segunda-feira, 12 de março de 2018





PARÓQUIAS DE NISA

Terça, 13 de março de 2018


           



Terça da IV semana da quaresma







TERÇA-FEIRA da semana IV

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.

L 1 Ez 47, 1-9. 12; Sal 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9
Ev Jo 5, 1-3a. 5-16


* 5.º aniversário da eleição do Papa Francisco (2013). Onde se fizerem celebrações especiais, pode dizer-se a Missa do aniversário da eleição do Papa. Em todas as Missas, quando houver oração universal, incluir-se-á uma intenção especial pelo Papa.
 
* Aniversário da Ordenação episcopal de D. Manuel Pelino Domingues, Bispo Emérito de Santarém – (1988).



MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Is 55, 1
Todos vós que tendes sede, vinde à nascente das águas. Todos vós que não tendes dinheiro, vinde e bebei com alegria.


ORAÇÃO
Fazei, Senhor, que a observância deste santo tempo da Quaresma disponha o coração dos vossos fiéis para celebrarem dignamente o mistério pascal e anunciarem aos homens a alegria da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Ez 47, 1-9.12
«Vi a água sair do templo
e todos aqueles a quem chegou esta água foram salvos»


Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, o Anjo reconduziu-me à entrada do templo. Debaixo do limiar da porta saía água, em direção ao Oriente, pois a fachada do templo estava voltada para o Oriente. As águas corriam da parte inferior, do lado direito do templo, ao sul do altar. O Anjo fez-me sair pela porta setentrional e contornar o templo por fora, até à porta exterior, que está voltada para o Oriente. As águas corriam do lado direito. Depois saiu na direcção do Oriente com uma corda na mão; mediu mil côvados e mandou-me atravessar: a água chegava-me aos tornozelos. Mediu outros mil côvados e mandou-me atravessar: a água chegava-me aos joelhos. Mediu ainda mil côvados e mandou-me atravessar: a água chegava-me à cintura. Por fim, mediu mais mil côvados: era uma torrente que eu não podia atravessar. As águas tinham aumentado até se perder o pé, formando um rio impossível de transpor. Disse-me então o Anjo: «Viste, filho do homem?» E fez-me voltar para a margem da torrente. Quando cheguei, vi nas margens da torrente uma grande quantidade de árvores, de um e outro lado. O Anjo disse-me: «Esta água corre para a região oriental, desce até Arabá e entra no mar, para que as suas águas se tornem salubres. Em toda a parte aonde chegar esta torrente, todo o ser vivo que nela se move terá novo alento e o peixe será muito abundante. Porque aonde esta água chegar, tornar-se-ão sãs as outras águas e haverá vida por toda a parte aonde chegar esta torrente. À beira da torrente, nas duas margens, crescerá toda a espécie de árvores de fruto: a sua folhagem não murchará, nem acabarão os seus frutos. Todos os meses darão frutos novos, porque as águas vêm do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio».

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 45 (46), 2-3.5-6.8-9 (R. 8)
Refrão: O Senhor do Universo está connosco,
o Deus de Jacob é a nossa fortaleza. Repete-se


Deus é o nosso refúgio e a nossa força,
auxílio sempre pronto na adversidade.
Por isso nada receamos, ainda que a terra vacile
e os montes se precipitem no fundo do mar. Refrão

Os braços dum rio alegram a cidade de Deus,
a mais santa das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela e a torna inabalável,
Deus a protege desde o romper da aurora. Refrão

O Senhor dos Exércitos está connosco,
o Deus de Jacob é a nossa fortaleza.
Vinde e contemplai as obras do Senhor,
as maravilhas que realizou na terra. Refrão


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Salmo 50 (51), 12a.14a
Refrão: Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai. Repete-se

Criai em mim, Senhor, um coração puro,
dai-me de novo a alegria da vossa salvação. Refrão


EVANGELHO Jo 5, 1-3a.5-16
«No mesmo instante o homem ficou são»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, chamada, em hebraico, Betsatá, que tem cinco pórticos. Ali jazia um grande número de enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: «Queres ser curado?» O enfermo respondeu-Lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda». No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. Ora aquele dia era sábado. Diziam os judeus àquele que tinha sido curado: «Hoje é sábado: não podes levar a tua enxerga». Mas ele respondeu-lhes: «Aquele que me curou disse-me: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Perguntaram-lhe então: «Quem é que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha-Se afastado da multidão que estava naquele local. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Agora estás são. Não voltes a pecar, para que não te suceda coisa pior». O homem foi então dizer aos judeus que era Jesus quem o tinha curado. Desde então os judeus começaram a perseguir Jesus, por fazer isto num dia de sábado.
 
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei benignamente, Senhor, os dons que Vós mesmo nos destes para sustento da nossa vida mortal e transformai-os para nós em alimento de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Quaresma


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 22, 1-2
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados.
Conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Purificai, Senhor, o nosso espírito e renovai-o com os vossos divinos sacramentos, para que também o nosso corpo mortal receba o auxílio necessário na vida presente e na vida futura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.






 «Não há ventos favráveis para quem não sabe a que porto se dirige».




ARTUR SCHOPENAEUR





MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURAS: Ez 47, 1-9.12: Celebraremos hoje uma liturgia batismal: partindo do sinal da água (as duas leituras e o salmo) e através dele, somos iluminados sobre a significação última do banho batismal. Para o povo no exílio no tempo de Ezequiel, o templo era, no centro do universo, sinal da presença de Deus. A água é a fonte da vida, da ressurreição, e Jesus dirá que ela é sinal do Espírito Santo. Isto ela o é no Batismo, que na cidade de Deus, a Igreja, é como um rio que irriga e faz participar na vida de Cristo ressuscitado, pela força do Espírito Santo.

Jo 5, 1-3a.5-16: Movido pelo Espírito da Ressurreição, o homem, desde longa data enfermo, é liberto do pecado, fica são pela vida que Jesus lhe comunica, e assim curado, libertado, perdoado, ressuscitado em Jesus - que é e dá a Vida - caminha são, e é convidado a não mais pecar.


 
ORAÇÃO: Senhor, concede-nos que amemos sempre a Vida






AGENDA

16.00 horas: Confissões Na Amieira
16.00 horas: Confissões na Falagueira
16.00 horas: Confissões no Monte Claro
18.00 horas: Missa em Nisa – Espírito Santo
21.00 horas: Reunião do Movimento dos Cursos de Cristandade.





VOZ DO PASTOR

NEM ERA UM RAPAZ, NEM ERA AZARIAS … E LEVARAM O CÃO!...

D. Antonino Dias, bispo

Quando os pais de Tobias o mandaram procurar um companheiro de confiança para ir com ele recuperar um dinheiro – 300 quilos de prata - que tinham deixado a Gabael, em Rages, na Média, Tobias encontrou, logo à saída da porta, um jovem que se fez encontrado e que pedia trabalho. Tobias foi apresentá-lo ao pai que quis saber de que família e de que tribo era e qual o seu nome. Satisfeito com as informações dadas pelo jovem, ficou a saber que se chamava Azarias, que conhecia todos as planícies, montanhas e caminhos até chegar a essa terra, e que até já se tinha hospedado em casa desse tal Gabael. Alinhado o acordo, Azarias ficou contratado para acompanhar Tobias. Antes de partirem, Azarias prometeu a Tobit, pai de Tobias, que em breve iria recuperar a vista. Como sabemos, a pontaria de um pardalito sem problemas de obstipação, traquina e atrevido, tinha-lhe destruído a vista, quando ele, em tarde de assanhada canícula, descansava, de papo para o ar, lá no pátio da sua casa. Com o cão a acompanhá-los, Tobias e Azarias partiram então para Média ao encontro de Gabael. E de tal eficácia foi o companheirismo de Azarias que, ao passarem por Ecbátana, tendo pernoitado em casa de uma família cujo casal se chamava Raguel e Edna, convenceu Tobias a pedir a filha destes em casamento. E casaram!... E houve festa rija por largos dias! De tal forma foi o envolvimento na alegria dos preparativos para a festa, que, só depois, e a partir dali, Azarias, agora acompanhado por quatro criados e dois camelos lá de casa, foi junto de Gabael a buscar o dinheiro e a convidá-lo também para a festa. Tanto os noivos como os familiares e convidados, todos alinhavam no desejo e na preocupação de que o casamento acontecesse segundo os desígnios de Deus, que Deus o abençoasse e o protegesse. De facto, o matrimónio não é uma relação egoísta que se possa assumir de-ânimo-leve, nem a prazo. É uma relação de partilha onde a mulher e o homem crescem juntos e juntos, sabendo ultrapassar os solavancos da vida, vivem o presente com alegria e constroem o futuro com esperança a caminho da eternidade. O modo como Tobias, Sara, Raguel e Edna se tratavam, mostra como o matrimónio amplia a relação familiar e, ao mesmo tempo, como abre a família à sociedade, deixando constatar também como a alegria da mãe é a presença viva dos filhos e a alegria do pai é ver os filhos bem-sucedidos na aventura da vida. Mas todos procuravam contribuir para que isso pudesse traduzir-se em realidade, sem intromissões indevidas, com discrição e em liberdade responsável.
Quando Tobias ganhou balanço e coragem para pedir Sara em casamento, o pai de Sara, Raguel, com uma certa dúvida sobre o futuro do casamento, pois sabia das mágoas que a sua filha já tinha sofrido, depois do convincente parlatório do pretendente, disse-lhe: “A minha filha vai ser-te dada em casamento … Que o Senhor do céu vos ajude … vos conceda a Sua misericórdia e a Sua paz”. Após os bem-sucedidos festejos do casamento, despediu-se dele, dizendo-lhe: “…Vai em paz. Que o Senhor do céu te conduza a ti e à tua esposa Sara pelo bom caminho...” E disse a Sara: “…Vai em paz minha filha! Que eu tenha sempre boas notícias tuas durante toda a minha vida”. A mãe de Sara, Edna, por sua vez, muito lacrimosa pela filha, disse a Tobias, agora seu estimado genro: “Meu filho Tobias… que o Senhor um dia te faça voltar e que, antes de morrer, eu possa ver os teus filhos e de minha filha Sara. Não lhe causes tristeza durante todos os dias da tua vida. Vai em paz…”. Ao se afastarem, Tobias reafirma-lhes: “Que eu seja digno de vós, todos os dias da minha vida”.
Quando chegaram a casa de Tobit e Ana, pais de Tobias, que não tinham estado nem sabiam do casamento, encontraram-nos preocupados com tanta demora do filho nessa viagem. Lá se explicaram sobre o porquê da demora e Azarias não perdeu tempo. Com o fel que Tobias tinha arrancado ao peixe que o assustara quando, na viagem, lavava os pés no rio, fez com que Tobit, pai de Tobias, recuperasse a vista. Agradecido e testemunhando a todos que Deus teve misericórdia dele e lhe devolveu a visão, Tobit saiu eufórico ao encontro de Sara, esposa de seu filho, e deu-lhe a bênção: “Sê bem-vinda, minha filha! …Sê bem-vinda a esta casa. Fica alegre e à vontade. Entra…”. E “todos os judeus que viviam em Nínive … durante sete dias festejaram alegremente o casamento de Tobias”.
Para sossego dos mais curiosos e impacientes com o que lhe terá acontecido, sei que o cão foi e regressou com eles, são e salvo. Não sei é se conseguiu entrar nalgum restaurante, se era perigoso, se tinha pedigree, se levava trela ou açaime, se tomava banho, se tinha as vacinas em dia, se constava lá no registo canino do tempo... sim, nada consta, nada disso eu sei.
Mas chega agora um delicado momento, até porque Tobias, filho de um judeu justo, bom e fiel a Deus e aos homens, tinha sido educado na verdade, na justiça, na gratidão e no respeito pelos outros. Era preciso fazer as contas com o rapaz, com Azarias: “Pai, quanto lhe devo dar? Ele conduziu-me são e salvo, libertou a minha mulher, resgatou o dinheiro e ainda o curou a si. Como é que lhe vou pagar?”. Chamaram o jovem e acordaram pagar-lhe metade de quanto tinham trazido. Azarias, porém, não era quem dizia ser, muito menos quem eles pensavam que fosse. Depois de mais alguma conversa sobre deveres da pessoa para com Deus, para consigo mesma e para com o próximo, Azarias apresentou-se-lhes e os dois ficaram boquiabertos e caíram de rosto por terra: “… Eu sou Rafael, um dos sete anjos… Não tenhais medo! Que a paz esteja convosco! Bendizei a Deus para sempre …Vós julgáveis que eu comia, mas era só aparência. Agora, bendizei ao Senhor na terra e agradecei a Deus. Vou voltar para aquele que me enviou …”.
Tobias e Sara, cientes de que o casamento era para sempre e que os devia levar a crescer juntos com abertura para Deus que os amava e unira, logo depois do casamento convidaram-se mutuamente à oração. Rezaram juntos, deram graças a Deus pelo dom de cada um deles para o outro e para o bem de ambos. Pediram ao Senhor que lhes concedesse a sua misericórdia e a sua proteção. Que tivesse piedade deles e os fizesse chegar juntos a uma ditosa velhice.
Na verdade, quando a vida e as opções fundamentais da vida, como, por exemplo, a constituição duma família, quando todas as coisas se assumem com responsabilidade e tudo é sonhado em Deus e com Deus, Deus está, não falha, e até nos confia a um Anjo da Guarda que nos rege, protege e ilumina. O justo nunca vive sozinho, está sempre acompanhado e protegido por Deus. ((Aconselho a ler este pequeno livro sapiencial do Velho Testamento, o Livro de Tobias, uma espécie de romance ou novela que transmite belos ensinamentos e se lê com muito agrado e proveito)).

Antonino Dias
Portalegre, 09-03-2918





Sem comentários:

Enviar um comentário