quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

 



PARÓQUIAS DE NISA

  

Quinta, 10 de fevereiro de 2022

  

Quinta-feira da V semana do tempo comum

   

 

LITURGIA

 

 

Quinta-feira da semana V

S. Escolástica, virgem – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L1: 1 Reis 11, 4-13; Sal 105 (106), 3-4. 35-36. 37 e 40
Ev: Mc 7, 24-30

* Na Ordem Beneditina – S. Escolástica. Nas Comunidades femininas – SOLENIDADE; nas Comunidades masculinas – FESTA
* Na Ordem de Cister – S. Escolástica, irmã de S. Bento, monja – FESTA
* Na Congregação das Irmãs Pias Discípulas do Divino Mestre da Família Paulista – Aniversário da fundação (1924).

 

S. ESCOLÁSTICA, virgem

 

Nota Histórica:

Escolástica, irmã de S. Bento, nasceu em Núrsia (Úmbria) cerca do ano 480. Consagrou-se a Deus, como seu irmão, e seguiu-o para Cassino, onde morreu aproximadamente em 547.

 

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Esta é a virgem sábia e prudente,

que, de lâmpada acesa, foi ao encontro de Cristo.

 

ORAÇÃO COLECTA

Ao celebrarmos a memória de Santa Escolástica, nós Vos pedimos, Senhor, que, a seu exemplo, Vos sirvamos de coração sincero e alcancemos a verdadeira felicidade no vosso amor. Por Nosso Senhor

 

LEITURA I 1 Reis 11, 4-13
«Porque não respeitaste a minha aliança, vou tirar-te o reino,
mas darei uma tribo a teu filho, em atenção a David»


A sabedoria de Salomão não evitou que, no fim da vida, ele se deixasse levar pelas influências pagãs dos países vizinhos, através das mulheres estrangeiras que o dominaram. Prestou culto aos ídolos dos pagãos e chegou a erguer-lhes templos. Ainda hoje os israelitas continuam a chamar “Monte do Escândalo” à colina a nascente de Jerusalém, onde Salomão adorou os ídolos dos gentios.

Leitura do Primeiro Livro dos Reis


Quando Salomão envelheceu, as suas mulheres desviaram-lhe o coração para outros deuses e o seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como pertencera o de seu pai, David. Salomão prestou culto a Astarté, divindade dos sidónios, e a Milcom, ídolo dos amonitas. Praticou o que era desagradável ao Senhor e não Lhe obedeceu inteiramente, como seu pai, David. Nesse tempo, Salomão chegou a construir, no monte que fica a leste de Jerusalém, um santuário a Camos, ídolo de Moab, e a Moloc, ídolo dos amonitas. E fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, que ofereciam incenso e sacrifícios aos seus deuses. O Senhor indignou-Se contra Salomão, porque o seu coração se desviara do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes e lhe ordenara expressamente que não seguisse outros deuses. Mas o rei não cumpriu as ordens do Senhor. Então o Senhor disse a Salomão: «Porque procedeste assim para comigo e não respeitaste a minha aliança nem as ordens que te dei, vou tirar-te o reino e dá-lo a um dos teus servos. Não o farei, porém, durante a tua vida, em atenção a teu pai, David; mas vou arrebatá-lo das mãos do teu filho. Não lhe tirarei todo o reino, mas deixarei uma tribo a teu filho, em atenção ao meu servo David e a Jerusalém, a cidade que Eu escolhi».


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL
Salmo 105 (106), 3-4.35-36.37 e 40 (R. 4a)
Refrão: Lembrai-Vos de nós, Senhor,
por amor do vosso povo. Repete-se

Felizes os que observam o direito
e praticam sempre o que é justo.
Lembrai-Vos de nós, Senhor, por amor do vosso povo,
visitai-nos com a vossa salvação. Refrão

Andaram com os pagãos
e imitaram os seus costumes.
Prestaram culto aos seus ídolos,
que foram para eles uma armadilha. Refrão

Imolaram aos demónios
seus filhos e suas filhas.
Por isso se inflamou a ira do Senhor contra o seu povo
e Ele abominou a sua herança. Refrão


ALELUIA Tg 1, 21bc
Refrão: Aleluia Repete-se
Acolhei docilmente a palavra em vós plantada,
que pode salvar as vossas almas. Refrão


EVANGELHO Mc 7, 24-30
«Os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças»


É esta uma das narrações mais comoventes do Evangelho: a situação de angústia da mulher, a sua própria condição social, porque era, em relação a Jesus, uma estrangeira, a sua oração tão confiante, tão humilde e tão insistente, a sua fé, que tanto tocou o coração de Jesus, a ponto de Ele lhe elogiar essa sua fé e logo lhe conceder o que pedia. Assim se anunciavam os frutos da palavra de Jesus para além das fronteiras de Israel. O Filho de Deus veio ao mundo para todos os povos do mundo. Narrações como esta, também elas são revelações.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos


Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se para a região de Tiro e Sidónia. Entrou numa casa e não queria que ninguém o soubesse. Mas não pôde passar despercebido, pois logo uma mulher, cuja filha tinha um espírito impuro, ao ouvir falar d’Ele, veio prostrar-se a seus pés. A mulher era pagã, siro-fenícia de nascimento, e pediu-Lhe que expulsasse o demónio de sua filha. Mas Jesus respondeu-lhe: «Deixa primeiro que os filhos estejam saciados, pois não está certo tirar o pão dos filhos para o lançar aos cachorrinhos». Ela, porém, disse: «Senhor, também é verdade que os cachorrinhos comem debaixo da mesa as migalhas das crianças». Então Jesus respondeu-lhe: «Dizes muito bem. Podes voltar para casa, porque o demónio já saiu da tua filha». Ela voltou para casa e encontrou a criança deitada na cama. O demónio tinha saído.


Palavra da salvação.

 

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Ao proclamarmos as maravilhas que realizastes em Santa Escolástica, humildemente Vos pedimos, Senhor, que aceiteis a oferta do nosso ministério, como aceitastes os méritos da sua vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito
Santo.

 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO (MT 25,6)
Chegou o Esposo.

Ide ao encontro de Cristo Senhor.

 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Senhor nosso Deus, que nos fortaleceis com estes divinos mistérios, fazei que, a exemplo de Santa Escolástica, levando sempre em nosso corpo os sofrimentos de Cristo, vivamos somente para Vós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do
Espírito Santo.

 

 

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

 

LEITURAS: 1 Reis 11, 4-13: A sabedoria de Salomão não evitou que, no fim da vida, ele se deixasse levar pelas influências pagãs dos países vizinhos, através das mulheres estrangeiras que o dominaram. Prestou culto aos ídolos dos pagãos e chegou a erguer-lhes templos. Ainda hoje os israelitas continuam a chamar “Monte do Escândalo” à colina a nascente de Jerusalém, onde Salomão adorou os ídolos dos gentios.

Mc 7, 24-30: É esta uma das narrações mais comoventes do Evangelho: a situação de angústia da mulher, a sua própria condição social, porque era, em relação a Jesus, uma estrangeira, a sua oração tão confiante, tão humilde e tão insistente, a sua fé, que tanto tocou o coração de Jesus, a ponto de Ele lhe elogiar essa sua fé e logo lhe conceder o que pedia. Assim se anunciavam os frutos da palavra de Jesus para além das fronteiras de Israel. O Filho de Deus veio ao mundo para todos os povos do mundo. Narrações como esta, também elas são revelações.

 

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 

18.00 horas: Missa em Nisa, na igreja do Espírito Santo

 

 

 

IGREJAS DA ZONA PASTORAL DE MISA:

 

 

Capela de S. Marcos - Gáfete

 

 

A VOZ DO PASTOR

 

 

 

UMA PASTORAL DE BILHAR?...

 

Alto aí, amigo, por favor não dispare! A expressão não é minha. Aparece entre aspas no texto duma conferência que ouvi a Rossano Sala, mas tem a sua graça e sentido. É sabedoria de farmácia italiana, em comprimido. Trazer esta expressão à baila, aqui e agora, espero que não desague em escândalo ‘pusilorum’ ou ‘phariseorum’, vindo alguém dizer-me que perdi uma grande oportunidade para estar calado! Paciência!...

A Bíblia diz-nos que há tempo para tudo. Também para tocar, cantar, bailar e rir, pois até no bater de asas de uma avestruz há alegria. O coração alegre aformoseia o rosto, diz-se por lá. Estudos sobre o humor no Antigo e Novo Testamento relatam que Deus até cria expressões que raspam o absurdo só para denunciar certas atitudes e situações ridículas de quem se julga muito sábio e sabido. Alguns salmos falam do riso de Deus, zombando. Sara confessa que Deus a fez rir. Riu de incredulidade porque não queria acreditar. Riu de espanto porque aconteceu o que lhe parecia um disparate sem igual. Na vida de Jesus também há muitas cenas que fazem rir, Ele é fonte de alegria. Muitas das reações de espanto ou de fúria de quem presencia o que Ele diz e faz são mesmo dignas de fazer ecoar umas gargalhadas bem sonoras. Ele veio para que tivéssemos a alegria, e a nossa alegria fosse completa.

Chesterton afirmava que o humor corresponde à virtude humana da humildade e é mais divino porque, pelo menos por uns instantes, tem uma perceção maior dos mistérios. São Tomás Moro rezava-se assim: “...Dai-me, Senhor, o sentido do bom humor. Dai-me a graça de compreender uma piada, uma brincadeira, para conseguir um pouco de felicidade e para dá-la de presente aos outros”. O Papa Francisco diz que “o santo é capaz de viver com alegria e sentido de humor”. Bento XVI, ao escrever sobre a alegria, afirmou que onde falta a alegria, onde morre o humor, ali não está nem sequer o Espírito de Cristo. Para Jacques Maritain, uma sociedade que perde o sentido do humor prepara o seu próprio enterro.

Deve ser para contrariar essa possibilidade do funeral lusitano que alguns líderes políticos da nossa praça reconhecem humor refinado nos disparates que os outros vão fazendo ecoar. O povo tem mesmo razão: um santo triste é um triste santo. Mas cuidado, se tristezas não pagam dívidas, podem complicar a vida, ou não tanto, como, aliás, aconteceu com os protagonistas do filme brasileiro de 1944 com esse título.

Quem tem e provoca humor, não quer dizer que esteja a fazer crítica negativa e tonta contra alguém ou alguma coisa. Não quer dizer que esteja a puxar para trás ou a espernear contra a comunhão eclesial de forma descabelada. Seria mesmo humor de alto gabarito se nos ambientes mais seráficos ou ‘ai Jesus’ o viessem a considerar de herético. É evidente que não estamos a falar do pretenso humor ou do humor forçado, daquele humor que é rude e brejeiro, que humilha, escandaliza e destrói. Falamos do humor inteligente, do bom humor, do humor que edifica e dispõe bem, que não ofende e até quebra o gelo relacional. Embora esse dom não se possa comprar nem ande por aí muito a cotio, há sempre quem esteja atento e saiba tirar partido donde menos se espera, com piada.

Ora, a expressão em título, ‘Pastoral de bilhar’, está num contexto que cita documentos e iniciativas pastorais em catadupa, provenientes de cima, do lado, de baixo, de todos os cantos até lhe chegar com o dedo. A expressão surge aí a insinuar que é difícil ter pedalada para acompanhar tanta coisa em ritmo tão rápido, correndo o risco de fazermos da pastoral uma pastoral de bilhar. Isto é, uma pastoral em que uma iniciativa ou documento mete o anterior no buraco, sem somar pontos, sem saborear a sua receção ou celebração. E mesmo que se meta a mão na caçapa e se traga de novo o dito cujo à mesa do jogo, o taco da vontade logo o encaçapa de novo. Esta abundância de coisas, por um lado é positiva, sacode, forma, desafia, faz com que ninguém adormeça. Por outro lado, acaba por girar uma certa fadiga amarga em muitas pessoas e comunidades, baralhadas por não conseguirem levar à letra, e ao ritmo desejado, o que se propõe. Mesmo que haja sempre quem prefira ficar à janela a ver os outros a partir, quase todos desejam correr em pelotão, na esperança dum sprint final em jeito sinodal e da coroa láurea para todos. Mas, atentos ao que se vê, diz e ouve por estes meios despovoados, dificilmente temos pessoas com idade, formação, entusiasmo e empenho para abraçar tudo quanto chega em documentos e possam provocar, com a sua receção e entusiasmo, uma forma diferente de estar em consonância com os objetivos propostos. Com tanta abundância de desafios e não menos pressa na resposta existencial, resposta pessoal e comunitária, com certeza que muitos se desunharão, e bem, é verdade. A maioria, porém, dadas as circunstâncias apontadas de uns e as ocupações de outros que nem tempo lhes sobra para viverem calma e serenamente,  haverá muita dificuldade em conseguir qualquer processo ou percurso prático que, de facto, forme e faça crescer, mudando e transformando. Com notável peso nesta situação, estão ainda os efeitos da pandemia que afastou uns, fez desistir outros e deu pretexto a muitos para abandonarem o empenho e a colaboração que prestavam.

Mas siga a marcha, isto está mesmo a mudar. O que é é e o que deve ser será. Deus não dorme e o Espírito Santo não está acorrentado. Sempre desejamos permanecer na escuta e perceber o que Ele nos quer dizer. O Santo Padre, desde que assumiu o sólio pontifício, é o primeiro nessa escuta e a esticar a corda. Como nos aconselha a fazer, ora vai à frente a puxar, ora vai atrás a empurrar, ora vai ao lado a animar, ora se senta ao lado a apreciar o desempenho, ora, qual treinador experimentado, bate na muche a puxar para que todos, em equipa, deem mais dinâmica e beleza ao jogo, mesmo que haja quem se arvore em árbitro para mandar terminar o desafio e recolher à sacristia.

Haja alegria na responsabilidade. Saibamos acompanhar, viver e fazer, sempre abertos ao que é diferente e às surpresas de Deus. O 2º Secretário-Geral das Nações Unidas, Dag, sueco, falecido em 1961 em acidente aéreo mal esclarecido, e sobre o qual John Kennedy disse ser "o maior estadista do nosso século", escreveu assim: "Quando nasceste, todos riam, só tu choravas. Vive de maneira tal que, quando morreres, todos chorem e só tu não tenhas lágrimas para verter".

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 04-02-2022.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário