domingo, 27 de junho de 2021

 

PARÓQUIAS DE NISA 

 

Segunda-feira, 28 de junho de 2021

 

Segunda da XIII semana do tempo comum

 

LITURGIA

 

Segunda-feira da semana XIII

S. Ireneu, bispo e mártir – MO
Vermelho – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Gen 18, 16-33; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 10-11
Ev Mt 8, 18-22

* Na Congregação do Santíssimo Redentor – B. Nicolau Charnetskyi, bispo, e companheiros, mártires – MO


S. PEDRO E S. PAULO, Apóstolos
SOLENIDADE

Segunda-feira à tarde
Vermelho.
Missa própria da Vigília, Glória, Credo, pf. dos Apóstolos.

L 1 At 3, 1-10; Sal 18, 2-3. 4-5
L2 Gal 1, 11-20
Ev Jo 21, 15-19

* I Vésp. de S. Pedro e S. Paulo – Compl. dep. I Vésp. dom.


S. IRENEU, bispo e mártir

Nota Histórica

Nasceu cerca do ano 130 e foi educado em Esmirna. Foi discípulo de S. Policarpo, bispo desta cidade. No ano 177 era presbítero em Lião (França) e pouco tempo depois foi nomeado bispo da mesma cidade. Escreveu várias obras para defender a fé católica contra os erros dos gnósticos. Segundo a tradição, recebeu a palma do martírio cerca do ano 200.

 

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA Jer 3, 15
Eu vos darei pastores segundo o meu coração,
que vos apascentem com sabedoria e prudência.



ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que concedestes ao bispo Santo Ireneu o dom de proclamar com firmeza a verdadeira doutrina e de fortalecer a paz na Igreja, por sua intercessão renovai-nos na fé e na caridade, para trabalharmos sem descanso pela união e concórdia entre os homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I 2 Tim 2, 22b-26
«O servo do Senhor deve ser afável para com todos
e corrigir com mansidão os rebeldes»


Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo


Caríssimo: Procura seguir a justiça, a fé, a caridade e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor. Evita as discussões insensatas e deseducativas, que, como sabes, geram conflitos. Quem serve o Senhor não é conflituoso; mas deve ser afável para com todos, apto para ensinar e paciente na adversidade. Deve corrigir com mansidão os rebeldes, na esperança de que Deus lhes conceda a conversão e o conhecimento da verdade, e assim eles voltem ao bom senso, libertando-se das ciladas do diabo, que os retinha cativos, submissos à sua vontade.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 36 (37), 3-4.5-6.30-31 (R. 30a)
Refrão: A boca do justo proclama a sabedoria.


Confia no Senhor e pratica o bem,
possuirás a terra e viverás tranquilo.
Põe no Senhor as tuas delícias,
e Ele satisfará os anseios do teu coração.

Confia ao Senhor o teu destino
e tem confiança, que Ele atuará.
Fará brilhar a tua luz como a justiça
e como o sol do meio-dia os teus direitos.

A boca do justo profere a sabedoria
e a sua língua proclama a justiça.
A lei de Deus está no seu coração
e não vacila nos seus passos.
___________________________________

LEITURA I
(anos ímpares) Gen 18, 16-33
«Irás destruir o justo com o pecador?»


A célebre visita de Deus a Abraão é acompanhada das maiores promessas e revelações da parte de Deus e das mais belas atitudes de coração da parte de Abraão. Deus revela-Se “amigo dos homens”, como, de maneira especial, gostam de Lhe chamar os cristãos da Igreja oriental, fiel à sua aliança, clemente e pronto a atender a súplica de quem O invoca, e a perdoar os pecados dos homens. Abraão continua a ser o homem cheio de fé, hospitaleiro, amigo dos pecadores, para quem implora o perdão de Deus.

Leitura do Livro do Génesis

 
Naqueles dias, os homens que tinham estado com Abraão, junto do Carvalho de Mambré, levantaram-se e dirigiram o seu olhar para Sodoma. Abraão ia com eles, para se despedir. Disse o Senhor: «Deverei ocultar a Abraão o que tenciono fazer? Ele será, na verdade, a origem de uma nação grande e poderosa e nele serão abençoadas todas as nações da terra. Porque Eu o escolhi para ordenar a seus filhos e aos seus descendentes que sigam o caminho do Senhor, praticando a justiça e o direito. Assim realizará o Senhor tudo o que prometeu a Abraão». Disse então o Senhor: «O clamor contra Sodoma e Gomorra é tão forte, o seu pecado é tão grave que Eu vou descer para verificar se o clamor que chegou até Mim corresponde inteiramente às suas obras. Se sim ou não, hei-de sabê-lo». Os homens que tinham vindo à residência de Abraão dirigiram-se então para Sodoma, enquanto o Senhor continuava junto de Abraão. Este aproximou-se e disse: «Ireis destruir o justo com o pecador? Talvez haja cinquenta justos na cidade. Matá-los-eis a todos? Não perdoareis a essa cidade, por causa dos cinquenta justos que nela residem? Longe de Vós fazer tal coisa: dar a morte ao justo e ao pecador, de modo que o justo e o pecador tenham a mesma sorte! Longe de Vós! O juiz de toda a terra não fará justiça?» O Senhor respondeu-lhe: «Se encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a toda a cidade por causa deles». Abraão insistiu: «Atrevo-me a falar ao meu Senhor, eu que não passo de pó e cinza: talvez para cinquenta justos faltem cinco. Por causa de cinco, destruireis toda a cidade?» O Senhor respondeu: «Não a destruirei se lá encontrar quarenta e cinco justos». Abraão insistiu mais uma vez: «Talvez se encontrem nela só quarenta». O Senhor respondeu: «Não a destruirei em atenção a esses quarenta». Abraão disse ainda: «Se o meu Senhor não levar a mal, falarei mais uma vez: talvez haja lá somente trinta justos». O Senhor respondeu: «Não farei a destruição, se lá encontrar esses trinta». Abraão insistiu novamente: «Atrevo-me ainda a falar ao meu Senhor: talvez haja lá somente vinte justos». O Senhor respondeu: «Não destruirei a cidade em atenção a esses vinte». Abraão prosseguiu: «Se o meu Senhor não levar a mal, falarei ainda esta vez: talvez haja lá somente dez». O Senhor respondeu: «Em atenção a esses dez, não destruirei a cidade». Quando acabou de falar a Abraão, o Senhor retirou-Se; e Abraão voltou para a sua tenda.


Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 102 (103), 1-2.3-4.8-9.10-11 (R. 8a)
Refrão: O Senhor é clemente e cheio de compaixão. Repete-se
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e todo o meu ser bendiga o seu nome santo.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor
e não esqueças nenhum dos seus benefícios. Refrão

Ele perdoa todos os teus pecados
e cura as tuas enfermidades.
Salva da morte a tua vida
e coroa-te de graça e misericórdia. Refrão

O Senhor é clemente e compassivo,
paciente e cheio de bondade.
Não está sempre a repreender
nem guarda ressentimento. Refrão

Não nos tratou segundo os nossos pecados
nem nos castigou segundo as nossas culpas.
Como a distância da terra aos céus,
assim é grande a sua misericórdia
para os que O temem. Refrão
__________________________________

ALELUIA cf. Salmo 94 (95), 8ab
Refrão: Aleluia Repete-se

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão


EVANGELHO Mt 8, 18-22
«Segue-Me»

Os caminhos de Deus não se podem descobrir pela nossa imaginação ou pelos nossos caprichos, mais ou menos bem intencionados. Eles revelam-se nos caminhos da própria vida, trilhados com rectidão. É por aí que o Senhor nos conduz e nos estimula a avançarmos. E, no fim de tudo, um só é o ideal do discípulo de Cristo: segui-l’O pois que Ele disse de Si mesmo: «Eu sou o Caminho».

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, vendo Jesus à sua volta uma grande multidão, mandou passar para a outra margem do lago. Aproximou-se então um escriba, que Lhe disse: «Mestre, seguir-Te-ei para onde fores». Jesus respondeu-Lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Disse-Lhe outro discípulo: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Mas Jesus respondeu-Lhe: «Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos».


Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
O sacrifício que alegremente Vos oferecemos, Senhor, na festa de Santo Ireneu, dê glória ao vosso nome e nos faça amar a verdade, para mantermos íntegra a fé da Igreja e conservarmos firme a sua unidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 15, 15
Já não vos chamo servos, mas amigos, diz o Senhor,
porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Este sacramento que recebemos, Senhor, nos faça progredir na fé, de que o bispo Santo Ireneu deu testemunho glorioso até à morte, para que também nós a vivamos fielmente e por ela sejamos salvos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA:

1. Leitura:  - Lê, respeita, situa o que lês.

     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste 

2. Meditação:  - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.

     - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 2020.11.28

3. Oração:  - Louva o Senhor, suplica, escuta.

     - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.

LEITURAS: Mt 8, 18-22 : Os caminhos de Deus não se podem descobrir pela nossa imaginação ou pelos nossos caprichos, mais ou menos bem intencionados. Eles revelam-se nos caminhos da própria vida, trilhados com rectidão. É por aí que o Senhor nos conduz e nos estimula a avançarmos. E, no fim de tudo, um só é o ideal do discípulo de Cristo: segui-l’O pois que Ele disse de Si mesmo: «Eu sou o Caminho».


AGENDA DO DIA:

 

 

A VOZ DO PASTOR:

 

 

OS RECURSOS HUMANOS E A NOVA EVANGELIZAÇÃO

 

Na passada semana, abordei quanto bem poderia acontecer nas nossas paróquias se as famílias cristãs se organizassem. Isto é, se não se fechassem em si mesmas e dessem as mãos para levar mais vida a outras famílias e às comunidades que tanto precisam de dinâmicas que as façam viver com alegria e esperança. Se todos reconhecemos a importância das famílias neste processo, hoje quero referir-me - com muita estima, aliás!-, a tanta gente que, se também desse uma mãozinha a essa causa, tudo seria bem diferente. Embora haja quem o poderia e possa fazer, - e muitos o fazem! -, hoje venho desafiar ou apelar a todos aqueles e aquelas que acrescentam aos seus estudos, preparação e saber, o testemunho da sua fé e a capacidade de intervir e gerar empatia, quer pelo seu humanismo e coerência de vida quer pela alegria com que vivem e ajudam a viver. Refiro-me a professores, gente do setor terciário e profissionais livres, gente com influência positiva nas comunidades. Atentos ao meio, serão os primeiros a reconhecer que as comunidades carecem de recursos humanos habilitados para lhes transmitir convenientemente a mensagem cristã. Também constatarão que, se há falta de formação cristã, também há quem gostaria de saber mais e de aceitar novos desafios. As próprias comunidades reconhecem e apontam a necessidade urgente de formação. No entanto, se se constata a falta de formação e as iniciativas de formação acontecem, as pessoas não correspondem, são poucas as que aparecem, e, se aparecem, são quase sempre as mesmas. Desta falta de formação ou de cultura da fé, surgem algumas atitudes. Por um lado, temos aqueles que, mesmo muito bem formados noutras áreas, adaptam a Igreja ao seu modo de pensar e estar na vida, afastam-se do culto, dizem-se não praticantes mas católicos. A Igreja torna-se, para eles, qualquer coisa que não faz parte deles, está fora deles. A ela recorrem como se recorre a uma repartição pública em busca de serviços vários, como festas, batizados, casamentos e funerais. Por outro lado, temos aqueles que querem culto, muito culto, é verdade, sobretudo culto e religiosidade popular. Sendo um valor a preservar e a purificar, se lhe falta a formação, pode degenerar em sentimentalismo estéril. E se há muita gente que aposta na formação pessoal, tem consciência de pertença à Igreja, vive integrado e cumpre em caminhada de conversão constante, outros poderá haver, que, embora muito cumpridores, se lhes falta a formação também podem meter os pés pelas mãos: de manhã são capazes de frequentar a igreja e o culto, de tarde, se lhes der na gana, procuram adivinhos, quiromantes, magos, bruxos, necromantes, como se tudo fosse igual a tudo. Se se pergunta a razão disto acontecer, facilmente se distribuem culpas, as causas, porém, são várias e complexas, afirmamo-lo sem querer julgar ninguém. Mas entre essas causas também está a falta de quem faça essa formação de maneira inteligente e atrativa, com método e capacidade de bem expor. Se as pessoas a quem hoje me dirijo, aposentadas ou não, tivessem o gosto desse voluntariado junto dos adultos das suas comunidades, como esse serviço marcaria a diferença! Até porque, se essas iniciativas de formação não surgirem dos leigos, torna-se difícil a sua implementação. E mesmo que, porventura, alguém reconhecesse que não tem formação aprofundada em conteúdos e pedagogia apropriada, tem experiência e traquejo verbal, tem capacidade de preparar os temas, tem a arte de bem os expor e transmitir, tem facilidade de gerar empatia e de aguçar o apetite dos participantes para mais saber. É certo que, sendo indispensável, nem sempre basta ter a capacidade de se preparar e ser bom comunicador. É importante perceber que, quando alguém fala ou ensina em nome de Cristo, é Cristo que fala ou ensina, e é Cristo que é falado ou ensinado. Não é momento para transmitir ideias pessoais, para inventar e ocupar o tempo de qualquer forma, ou para ideologizar os presentes, mas, tal como Cristo o fez, é tempo de os servir com humildade, amor e verdade: “Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós” (Jo 20, 21).

Sabemos como tanta gente animou e continua a animar a criação de Universidades Seniores, e bem, são um valor a fazer com que todos permaneçam em processo de formação permanente, com regularidade e tempos combinados. E por que não formar grupos semelhantes para a formação cristã de adultos? Inventem-se nomes para tais grupos, clubes ou academias que atraiam e não afastem. Muitíssima gente ficaria eternamente grata por essas iniciativas e serviço. Quem, para além da sua azáfama familiar e profissional, tivesse este gesto de bem fazer às suas comunidades e promovesse tais iniciativas, até descansaria nisso, sentir-se-ia bem consigo próprio, entraria naquele processo de igreja em saída a que o Papa Francisco tanto apela, ajudaria à nova evangelização com o seu saber, a sua paciência e dedicação. Há tanta coisa que os leigos podem e devem sugerir e fazer sem a presença de quem preside às comunidades, embora sempre em comunhão com eles. Que as comunidades cristãs, sem qualquer espécie de preconceito, estejam atentas a quem, de dentro delas mesmas, as possa fazer crescer em sabedoria e graça. Que essas pessoas oiçam os apelos, mesmo que silenciosos das comunidades, reconheçam quanto bem podem fazer aos outros e, por tabela, a si próprias, colaborando, sentindo-se mais úteis, pondo a render os seus talentos, conhecimento e saber. Que sintam o acolhimento, o apoio e o estímulo dos responsáveis e de toda a comunidade, distribuindo tarefas, confiando, ganhando confiança uns nos outros. Que ninguém esqueça: “em cada pegada de amor nascerá sempre uma flor de gratidão”. E é sempre um aliciante desafio ajudar a fazer de cada paróquia um verdadeiro jardim do qual todos se orgulhem, dele cuidem e usufruam, na certeza de que até um copo de água dado por amor não ficará sem recompensa (Mt 10, 42). Por isso, “se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis o vosso coração” (Sl94/95). As comunidades cristãs merecem, precisam da vossa colaboração, e “quão formosos são os pés daqueles que anunciam o Evangelho” (Rom 10,15).

 

Antonino Dias

Portalegre-Castelo Branco, 25-06-2021.

 

 

 

 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário