sexta-feira, 11 de março de 2022

 



PARÓQUIAS DE NISA

Sábado, 12 de março de 2022

Sábado da I semana da quaresma

   

 

LITURGIA

 

 

Sábado da semana I

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.

L1: Deut 26, 16-19; Sal 118 (119), 1-2. 4-5. 7-8
Ev: Mt 5, 43-48

* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

MISSA

 ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 18, 8
A lei do Senhor é perfeita, reconforta a alma.
As ordens do Senhor são firmes,
dão sabedoria aos simples.


ORAÇÃO COLECTA
Convertei a Vós, Pai eterno, os nossos corações, para que, buscando o único bem necessário e praticando as obras de caridade, nos consagremos inteiramente ao louvor da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Deut 26, 16-19
«Serás um povo consagrado ao Senhor, teu Deus»


Leitura do Livro do Deuteronómio


Moisés falou ao povo, dizendo: «O Senhor, teu Deus, ordena-te hoje que cumpras estas leis e mandamentos. Tu os guardarás e cumprirás com todo o teu coração e com toda a tua alma. Hoje obtiveste a promessa do Senhor de que Ele seria o teu Deus; e tu deves seguir os seus caminhos, cumprindo os seus mandamentos, leis e preceitos, e escutando a sua voz. E hoje o Senhor obteve de ti a promessa de que serás o seu povo, como Ele tinha declarado, e cumprirás os seus mandamentos. Ele te elevará pela glória, fama e esplendor, acima de todas as nações que formou, e serás um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, como Ele prometeu.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 1-2.4-5.7-8 (R. 1b)
Refrão: Ditoso o que anda na lei do Senhor. Repete-se

Felizes os que seguem o caminho perfeito
e andam na lei do Senhor.
Felizes os que observam as suas ordens
e O procuram de todo o coração. Refrão

Promulgastes os vossos preceitos
para se cumprirem fielmente.
Oxalá meus caminhos sejam firmes
na observância dos vossos decretos. Refrão

Na retidão de coração Vos darei graças,
ao aprender os vossos juízos.
Hei de cumprir os vossos preceitos:
não me desampareis jamais. Refrão


ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO 2 Cor 6, 2b
Refrão: Glória a Vós, Jesus Cristo, Palavra do Pai. Repete-se
Agora é o tempo favorável,
agora é o dia da salvação. Refrão


EVANGELHO Mt 5, 43-48
«Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Fazei, Senhor, que estes santos mistérios, instituídos para nossa renovação espiritual, nos tornem dignos de participar nos seus frutos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Quaresma


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 5, 48
Sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito,
diz o Senhor.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Protegei continuamente, Senhor, aqueles que alimentais nos divinos mistérios e dai a consolação da vossa graça àqueles que formastes com os ensinamentos celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Deut 26, 16-19: O último dia da semana, o sábado, dá-nos como que a síntese desta primeira semana da Quaresma, em ambiente de muita paz; é um verdadeiro repouso sabático: “Serás um povo consagrado ao Senhor”, “haveis de ser perfeitos como o vosso Pai celeste”. Este o objetivo último da ascese quaresmal, a comunhão com o Pai pela Aliança, fruto da Páscoa de Cristo, que, pela morte, passou deste mundo para o Pai.

Mt 5, 43-48 :Mas a lei da perfeição não é lei exterior, imposta de fora para dentro; é lei inscrita já dentro de nós, que o próprio coração como que adivinharia, porque nos “criastes para Vós, Senhor, e o nosso coração anda inquieto enquanto não repousar em Vós” (S. Agostinho). Será esse o grande repouso, o grande Sábado: repousar em Deus! Apesar disso, o Senhor insiste, explicitando: «Sede perfeitos como o vosso Pai celeste”. Assim se faz a continuação entre a primeira e a segunda leitura, passando da Lei ao Evangelho pelos caminhos do Senhor, que no salmo intercalar são cantados como caminhos da felicidade. Por eles chegaremos à Transfiguração, que amanhã celebramos.

 

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 

11.00 horas: Funeral em Monte Claro

15.00 horas: Missa na Falagueira

16.00 horas: Missa em Monte Claro

16.00 horas: Missa no Pardo

18.00 horas: Missa em Alpalhão

18.00 horas: Missa em Nisa.

 

IGREJAS DA ZONA PASTORAL DE NISA:

 

 


Capela de São Pedro - Gáfete
 

 

A VOZ DO PASTOR

 

 

 

UM MAIOR ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA!...

 

Jovens, antes de mais, muito obrigado por terdes levado, carinhosamente ao colo por toda a nossa Diocese, com entusiasmo contagiante e espírito missionário, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Foi bom e muito bonito, como bonito e muito bom foi apreciar como tantas autoridades civis, académicas e militares, comunidades cristãs, estruturas sociais, de saúde e de serviços, e tantas outras instituições escancararam as portas para vos acolherem com a mensagem mais revolucionária, mais subversiva do mundo! E tudo vai acontecendo sem qualquer outra arma que não seja a arma do amor e do bem fazer, em paz e concórdia! Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos! Mas Ele, na Cruz, até a deu pelos seus próprios inimigos, desculpando-os e pedindo perdão para eles. E tantas vezes ignoramos isto ou tendemos a esquecê-lo porque nem sequer somos capazes de cumprir o adágio que diz que amor com amor se paga!...

Em nome da Igreja Diocesana, quero manifestar a maior gratidão a todos quantos, reconhecendo o alcance de tal peregrinação pelo que ela significa, representa e anuncia, manifestaram a sua simpática abertura, adesão e colaboração. Bem como agradeço ao Comité Diocesano de preparação para a Jornada Mundial em Lisboa, ao Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações e a todos quantos, quais formiguinhas atentas e laboriosas, duma maneira ou de outra, tiraram pedras do caminho e colaboraram mais de perto com igual entusiasmo e alegria. Bem hajam!

Agora que nos vamos ‘despedir’ desses símbolos que desde 30 de janeiro percorreram cantos e recantos, largos e praças da nossa Diocese a bater com carinho à porta do coração de cada pessoa, venho recordar-vos, caros jovens, aquilo que já sabeis. Não sendo saudável esquecer, é mesmo bom intensificar a sua vivência e reavivar continuamente o desejo de o divulgar oportuna e inoportunamente. São três coisas importantíssimas! Foi o Papa Francisco que as gravou a letras de ouro no documento conclusivo do sínodo dos jovens. Aí, ele reiterou-vos três grandes verdades que eu chamo agora à baila para trazerdes escritas na palma da vossa mão, vós e toda a gente. Diz ele: “Eis a primeira verdade que quero dizer a cada um: «Deus ama-te». Mesmo que já o tenhas ouvido – não importa! –, quero recordar-to: Deus ama-te”.

“A segunda verdade é que, por amor, Cristo entregou-Se até ao fim para te salvar. Os seus braços abertos na cruz são o sinal mais precioso dum amigo capaz de levar até ao extremo o seu amor”.

“Mas há uma terceira verdade, que é inseparável da anterior: Ele vive! (...) Aquele que nos enche com a sua graça, Aquele que nos liberta, Aquele que nos transforma, Aquele que nos cura e consola é Alguém que vive. É Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, revestido de luz infinita”.

Nestas três verdades, refere Francisco, “aparece Deus Pai e aparece Jesus. Mas, onde estão o Pai e Jesus Cristo, também está o Espírito Santo. É Ele que prepara e abre os corações para receberem este anúncio, é Ele que mantém viva esta experiência de salvação, é Ele que te ajudará a crescer nesta alegria se O deixares agir. O Espírito Santo enche o coração de Cristo ressuscitado e de lá, como duma fonte, derrama-Se na tua vida. E quando O recebes, o Espírito Santo faz-te entrar cada vez mais no coração de Cristo, para que te enchas sempre mais com o seu amor, a sua luz e a sua força”.

Por isso, o Santo Padre pede-te que invoques todos os dias o Espírito Santo “para que renove em ti constantemente a experiência do grande anúncio. Porque não? Tu não perdes nada e Ele pode mudar a tua vida, pode iluminá-la e dar-lhe um rumo melhor. Não te mutila, não te tira nada, antes ajuda-te a encontrar da melhor maneira aquilo que precisas. Precisas de amor? Não o encontrarás na devassidão, usando os outros, possuindo ou dominando os outros; n’Ele, o encontrarás duma forma que te fará verdadeiramente feliz. Buscas intensidade? Não a viverás acumulando objetos, gastando dinheiro, correndo desesperadamente atrás das coisas deste mundo; chegará duma maneira muito mais bela e satisfatória, se te deixares guiar pelo Espírito Santo” (cf. Exortação Apostólica Cristo Vive, Capítulo  IV, que vos convido a recordar).

A Diocese da Guarda virá receber os símbolos à nossa Diocese, na cidade de Castelo Branco. Quem recebe vem buscar, assim está determinado, nós fomos buscar a Évora. Mas não é o Bispo diocesano que os vai entregar, não é tampouco o Arciprestado de Castelo Branco, nem o Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações, nem o Comité Diocesano de preparação para a Jornada em Lisboa. É a Diocese que os vai entregar na pessoa dos seus jovens. Por isso, contamos com a tua presença neste gesto de entregar aos jovens da Diocese da Guarda, na presença do seu Bispo e doutros membros da sua comitiva, estes símbolos. Também estará presente Dom Américo Aguiar, Bispo Auxiliar do Patriarcado e Presidente do Comité Organizador da Jornada Mundial em Lisboa, em 2023. Tens dificuldade em vir? Talvez, acredito e compreendo. No entanto, como afirmou o célebre cantor e compositor jamaicano Bob Marley, “não cruzes os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos”. Anda daí! Se mesmo não puderes vir, continua unido ao Comité Diocesano e ao Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações. Como notarás, o entusiasmo pela Jornada Mundial já saltita pelas ruas e há muita pressa no ar a dizer-te que também precisa de ti e do apoio e colaboração da tua família e da tua comunidade cristã nesta caminhada até Lisboa! Juntos e comprometidos no caminho avançaremos melhor e com mais proveito. Anima-te e anima os teus amigos.

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 04-03-2022.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário