domingo, 15 de julho de 2018






PARÓQUIAS DE NISA


Segunda, 16 de julho de 2018









Segunda da XV semana do tempo comum






SEGUNDA-FEIRA da semana XV

Nossa Senhora do Carmo – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Is 1, 10-17; Sal 49 (50), 8-9. 16bc-17. 21 e 23
Ev Mt 10, 34 – 11, 1


* Na Diocese de Santarém – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA; aniversário da criação da Diocese (1975).
* Na Diocese de Setúbal – Aniversário da criação da Diocese (1975).
* No Ordinariado Castrense – Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da Guarda Nacional Republicana – MO
* Na Ordem Beneditina – Nossa Senhora do Carmo – MF
* Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – Nossa Senhora do Carmo – SOLENIDADE
* Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Nossa Senhora do Carmo e aniversário da fundação da Congregação – FESTA
* Nas Dioceses de Cabo Verde – Nossa Senhora do Carmo – MF




Nossa Senhora do Carmo

Nota Histórica
As Sagradas Escrituras celebram a beleza do Carmelo, onde o profeta Elias defendeu a pureza da fé de Israel no Deus vivo. No século XII, alguns eremitas foram viver para aquele monte, e mais tarde constituíram uma Ordem dedicada à vida contemplativa sob o patrocínio da Virgem Maria, Mãe de Deus.


MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA
Bendita sejais, ó Virgem Maria,
que trouxeste em vosso seio o Criador do Universo;
geraste Aquele que Vos criou e  ficareis virgem para sempre.

Oração
Venha em nossa ajuda, Senhor, a poderosa intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, para que, protegidos pelo seu auxílio, cheguemos ao verdadeiro monte da salvação, Jesus Cristo Nosso Senhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
.
Primeira Leitura  Is 1, 10-17
«Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos a malícia das vossas ações»

Leitura do Livro de Isaías

Escutai a palavra do Senhor, chefes de Sodoma; dai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra: «De que Me servem os vossos inúmeros sacrifícios? – diz o Senhor – Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de vitelos; detesto o sangue de touros, cordeiros e cabritos. Quando vindes à minha presença, quem vos convidou a pisar os meus átrios? Deixai de Me trazer ofertas inúteis: o fumo do incenso Me repugna, não suporto as luas novas, os sábados, as assembleias, a impiedade das vossas festas. Abomino do íntimo da alma as vossas luas novas e as vossas solenidades, que se tornaram um peso para Mim e não as suporto mais. Quando levantais as mãos, desvio de vós o meu olhar. Ainda que multipliqueis as vossas preces, não lhes darei atenção, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, afastai dos meus olhos a malícia das vossas acções, deixai de praticar o mal e aprendei a fazer o bem. Respeitai o direito, protegei o oprimido, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva».

Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial Salmo 49 (50), 8-9.16bc-17.21 e 23 (R. 23b)
Refrão: A quem segue o caminho reto darei a salvação de Deus. Repete-se
Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não aceito os novilhos da tua casa
nem os cabritos do teu rebanho. Refrão

Como falas tanto na minha lei
e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos
e desprezas as minhas palavras? Refrão

Fizeste isto e Eu calei-me;
pensaste que Eu era como tu.
Hei de acusar-te e lançar-te tudo em rosto.
Honra-Me quem Me oferece um sacrifício de louvor,
a quem segue o caminho reto
darei a salvação de Deus. Refrão


Aclamação ao Evangelho  Mt 5, 10
Refrão: Aleluia Repete-se

Bem-aventurados os que sofrem perseguição
por amor da justiça,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão

Evangelho  Mt 10, 34--11, 1
«Não vim trazer a paz, mas a espada».

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Não penseis que Eu vim trazer a paz à terra. Não vim trazer a paz, mas a espada. De facto, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora da sua sogra, de maneira que os inimigos do homem são os de sua casa. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não é digno de Mim. Quem encontrar a sua vida há de perdê-la; e quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. Quem vos recebe, a Mim recebe; e quem Me recebe, recebe Aquele que Me enviou. Quem recebe um profeta por ele ser profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por ele ser justo, receberá a recompensa de justo. E se alguém der de beber, nem que seja um copo de água fresca, a um destes pequeninos, por ele ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa». Depois de ter dado estas instruções aos seus doze discípulos, Jesus partiu dali, para ir ensinar e pregar nas cidades daquela gente.

Palavra da salvação


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Ao venerarmos a memória da Mãe do Vosso Filho, nós Vos pedimos, Senhor: fazei que a oblação destes mistérios nos transforme em oferenda eterna para louvor da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo

ANTÍFONA DA COMUNHÃO
O Senhor fez em mim maravilhas: santo é o seu nome


Antífona da comunhão
Senhor que nos fizestes participar no sacramento da nossa redenção, concedei que, ao celebrarmos a festa da  memória da Mãe do Vosso Filho, nos alegremos com a plenitude da vossa graça e sintamos crescer continuamente em nós os frutos a redenção. Por nosso Senhor.






 «A minha vida pela tua… valia a pena»

Laura Vicuña





MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

3.Leitura:  Lê, respeita, situa o que lês 
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.


LEITURA: Jesus pede exclusividade a seus discípulos: tomar a cruz, negar-se a si mesmo, amá-l’O mais eu à própria família e, até, estar disposto a perder a própria vida por Ele. Tudo isto, provavelmente, mais do que trazer a paz potenciará a discórdia dado que não serão compreendidos.

Por em prática os mandamentos de Jesus nunca será comparável a um seguro de vida, uma fórmula de alcançar a felicidade, nem um caminho de compadrio com o mundo Como Ele próprio chama a atenção, trará a discórdia, a solidão e até a própria morte. Mas então o que se ganha seguindo Jesus? Que recompensa se deverá esperar d’Ele? Que tipo de vida se encontrará?


ORAÇÃO:  Concede-nos, Jesus, a docilidade para responder a teu chamamento e ser-Te fiel no cumprimento da tua missão.






AGENDA

21.30 horas: Último dia da novena para a preparação da festa do Beato Diogo.




A VOZ DO PASTOR


INVESTIMENTO IDEAL SEGURO E RENTÁVEL

Alguns investirão em Schoenstatt, outros, porém, em Paris. Não há dúvida que ambos são belíssimos mercados e ao alcance de todos, a oferta é grande! Sim, há dias falei do Movimento de Schoenstatt. Hoje vou tornar presente um outro Movimento supranacional e também com uma história muito linda, digna de ser conhecida e exaltada. Nasceu em Paris, em 1938, na paróquia de Notre Dame e dá-se pelo nome de Movimento das Equipas de Nossa Senhora (ENS). Uma jovem senhora, casada, foi ter com o Padre Henri Caffarel para conversar com ele sobre a sua vida espiritual. Não sabemos o teor da conversa, mas com certeza que Caffarel a colocou no contexto das palavras de Jesus: “Vai para casa, para junto dos teus, e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, na Sua misericórdia, fez por ti” (Mc 5, 19). Alguns dias depois, a jovem regressou acompanhada do marido. Mais tarde, este casal apresentou o Padre Caffarel a outros três casais. Ora, estes quatro jovens casais, ricos em amor renovado e cristãos convictos, queriam viver o seu amor à luz da Fé. Pediram, então, ao Padre Caffarel que os guiasse neste desejo e procura. Sempre acolhedor e dedicado, o Padre Caffarel respondeu-lhes: ”Façamos o caminho juntos". A primeira reunião realizou-se em Paris, a 25 de Fevereiro de 1939. Pouco a pouco, estes casais foram descobrindo o lugar privilegiado do casal como imagem viva do amor que une Cristo à Sua Igreja. Simultaneamente iam vivendo momentos de vida comunitária, conscientes da presença de Cristo entre eles, estavam reunidos em Seu nome. A sua vida ia progredindo em três vertentes: união a Deus, união entre eles, os esposos, união entre os outros casais da equipa e abertura a todos os outros, sob a proteção de Maria.
Assim nasce um Movimento de espiritualidade conjugal, a espiritualidade do cristão casado, um Movimento de casais desejosos de se santificarem no e pelo Sacramento do Matrimónio. Foi, de facto, um grande acontecimento na Igreja da época, uma verdadeira revolução, já que os métodos e regras de vida espiritual em voga eram entendidos e propostos de forma individual, não em grupo ou equipa. O Movimento propunha a espiritualidade conjugal e uma nova metodologia para uma vida em Equipa, em "Comunidade Cristã de Casais", um verdadeiro carisma, um dom dado por Deus à sua Igreja.
No final da segunda grande guerra, os grupos de casais multiplicaram-se. A necessidade de unidade e de estrutura, concretizada numa "Regra", fez-se sentir. Nasceu assim a Carta das Equipas de Nossa Senhora, escrita pelo Padre Caffarel. Ela apresenta o ideal cristão do Matrimónio, identifica os meios que permitem aos casais compreenderem-no cada vez melhor, ajuda-os a descobrir a grandeza da sua vocação, resume a metodologia do Movimento, identifica as metas essenciais dos membros das equipas e propõe um certo número de meios: oração conjugal e familiar, diálogo conjugal mensal sob o olhar de Deus, reunião mensal de equipa para rezar e partilhar, regra de vida pessoal e retiro espiritual anual.
Tendo como suporte a Carta, as Equipas de Nossa Senhora desenvolveram-se rapidamente, atravessaram fronteiras linguísticas e oceanos, chegaram a muitos países da Europa, da América, da África, da Ásia e da Oceania… e lá vão construindo o seu caminho de bem-fazer em prol da família. A Portugal chegaram em 1955, com a criação da equipa Lisboa 1. O reconhecimento oficial do Movimento data de 1957, com o reconhecimento da equipa Porto 1.
Reconhecido pela Santa Sé como uma Associação Privada Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, este Movimento, as ENS, são constituídas por 5 a 7 casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual. Casais cristãos que querem crescer no amor a Deus, no amor mútuo, no amor aos filhos e aos outros, um projeto para toda a vida. Acreditam na força da entreajuda tanto na oração, como na reflexão e na vida. Escutar a Palavra de Deus, praticar a oração pessoal, conjugal e familiar, dialogar em casal e ter propósitos de conversão e de aprofundamento espiritual, são as propostas que o Movimento lhes faz nesta arte de viver cristãmente no casamento e nas tarefas quotidianas. São, sem dúvida, uma escola de formação para os casais cristãos unidos pelo Sacramento do Matrimónio. É um Movimento de espiritualidade conjugal cujo objetivo é ajudar os casais a viver plenamente o Sacramento do Matrimónio anunciando ao mundo a sua importância, riqueza e valores. A equipa reúne-se mensalmente num encontro de oração, partilham o estudo de um tema de formação cristã para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.
O seu Encontro Internacional, este ano, é em Fátima. Milhares de equipistas ali marcam presença vindos dos mais variados locais do mundo numa manifestação de verdadeira internacionalidade do Movimento.
No Sínodo dos Bispos sobre a Família, reafirmou-se que esta, a família cristã, não deve ser apenas destinatária da evangelização, deve sentir-se família em missão. E que tanto bem poderia acontecer nas famílias e entre as famílias, se elas, crentes e evangelizadoras, se organizassem para serem fermento renovado e renovador!...
As grandes obras sempre nasceram pequeninas! Assim aconteceu com as Equipas de Nossa Senhora. Nasceram pela iniciativa de uma pessoa que atenta à voz do Espírito, foi capaz de discernir, de ser persistente, de contagiar e envolver. Milhares de famílias já usufruíram desta iniciativa ao longo dos tempos. Muitas outras, hoje, também usufruem e agradecem! Investir na família é tão importante quão necessário. Não provoca falências e os lucros são inimagináveis. A traça e a ferrugem não corroem essa riqueza. Os ladrões não a conseguem assaltar nem roubar. É a melhor herança que os pais podem deixar aos seus filhos!
Sei que é difícil convencê-las disso. No entanto, sem as famílias, não é possível investir na família, a Evangelização não se fará!...


Antonino Dias
Portalegre, 13-07-2018.







Sem comentários:

Enviar um comentário