PARÓQUIAS DE NISA
Sábado, 23 de março de 2019
Sábado da II semana da quaresma
Ofício da féria – II Semana
SÁBADO
da semana II
Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.
L 1 Miq 7, 14-15. 18-20; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 9-10. 11-12
Ev Lc 15, 1-3. 11-32
* Pode celebrar-se a memória de S. Turíbio de Mongrovejo, bispo, como se indica na p. 33, n. 8.
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.
Missa da féria, pf. da Quaresma.
L 1 Miq 7, 14-15. 18-20; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 9-10. 11-12
Ev Lc 15, 1-3. 11-32
* Pode celebrar-se a memória de S. Turíbio de Mongrovejo, bispo, como se indica na p. 33, n. 8.
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.
MISSA
ANTÍFONA
DE ENTRADA Sal. 114, 8-9
O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.
ORAÇÃO COLECTA
Deus de bondade, que pelos vossos dons maravilhosos nos fazeis participantes dos bens eternos ainda nesta vida mortal, guiai-nos de tal modo nos caminhos deste mundo que possamos chegar à luz eterna em que habitais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Miq 7, 14-15.18-20
«Lançará para o fundo do mar todos os nossos pecados»
Leitura da Profecia de Miqueias
O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.
ORAÇÃO COLECTA
Deus de bondade, que pelos vossos dons maravilhosos nos fazeis participantes dos bens eternos ainda nesta vida mortal, guiai-nos de tal modo nos caminhos deste mundo que possamos chegar à luz eterna em que habitais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Miq 7, 14-15.18-20
«Lançará para o fundo do mar todos os nossos pecados»
Leitura da Profecia de Miqueias
Apascentai o vosso povo com a vossa vara, o rebanho da vossa herança, que vive isolado na selva, no meio de uma terra frutífera, para que volte a apascentar-se em Basã e Galaad, como nos dias de outrora; mostrai-nos prodígios, como nos dias em que saístes da terra do Egipto. Qual é o deus semelhante a Vós que perdoa o pecado e absolve a culpa deste resto da vossa herança? Não guarda para sempre a sua ira, porque prefere a misericórdia. Ele voltará a ter piedade de nós, pisará aos pés as nossas faltas, lançará para o fundo do mar todos os nossos pecados. Mostrai a Jacob a vossa fidelidade e a Abraão a vossa misericórdia, como jurastes aos nossos pais, desde os tempos antigos.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 102 (103), 1-2.3-4.9-10.11-12 (R. 8)
Refrão: O Senhor é clemente e cheio de compaixão. R.
Ou: Senhor, sois um Deus clemente e compassivo. R.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios. Refrão
Ele perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades.
Salva da morte a tua vida
e coroa-te de graça e misericórdia. Refrão
Não está sempre a repreender
nem guarda ressentimento.
Não nos tratou segundo os nossos pecados
nem nos castigou segundo as nossas culpas. Refrão
Como a distância da terra aos céus,
assim é grande a sua misericórdia
para os que O temem.
Como o Oriente dista do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados. Refrão
ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Lc 15, 18
Refrão: Louvor e glória a Vós, Jesus Cristo, Senhor. Repete-se
Vou partir, vou ter com meu pai e dizer-lhe:
Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Refrão
EVANGELHO Lc 15, 1-3.11-32
«O teu irmão estava morto e voltou à vida»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os publicanos e os pecadores aproximavam-se todos de Jesus, para O ouvirem. Mas os fariseus e os escribas murmuravam entre si, dizendo: «Este homem acolhe os pecadores e come com eles». Jesus disse-lhes então a seguinte parábola: «Certo homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me toca’. O pai repartiu os bens pelos filhos. Alguns dias depois, o filho mais novo, juntando todos os seus haveres, partiu para um país distante e por lá esbanjou quanto possuía, numa vida dissoluta. Tendo gasto tudo, houve uma grande fome naquela região e ele começou a passar privações. Entrou então ao serviço de um dos habitantes daquela terra, que o mandou para os seus campos guardar porcos. Bem desejava ele matar a fome com as alfarrobas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Então, caindo em si, disse: ‘Quantos trabalhadores de meu pai têm pão em abundância, e eu aqui a morrer de fome! Vou-me embora, vou ter com meu pai e dizer-lhe: Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho, mas trata-me como um dos teus trabalhadores’. Pôs-se a caminho e foi ter com o pai. Ainda ele estava longe, quando o pai o viu: encheu-se de compaixão e correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. Disse-lhe o filho: ‘Pai, pequei contra o Céu e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos servos: ‘Trazei depressa a túnica mais bela e vesti-lha. Ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos e festejemos, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’. E começou a festa. Ora o filho mais velho estava no campo. Quando regressou, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos servos e perguntou-lhe o que era aquilo. O servo respondeu-lhe: ‘O teu irmão voltou e teu pai mandou matar o vitelo gordo, porque chegou são e salvo’. Ele ficou ressentido e não queria entrar. Então o pai veio cá fora instar com ele. Mas ele respondeu ao pai: ‘Há tantos anos que te sirvo, sem nunca transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos. E agora, quando chegou esse teu filho, que consumiu os teus bens com mulheres de má vida, mataste-lhe o vitelo gordo’. Disse-lhe o pai: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas tínhamos de fazer uma festa e alegrar-nos, porque o teu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi reencontrado’».
Palavra da salvação.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Por estes santos mistérios, Senhor, concedei-nos os frutos da redenção, para que nos libertem dos excessos terrenos, e nos alcancem os bens celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Prefácio da Quaresma
ANTÍFONA DA COMUNHÃO Lc. 15, 32
Alegra-te, meu filho,
porque o teu irmão estava morto a voltou à vida,
estava perdido e foi encontrado.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Este sacramento que recebemos, Senhor, atue profundamente em nossos corações e nos comunique a sua força divina. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
«De devoções absurdas
e de santos amargurados, livrai-nos, Senhor».
SANTA TERESA DE ÁVILA
ORAÇÃO BÍBLICA
Reza a PALAVRA do dia
1.
Leitura: Lê, respeita,
situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
2. Meditação:
Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
-
Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
3. Oração: Louva
o Senhor, suplica, escuta
-
Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
LEITURAS: Miq
7, 14-15.18-20: Outra vez, a semana termina com uma luz
serena e repousante, é sábado, hoje a luz da paz reencontrada. Deus é como o
pastor que conduz o rebanho com o seu cajado de amor. Nos dias feriais da
Quaresma, as leituras são escolhidas em função uma da outra, e, normalmente
atingem o seu sentido maior no Evangelho. Hoje, claramente a leitura do
profeta, que já se apoia nos tempos anteriores à saída do Egipto, – os dias de
outrora – para anunciar a misericórdia do Senhor, prepara maravilhosamente a
leitura do Evangelho sobre o mesmo tema.
Lc 15, 1-3.11-32: De novo, ao sábado, a liturgia é
portadora de um feliz anúncio de misericórdia, de graça, de vida, de
ressurreição. A parábola do filho pródigo, que mais exatamente se deveria
chamar a parábola do Pai misericordioso, sublinha os vários momentos do caminho
penitencial: depois do pecado, que leva para longe do Pai, a experiência da
vida de pecado, que, aceite em humildade, leva o pecador a cair em si, a
recordar-se da casa paterna e a desejar regressar; o amor do Pai, que todos os
dias espera o regresso do filho e, como dom desse amor, o convida a voltar; o
encontro do perdão; a reintegração no meio dos irmãos; e até o banquete de
festa que o Pai oferece ao pecador que se arrepende e pede perdão. Experiência
como esta é a que o povo de Deus tantas vezes tem feito, como o testemunha, na
primeira leitura, a antiga oração penitencial do livro de Miqueias, que vai ser
também nossa oração de hoje.
Rezando a Palavra
ORAÇÃO: Senhor, o teu caminho é difícil e exigente. Pedes
que sejamos como Tu, estando dispostos a servir. Ajuda-nos a ser humildes de
coração, a ser generosos como Tu, prontos a dar a vida como Tu a deste.
AGENDA DO DIA
11.00 horas: Funeral Nisa
15.00 horas: Missa na
Falagueira
16.00 horas: Missa em
Monte Claro
16.00 horas: Missa no
Pardo
18.00 horas: Missa em
Alpalhão
18.00 horas: Missa em
Nisa
21.00 horas: Vigília
de oração em Nisa
AGENDA DA SEMANA
Avisos da semana para
Nisa:
- Dia 18, segunda às
21.00 horas, no Calvário: oração de louvor.
- Dia 19, terça – dia de
S. José – dia do Pai. Convidamos todos a rezar pelos próprios pais e todos a
rezar pelas famílias da nossa terra. Às crianças da catequese recomendamos que
participem na Missa com os pais. Mas se o não puderem fazer, que venham para
rezar pelos pais. Será o melhor presente.
- Dia 19, terça, às
21.00 horas: Reunião dos Cursilhistas em Amieira
- Quinta, às 21.00
horas: Adoração ao Santíssimo
- Sexta-feira o
Calvário estará aberto das 09.00 horas até às 17.00 horas. Às 17,15 horas,
reza-se a via sacra na Igreja do Espírito Santo.
- Sábado, dia 23, às
21.00 horas: Vigília de oração promovida pelos jovens para toda a comunidade
paroquial
- Domingo, às 16.00
horas, solene procissão dos Passos
Outros assuntos:
- Nos dias 26 a 28 de
abril próximo, realizar-se-á em Nisa um encontro de jovens. Contamos com cerca
de 50 jovens. Pedimos famílias que possam albergar algum dos jovens para
dormir que vá pensando neste gesto de partilha. O modo de acolher
vai sendo anunciado. A folha de inscrição está disponível junto da Dona
Ludovina e na Casa paroquial.
- As confissões gerais
serão para todos no dia 5 de abril, às 21.00 horas na Igreja Matriz.
Horários de
funcionamento/atendimento:
- Cáritas: Atendimento
às terças, das 15.00 às 17.00 horas, na sua sede
- Conferência
Vicentina: Reunião: segundas às 16.00 horas, na sua sede.
A VOZ DO PASTOR
QUARESMA 2019 - SINAIS DE LEITURA
A Páscoa é o mistério central de todo o
Cristianismo. A sua celebração e vivência trouxeram à Igreja um tempo forte de preparação:
é a Quaresma. Há Quaresma porque é necessário preparar a celebração e a
vivência da Páscoa. Sendo a Páscoa o tempo que, por excelência, celebra a vida
cristã iniciada com o Batismo, não se resume a um dia de calendário. É,
sobretudo, uma experiência de fé, um reencontro com Cristo e o Mistério da sua
vida, um encontro com as raízes da fé, um confronto da vida com a vocação
cristã, uma interrogação e resposta sobre o sentido da vida. Entre o que somos
atualmente e aquilo que o Batismo nos define como vida cristã situa-se o
caminho que está em causa no itinerário que vai pela Quaresma até à Pascoa.
Quaresma é, portanto, um tempo fortíssimo da
vida cristã; tempo dos batizados que, para viverem mais profundamente a sua
vocação pascal, se constroem e reconstroem; tempo dos Catecúmenos porque
caminho de preparação para o Batismo; tempo de escuta mais atenta da Palavra de
Deus e da sua inclusão ética na vida quotidiana; tempo de oração mais cuidada e
disponível; tempo forte de conversão e de reconciliação, pessoal e sacramental;
tempo de relações humanas reestruturadas, redefinidas, reprojetadas,
pacificadas; tempo essencial de partilha do que se tem e do que se é; tempo de
reencontro com os valores fundamentais da vida; tempo de purificação de tudo aquilo
que, na vida, se foi instalando como tóxico: desregramentos subtis diversos,
estilos e tipos de relação humana que dividem, a lógica da competitividade a
todo o custo e da lei do mais forte, o clamor da terra violentada, poluída e
ferida por atitudes egoístas e banalizadoras dos seus recursos, a fome que
rouba a liberdade de tantos sob a indiferença de outros, etc…
Quaresma é tempo de conversão para que, ao
chegar à Páscoa, o coração crente da Igreja e de cada batizado possa estar mais
intimamente unido e em harmonia com Cristo Senhor. A Igreja ensina-o e
sublinha-o, as comunidades cristãs já nunca o esquecem. E para que as intenções
não fiquem no abstrato e possam redundar inconsequentes, todos os anos, nos
sinais eclesiais do jejum, da partilha e da oração, encontramos os caminhos
concretos da conversão. São os caminhos em que não podemos deixar crescer
obstáculos e que havemos de cuidar por manter abertos porque sempre mostrarão a
capacidade que o Espírito de Deus tem de fazer maravilhas em cada um de nós.
Para melhor vivermos a Quaresma como tempo
precioso para a nossa fé, poderíamos, este ano, pessoal, familiar ou
comunitariamente, fazer o exercício da leitura da vida a partir destes sinais e
atitudes do jejum, da partilha e da oração. O Jejum, a Esmola ou Partilha e a
Oração não são “mínimos legais” para uma confissão bem feita. São os sinais dos
campos onde é necessário converter a vida para a recentrar em Deus.
Por isso, no caminho da conversão, o Jejum, a
Partilha e a Oração dão origem a três grandes linhas de leitura, avaliação e
reestruturação da vida quotidiana. O “Jejum” pode questionar como tem andado a
nossa relação com a vida, à qual, cristãmente, lhe chamamos “Esperança”. A
“Partilha” pode interrogar como tem sido a nossa relação com os outros, a que,
cristãmente, chamamos “Caridade”. A “Oração” pode avaliar, saborear e fazer
despertar o desejo de perceber como tem sido a nossa relação com Deus, à qual,
cristãmente, chamamos “Fé”.
Esperança, Caridade e Fé, ou seja, relação com
a vida, relação com os outros e a natureza e a relação com Deus tornam-se,
desta forma, a chave de leitura da vida que há de ser levada ao Sacramento da
Reconciliação para fazer a experiência sacramental do Perdão como reconstrução
da pessoa e reaquisição da dignidade de filhos amados de Deus. Passar ao lado
da conversão é passar ao lado da Cruz de Cristo e da Graça do Dom que ela
inaugura.
Exercitando a leitura da nossa identidade
cristã, pessoal e eclesial, nestes três caminhos, caminhos de Esperança,
Caridade e Fé, ou seja, caminhos de Jejum, Partilha e Oração, podemos,
transversalmente, interrogar-nos sobre algumas atitudes que marcam, muitas
vezes quotidianamente, a nossa vida. Existem hoje, de facto, patologias que
provocam o progressivo arrefecimento da nossa relação com a vida, com os outros
e com Deus.
No caminho da Esperança e do Jejum existem
atitudes e patologias do conhecimento e do desejo. S. Máximo diz, por exemplo,
que “Adão foi vítima da sua ignorância”. De facto, às vezes, a ignorância de
Deus conduz o homem por caminhos tortuosos de experiências estranhas e
desumanizadoras. Ainda no caminho da Esperança - a relação com a vida, o jejum
- aparece a patologia ou doença do desejo que está na perversão do prazer. É o
desejo que é para o homem e não o homem que é para o desejo. Se o desejo for só
fruição autodestrói-se.
No caminho da Caridade existem também atitudes
e patologias que pedem cura: a agressividade que, muitas vezes, chega a redundar
em cólera; patologia da liberdade que afirma que o homem é livre mas que, ao
mesmo tempo, o submete a um profuso conjunto de “necessidades” e obrigações
desumanizadoras; a patologia ou doença das funções e capacidades corporais:
para que servem as nossas mãos, para que servem as nossas capacidades, para que
serve o nosso saber, para que serve e a quem aproveita a nossa mobilidade!?
No caminho da Fé ou da relação com Deus
existem também patologias ou doenças que podemos avaliar de forma nova em tempo
de Quaresma. Existem, por exemplo, as patologias da memória: de quem ou do que
é que nos lembramos!? E o que é que permanentemente esquecemos!? Lembramo-nos
de Deus na aflição e esquecemo-l’O na alegria!? A ignorância, a negligência ou
tibieza, o esquecimento podem ser sinais da doença da memória. A patologia ou
doença da imaginação é outra que marca presença na nossa relação com Deus.
Imaginar é bom. Na vida cristã de igual forma. E a imaginação pode ser sempre
produtora, reprodutora e criadora. Mas mal da imaginação que, ao invés de puxar
pela realidade, produz a sua ilusão e a alienação.
Ler a vida nestas linhas simples de avaliação
leva-nos ao encontro de coisas boas e menos boas. E do lado das menos boas, em
vivência pessoal e comunitária, estão atitudes como azedumes, cóleras,
violências, opiniões infundadas, impiedades, rancores, ódios, calúnias,
tristezas, medos, rivalidades, cobardias, invejas e vaidades, orgulhos
egoístas, hipocrisias, mentiras, infidelidades, avidezes, ingratidões,
materialismos, gula e embriaguez, luxúrias e adultérios, magias e rituais
desonestos, preguiças, presunções, arrogâncias, apego ao poder,
insensibilidades, representação e lisonja, adulação, descaramento e insolência,
dissimulação e ganância. S. João Damasceno diz que a ociosidade está na base de
muitas destas coisas.
O Jejum, a Partilha e a Oração ou, como acima
se dizia, a Esperança, a Caridade e a Fé conduzem-nos por outros caminhos: a
temperança, a integridade, a liberdade, a alegria, a prudência e a vigilância,
a paciência, a humildade, o amor de Deus, dos outros e da natureza. O Ano
Missionário que estamos a viver pede-nos o testemunho disto mesmo.
Quem se preenche de Deus não deixa no seu
coração espaço para o pecado. A Quaresma é este caminho oferecido à Igreja para
poder participar com alegria genuína na Páscoa, Festa da Ressurreição de Jesus
e afirmação do poder da vida sobre todas as mortes.
+++++
Da Renúncia Quaresmal do ano passado
resultaram 39.568,51 euros (trinta e nove mil quinhentos e sessenta e oito
euros e cinquenta e um cêntimos) da qual, conforme anunciámos na altura, 25% se
destinavam ao Fundo Social Diocesano, gerido pela Direção da Cáritas Diocesana,
e 75%, até porque temos entre nós um Pároco daí natural, foi para a
Arquidiocese de Kananga, na República Democrática do Congo, para ajudar naconstrução de um Centro de Acolhimento e Saúde para socorrer
crianças órfãos da guerra ou roubadas às famílias e usadas como soldados.
Este ano, em pleno Ano Missionário, voltaremos
a orientar a Renúncia Quaresmal, em 25% para o Fundo Social Diocesano, gerido
pela Cáritas Diocesana, e, o restante, para as Missões “ad gentes”. Há muitas
expressões de nos sentirmos Igreja em saída, a partilha é uma delas. Como
afirma o Papa Francisco, a missão “ad gentes” continua a revestir-se de grande
urgência. As Comunidades cristãs devem promover um fervor apostólico contagioso
e rico de entusiasmo, capaz de suscitar fascínio pela missão. Todos somos
chamados “a alimentar a alegria da Evangelização”.
Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 01-03-2019.
II.
QUE A PARÓQUIA SE REVEJA E CUIDE
Tiago Freitas, jovem
Padre da Arquidiocese de Braga, defendeu tese de doutoramento na Pontifícia
Universidade Lateranense, em Roma, com um trabalho já publicado pela Paulinas Editora,
e a que deu o título de “Colégio de Paróquias – A paróquia em tempos de
mobilidade”. Servindo-me apenas do V Capítulo, pretendo aguçar o apetite para
que, sendo lido pelos agentes da pastoral, possa provocar o debate e, se
possível, abrir algumas pistas de ação. A pastoral nunca foi fácil. Nos nossos
tempos também o não é, mesmo nas paróquias rurais. Não sabendo bem o que fazer
e como fazer, todos reconhecemos que a pastoral tem de ser diferente. O Santo
Padre, sugerindo-nos algumas pistas, não se cansa de nos apelar à conversão
pastoral, dizendo-nos que não podemos deixar as coisas como estão (EG25). Tudo
o que vai aparecendo, pois, como fruto de estudo e de reflexão aturada, e com
rosto de novidade, é bom que seja apreciado para, se possível, ajudar a
encontrar novos caminhos e melhores práticas.
É verdade que o
fenómeno da mobilidade atinge o ser humano e as culturas na sua globalidade. E
já não há só mobilidade, há mobilidades. Uma moldura de crenças, valores,
premissas e técnicas partilhadas pela comunidade oferecem valiosas chaves de
leitura. Os fenómenos sociais, culturais e religiosos são transversais à
sociedade. Neste mundo assim em mudança e com a mudança sempre a mudar, uma
paróquia, mesmo que crave os pés no chão em jeito de solene teimosia do daqui
não saio daqui ninguém me tira, não se safa, não se pode renovar pensando e
fazendo bem ou melhor aquilo que sempre fez. Os contextos mudaram, a mobilidade
social aumenta, as figuras institucionais de referência enfraqueceram, a
mobilidade cultural não deixa de acontecer, a mobilidade territorial está cada
vez mais facilitada, o êxodo das aldeias para as cidades é constante, as
fronteiras geográficas quase se desvaneceram, toda a gente anda por aí a correr
para chegar quase sempre tarde ... Em face disso, a paróquia territorial também
não pode amuar face aos discursos que há muito se ouvem sobre a importância dos
lugares antropológicos. Nesta aldeia global, os crentes cruzam-se e
confrontam-se com o agnosticismo, o ateísmo, a diversidade de espiritualidades
e com formas individualizadas de viver a fé. E surge uma nova imagem de crente,
um crente que se contrapõe ao praticante regular, um crente que crê sem
pertencer. Um crente com frequência esporádica, com um itinerário de fé que tem
como base elementos de outras religiões ou de filosofias de vida, um crente
capaz de não se sentir igreja, mas que vem à Igreja reclamar isto ou aquilo.
Por estudos feitos, e a título de exemplo, aqueles americanos que se
identificam a si como “não-crentes” declaram, por isto ou aquilo, que acreditam
na existência de Deus e acabam por ser mais religiosos do que alguns cidadãos
da União Europeia que se identificam com grupos religiosos. E vamos lá nós
entender isto...
Por isto e muito mais,
a paróquia tem de ser rever e cuidar, tem de ser “a presença qualificada,
próxima e ministerial da igreja em lugares de particular relevo antropológico e
espiritual para, de modo ágil e estável, atingir as periferias humanas e
anunciar Cristo”. Segundo o autor: “um hospital, uma escola, uma igreja ou um
local de culto são, todos eles, paróquias”. Paróquias onde a comunidade cristã
se constitua como um espaço de densidade humana e espiritual, onde se promova
uma experiência de afeto e de renovação, onde se produza um efeito de abertura
ao transcendente e de encontro com Deus, onde se faça a experiência da
fraternidade, onde se ativem itinerários pedagógicos e espirituais que
favoreçam a autenticidade da paróquia, onde se respeite o itinerário de fé e
maturidade humana de cada cristão, onde haja abertura aos diferentes graus de
compromisso e de interesse das pessoas, onde se possa implementar uma pastoral
de gestação, isto é, uma pastoral de transmissão, de enquadramento, de
acolhimento e proximidade, de proposta e de iniciação, de rosto materno, de boa
comunicação da verdade, da mensagem com sentido e presença, em que se faz
memória do que se recebeu de Deus e dos outros.
Tiago Freitas
apresenta a figura de Colégio de Paróquias como um modelo misto, um modelo que
salvaguarda três condições: a existência e integração de pequenos grupos de
vida cristã na realidade paroquial; a atenção ao grande número de cristãos
anónimos que procuram a paróquia para os sacramentos e acompanhamento
espiritual; a criação de espaços e tempos para os cristãos flutuantes, aqueles
que, pontual e periodicamente, sentem necessidade de itinerários espirituais.
Segundo ele, este modelo fomenta a estabilidade em tempo de mudança, gera
vínculos de afeto, de proximidade, de relações humanas de qualidade, de
comunhão, favorece a conversão pastoral, reconhece, respeita e abraça a
existência de itinerários poliédricos de fé, foge aos percursos pré-formatados
e anónimos, olha para o território como um lugar de sentido, não
necessariamente geográfico, um lugar de presença significativa nos momentos e
espaços onde o amor de Deus precisa de chegar. Tempo e espaço são lugares
teológicos, lugares de presença eclesial e divina. Neste modelo, Sacerdotes e
leigos partilham de forma mais atenta das prerrogativas cristológicas de serem
sacerdotes, profetas e reis pelo batismo. O específico do sacerdote
ministerial, do Padre, não é o governo da paróquia, é o ministério da
presidência, é oferecer a sua vida pelas ovelhas, acompanhá-las, defendê-las,
conduzi-las a boas pastagens, abrindo cada vez mais e melhor as portas à
corresponsabilidade e à participação, à colegialidade, para que se atinjam os
vários ambientes de vida e serviços eclesiais com a necessária profundidade. O
discernimento para ser pastor e guia é um ato comunitário de memória pascal,
realizado corresponsavelmente, para edificação da comunidade.
Tiago Fretas e Juan
Ambrósio, ambos Professores na Universidade Católica, estarão connosco na
Assembleia Diocesana da Pastoral Social e Mobilidade Humana, desta vez na vila
de Mação, e sob o tema: “Comunidades Cristãs e Ação Social – O Desafio da
Proximidade”.
Antonino Dias
Portalegre-Castelo
Branco, 15-03-2019.
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