segunda-feira, 28 de março de 2022

 




PARÓQUIAS DE NISA

Terça, 29 de março de 2022

Terça-feira da IV semana da quaresma

   

 

LITURGIA

 

 

Terça-feira da semana IV

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.

L1: Ez 47, 1-9. 12; Sal 45 (46), 2-3. 5-6. 8-9
Ev: Jo 5, 1-3a. 5-16

MISSA

 ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Is 55, 1
Todos vós que tendes sede, vinde à nascente das águas. Todos vós que não tendes dinheiro, vinde e bebei com alegria.

ORAÇÃO COLECTA
Fazei, Senhor, que a observância deste santo tempo da Quaresma disponha o coração dos vossos fiéis para celebrarem dignamente o mistério pascal e anunciarem aos homens a alegria da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Ez 47, 1-9.12
«Vi a água sair do templo

e todos aqueles a quem chegou esta água foram salvos»

Leitura da Profecia de Ezequiel

Naqueles dias, o Anjo reconduziu-me à entrada do templo. Debaixo do limiar da porta saía água, em direção ao Oriente, pois a fachada do templo estava voltada para o Oriente. As águas corriam da parte inferior, do lado direito do templo, ao sul do altar. O Anjo fez-me sair pela porta setentrional e contornar o templo por fora, até à porta exterior, que está voltada para o Oriente. As águas corriam do lado direito. Depois saiu na direcção do Oriente com uma corda na mão; mediu mil côvados e mandou-me atravessar: a água chegava-me aos tornozelos. Mediu outros mil côvados e mandou-me atravessar: a água chegava-me aos joelhos. Mediu ainda mil côvados e mandou-me atravessar: a água chegava-me à cintura. Por fim, mediu mais mil côvados: era uma torrente que eu não podia atravessar. As águas tinham aumentado até se perder o pé, formando um rio impossível de transpor. Disse-me então o Anjo: «Viste, filho do homem?» E fez-me voltar para a margem da torrente. Quando cheguei, vi nas margens da torrente uma grande quantidade de árvores, de um e outro lado. O Anjo disse-me: «Esta água corre para a região oriental, desce até Arabá e entra no mar, para que as suas águas se tornem salubres. Em toda a parte aonde chegar esta torrente, todo o ser vivo que nela se move terá novo alento e o peixe será muito abundante. Porque aonde esta água chegar, tornar-se-ão sãs as outras águas e haverá vida por toda a parte aonde chegar esta torrente. À beira da torrente, nas duas margens, crescerá toda a espécie de árvores de fruto: a sua folhagem não murchará, nem acabarão os seus frutos. Todos os meses darão frutos novos, porque as águas vêm do santuário. Os frutos servirão de alimento e as folhas de remédio».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 45 (46), 2-3.5-6.8-9 (R. 8)
Refrão: O Senhor do Universo está connosco,
o Deus de Jacob é a nossa fortaleza. Repete-se

Deus é o nosso refúgio e a nossa força,
auxílio sempre pronto na adversidade.
Por isso nada receamos, ainda que a terra vacile
e os montes se precipitem no fundo do mar. Refrão

Os braços dum rio alegram a cidade de Deus,
a mais santa das moradas do Altíssimo.
Deus está no meio dela e a torna inabalável,
Deus a protege desde o romper da aurora. Refrão

O Senhor dos Exércitos está connosco,
o Deus de Jacob é a nossa fortaleza.
Vinde e contemplai as obras do Senhor,
as maravilhas que realizou na terra. Refrão

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Salmo 50 (51), 12a.14a
Refrão: Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai. Repete-se
Criai em mim, Senhor, um coração puro,
dai-me de novo a alegria da vossa salvação. Refrão

EVANGELHO Jo 5, 1-3a.5-16
«No mesmo instante o homem ficou são»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, por ocasião de uma festa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém. Existe em Jerusalém, junto à porta das ovelhas, uma piscina, chamada, em hebraico, Betsatá, que tem cinco pórticos. Ali jazia um grande número de enfermos, cegos, coxos e paralíticos. Estava ali também um homem, enfermo havia trinta e oito anos. Ao vê-lo deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, Jesus perguntou-lhe: «Queres ser curado?» O enfermo respondeu-Lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me introduza na piscina, quando a água é agitada; enquanto eu vou, outro desce antes de mim». Disse-lhe Jesus: «Levanta-te, toma a tua enxerga e anda». No mesmo instante o homem ficou são, tomou a sua enxerga e começou a caminhar. Ora aquele dia era sábado. Diziam os judeus àquele que tinha sido curado: «Hoje é sábado: não podes levar a tua enxerga». Mas ele respondeu-lhes: «Aquele que me curou disse-me: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Perguntaram-lhe então: «Quem é que te disse: ‘Toma a tua enxerga e anda’». Mas o homem que tinha sido curado não sabia quem era, porque Jesus tinha-Se afastado da multidão que estava naquele local. Mais tarde, Jesus encontrou-o no templo e disse-lhe: «Agora estás são. Não voltes a pecar, para que não te suceda coisa pior». O homem foi então dizer aos judeus que era Jesus quem o tinha curado. Desde então os judeus começaram a perseguir Jesus, por fazer isto num dia de sábado.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Recebei benignamente, Senhor, os dons que Vós mesmo nos destes para sustento da nossa vida mortal e transformai-os para nós em alimento de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Quaresma

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 22, 1-2
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados.
Conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Purificai, Senhor, o nosso espírito e renovai-o com os vossos divinos sacramentos, para que também o nosso corpo mortal receba o auxílio necessário na vida presente e na vida futura. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
 

 

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Ez 47, 1-9.12 :Celebraremos hoje uma liturgia batismal: partindo do sinal da água (as duas leituras e o salmo) e através dele, somos iluminados sobre a significação última do banho batismal. Para o povo no exílio no tempo de Ezequiel, o templo era, no centro do universo, sinal da presença de Deus. A água é a fonte da vida, da ressurreição, e Jesus dirá que ela é sinal do Espírito Santo. Isto ela o é no Batismo, que na cidade de Deus, a Igreja, é como um rio que irriga e faz participar na vida de Cristo ressuscitado, pela força do Espírito Santo.

Jo 5, 1-3a.5-16: Movido pelo Espírito da Ressurreição, o homem, desde longa data enfermo, é liberto do pecado, fica são pela vida que Jesus lhe comunica, e assim curado, libertado, perdoado, ressuscitado em Jesus - que é e dá a Vida - caminha são, e é convidado a não mais pecar.

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 

16.00 horas: Confissões em Amieira do Tejo

16.15 horas: Funeral em Monte Claro

18.00 horas: Missa em Alpalhão

18.00 horas: Missa em Nisa

21.00 horas: Ensaio de canto no Calvário

 

LOCAIS DE CULTO NA ZONA PASTORAL DE NISA

 

 



 

A VOZ DO PASTOR

 

 

 

ÀS 16 HORAS DO DIA 25 A PAZ CONTA CONSIGO

 

Não esqueça, esta hora também grita por si! Para que tal hora não passe despercebida, acione o despertador do seu telemóvel, organize-se, anuncie e estimule. Se há muitas formas de ajudar, esta é uma delas. Mesmo com algum transtorno na sua lide diária, una-se em oração a milhões de pessoas neste momento tão triste da história humana em que multidões sofrem as prepotências de quem se julga dono e senhor de tudo e de todos. Depois de tantos apelos à oração pela paz, depois do Papa Francisco apelar ao dia de jejum em Quarta-Feira de Cinzas pela mesma causa, desde o dia 17 de março que pessoas de boa vontade estão em novena de preparação para a consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, Rainha da Paz. Acontecerá na próxima sexta-feira, dia em que também começam as “24 Horas para o Senhor”. Para maior divulgação e reiterar o convite para que permaneçamos unidos nesse solene momento, faço eco das notícias que, a esse pretexto, vão sendo publicadas em Vatican News. Foram os líderes católicos da Ucrânia que pediram ao Papa Francisco esta consagração, enquanto, “nesta dolorosa e difícil situação de guerra”, continuam “a rezar, celebrar a Santa Missa, adorar o Santíssimo Sacramento, jejuar e oferecer nossos sofrimentos pedindo a misericórdia de Deus”. E manifestam-se “muito felizes pelo fato de o Santo Padre ter respondido positivamente ao pedido dos bispos da Igreja Católica Latina, de todos os seus sacerdotes e de todo o seu povo”, afirmou o arcebispo de Lviv, Ucrânia. Com o propósito de quererem preparar o povo, convocaram “todos os cristãos na Ucrânia a se juntarem a esta novena e – dizem - ficaríamos muito gratos se toda a Igreja ao redor do mundo se unisse a nós em oração por essa intenção”. Neste comum sentir, o Papa Francisco convidou os bispos de todo o mundo, os seus sacerdotes e toda a gente de boa vontade a se unirem a ele na oração pela paz e pela consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. Francisco fará a Consagração em 25 de março, Solenidade da Anunciação do Senhor, às 16 horas de Lisboa, numa Celebração da Penitência a que presidirá na Basílica de São Pedro. O mesmo será feito em Fátima, à mesma hora, pelo cardeal Konrad Krajewski, enviado do Papa. Bispos de toda a Igreja e todos os bispos católicos da Ucrânia, tanto de rito latino como gregos-católicos, se unirão também neste ato de consagração, celebrando-o ao mesmo tempo nas suas catedrais e igrejas. Muitas pessoas, famílias, comunidades diocesanas e paroquiais por esse mundo além, se vão unir nesta Consagração e nesta oração pela paz entre os povos. Em plena e profunda comunhão com o Santo Padre, os Bispos portugueses procurarão estar presentes nesta celebração em Fátima. Será na Capelinha das Aparições, também às 16h00, durante a oração do Rosário. Pela parte que nos toca, apelamos a todas as pessoas, famílias, paróquias, comunidades, institutos de vida consagrada e outras instituições eclesiais para que assumam esta intenção de consagração nas celebrações desse dia, nomeadamente nas Vias-Sacras, nas Eucaristias, na Oração do Rosário e no itinerário “24 horas para o Senhor” que se inicia na tarde desse dia. ‘Nunca saberemos quanto bem pode fazer ao mundo uma oração simples, pequena e silenciosa. É uma força de amor, o poder do Espírito que sopra por toda a parte, transforma e converte. Para Deus tudo é possível, basta que se abra uma fenda no coração e muda as mãos assassinas. A oração não muda Deus através das palavras, a oração muda os corações e converte-os a Deus para que finalmente possam acolher os seus dons. O dom de Deus é o Espírito que com amor cura o mundo do ódio’.

Na Aparição de 13 de julho de 1917, em Fátima, Nossa Senhora pediu a consagração da Rússia ao Seu Imaculado Coração, afirmando que, se este pedido não fosse atendido, a Rússia espalharia "os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja". "Os bons", acrescentou, "serão martirizados, o Santo Padre sofrerá muito, várias nações serão destruídas". Depois das aparições de Fátima, houve vários atos de consagração ao Imaculado Coração de Maria: Pio XII, em 31 de outubro de 1942, consagrou o mundo inteiro. Em 7 de julho de 1952, consagrou os povos da Rússia ao Imaculado Coração de Maria com a Carta Apostólica ‘Sacro vergente anno’, dizendo: “Assim como há alguns anos atrás consagramos o mundo ao Imaculado Coração da Virgem Mãe de Deus, agora, de forma muito especial, consagramos todos os povos da Rússia ao mesmo Imaculado Coração”.

São Paulo VI, em 21 de novembro de 1964, renovou a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria na presença dos Padres do Concílio Vaticano II. O Papa São João Paulo II compôs uma oração que definiu como "Ato de entrega" a ser celebrado na Basílica de Santa Maria Maior em 7 de junho de 1981, na Solenidade de Pentecostes. O texto afirmava: “Ó Mãe dos homens e dos povos, Tu conheces todos os seus sofrimentos e as suas esperanças, Tu sentes maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas que abalam o mundo, acolhe o nosso clamor no Espírito Santo diretamente ao teu coração e abraça com o amor de Mãe e de Serva do Senhor aqueles que esperam mais este abraço, junto com aqueles que cuja entrega Tu também esperas de modo particular. Tomai sob a tua proteção materna toda a família humana que, com carinho afetuoso, a Ti, ó Mãe, nós confiamos. Que se aproxime para todos o tempo da paz e da liberdade, o tempo da verdade, da justiça e da esperança”.

Depois, para responder mais plenamente aos pedidos de Nossa Senhora, quis explicitar durante o Ano Santo da Redenção o ato de entrega de 7 de Junho de 1981, repetido em Fátima a 13 de maio de 1982. Em memória do Fiat pronunciado por Maria no momento da Anunciação, em 25 de março de 1984, na Praça São Pedro, em união espiritual com todos os bispos do mundo previamente "convocados", João Paulo II confiou todos os povos ao Imaculado Coração de Maria, assim: “E por isso, ó Mãe dos homens e dos povos, Tu que conheces todos os seus sofrimentos e todas as suas esperanças, Tu que sentes maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, que abalam o mundo contemporâneo, acolhe o nosso grito que, movido pelo Espírito Santo, dirigimos diretamente ao teu Coração: abraça com amor de Mãe e Serva do Senhor, este nosso mundo humano, que Te confiamos e consagramos, cheio de inquietude pela sorte terrena e eterna dos homens e dos povos. De modo especial Te confiamos e consagramos aqueles homens e nações que têm necessidade particular desta entrega e consagração”.

Em junho do ano 2000, a Santa Sé revelou a terceira parte do segredo de Fátima e o então arcebispo secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, sublinhou que a Irmã Lúcia, numa carta de 1989, tinha confirmado pessoalmente que este ato de consagração solene e universal correspondia ao que Nossa Senhora queria: "Sim, foi feito", escreveu a vidente, "como Nossa Senhora havia pedido, em 25 de março de 1984".

A mensagem de Fátima apenas lança um apelo sincero à conversão para que a humanidade possa ser salva do egoísmo que destrói. Seja qual for a crueldade dos homens, a mensagem da Senhora é clara: "O Meu Imaculado Coração triunfará". O que significa isto? Joseph Ratzinger explica: “Significa que este Coração aberto a Deus, purificado pela contemplação de Deus, é mais forte que as armas ou armamentos de qualquer espécie. O fiat de Maria, a palavra do seu Coração, mudou a história do mundo, porque introduziu neste mundo o Salvador: graças àquele 'Sim', Deus pôde fazer-Se homem no nosso meio e tal permanece para sempre. Que o maligno tem poder neste mundo, vemo-lo e experimentamo-lo continuamente; tem poder, porque a nossa liberdade se deixa continuamente desviar de Deus. Mas, desde que Deus passou a ter um coração humano e deste modo orientou a liberdade do homem para o bem, para Deus, a liberdade para o mal deixou de ter a última palavra. O que vale desde então, está expresso nesta frase: 'No mundo tereis tribulações, mas tende confiança! Eu venci o mundo” (Jo 16, 33)”.

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 22-03-2022.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário