quinta-feira, 16 de junho de 2022

 

Sexta, 17 de junho de 2022

 

Sexta-feira da XI semana do tempo comum

 

 

LITURGIA

 

 

Sexta-feira da semana XI

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).

L1: 2 Reis 11, 1-4. 9-18. 20; Sal 131 (132), 11. 12. 13-4. 17-18
Ev: Mt 6, 19-23

* Na Diocese de Viseu – Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Luciano dos Santos Costa (2018).
* Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – B. Joseph Cassant, monge e presbítero – MF
* Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Ofício e Missa votivos da Paixão.

MISSA

 Antífona de entrada Cf. Sl 26, 7.9
Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica.
Vós sois o meu refúgio:
não me abandoneis, meu Deus, meu Salvador.

Oração coleta
Senhor nosso Deus,
fortaleza dos que esperam em Vós,
atendei propício as nossas súplicas;
e, como sem Vós nada pode a fraqueza humana,
concedei-nos sempre o auxílio da vossa graça,
para que as nossas vontades e ações Vos sejam agradáveis,
no cumprimento fiel dos vossos mandamentos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


LEITURA I (anos pares) 2 Reis 11, 1-4.9-18.20
«Sagraram rei Joás e bradaram: ‘Viva o rei!’»


Leitura do Segundo Livro dos Reis


Naqueles dias, Atalia, mãe do rei Ocozias, ao saber que o filho morrera, mandou matar todos os descendentes do rei. Mas Josebá, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, tomou Joás, filho de Ocozias, e tirou-o secretamente do meio dos filhos do rei, que estavam a ser executados, para o esconder com a ama no dormitório do templo. Assim o furtaram aos olhos de Atalia e ele escapou à morte. Ficou no templo do Senhor, com Josebá, escondido pelo espaço de seis anos, enquanto Atalia reinava no país. No sétimo ano, o sacerdote Joiadá convocou os oficiais dos mercenários e dos guardas e mandou-os vir à sua presença no templo do Senhor. Estabeleceu um acordo com eles, fê-los prestar juramento e mostrou-lhes o filho do rei. Os oficiais fizeram tudo o que lhes ordenara o sacerdote Joiadá. Cada um tomou consigo os seus homens, tanto os que entravam em serviço no sábado, como aqueles que o terminavam nesse dia; e vieram ter com o sacerdote Joiadá. O sacerdote entregou-lhes as lanças e os escudos do rei David, que estavam no templo do Senhor. Os guardas postaram-se, com as armas na mão, desde o lado sul até ao lado norte do templo, rodeando o altar e o templo, para protegerem o rei. Então Joiadá mandou que trouxessem o filho do rei e impôs-lhe o diadema e as insígnias reais. Proclamaram-no rei e deram-lhe a unção; depois bateram palmas e aclamaram: «Viva o rei!». Ao ouvir os clamores populares, Atalia dirigiu-se ao encontro do povo no templo do Senhor. Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os tocadores de trombeta junto do rei e todo o povo exultando de alegria, ao som das trombetas, Atalia rasgou as vestes e gritou: «Traição! Traição!». O sacerdote Joiadá ordenou então aos oficiais das tropas: «Levai-a para fora por entre as fileiras e, se alguém tentar segui-la, matai-o à espada». O sacerdote, de facto, já tinha dito: «Não deve ser morta no templo do Senhor». Lançaram as mãos sobre ela, levaram-na para o palácio real, pela porta dos cavalos, e ali a mataram. Joiadá concluiu uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Concluiu também uma aliança entre o rei e o povo. Então toda a gente do país foi ao templo de Baal e demoliu-o: quebraram completamente os altares e as imagens e mataram, diante dos altares, Matã, sacerdote de Baal. Em seguida, Joiadá colocou sentinelas no templo do Senhor. Todo o povo exultava de alegria e a cidade ficou em paz. Entretanto, Atalia tinha sido morta à espada no palácio real.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 131 (132), 11.12.13-14.17-18 (R. cf. 13)
Refrão: O Senhor escolheu Sião para sua morada. Repete-se

O Senhor fez um juramento a David
e não voltará atrás:
«Colocarei no teu trono
um descendente da tua família». Refrão

«Se os teus filhos guardarem a minha aliança
e forem fiéis às ordens que lhes dei,
também os seus filhos
se sentarão para sempre no teu trono». Refrão

O Senhor escolheu Sião,
preferiu-a para sua morada:
«É este para sempre o lugar do meu repouso,
aqui habitarei, porque o escolhi». Refrão

«Darei a David um poderoso descendente
e farei brilhar uma luz para o meu Ungido.
Cobrirei de confusão os seus inimigos,
mas sobre ele farei resplandecer o diadema». Refrão

ALELUIA Mt 5, 3
Refrão: Aleluia Repete-se

Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão

EVANGELHO Mt 6, 19-23
«Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os destroem e os ladrões os assaltam e roubam. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não os destroem e os ladrões não os assaltam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração. A lâmpada do teu corpo são os olhos. Se o teu olhar for límpido, todo o teu corpo ficará iluminado. Mas se o teu olhar for mau, todo o teu corpo andará nas trevas. E se a luz que há em ti são trevas, como serão grandes essas trevas!».

Palavra da salvação.


Oração sobre as oblatas
Senhor nosso Deus,
que pelo pão e pelo vinho, apresentados ao vosso altar,
dais ao género humano o alimento que o sustenta
e o sacramento que o renova,
fazei que nunca falte este auxílio ao nosso corpo e à nossa alma.
Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Sl 26, 4
Uma só coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida.

Ou: Cf. Jo 17, 11
Pai santo, guarda no teu nome os que Me deste,
para que sejam em nós confirmados na unidade, diz o Senhor.

Oração depois da comunhão
Fazei, Senhor, que a sagrada comunhão nos vossos mistérios,
sinal da nossa união convosco,
realize a unidade na vossa Igreja.
Por Cristo nosso Senhor.

 

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

 LEITURAS2 Reis 11, 1-4.9-18.20: Deus tinha feito a promessa a David de que o Messias viria da sua descendência. Quando morreu Ocozias, rei de Judá, que era, por isso, da linhagem de David, sua mãe, Atalia, que era de origem pagã, mandou matar todos os filhos do rei falecido, para assim pôr termo à dinastia de David e introduzir o culto dos deuses pagãos. Uma princesa de Judá conseguiu ocultar o filho mais novo de Ocozias, chamado Joás, livrando-o assim da morte, e este foi, mais tarde, proclamado rei. Atalia foi morta, o templo dos deuses pagãos demolido e renovada a aliança entre Deus e o seu povo. Não podem os homens impedir que se realizem os desígnios de Deus.

Mt 6, 19-23: Os caminhos do Evangelho passam todos pelo coração do homem. As “coisas” têm o valor que o homem lhes der, e, para o cristão, têm o valor que a fé lhe ensinar a atribuir-lhes. Por isso, os tesouros terrenos não podem dominar o coração humano. O verdadeiro tesouro está mais longe e mais alto do que os cofres que podem ser assaltados. Para saber dar o verdadeiro valor ás coisas que o envolvem, o homem precisa de purificar o seu interior, donde nasce a verdadeira luz, que dá o sentido autêntico a tudo o que o rodeia. 

 

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 

17.30 horas: Funeral em Tolosa

18.00 horas: Missa em Nisa

 18.00 horas: Missa em Alpalhão.

 

 

MAIO, MÊS DE MARIA

 

 

 







 

A VOZ DO PASTOR

 

 

 

OS MAUS FÍGADOS DE GENTE SEM PAZ

 

A saúde da paz foi sempre muito precária, muito débil. Sempre houve gente de maus fígados, prepotente, volúvel. Gente fascinada pela cultura da morte, por imperialismos históricos, por arsenais de armamento escondido a espreitar por detrás da porta para provocar, ameaçar ou atingir quem está ou passa inocente. “Se queres conhecer o vilão, mete-lhe o pau na mão”, diz o nosso povo. E di-lo sem grande esperança em qualquer espécie de profilaxia ou de terapia. O povo sabe que estes ‘doentes’ são maus doentes, não colaboram na possível cura. Antes pelo contrário, orgulham-se dela, promovem e agravam a doença por entre os estridentes aplausos dos seus aduladores e subservientes de serviço. Apesar de ser um dos seus principais deveres, o mundo, graças a estas patologias humanas, tem muita dificuldade em se governar na paz. Depressa esquece que todos fazemos parte do género humano, da fraternidade universal, que todos somos irmãos, responsáveis uns pelos outros.

Entre nós, porém, também há sinais de retrocesso no que à paz diz respeito. Há quem, em pezinhos de lá e com linguagem subtil, ocultando chamar os bois pelo nome, se esforce por levar a água ao seu moinho para triturar e inverter o que tanto tem custado a conquistar ao longo dos tempos: o respeito pela vida: “não matarás”. Há quem defenda a cultura da morte como se de um salto civilizacional se tratasse ou como se essa fosse a questão mais premente das políticas de saúde pública ou da vida social a resolver. Se a vida é o vértice da paz, se a paz e a vida são bens por excelência da condição humana e de qualquer ordem social, se a paz e a vida são bens interdependentes ou correlativos, a paz não pode ser senão a vitória do direito e a feliz celebração da vida devidamente cuidada e assistida. Toda e qualquer ofensa à vida é um atentado contra a paz. Se queres a paz, respeita a vida, a paz começa em ti. Esta paz que começa em cada um de nós, porém, não é possível se baseada em sofismas ou fantasias que levem à eliminação da própria vida ou da vida de terceiros, seja em forma de aborto, de eutanásia ou de qualquer outra forma de violência fratricida: “não matarás”. Mal da sociedade e do progresso quando o direito perde o seu caráter humano, quando deixa de ser o que deve ser e se empanturra de indiferença, frieza e deturpações, deixando de defender a vida e a pessoa diferente, criando dela uma imagem negativa e incómoda ou fabricando uma falsa compaixão por ela, ao ponto de a excluir ou destruir, sobretudo as mais frágeis. E tudo isto invocando o direito à plena liberdade e à dignidade pessoal de quem o faz ou pede que lho façam, e ao dever de quem o deve permitir ou colaborar. De facto, somos uns artistas sem igual em busca de razões sem razão só para manifestar maus fígados, satisfazer ideologias e egoísmos vários e não fazer o que devemos fazer para acompanhar e cuidar! Porque não é fácil enfrentar a verdade e edificar sobre a rocha, governa-se e vive-se ao som dos ventos, das modas e dos interesses, construindo sobre areia movediça e querendo voar contra o SOL esquecendo que as asas são de cera!... Nenhum projeto civilizacional se aguenta quando construído sobre os alicerces da cultura da morte! Infelizmente, perde-se a memória, ignoram-se as lições da história!...

Sabemos que a par dos conflitos que acompanham a história humana, o homem sempre buscou a paz. Mas, que paz? É certo que o mundo pode proporcionar uma certa tranquilidade a pessoas e sociedades, levando-as a viver sem grandes preocupações e dificuldades. Deus dá graças comuns a toda a gente, “faz nascer o sol sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5, 44-45). A isso, porém, só latamente se pode chamar paz, não só porque se limita ao âmbito material e exterior, mas também porque leva a pensar que a paz consiste na ausência de guerra. Sem negar essa tranquilidade que o mundo pode dar, Cristo disse-nos: “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. A paz que vos dou não é a paz que o mundo dá” (Jo 14, 27). Realço: a Paz que Jesus nos dá não é “a paz que o mundo dá”, é a paz que Ele nos alcançou através da morte, reconciliando-nos com Deus, servindo, amando, lavando os pés aos outros, dando a vida. Por isso nos diz: “dou-vos a Minha paz”. É uma paz própria, caraterística d’Ele. Não como o mundo a dá por medo de consequências, por cansaço de violências, de injustiças, de humilhações. É uma paz que não se pode reivindicar nem comprar porque não está armazenada nem à venda, mas pode e deve-se pedir e construir. É uma paz dada gratuitamente, por amor, como dom e prenda confiada aos homens, não como prémio merecido. Jesus dá essa paz onde e quando a vontade de competir, de dominar, de ser o mais importante e o mais forte, ceder lugar ao serviço, ao amor desinteressado pelos últimos, à humildade de reconhecer que todos somos irmãos e responsáveis uns pelos outros. Esta paz não é mera ausência de guerra, é presença de Deus que é amor, é paz com Deus, é paz em Deus reconciliados que fomos com Ele pela morte de seu Filho, o Príncipe da Paz. E se a vida nos apresenta dificuldades, não devemos ficar perturbados nem ter medo, estamos com Ele, Ele venceu o mundo: “Disse-vos estas coisas para que tenhais a Minha paz. Neste mundo tereis aflições, mas tende coragem: Eu venci o mundo” (Jo 16,33).

São Paulo VI escreveu assim: “A paz, para nós, cristãos, não é somente um equilíbrio exterior, uma ordem jurídica, um conjunto de relações públicas disciplinadas; para nós, a Paz é, antes de mais nada, o resultado da atuação dos desígnios de sapiência e de amor com que Deus quis instaurar relações sobrenaturais com a humanidade. A Paz é o primeiro efeito desta nova economia, a que nós chamamos a Graça; “graça e paz”, repete o Apóstolo; é um dom de Deus que se torna estilo da vida cristã, é uma fase messiânica que reflete a sua luz e a sua esperança também sobre a cidade temporal e que fortalece com razões bem mais elevadas aquelas mesmas razões sobre as quais ela assenta a sua paz. Na verdade, à dignidade de cidadãos do mundo, a Paz de Cristo acrescenta a de filhos do Pai celeste; à igualdade natural dos homens, ela ajunta a da fraternidade cristã; às desavenças humanas que sempre comprometem e violam a paz, aquela Paz de Cristo enfraquece os pretextos, contesta os motivos e aponta-lhes as vantagens de uma ordem moral ideal e superior e revela-lhes ainda a prodigiosa virtude religiosa e civil do perdão generoso; à insuficiência da habilidade humana para criar uma paz sólida e estável, a Paz de Cristo fornece o auxílio do seu otimismo inexaurível; à falsidade da política do prestígio orgulhoso e do interesse material, a Paz de Cristo sugere a política da caridade; à justiça, muitas vezes cobarde e impaciente, que afirma as suas exigências com o furor das armas, a Paz de Cristo infunde a coragem invencível do direito, haurido das razões profundas da natureza humana e do destino transcendente do homem. E acentue-se ainda que não é medo da força e da resistência a Paz de Cristo, a qual recebe o seu espírito do sacrifício que redime; não é fraqueza transigente perante as desgraças e as deficiências dos homens sem sorte e sem defesa, esta Paz de Cristo possui a compreensão da dor e das necessidades humanas e sabe encontrar oportunamente amor e dádivas para os pobres, para os fracos, para os deserdados, para os que sofrem, para os que são humilhados e para os vencidos. Por outras palavras: a Paz de Cristo, mais do que qualquer outra fórmula humanitária, é solícita pelos Direitos do Homem” (II Dia Mundial da Paz, 1969).

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 10-06-2022.

 

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