segunda-feira, 7 de março de 2022

 



PARÓQUIAS DE NISA

  

Terça, 08 de março de 2022  


Terça-feira da I semana da quaresma

   

 

LITURGIA

 

Terça-feira da semana I

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.

L1: Is 55, 10-11; Sal 33 (34), 4-5. 6-7. 16-17. 18-19
Ev: Mt 6, 7-15

* Pode celebrar-se a memória de S. João de Deus, religioso, como se indica na p. 33, n. 9.
* Na Arquidiocese de Évora – S. João de Deus, religioso – FESTA
* Na Ordem de Cister – Pode celebrar-se a memória de S. Estêvão de Obazine, como se indica na p. 33, n. 9.
* Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. João de Deus, religioso, Fundador da Ordem Hospitaleira – SOLENIDADE
* Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. João de Deus, religioso, Padroeiro secundário da Congregação – FESTA
* Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – Pode celebrar-se a memória de S. João de Deus, religioso, como se indica na p. 33, n. 9.

MISSA

 ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 89, l-2
Senhor, tendes sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Desde sempre e por toda a eternidade, Vós sois Deus.

ORAÇÃO COLECTA
Olhai, Senhor, para a vossa família e fazei que a nossa alma, purificada pela penitência corporal, resplandeça cada vez mais com a luz da vossa presença. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 55, 10-11
«A minha palavra cumpre a minha vontade»


Leitura do Livro de Isaías

Assim fala o Senhor. «A chuva e a neve que descem do céu não voltam para lá sem terem regado a terra, sem a haverem fecundado e feito produzir, para que dê a semente ao semeador e o pão para comer. Assim a palavra que sai da minha boca não volta sem ter produzido o seu efeito, sem ter cumprido a minha vontade, sem ter realizado a sua missão».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 33 (34), 4-5.6-7.16-17.18-19 (R. 18b)
Refrão: Deus salva os justos
de todos os sofrimentos.
Repete-se

Enaltecei comigo o Senhor
e exaltemos juntos o seu nome.
Procurei o Senhor e Ele atendeu-me,
libertou-me de toda a ansiedade.Q94;Refrão

Voltai-vos para Ele e ficareis radiantes,
o vosso rosto não se cobrirá de vergonha.
Este pobre clamou e o Senhor o ouviu,
salvou-o de todas as angústias.Q94;Refrão

Os olhos do Senhor estão voltados para os justos
e os ouvidos atentos aos seus rogos.
A face do Senhor volta-se contra os que fazem o mal,
para apagar da terra a sua memória.Q94;Refrão

Os justos clamaram e o Senhor os ouviu,
livrou-os de todas as suas angústias.
O Senhor está perto dos que têm o coração atribulado
e salva os de ânimo abatido.Q94;Refrão

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Mt 4, 4b
Refrão: Grandes e admiráveis são as vossas obras, Senhor. Repete-se
Nem só de pão vive o homem,
mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Refrão


EVANGELHO Mt 6, 7-15
«Orai assim»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito. Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes. Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas».

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Deus, criador e Senhor de todas as coisas, recebei estes dons que nos vieram das vossas mãos e transformai este alimento da nossa vida presente em sacramento de vida eterna. Por Nosso Senhor.

Prefácio da Quaresma

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 4, 2
Quando Vos invocar, ouvi-me, ó Deus, meu Salvador.
Vós que na tribulação me tendes protegido,
compadecei-Vos de mim e ouvi a minha súplica.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Pela comunhão nos vossos mistérios, ensinai-nos, Senhor, a moderar os desejos das coisas terrenas e a amar os bens celestes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

 

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA

 

 

 

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Is 55, 10-11: A liturgia dos primeiros dias da Quaresma dá-nos as grandes linhas para a vida cristã nesta preparação pascal. A primeira leitura de hoje apresenta a palavra vinda de Deus como força portadora de vida, capaz de produzir em nós uma renovação profunda. A palavra de Deus é o grande alimento deste tempo de jejum quaresmal. A Palavra de Deus é, em última análise, o próprio Cristo, que saiu do Pai e veio ao mundo para manifestar a vontade do Pai.

Mt 6, 7-15: A segunda leitura ensina-nos como responder à palavra de Deus na oração, no diálogo profundo em que o homem derrama a sua alma diante de Deus, a quem ousa chamar “Pai”. A oração é uma das ocupações principais do cristão na Quaresma. Jesus ensina-nos hoje como a oração deve ser, antes de mais, a voz do coração animado pela fé, pela esperança e pelo amor filial para com o Pai celeste, como o próprio Senhor fez durante os 40 dias que passou no deserto.

 

 

 

AGENDA DO DIA:

 

 

18.00 horas: Missa em Alpalhão

18.00 horas: Missa em Nisa

21.00 horas: Reunião no Calvário com os membros do AMIVD

 

 

IGREJAS DA ZONA PASTORAL DE NISA:

 

 


Porta do Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres
 (dentro do Alpendre da Ermida)

 

 

 

A VOZ DO PASTOR

 

 

 

UM MAIOR ENCANTO NA HORA DA DESPEDIDA!...

 

Jovens, antes de mais, muito obrigado por terdes levado, carinhosamente ao colo por toda a nossa Diocese, com entusiasmo contagiante e espírito missionário, os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Foi bom e muito bonito, como bonito e muito bom foi apreciar como tantas autoridades civis, académicas e militares, comunidades cristãs, estruturas sociais, de saúde e de serviços, e tantas outras instituições escancararam as portas para vos acolherem com a mensagem mais revolucionária, mais subversiva do mundo! E tudo vai acontecendo sem qualquer outra arma que não seja a arma do amor e do bem fazer, em paz e concórdia! Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos! Mas Ele, na Cruz, até a deu pelos seus próprios inimigos, desculpando-os e pedindo perdão para eles. E tantas vezes ignoramos isto ou tendemos a esquecê-lo porque nem sequer somos capazes de cumprir o adágio que diz que amor com amor se paga!...

Em nome da Igreja Diocesana, quero manifestar a maior gratidão a todos quantos, reconhecendo o alcance de tal peregrinação pelo que ela significa, representa e anuncia, manifestaram a sua simpática abertura, adesão e colaboração. Bem como agradeço ao Comité Diocesano de preparação para a Jornada Mundial em Lisboa, ao Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e das Vocações e a todos quantos, quais formiguinhas atentas e laboriosas, duma maneira ou de outra, tiraram pedras do caminho e colaboraram mais de perto com igual entusiasmo e alegria. Bem hajam!

Agora que nos vamos ‘despedir’ desses símbolos que desde 30 de janeiro percorreram cantos e recantos, largos e praças da nossa Diocese a bater com carinho à porta do coração de cada pessoa, venho recordar-vos, caros jovens, aquilo que já sabeis. Não sendo saudável esquecer, é mesmo bom intensificar a sua vivência e reavivar continuamente o desejo de o divulgar oportuna e inoportunamente. São três coisas importantíssimas! Foi o Papa Francisco que as gravou a letras de ouro no documento conclusivo do sínodo dos jovens. Aí, ele reiterou-vos três grandes verdades que eu chamo agora à baila para trazerdes escritas na palma da vossa mão, vós e toda a gente. Diz ele: “Eis a primeira verdade que quero dizer a cada um: «Deus ama-te». Mesmo que já o tenhas ouvido – não importa! –, quero recordar-to: Deus ama-te”.

“A segunda verdade é que, por amor, Cristo entregou-Se até ao fim para te salvar. Os seus braços abertos na cruz são o sinal mais precioso dum amigo capaz de levar até ao extremo o seu amor”.

“Mas há uma terceira verdade, que é inseparável da anterior: Ele vive! (...) Aquele que nos enche com a sua graça, Aquele que nos liberta, Aquele que nos transforma, Aquele que nos cura e consola é Alguém que vive. É Cristo ressuscitado, cheio de vitalidade sobrenatural, revestido de luz infinita”.

Nestas três verdades, refere Francisco, “aparece Deus Pai e aparece Jesus. Mas, onde estão o Pai e Jesus Cristo, também está o Espírito Santo. É Ele que prepara e abre os corações para receberem este anúncio, é Ele que mantém viva esta experiência de salvação, é Ele que te ajudará a crescer nesta alegria se O deixares agir. O Espírito Santo enche o coração de Cristo ressuscitado e de lá, como duma fonte, derrama-Se na tua vida. E quando O recebes, o Espírito Santo faz-te entrar cada vez mais no coração de Cristo, para que te enchas sempre mais com o seu amor, a sua luz e a sua força”.

Por isso, o Santo Padre pede-te que invoques todos os dias o Espírito Santo “para que renove em ti constantemente a experiência do grande anúncio. Porque não? Tu não perdes nada e Ele pode mudar a tua vida, pode iluminá-la e dar-lhe um rumo melhor. Não te mutila, não te tira nada, antes ajuda-te a encontrar da melhor maneira aquilo que precisas. Precisas de amor? Não o encontrarás na devassidão, usando os outros, possuindo ou dominando os outros; n’Ele, o encontrarás duma forma que te fará verdadeiramente feliz. Buscas intensidade? Não a viverás acumulando objetos, gastando dinheiro, correndo desesperadamente atrás das coisas deste mundo; chegará duma maneira muito mais bela e satisfatória, se te deixares guiar pelo Espírito Santo” (cf. Exortação Apostólica Cristo Vive, Capítulo  IV, que vos convido a recordar).

A Diocese da Guarda virá receber os símbolos à nossa Diocese, na cidade de Castelo Branco. Quem recebe vem buscar, assim está determinado, nós fomos buscar a Évora. Mas não é o Bispo diocesano que os vai entregar, não é tampouco o Arciprestado de Castelo Branco, nem o Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações, nem o Comité Diocesano de preparação para a Jornada em Lisboa. É a Diocese que os vai entregar na pessoa dos seus jovens. Por isso, contamos com a tua presença neste gesto de entregar aos jovens da Diocese da Guarda, na presença do seu Bispo e doutros membros da sua comitiva, estes símbolos. Também estará presente Dom Américo Aguiar, Bispo Auxiliar do Patriarcado e Presidente do Comité Organizador da Jornada Mundial em Lisboa, em 2023. Tens dificuldade em vir? Talvez, acredito e compreendo. No entanto, como afirmou o célebre cantor e compositor jamaicano Bob Marley, “não cruzes os braços diante de uma dificuldade, pois o maior homem do mundo morreu de braços abertos”. Anda daí! Se mesmo não puderes vir, continua unido ao Comité Diocesano e ao Secretariado Diocesano da Juventude e Vocações. Como notarás, o entusiasmo pela Jornada Mundial já saltita pelas ruas e há muita pressa no ar a dizer-te que também precisa de ti e do apoio e colaboração da tua família e da tua comunidade cristã nesta caminhada até Lisboa! Juntos e comprometidos no caminho avançaremos melhor e com mais proveito. Anima-te e anima os teus amigos.

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 04-03-2022.

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário