PARÓQUIAS
DE NISA
Sábado,
14 de abril de 2018
Sábado da II Semana de Páscoa
SÁBADO
da semana II (de manhã)
Branco – Ofício da
féria.
Missa da féria, pf. pascal.
L 1 Act 6, 1-7; Sal 32 (33), 1-2. 4-5. 18-19
Ev Jo 6, 16-21
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.
Missa da féria, pf. pascal.
L 1 Act 6, 1-7; Sal 32 (33), 1-2. 4-5. 18-19
Ev Jo 6, 16-21
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.
MISSA
ANTÍFONA
DE ENTRADA 1 Pedro 2, 9
Povo resgatado, proclamai as maravilhas do Senhor,
que vos chamou das trevas para a sua luz admirável. Aleluia.
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, que nos enviastes o Salvador e nos fizestes vossos filhos adoptivos, atendei com paternal bondade as nossas súplicas e concedei que, pela nossa fé em Cristo, alcancemos a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Atos 6, 1-7
«Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo ...»
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Povo resgatado, proclamai as maravilhas do Senhor,
que vos chamou das trevas para a sua luz admirável. Aleluia.
ORAÇÃO
Senhor nosso Deus, que nos enviastes o Salvador e nos fizestes vossos filhos adoptivos, atendei com paternal bondade as nossas súplicas e concedei que, pela nossa fé em Cristo, alcancemos a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I Atos 6, 1-7
«Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo ...»
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, os helenistas começaram a murmurar contra os hebreus, porque no serviço diário não se fazia caso das suas viúvas. Então os Doze convocaram a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém que deixemos de pregar a palavra de Deus, para servirmos às mesas. Escolhei entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, para lhes confiarmos esse cargo. Quanto a nós, vamos dedicar-nos à oração e ao ministério da palavra». A proposta agradou a toda a assembleia; e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Apresentaram-nos aos Apóstolos e estes oraram e impuseram as mãos sobre eles. A palavra de Deus ia-se divulgando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém e também obedecia à fé grande número de sacerdotes.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 32 (33), 1-2.4-5.18-19 (R. 22)
Refrão: Esperamos, Senhor, na vossa misericórdia. Repete-se
Ou: Venha sobre nós a vossa bondade, porque em Vós esperamos, Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se
Justos, aclamai o Senhor,
os corações retos devem louvá-l’O.
Louvai o Senhor com a cítara,
cantai-Lhe salmos ao som da harpa. Refrão
A palavra do Senhor é reta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a retidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor. Refrão
Os olhos do Senhor estão voltados
para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome. Refrão
ALELUIA
Refrão: Aleluia Repete-se
Ressuscitou Jesus Cristo, que criou o universo
e Se compadeceu do género humano. Refrão
EVANGELHO Jo 6, 16-21
«Viram Jesus caminhando sobre o mar»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Ao cair da tarde, os discípulos de Jesus desceram até junto do mar, subiram para um barco e seguiram para a outra margem, em direção a Cafarnaum. Já fazia escuro e Jesus ainda não tinha ido ter com eles. Como o vento soprava forte, o mar ia-se encrespando. Tendo eles remado duas e meia a três milhas, viram Jesus aproximar-Se do barco, caminhando sobre o mar e tiveram medo. Mas Jesus disse-lhes: «Sou Eu. Não temais». Quiseram então recebê-l’O no barco mas logo o barco chegou à terra para onde se dirigiam.
Palavra da salvação.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, estes dons que Vos oferecemos como sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmos uma oblação eterna para vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Prefácio pascal
ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Jo 17, 24
Eu quero, ó Pai, que estejam sempre comigo aqueles que Me deste, para que vejam a minha glória. Aleluia.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Depois de recebermos estes dons sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: o sacramento que o vosso Filho nos mandou celebrar em sua memória, aumente sempre a nossa caridade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
«O entusiasmo é a mãe do esforço,
e sem ele nada de importante se consegue».
EMERSON
MÉTODO DE ORAÇÃO
BÍBLICA
3.Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
2.
Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”
3. Oração: Louva
o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.
LEITURAS: Atos
6, 1-7: Começa
a sentir-se, desde hoje, a necessidade de certa organização na comunidade dos
cristãos. Os Apóstolos criam um grupo de sete para o serviço de assistência
caritativa. São chamados “diáconos”, isto é, “ministros”, “servos”. A Igreja
não descansa unicamente nos seus chefes: é toda ela uma comunidade viva. Estes
“diáconos” não são ainda os futuros diáconos da hierarquia cristã, mas
desempenham já alguns dos serviços que serão próprios dos futuros diáconos.
Outros ministérios irão aparecer no futuro.
Jo 6, 16-21: A cena aqui narrada passa-se depois da
morte do Senhor Jesus. Andando sobre as ondas, Jesus cria nos seus
interrogações sobre a sua pessoa; assim mais facilmente eles irão descobrindo a
sua origem divina, que Ele próprio mais claramente manifesta ao aplicar a Si o
nome divino revelado a Moisés: “Eu sou”; Ao lado da palavra, as acções que
encarnam a palavra e como que lhe dão credibilidade. Assim serão as acções da
liturgia: a palavra e o rito. Deste modo, ficamos desde hoje preparados para o
grande discurso do Senhor, na próxima semana, sobre o Pão da Vida.
ORAÇÃO: Senhor, concede-nos que amemos sempre a Vida.
AGENDA
15.00 horas: Missa com procissão em Salavessa
17.00 horas: Missa em Gáfete
18.00 horas: Missa em Tolosa
18.00 horas: Missa em Nisa – Espírito Santo
21.00 horas: Reunião de preparação para batismo – Nisa.
23.00 horas: Confissões em Mem Soares.
PALAVRA DO PASTOR
QUE QUERERÁ DIZER ESTE PAPAGAIO?
D. Antonino Dias, Bispo de
Portalegre-Castelo Branco
São Paulo, que não era pessoa de atirar
com a toalha ao chão, passou as passinhas do Algarve para ir ao encontro das
periferias geográficas, existenciais e culturais do seu tempo. Era aí que ele,
impulsionado pelo Espírito, sentia a obrigação de levar a Boa-Nova do Senhor
Jesus. Numa dessas situações, acossado por uns judeus que provocaram a agitação
e a discórdia entre o povo – sempre houve gente dessa! -, ele viu-se na
necessidade de dar às de Vila Diogo de Bereia para Atenas. Atenas era uma
cidade onde se cruzavam comerciantes, culturas, artes e saberes, uma importante
e influente cidade. Tinha, como ainda tem, porto de mar, o porto de Pireu, com
todas as potencialidades, virtudes e vícios que isso arrasta. As pessoas viviam
mergulhadas num mar imenso de superstições e idolatria. A cidade estava repleta
de ídolos em escala de mais ou menos valor e devoção, conforme os gostos. Mas
era também, de facto, uma cidade da cultura desde há muito tempo atrás. Foi
sede de grandes filósofos que ainda hoje fazem queimar as pestanas a muitos
estudantes e professores, influenciaram e continuam a influenciar a humanidade.
Sócrates, Platão, Aristóteles, Zenão, Epicuro e muitos outros fazem parte dessa
rara estirpe. Em alguma medida, Atenas foi também o berço do conhecimento
científico, da civilização ocidental e da democracia, uma cidade global, mesmo
que no tempo de Paulo a sua influência já não fosse tão acentuada. Poder-se-á
dizer que Paulo estava bem no centro da civilização clássica da Antiguidade, na
milenar Atenas dedicada a Atena, a deusa da sabedoria. Chegado a Atenas, Paulo
percorre a cidade e constata que, de facto, em Atenas, "é mais fácil
encontrar um deus que um homem". Não podendo fazer vista grossa, agonia-se
e chora por dentro, não sossega. Procura descobrir como entrar no coração
daquela gente e daquele mundo para lhes anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo.
Com calma, sem pressas, mas sem amolecer, tenta desenterrar a ponta por onde
lhe haveria de pegar e a estratégia a implementar, tanto para falar à gente simples
como aos mais ilustrados e influentes. Aos sábados, vai às sinagogas para falar
a judeus e a prosélitos. Diariamente, na praça pública, fala e discute com quem
lhe aparece, onde não faltam filósofos epicuristas e estoicos para trocar
impressões com ele, não fossem os atenienses tão abertos a ouvir as últimas
novidades que lá chegassem doutras paragens! Mas já com a pulga atrás da
orelha, alguns troçavam: “Que quererá dizer este papagaio?”. E outros
casquinavam: “Parece que é um pregoeiro de deuses estrangeiros”. Todos, porém,
se manifestavam curiosos: “Poderemos saber que nova doutrina é essa que
ensinas? O que nos dizes é muito estranho e gostaríamos de saber o que é que
isso quer dizer”. Convidaram-no, então, para ir com eles e falar no Areópago, próximo
da Acrópole. São lugares que ainda hoje, ao visitá-los, nos atiram com o
pensamento para este tempo, nos fazem imaginar e admirar a força e as
dificuldades sentidas por Paulo. Ali se reunia o grande Conselho da
cidade-estado de Atenas, com fins culturais, políticos, judiciais e outros. Ao
longo dos tempos, foi palco de grandes acontecimentos e decisões políticas que
marcaram a história grega. E vai ser mesmo ali, bem no coração de tão
importante cidade cosmopolita, que o Evangelho vai ser testemunhado às
autoridades e aos mais altos representantes do mundo grego, com engenho e arte.
Ao falar a judeus, Paulo, como é
evidente, citava-lhes as Escrituras. Aos atenienses, porém, Paulo, embora
talvez lhe apetecesse gritar e desancar neles com vergasta de marmeleiro, ele
faz, isso sim, um excelente exercício de inculturação, inteligente e de bom
senso. Começa por lhes louvar a sua grande religiosidade e cita-lhes até
filósofos e poetas gregos. Fala-lhes ao coração e mostra-se conhecedor da sua
religiosidade e cultura. Para levar a água ao seu moinho, ele sabe fazê-lo com
sabedoria e prudência, clara e habilidosamente, dirigindo-se mais à consciência
dos presentes do que à sua curiosidade de espiões. Começa pelo facto de, ao
andar pela cidade e ter visto tantos altares e deuses, até viu um altar
dedicado “Ao Deus desconhecido”. E logo se apresenta como alguém capaz para
lhes falar desse Deus desconhecido, desse Deus que eles veneram mas não
conhecem, o Deus verdadeiro que dá a vida, o Deus que fez o mundo e tudo quanto
nele existe. E citando-lhes de imediato um filósofo grego de pensamento afim,
não demora em criticar a idolatria que aliena o homem. No entanto, para evitar
comparações com os filósofos gregos, Paulo nunca menciona o nome de Jesus, mas
toda a assembleia acaba, mesmo assim, por ficar concentrada em Cristo Jesus
quando ele, Paulo, anuncia que Deus, um dia, há de julgar o mundo com justiça
“por meio de um Homem que destinou; e disso deu certeza a todos,
ressuscitando-o dentre os mortos". Ao falar em ressurreição dos mortos,
entornou-se o caldo, a paciência daquela gente esgotou-se, o discurso foi
interrompido. A mensagem de Paulo, porém, – o kerygma -, não deixou ninguém
indiferente. Uns troçaram, é certo, talvez contorcendo-se por aquilo que
acabavam de ouvir e lhes abalava as suas certezas, outros acreditaram, outros
queriam ouvir mais: «Ouvir-te-emos falar sobre isso ainda outra vez».
Eis, então, o discurso que Paulo, de pé
no meio do Areópago, lhes fez:
«Atenienses, vejo que sois, em tudo, os
mais religiosos dos homens. Percorrendo a vossa cidade e examinando os vossos
monumentos sagrados, até encontrei um altar com esta inscrição: ‘Ao Deus
desconhecido.’ Pois bem! Aquele que venerais sem o conhecer é esse que eu vos
anuncio. O Deus que criou o mundo e tudo quanto nele se encontra, Ele, que é o
Senhor do Céu e da Terra, não habita em santuários construídos pela mão do
homem, nem é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, Ele,
que a todos dá a vida, a respiração e tudo mais. Fez, a partir de um só homem,
todo o género humano, para habitar em toda a face da Terra; e fixou a sequência
dos tempos e os limites para a sua habitação, a fim de que os homens procurem a
Deus e se esforcem por encontrá-lo, mesmo tateando, embora não se encontre
longe de cada um de nós. É nele, realmente, que vivemos, nos movemos e
existimos, como também o disseram alguns dos vossos poetas: ‘Pois nós somos
também da sua estirpe.’
Se nós somos da raça de Deus, não
devemos pensar que a Divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra,
trabalhados pela arte e engenho do homem. Sem ter em conta estes tempos de
ignorância, Deus faz saber, agora, a todos os homens e em toda a parte, que
todos têm de se arrepender, pois fixou um dia em que julgará o universo com justiça,
por intermédio de um Homem, que designou, oferecendo a todos um motivo de
crédito, com o facto de o ter ressuscitado de entre os mortos»
Ao ouvirem falar da ressurreição dos
mortos, uns começaram a troçar, enquanto outros disseram: «Ouvir-te-emos falar
sobre isso ainda outra vez.» Foi assim que Paulo saiu do meio deles. Alguns dos
homens, no entanto, concordaram com ele e abraçaram a fé, entre os quais
Dionísio, o areopagita, e também uma mulher de nome Dâmaris e outros com eles.
Depois disso, Paulo afastou-se de Atenas e foi para Corinto” (At 17).
Antonino Dias
Portalegre, 06-04-2018.
: isto é santidade
As
Bem-aventuranças da Santidade
Ser
pobre no coração: isto é santidade.
Reagir
com humilde mansidão: isto é santidade.
Saber
chorar com os outros: isto é santidade.
Buscar
a justiça com fome e sede: isto é santidade.
Olhar
e agir com misericórdia: isto é santidade.
Manter
o coração limpo de tudo o que mancha o amor: isto é
santidade.
Semear
a paz ao nosso redor: isto é santidade.
Abraçar
diariamente o caminho do Evangelho mesmo que nos acarrete problemas:
isto é santidade.
Papa Francisco, ‘Gaudete et Exsultate’
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