida. Obedecendo ao seu mandato, os seus discípulos, sobretudo os jovens, foram e continuam a ir de terra em terra a anunciar o seu reino de justiça, de verdade, de amor e de paz. Muitos outros o fariam se d’Ele tivessem ouvido falar, o encontrassem e conhecessem. São Francisco Xavier, aquele que partiu para o oriente e que hoje celebramos, impressionado com aquelas periferias e desgostado por não lhes conseguir transmitir tudo quanto elas desejavam saber, chegou a exclamar: “Muitas vezes me vem ao pensamento ir aos colégios da Europa, levantando a voz como homem que perdeu o juízo e, principalmente, à Universidade de Paris, falando na Sorbona aos que têm mais letras que vontade para se disporem a fortificar com elas”, e a se conformarem mais com a vontade de Deus do que com as suas próprias inclinações.

No dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, Padroeira de Portugal, às quinze horas, na igreja matriz da paróquia de São José Operário, na cidade de Castelo Branco, encerramos este Ano dedicado a São José pelo Papa Francisco.

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 03-12-2021.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário