PARÓQUIAS
DE NISA
Sábado,
23 de janeiro de 2021
LITURGIA
Sábado
da semana II
Santa Maria no Sábado – MF
Verde ou br. – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).
L 1 Hebr 9, 2-3. 11-14; Sal 46 (47), 2-3. 6-7. 8-9
Ev Mc 3, 20-21
* Na Ordem Agostiniana – B. Josefa Maria de Benigánim, virgem – MO
* 6º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos.
* Na Ordem da Visitação de Santa Maria – I Vésp. de S. Francisco de Sales.
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.
MISSA
ANTÍFONA
DE ENTRADA Salmo 65, 4
Toda a terra Vos adore, Senhor,
e entoe hinos ao vosso nome, ó Altíssimo.
ORAÇÃO COLECTA
Deus eterno e omnipotente,
que governais o céu e a terra,
escutai misericordiosamente as súplicas do vosso povo
e concedei a paz aos nossos dias.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
LEITURA I (anos ímpares) Hebr 9, 2-3.11-14
«Pelo seu próprio sangue,
entrou de uma vez para sempre no Santuário»
Leitura da
Epístola aos Hebreus
Irmãos: Na primeira aliança, tinha-se construído um tabernáculo, o primeiro
tabernáculo, chamado o «Santo», no qual estavam o lampadário, a mesa e os pães
da proposição. Por detrás do segundo véu, havia outro tabernáculo, chamado
«Santo dos Santos». Mas Cristo veio como sumo sacerdote dos bens futuros.
Atravessou o tabernáculo maior e mais perfeito, que não foi feito por mãos
humanas, nem pertence a este mundo, e entrou de uma vez para sempre no
Santuário. Não derramou sangue de cabritos e novilhos, mas o seu próprio
Sangue, e alcançou-nos uma redenção eterna. Na verdade, o sangue de cabritos e
de toiros e a cinza de vitela, aspergidos sobre os que estão impuros, santificam-nos
em ordem à pureza legal. Mas o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno Se
ofereceu a Deus como vítima sem mancha, faz muito mais: purificará a nossa
consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo.
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 46 (47), 2-3.6-7.8-9 (R. 6)
Refrão: Por entre aclamações e ao som da trombeta,
ergue-Se Deus, o Senhor. Repete-se
Ou: Ergue-Se Deus, o Senhor,
em júbilo e ao som da trombeta. Repete-se
Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,
porque o Senhor, o Altíssimo, é terrível,
o Rei soberano de toda a terra. Refrão
Deus subiu entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.
Cantai hinos a Deus, cantai,
cantai hinos ao nosso Rei, cantai. Refrão
Deus é Rei do universo:
cantai os hinos mais belos.
Deus reina sobre os povos,
Deus está sentado no seu trono sagrado. Refrão
ALELUIA cf. Atos 16, 14b
Refrão: Aleluia Repete-se
Abri, Senhor, os nossos corações,
para recebermos a palavra do vosso Filho. Refrão
EVANGELHO Mc 3, 20-21
«Os seus parentes diziam: ‘Está fora de Si’»
Evangelho de
Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, Jesus chegou a casa com os seus discípulos.
E de novo acorreu tanta gente, que eles nem sequer podiam comer. Ao saberem
disto, os parentes de Jesus puseram-se a caminho para O deter, pois diziam:
«Está fora de Si».
Palavra da salvação.
ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Concedei-nos, Senhor,
a graça de participar dignamente nestes mistérios,
pois todas as vezes que celebramos o memorial deste sacrifício
realiza-se a obra da nossa redenção.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 22, 5
Para mim preparais a mesa
e o meu cálice transborda.
Ou 1 Jo 4, 16
Nós conhecemos e acreditámos
no amor de Deus para connosco.
ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Infundi em nós, Senhor, o vosso espírito de caridade,
para que vivam unidos num só coração e numa só alma
aqueles que saciastes com o mesmo pão do Céu.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
MÉTODO DE ORAÇÃO BÍBLICA:
1. Leitura: - Lê, respeita, situa o que lês.
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste
2. Meditação: - Interioriza, dialoga, atualiza o que leste.
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua
vida” 2020.11.28
3. Oração: - Louva o Senhor, suplica, escuta.
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra.
LEITURAS –
Hebr 9,
2-3.11-14: A leitura estabelece a comparação entre
Cristo, o Sacerdote da Nova Aliança, e os sacerdotes da Aliança antiga. Depois
de recordar como estava organizada a liturgia do templo, a leitura apresenta
Cristo, o Sacerdote que não tem necessidade de repetir os ritos da Expiação,
todos os anos, como faziam os Sumos Sacerdotes da lei antiga, mas que, de uma
vez para sempre, entrou no Santuário celeste, pelo seu sacrifício pascal. Para
sempre, Ele está junto do Pai, constituído Mediador da Aliança nova, que
estabelece a comunhão eterna dos homens com Deus.
Mc
3, 20-21: A pregação de Jesus começou por entusiasmar e
arrastar as multidões do povo. Mas o caso não foi facilmente compreendido, nem
pelas autoridades religiosas do tempo, nem sequer pelos da sua família. Jesus
poderia dizer deles, como disse dos de Nazaré em geral: “Não há profeta na sua
terra”. Tal era a novidade da sua doutrina! E noutro lugar: Não se pode deitar
“vinho novo em odres velhos”.
AGENDA DO DIA
18.00 horas: Missa em Nisa por internet
A VOZ DO PASTOR:
E POR QUE NÃO?!...
VAMOS A ISSO!...
Aplaudida em pleno confinamento, a prova já está na rua!
A largada ou partida foi solene e festiva. Sabemos que muitos até já chegaram à
meta. E a meta lá está, preparada com gosto, pompa e circunstância, e muita
música, muita! Os caminhos a percorrer, porém, merecem atenção, há silvas e
solavancos. Os princípios, as regras, a sinalética, o alimento, tudo o que é
necessário para a prova está garantido. A preparação da mochila, essa sim, é da
responsabilidade pessoal. Devem dispensar-se bolsas e sacolas, mas um bom
cajado será muito útil para se deferem de lobos e minhoquices. Se alguém levar
muita tralha, tenha cuidado, pode ficar peado, atrasar-se ou não chegar a
tempo. Se não levar o preciso, pode perder a vontade, ter medo de continuar e
desistir. Segundo as suas debilidades, exigências e circunstâncias existenciais,
cada um deve ponderar bem e optar apenas pelo essencial, de forma equilibrada,
nem demais nem de menos, como o sal na comida. A meta está ao alcance de todos,
mesmo das pessoas doentes e portadoras de deficiência. Estas, atendendo à sua
desenvoltura interior, são quase sempre as primeiras classificadas e a subir ao
pódio. O trofeu a conquistar é valiosíssimo. Nem os olhos viram, nem os ouvidos
escutaram, nem jamais passou por qualquer cabecinha pensadora o que está
reservado a quem cortar a meta. O estafe de apoio garante o necessário para que
ninguém fique pelo caminho ou fraqueje, é uma espécie de hospital de campanha.
Por isso, não haverá carro vassoura. Mas o que é mesmo importante para o bom
desempenho de todos os atletas é estar bem familiarizado com o Manual de
procedimentos. Apelo sobretudo aos jovens, aos jovens em idade e em espírito,
mesmo que idosos, apelo à sua criatividade e influência. É indispensável
conhecer bem e ajudar a divulgar este indispensável instrumento de vida e ação,
muito útil para pessoas, famílias, comunidades, estruturas setoriais e
sociedade em geral, mesmo que algumas pareçam demasiadamente debruçadas sobre o
seu umbigo e afuniladas na sua verdade. Quem sabe se não irão rasgar horizontes
e prestar mais atenção ao que liberta e salva?!...
E eis que faço a todos uma pergunta muito indiscreta:
já têm esse Manual? Aonde está? Na estante para se dar ares de intelectual? No
fundo da gaveta para não se estragar? Têm-no manuseado e ajudado a manusear
para que mais pessoas o conheçam e saibam ler nas linhas e entrelinhas? Pois é,
todas essas instruções estão lá, nesse Manual, o Livro oficial da prova. Mas
não basta dizer que se tem, tampouco basta passar-lhe os olhos como o gato por
cima das brasas. Ele está escrito com a intenção de que ninguém se perca ou
fique pelo caminho. O seu conteúdo é tremendamente perigoso e revolucionário.
Segundo Mahatma Gandhi, ele “tem em si uma quantidade de dinamite suficiente
para fazer explodir em mil pedaços a civilização inteira”. E Francisco, que
cita Gandhi, afirma que em certos países quem possui esse Livro “é tratado como
se escondesse granadas no armário!”. De facto, a sua eficácia é enorme. O
rebuliço que provoca, porém, não é bélico, é de paz e de dentro para fora. Age
a partir do coração, concerta os cacos dos estilhaçados, consola os feridos,
aquece os gelados, trabalha os de pedra, apela à razão e ao compromisso no bem.
Se levado a sério, contagia muitos, não no isolamento de atleta egoísta, mas na
alegria de atuar em equipa para melhor servir, abraçando os outros, o bem e o
melhor! Importante é que todos, desinfetados das covides mundanas, possam
entrar e participar na interminável festa final, uma verdadeira festa de gala
onde não se podem dispensar o cante alentejano e a veste nupcial.
O grande fã e organizador é o Papa Francisco, o qual
não esmorece nem deixa de insistir na necessidade de se conhecer bem esse
Manual de procedimentos. No seu zelo pelo bem de todos e para que todos o
conheçam e se abram ao seu conteúdo, Francisco, até determinou, em 30 de
setembro de 2019, que o III Domingo do tempo comum de cada ano, lhe fosse
totalmente dedicado, apelando à criatividade e capacidade de quem atua no
terreno para que se atinjam os verdadeiros objetivos. Não é monopólio de
ninguém, não é “património só de alguns”, não é “uma coletânea de livros para
poucos privilegiados”. O Papa chamou a esse dia o “Dia da Palavra de Deus”. É o
dia da Bíblia, da Sagrada Escritura, do Livro do povo de Deus, escrito com a
inspiração e o fogo do Espírito Santo e que deve ser celebrado, refletido e
divulgado. É o Livro que se deve “explicar e fazer compreender a todos”, em
linguagem “simples e adaptada”, falando “com o coração para chegar ao coração”,
para que todos possam captar a sua beleza e a traduzir em atitudes de vida. Sem
a Palavra de Deus, “o coração fica frio e os olhos permanecem fechados,
atingidos, como somos, por inumeráveis formas de cegueira”. Estas cegueiras
dificilmente deixam aplanar os caminhos que conduzem à meta. Quando, porém, a
Palavra de Deus toca o coração das pessoas, faz-se luz, arreguilam-se os olhos.
É uma Palavra que ensina, refuta, corrige, abre à partilha e à fraternidade,
educa na justiça, faz compreender o que o Senhor quer dizer, constrói a Igreja
e a sociedade civil, transcende os tempos, tem em si a eternidade, a vida
eterna.
Com certeza que o amigo leitor já está em prova. O
sinal da partida foi dado aquando do seu Batismo. A Igreja, apesar de também
humana, frágil e pecadora, é o estafe de apoio com tudo o que é preciso para
ajudar a vencer no meio de todos os sacrifícios e dificuldades. Umas vezes ela
vai à frente, a puxar. Outras vezes vai ao lado, dando a mão, indicando o
caminho, ajudando a levantar de tropeções e queda. Outras vezes toca no ombro,
para que não se adormeça ou se fique distraído. Outras vezes fica atrás,
responsabilizando e confiando. Como Mãe cuidadosa, ela exorta a que se confie
no verdadeiro amigo e companheiro de viagem, Aquele que sempre nos repete: “Não
tenhais medo!”. “Vinde a Mim todos vós que andais cansados e oprimidos e Eu vos
aliviarei”.
Deixo uma sugestão: que cada família, como pequenina
Igreja e primeira escola de fé e oração, no próximo dia 24, Dia da Palavra de
Deus, destaque, lá em casa, em local nobre, com ternura e beleza, a Sagrada Escritura.
E como São Marcos é o Evangelista deste ano litúrgico, sugiro a leitura do seu
Evangelho. É o Evangelho das periferias, da identidade de Jesus, da nossa
relação com Ele, do que significa ser discípulo.
Vamos a isso!
Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 15-01-2021.
*****************
MENSAGEM DE SUA SANTIDADE
PAPA FRANCISCO
PARA O
XXIX DIA MUNDIAL DO DOENTE
(11 de fevereiro de 2021)
«Um só é o vosso
Mestre e vós sois todos irmãos» (Mt 23,8)
A relação de confiança
na base do cuidado dos doentes
Queridos irmãos
e irmãs!
A celebração do XXIX Dia Mundial do Doente, 11 de
fevereiro de 2021, memória de Nossa Senhora de Lurdes, é momento propício para
prestar uma atenção especial às pessoas doentes e a quantos as assistem, quer
nos centros de saúde quer no seio das famílias e das comunidades. Penso de modo
particular nas pessoas que sofrem em todo o mundo os efeitos da pandemia do
coronavírus. A todos, especialmente aos mais pobres e marginalizados, expresso
a minha proximidade espiritual, assegurando a solicitude e o afeto da Igreja.
1. O tema deste Dia inspira-se no trecho evangélico
em que Jesus critica a hipocrisia de quantos dizem mas não fazem (cf. Mt 23,1-12).
Quando a fé fica reduzida a exercícios verbais estéreis, sem se envolver na
história e nas necessidades do outro, então falha a coerência entre o credo que
se professa e a vida real. O risco é grave; por isso Jesus usa expressões
fortes, para acautelar do perigo de derrapagem na idolatria de si mesmo, e
afirma: «Um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos» (v. 8).
Esta crítica feita por Jesus àqueles que «dizem e
não fazem» (v. 3) é sempre salutar para todos, pois ninguém está imune do mal
da hipocrisia, um mal muito grave, cujo efeito é impedir-nos de desabrochar
como filhos do único Pai, chamados a viver uma fraternidade universal.
Diante da condição de necessidade do irmão e da
irmã, Jesus apresenta um modelo de comportamento totalmente oposto à
hipocrisia: propõe deter-se, escutar, estabelecer uma relação direta e pessoal,
sentir empatia e enternecimento, deixar-se comover pelo seu sofrimento até se
encarregar dele, servindo-o (cf. Lc 10,30-35).
2. A experiência da doença faz-nos sentir a nossa
vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, a necessidade inata do outro. Torna ainda
mais nítida a nossa condição de criaturas, experimentando de maneira evidente a
nossa dependência de Deus. De facto, quando estamos doentes, a incerteza, o
temor e, por vezes, o pavor impregnam a mente e o coração; encontramo-nos numa
situação de impotência, porque a saúde não depende das nossas capacidades nem
do nosso afã (cf. Mt 6,27).
A doença impõe uma pergunta sobre o sentido que, na
fé, se dirige a Deus. Uma pergunta que procura um significado novo e uma nova
direção para a existência e que, por vezes, pode não encontrar imediatamente
uma resposta. Os próprios amigos e familiares nem sempre são capazes de nos
ajudar nesta procura desgastante.
A este respeito, é emblemática a figura bíblica de
Job. A esposa e os amigos não conseguem acompanhá-lo na sua desventura; até o
acusam, aumentando nele a solidão e o desorientamento. Job cai num estado de
abandono e de incompreensão. Mas é precisamente através desta fragilidade
extrema, rejeitando toda a hipocrisia e escolhendo o caminho da sinceridade
para com Deus e os outros, que faz chegar com insistência o seu grito a Deus
que acaba por responder-lhe, abrindo um novo horizonte. Confirma que o seu
sofrimento não é uma punição ou um castigo, nem mesmo um estado de
distanciamento de Deus ou um sinal da sua indiferença. Assim, do coração ferido
e reparado de Job, brota aquela vibrante e comovente declaração ao Senhor: «Só
Vos conhecia por ouvir falar de Vós, mas agora já Vos viram os meus próprios
olhos» (Job 42,5).
3. A doença tem sempre um rosto, e até mais que um:
o rosto de cada pessoa doente, mesmo daquelas que se sentem ignoradas,
excluídas, vítimas de injustiças sociais que lhes negam direitos essenciais
(cf. Encíclica Fratelli tutti,
22). A atual pandemia pôs em evidência muitas insuficiências dos
sistemas de saúde e carências na assistência às pessoas doentes. Aos idosos,
aos mais frágeis e vulneráveis, nem sempre é garantido o acesso aos cuidados
médicos, ou não o é sempre de forma equitativa. Isto depende das opções
políticas, do modo de administrar os recursos e do empenho de quantos revestem
funções de responsabilidade. Investir recursos nos cuidados e na assistência às
pessoas doentes é uma prioridade ditada pelo princípio de que a saúde é um bem
comum primário. Ao mesmo tempo, a pandemia pôs também em evidência a dedicação
e generosidade de profissionais de saúde, voluntários, trabalhadores e
trabalhadoras, sacerdotes, religiosos e religiosas que, com profissionalismo,
abnegação, sentido de responsabilidade e amor ao próximo, ajudaram, trataram,
confortaram e serviram tantos doentes e os seus familiares. Uma série
silenciosa de homens e mulheres que optaram por olhar para aqueles rostos,
ocupando-se das feridas de pacientes que sentiam como próximos em virtude da
pertença comum à família humana.
Com efeito, a proximidade é um bálsamo precioso, que
dá apoio e consolação a quem sofre na doença. Enquanto cristãos, vivemos uma
tal proximidade como expressão do amor de Jesus Cristo, o bom Samaritano, que
com compaixão Se fez próximo de todo o ser humano, ferido pelo pecado. Unidos a
Ele pela ação do Espírito Santo, somos chamados a ser misericordiosos como o
Pai e a amar, de modo especial, os irmãos doentes, frágeis e atribulados (cf. Jo
13,34-35). E vivemos esta proximidade pessoalmente, mas também de forma
comunitária: na realidade, o amor fraterno em Cristo gera uma comunidade capaz
de curar, que não abandona ninguém, que inclui e acolhe sobretudo os mais
frágeis.
A propósito, quero recordar a importância da
solidariedade fraterna, que se manifesta concretamente no serviço, podendo
assumir formas muito diferentes, mas todas elas tendentes a apoiar o próximo.
«Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade,
do nosso povo» (Homilia em Havana, 20
de setembro de 2015). Neste compromisso, cada um é capaz «de pôr de lado as
suas exigências e expectativas, os seus desejos de omnipotência, diante do
olhar concreto dos mais frágeis [...]. O serviço olha sempre o rosto do irmão,
toca a sua carne, sente a sua proximidade até, em alguns casos, a “sofrer”, e
procura a promoção do irmão. Por isso, o serviço nunca é ideológico, já que não
servimos ideias, mas pessoas» (ibid.).
4. Para que haja uma boa terapêutica é decisivo o
aspeto relacional, através do qual se pode conseguir uma abordagem holística da
pessoa doente. A valorização deste aspeto ajuda também os médicos, enfermeiros,
profissionais e voluntários a ocuparem-se daqueles que sofrem para os
acompanhar ao longo do itinerário de cura, graças a uma relação interpessoal de
confiança (cf. Nova Carta dos Agentes de Saúde, [2016], 4). Trata-se,
pois, de estabelecer um pacto entre as pessoas carecidas de cuidados e aqueles
que as tratam; um pacto baseado na confiança e no respeito mútuos, na
sinceridade, na disponibilidade, de modo a superar toda e qualquer barreira
defensiva, colocar no centro a dignidade da pessoa doente, tutelar o
profissionalismo dos agentes de saúde e manter um bom relacionamento com as
famílias dos doentes.
Esta relação com a pessoa doente encontra uma fonte
inesgotável de motivações e energias precisamente na caridade de Cristo,
como demonstra o testemunho milenar de homens e mulheres que se santificaram
servindo os enfermos. Efetivamente, do mistério da morte e ressurreição de
Cristo brota aquele amor que é capaz de dar sentido pleno, tanto à condição do
doente, como à da pessoa que dele cuida. Assim o atesta muitas vezes o
Evangelho quando mostra que as curas realizadas por Jesus nunca são gestos
mágicos, mas fruto de um encontro, uma relação interpessoal, em
que ao dom de Deus, oferecido por Jesus, corresponde a fé de quem o acolhe,
como se resume nesta frase que Jesus repete com frequência: “Foi a tua fé que
te salvou”.
5. Queridos irmãos e irmãs, o mandamento do amor, que
Jesus deixou aos seus discípulos, encontra uma realização concreta também no
relacionamento com os doentes. Uma sociedade é tanto mais humana quanto melhor
souber cuidar dos seus membros frágeis e atribulados e o fizer com uma
eficiência animada por amor fraterno. Tendamos para esta meta, procurando que
ninguém fique sozinho, nem se sinta excluído e abandonado.
Confio todas as pessoas doentes, os agentes de saúde
e quantos se prodigalizam junto aos que sofrem, a Maria, Mãe de Misericórdia e
Saúde dos Enfermos. Que Ela, da Gruta de Lurdes e dos seus inumeráveis
santuários espalhados por todo o mundo, sustente a nossa fé e a nossa esperança
e nos ajude a cuidar uns dos outros com amor fraterno. A todos e cada um
concedo, de coração, a minha bênção.
Roma, em São João de
Latrão, a 20 de dezembro de 2020, IV Domingo de Advento.
Francisco
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