PARÓQUIAS DE NISA
Segunda, 07 de fevereiro de 2022
Segunda-feira da V semana do tempo comum
LITURGIA
Segunda-feira da semana V
Cinco Chagas do Senhor – FESTA
Vermelho – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. da Cruz.
L1: Is 53, 1-10; Sal 21 (22), 7-8. 15. 17-18a. 22-23
Ev: Jo 19, 28-37 ou Jo 20, 24-29
* Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial.
* Na Congregação Salesiana – B. Pio IX, Papa – MF
* Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria.
* Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – I Vésp. do
Imaculado Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria.
AS
CINCO CHAGAS DO SENHOR
Nota Histórica
O culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu
na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da ressurreição, foi sempre uma
devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. São
disso testemunho a literatura religiosa e a onomástica referente a pessoas e
instituições. Os Lusíadas sintetizam (I, 7) o simbolismo que tradicionalmente
relaciona as armas da bandeira nacional com as Chagas de Cristo. Assim, os
Romanos Pontífices, a partir de Bento XIV, concederam para Portugal uma festa
particular, que ultimamente veio a ser fixada neste dia.
MISSA
ANTÍFONA DE ENTRADA Is
53, 5
Cristo foi trespassado por causa das nossas culpas
e esmagado por causa das nossas iniquidades.
Pelas suas Chagas fomos curados.
Diz-se o Glória.
ORAÇÃO COLECTA
Deus de infinita misericórdia,
que por meio do vosso Filho Unigénito, pregado na cruz, quisestes salvar todos
os homens,
concedei-nos que, venerando na terra as suas santas Chagas, mereçamos gozar no
Céu o fruto redentor do seu Sangue.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Is 53, 1-10
Foi trespassado por causa das nossas culpas»
Leitura do Livro
de Isaías
Quem
acreditou no que ouvimos dizer?
A quem se revelou o braço do Senhor?
O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento,
como raiz numa terra árida,
sem distinção nem beleza para atrair o nosso olhar
nem aspecto agradável que possa cativar-nos.
Desprezado e repelido pelos homens,
homem de dores, acostumado ao sofrimento,
era como aquele de quem se desvia o rosto,
pessoa desprezível e sem valor para nós.
Ele suportou as nossas enfermidades
e tomou sobre si as nossas dores.
Mas nós víamos nele um homem castigado,
ferido por Deus e humilhado.
Ele foi trespassado por causa das nossas culpas
e esmagado por causa das nossas iniquidades.
Caiu sobre ele o castigo que nos salva:
pelas suas chagas fomos curados.
Todos nós, como ovelhas, andávamos errantes,
cada qual seguia o seu caminho.
E o Senhor fez cair sobre ele as faltas de todos nós.
Maltratado, humilhou-se voluntariamente
e não abriu a boca.
Como cordeiro levado ao matadouro,
como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam,
ele não abriu a boca.
Foi eliminado por sentença iníqua,
mas, quem se preocupa com a sua sorte?
Foi arrancado da terra dos vivos
e ferido de morte pelos pecados do seu povo.
Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios
e um túmulo no meio de malfeitores,
embora não tivesse cometido injustiça
nem se tivesse encontrado mentira na sua boca.
Aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento.
Mas se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação,
terá uma descendência duradoira,
viverá longos dias
e a obra do Senhor prosperará em suas mãos.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 21 (22), 7-8.15.17-18a.22-23 (R. 18ab)
Refrão: Trespassaram as minhas mãos e os
meus pés,
posso contar todos os meus ossos.
Eu sou um verme e não um homem,
o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe.
Todos os que me vêem escarnecem de mim,
estendem os lábios e meneiam a cabeça.
Sou como água derramada,
desconjuntam-se todos os meus ossos.
O meu coração tornou-se como cera
e derreteu-se dentro do meu peito.
Matilhas de cães me rodearam,
cercou-me um bando de malfeitores.
Trespassaram as minhas mãos e os os meus pés,
posso contar todos os meus ossos.
Salvai-me das fauces do leão
e dos chifres dos búfalos livrai este infeliz.
Hei de falar do vosso nome aos meus irmãos,
hei de louvar-Vos no meio da assembleia.
ALELUIA Jo 19, 34
Refrão: Aleluia. Repete-se
Um dos soldados trespassou o lado do Senhor
e logo saiu sangue e água. Refrão
Em vez deste Evangelho, pode utilizar-se
o que se lhe segue.
EVANGELHO Jo 19, 28-37
«Hão de olhar para Aquele que trespassaram»
Evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele
tempo,
sabendo que tudo estava consumado
e para que se cumprisse a Escritura,
Jesus disse:
«Tenho sede».
Estava ali um vaso cheio de vinagre.
Prenderam a uma vara uma esponja embebida em vinagre
e levaram-Lha à boca.
Quando Jesus tomou o vinagre, exclamou:
«Tudo está consumado».
E, inclinando a cabeça, expirou.
Por ser a Preparação da Páscoa,
e para que os corpos não ficassem na cruz durante o sábado
– era um grande dia aquele sábado –
os judeus pediram a Pilatos
que se lhes quebrassem as pernas e fossem retirados.
Os soldados vieram e quebraram as pernas ao primeiro,
depois ao outro que tinha sido crucificado com ele.
Ao chegarem a Jesus, vendo-O já morto,
não Lhe quebraram as pernas,
mas um dos soldados trespassou-Lhe o lado com uma lança,
e logo saiu sangue e água.
Aquele que viu é que dá testemunho
e o seu testemunho é verdadeiro.
Ele sabe que diz a verdade,
para que também vós acrediteis.
Assim aconteceu para se cumprir a Escritura, que diz:
«Nenhum osso lhe será quebrado».
Diz ainda outra passagem da Escritura:
«Hão de olhar para Aquele que trespassaram».
Palavra da salvação.
Em vez do Evangelho precedente, pode ler-se o seguinte:
EVANGELHO Jo 20, 24-29
«Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;
aproxima a tua mão e mete-a no meu lado»
Evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele
tempo,
Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo,
não estava com eles quando veio Jesus.
Disseram-lhe os outros discípulos:
«Vimos o Senhor».
Mas ele respondeu-lhes:
«Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos,
se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado,
não acreditarei».
Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa
e Tomé com eles.
Veio Jesus, estando as portas fechadas,
apresentou-Se no meio deles e disse:
«A paz esteja convosco».
Depois disse a Tomé:
«Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos;
aproxima a tua mão e mete-a no meu lado;
e não sejas incrédulo, mas crente».
Tomé respondeu-Lhe:
«Meu Senhor e meu Deus!».
Disse-lhe Jesus:
«Porque Me viste acreditaste:
felizes os que acreditam sem terem visto».
Palavra da salvação.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei, Senhor, os dons que trazemos ao vosso altar
e fazei que, unidos a Jesus, mediador da nova aliança,
renovemos nestes santos mistérios
a aspersão redentora do seu Sangue
que brota das suas santas Chagas.
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
PREFÁCIO As santas Chagas de Cristo na
cruz
V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto.
R. O nosso coração está em Deus.
V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.
R. É nosso dever, é nossa salvação.
Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,
é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação
dar-Vos graças, sempre e em toda a parte,
por Cristo nosso Senhor.
Ele foi trespassado por causa das nossas culpas
e suportou as nossas enfermidades em seu Corpo,
sobre o madeiro da cruz,
para que, mortos para o pecado,
vivamos, pelo seu Sangue, para a justiça e santidade
e, fortalecidos na fé,
enraizados na caridade,
firmes na esperança,
alcancemos a herança da vida eterna.
Por isso, com os Anjos e os Santos,
proclamamos a vossa glória,
cantando numa só voz:
Santo, Santo, Santo.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO Lc 24, 38
Vede as minhas mãos e os meus pés, diz o Senhor.
Sou Eu.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com o pão da vida,
concedei-nos que, celebrando dignamente
as gloriosas Chagas do nosso Salvador,
dêmos testemunho do seu mistério pascal na nossa vida.
Por Nosso Senhor.
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA
1. Leitura: - Lê, respeita, situa o que lês.
- Detém-te no conteúdo de fé e da
passagem que leste
2. Meditação: - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.
- Deixa que a passagem da Palavra de
Deus que leste “leia a tua vida”
3. Oração: - Louva o Senhor, suplica, escuta.
- Dirige-te a Deus que te falou através
da Sua Palavra.
LEITURAS:
AGENDA DO DIA:
09.30
horas: Missa em Nisa, Nossa Senhora da Graça.
Entrega so símbolos JMJ às paróquias do
Gavião
IGREJAS DA ZONA
PASTORAL DE MISA:
A VOZ DO PASTOR
UMA PASTORAL DE BILHAR?...
Alto aí, amigo, por favor não dispare! A
expressão não é minha. Aparece entre aspas no texto duma conferência que ouvi a
Rossano Sala, mas tem a sua graça e sentido. É sabedoria de farmácia italiana,
em comprimido. Trazer esta expressão à baila, aqui e agora, espero que não
desague em escândalo ‘pusilorum’ ou ‘phariseorum’, vindo alguém
dizer-me que perdi uma grande oportunidade para estar calado! Paciência!...
A Bíblia diz-nos que há tempo para tudo.
Também para tocar, cantar, bailar e rir, pois até no bater de asas de uma
avestruz há alegria. O coração alegre aformoseia o rosto, diz-se por lá.
Estudos sobre o humor no Antigo e Novo Testamento relatam que Deus até cria
expressões que raspam o absurdo só para denunciar certas atitudes e situações
ridículas de quem se julga muito sábio e sabido. Alguns salmos falam do riso de
Deus, zombando. Sara confessa que Deus a fez rir. Riu de incredulidade porque
não queria acreditar. Riu de espanto porque aconteceu o que lhe parecia um
disparate sem igual. Na vida de Jesus também há muitas cenas que fazem rir, Ele
é fonte de alegria. Muitas das reações de espanto ou de fúria de quem presencia
o que Ele diz e faz são mesmo dignas de fazer ecoar umas gargalhadas bem
sonoras. Ele veio para que tivéssemos a alegria, e a nossa alegria fosse
completa.
Chesterton afirmava que o humor corresponde à
virtude humana da humildade e é mais divino porque, pelo menos por uns
instantes, tem uma perceção maior dos mistérios. São Tomás Moro rezava-se
assim: “...Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de
compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e
para dá-la de presente aos outros”. O Papa Francisco diz que “o santo é capaz
de viver com alegria e sentido de humor”. Bento XVI, ao escrever sobre a
alegria, afirmou que onde falta a alegria, onde morre o humor, ali não está nem
sequer o Espírito de Cristo. Para Jacques Maritain, uma sociedade que
perde o sentido do humor prepara o seu próprio enterro.
Deve ser para contrariar essa possibilidade
do funeral lusitano que alguns líderes políticos da nossa praça reconhecem
humor refinado nos disparates que os outros vão fazendo ecoar. O povo tem mesmo
razão: um santo triste é um triste santo. Mas cuidado, se tristezas não pagam
dívidas, podem complicar a vida, ou não tanto, como, aliás, aconteceu com os
protagonistas do filme brasileiro de 1944 com esse título.
Quem tem e provoca humor, não quer dizer que
esteja a fazer crítica negativa e tonta contra alguém ou alguma coisa. Não quer
dizer que esteja a puxar para trás ou a espernear contra a comunhão eclesial de
forma descabelada. Seria mesmo humor de alto gabarito se nos ambientes mais
seráficos ou ‘ai Jesus’ o viessem a considerar de herético. É evidente que não
estamos a falar do pretenso humor ou do humor forçado, daquele humor que é rude
e brejeiro, que humilha, escandaliza e destrói. Falamos do humor inteligente,
do bom humor, do humor que edifica e dispõe bem, que não ofende e até quebra o
gelo relacional. Embora esse dom não se possa comprar nem ande por aí muito a
cotio, há sempre quem esteja atento e saiba tirar partido donde menos se
espera, com piada.
Ora, a expressão em título, ‘Pastoral de
bilhar’, está num contexto que cita documentos e iniciativas pastorais em
catadupa, provenientes de cima, do lado, de baixo, de todos os cantos até lhe
chegar com o dedo. A expressão surge aí a insinuar que é difícil ter pedalada
para acompanhar tanta coisa em ritmo tão rápido, correndo o risco de fazermos
da pastoral uma pastoral de bilhar. Isto é, uma pastoral em que uma iniciativa
ou documento mete o anterior no buraco, sem somar pontos, sem saborear a sua
receção ou celebração. E mesmo que se meta a mão na caçapa e se traga de novo o
dito cujo à mesa do jogo, o taco da vontade logo o encaçapa de novo. Esta
abundância de coisas, por um lado é positiva, sacode, forma, desafia, faz com
que ninguém adormeça. Por outro lado, acaba por girar uma certa fadiga amarga
em muitas pessoas e comunidades, baralhadas por não conseguirem levar à letra,
e ao ritmo desejado, o que se propõe. Mesmo que haja sempre quem prefira ficar
à janela a ver os outros a partir, quase todos desejam correr em pelotão, na
esperança dum sprint final em jeito sinodal e da coroa láurea para todos. Mas,
atentos ao que se vê, diz e ouve por estes meios despovoados, dificilmente
temos pessoas com idade, formação, entusiasmo e empenho para abraçar tudo
quanto chega em documentos e possam provocar, com a sua receção e entusiasmo,
uma forma diferente de estar em consonância com os objetivos propostos. Com
tanta abundância de desafios e não menos pressa na resposta existencial,
resposta pessoal e comunitária, com certeza que muitos se desunharão, e bem, é
verdade. A maioria, porém, dadas as circunstâncias apontadas de uns e as
ocupações de outros que nem tempo lhes sobra para viverem calma e serenamente, haverá muita dificuldade em conseguir
qualquer processo ou percurso prático que, de facto, forme e faça crescer,
mudando e transformando. Com notável peso nesta situação, estão ainda os
efeitos da pandemia que afastou uns, fez desistir outros e deu pretexto a
muitos para abandonarem o empenho e a colaboração que prestavam.
Mas siga a marcha, isto está mesmo a mudar. O
que é é e o que deve ser será. Deus não dorme e o Espírito Santo não está
acorrentado. Sempre desejamos permanecer na escuta e perceber o que Ele nos
quer dizer. O Santo Padre, desde que assumiu o sólio pontifício, é o primeiro
nessa escuta e a esticar a corda. Como nos aconselha a fazer, ora vai à frente
a puxar, ora vai atrás a empurrar, ora vai ao lado a animar, ora se senta ao
lado a apreciar o desempenho, ora, qual treinador experimentado, bate na muche
a puxar para que todos, em equipa, deem mais dinâmica e beleza ao jogo, mesmo
que haja quem se arvore em árbitro para mandar terminar o desafio e recolher à
sacristia.
Haja alegria na responsabilidade. Saibamos
acompanhar, viver e fazer, sempre abertos ao que é diferente e às surpresas de
Deus. O 2º Secretário-Geral das Nações Unidas,
Dag, sueco, falecido em 1961 em acidente aéreo mal esclarecido, e sobre o qual
John Kennedy disse ser "o maior estadista do nosso século", escreveu
assim: "Quando nasceste, todos riam, só tu choravas. Vive de maneira tal
que, quando morreres, todos chorem e só tu não tenhas lágrimas para
verter".
Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 04-02-2022.
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