terça-feira, 26 de fevereiro de 2019









PARÓQUIAS DE NISA



Quarta, 27 de fevereiro de 2019














Quarta da VII semana do tempo comum

Ofício da féria - Semana III









QUARTA-FEIRA da semana VII

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha

L 1 Sir 4, 12-22 (gr. 11-19); Sal 118 (119), 165 e 168. 171 e 172. 174 e 175
Ev Mc 9, 38-40


* Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – S. Gabriel de Nossa Senhora das Dores, religioso – FESTA




MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 12, 6
Eu confio, Senhor, na vossa bondade.
O meu coração alegra-se com a vossa salvação.
Cantarei ao Senhor por tudo o que Ele fez por mim.


ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Deus todo-poderoso,
que, meditando continuamente nas realidades espirituais,
pratiquemos sempre, em palavras e obras,
o que Vos agrada.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I (anos ímpares) Sir 4, 12-22 (gr. 11-19)
«Aqueles que amam a sabedoria são amados por Deus»



Leitura do Livro de Ben-Sirá

A sabedoria educa os seus filhos e cuida daqueles que a procuram. Aqueles que a amam amam a vida e os que a procuram desde a aurora alcançam a graça do Senhor. Quem a conserva recebe a glória como herança: para onde quer que vá tem a bênção do Senhor. Os que a servem prestam culto ao Deus santo e aqueles que a amam são amados por Deus. Aquele que a escuta julgará as nações e quem lhe presta atenção permanece confiante. Quem nela confia recebê-la-á como herança e hão-de possuí-la os seus descendentes. Primeiro, acompanhá-lo-á por caminhos tortuosos, fará vir sobre ele o medo e o pavor e o provará com a sua disciplina, até que possa ter confiança nele e experimentá-lo com as suas exigências. Mas depois virá diretamente ao seu encontro, enchê-lo-á de alegria e lhe revelará os seus segredos. Se ele, porém, se desviar, abandoná-lo-á e o entregará à sua própria ruína.
 
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 165 e 168.171 e 172.174 e 175 (R. 165a)
Refrão: Vivem em grande paz, Senhor,
os que amam a vossa lei
. Repete-se


Vivem em grande paz os que amam a vossa lei
e nada há que os perturbe.
Observo os vossos preceitos e as vossas ordens,
pois diante de Vós estão todos os meus caminhos. Refrão

Brote de meus lábios um hino de louvor,
porque me ensinastes os vossos decretos.
A minha língua proclame a vossa palavra,
porque são justos todos os vossos mandamentos. Refrão

Eu suspiro, Senhor, pelo vosso socorro
e a vossa lei faz as minhas delícias.
Viva a minha alma para Vos louvar
e os vossos juízos venham em meu auxílio. Refrão


ALELUIA Jo 14, 6
Refrão: Aleluia Repete-se

Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor:
Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Refrão


EVANGELHO Mc 9, 38-40
«Quem não é contra nós é por nós»



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, João disse a Jesus: «Mestre, nós vimos um homem a expulsar os demónios em teu nome e procurámos impedir-lho, porque ele não anda connosco». Jesus respondeu: «Não o proibais; porque ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós».

 
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Concedei, Senhor,
que celebremos dignamente estes divinos mistérios,
de modo que os dons oferecidos para vossa glória
sejam para nós fonte de eterna salvação.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 9, 2-3
Cantarei todas as vossas maravilhas.
Quero alegrar-me e exultar em Vós.
Cantarei ao vosso nome, ó Altíssimo.

Ou cf. Jo 11, 27
Senhor, eu creio que sois Cristo, Filho de Deus vivo,
o Salvador do mundo.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Nós Vos pedimos, Deus omnipotente,
que este sacramento de salvação
seja para nós penhor seguro de vida eterna.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.






«A certeza do amor de Deus  por mim, dá-me garantias do amor de Deus por ti».






ORAÇÃO BÍBLICA

Reza a PALAVRA do dia


1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
      - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra



LEITURA:  Sir 4, 12-22 (gr. 11-19): A sabedoria aparece, muitas vezes, neste e noutros livros do mesmo género, como se fosse uma pessoa; neste caso, como uma mestra e guia dos que a procuram e a seguem. A sabedoria é, de facto, uma dádiva de Deus aos homens, uma como que presença de Deus no meio dos homens. Por isso, ela quer ser acolhida e escutada e seguida; ou antes, ela própria conduzirá quem a seguir por caminhos seguros, inundados de alegria e de paz.


Mc 9, 38-40 : A escola de Jesus não é fechada nem exclusivista. Ele é, realmente, o Caminho e a Verdade; e todo aquele que procede bem e de boa fé já avança pelos seus caminhos, mesmo que o não saiba. E aqueles que já têm a graça de O conhecer hão de de olhar com simpatia os que se esforçam por ir ao seu encontro, para que finalmente todos venham a reunir-se no mesmo e único redil do único Pastor.

MEDITAÇÃO:


ORAÇÃO: Senhor Jesus, cremos em Ti, mas precisamos que nos aumentes a fé e assim possamos ser teus verdadeiros discípulos.






AGENDA


17.00 horas: Missa em Gáfete
18.00 horas: Missa em Nisa
18.00 horas: Missa em Tolosa.






A VOZ DO PASTOR




VÁ LÁ...POR FAVOR… CLICK TO PRAY!...

Internet!... um dom ao serviço do encontro e da solidariedade e do qual já não podemos prescindir. Um recurso excelente, “uma fonte de conhecimentos e relações outrora impensáveis”, como refere o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais a viver em 2 de junho próximo. Mas se constitui “uma possibilidade extraordinária de acesso ao saber”, também está “muito exposta à desinformação e distorção” a ponto de “muitas vezes cair no descrédito”. Em vez de serem “uma janela aberta para o mundo”, podem criar “eremitas sociais” alheados da sociedade ou “tornar-se uma vitrine onde se exibe o próprio narcisismo”. Mas não é para esse lado manipulador e de mau uso que hoje os convido a olhar. O Papa, embora refira os seus perigos, usa, na Mensagem referida, a metáfora da rede e do corpo para ajudar a descobrir as potencialidades positivas da internet. A rede funciona graças à participação de todos os elementos e lembra uma comunidade forte pela sua coesão e solidariedade, capaz de gerar confiança, baseada no uso responsável da linguagem e da verdade. O corpo é, por sua vez, um organismo que une todos os seus membros e órgãos em função da sua verdade e beleza. Como membros que somos de um só corpo, somos responsáveis pela relação de reciprocidade entre todos, para bem do todo que é esse corpo, a comunidade humana, na sua comunhão e alteridade. Em virtude da nossa origem, “criados à imagem e semelhança de Deus que é comunhão e comunicação de Si, trazemos sempre no coração a nostalgia de viver em comunhão, de viver em comunidade”. O uso da social web “é complementar do encontro em carne e osso, vivido através do corpo, do coração, dos olhos, da contemplação, da respiração do outro. Se a rede for usada como prolongamento ou expressão de tal encontro, então não se atraiçoa a si mesma e permanece um recurso para a comunhão. Se uma família utiliza a rede para estar mais conectada, para depois se encontrar à mesa e olhar-se olhos nos olhos, então é um recurso. Se uma comunidade eclesial coordena a sua atividade através da rede, para depois celebrar juntos a Eucaristia, então é um recurso. Se a rede é uma oportunidade para me aproximar de casos de experiências de bondade ou de sofrimento distantes fisicamente de mim, para fazer juntos e, juntos, buscar o bem na descoberta daquilo que nos une, então é um recurso”. Esta é a rede que queremos, diz-nos Francisco, “uma rede feita, não para capturar, mas para libertar, para preservar uma comunhão de pessoas livres”.

Os Jesuítas responsáveis pelo Movimento do Apostolado da Oração em Portugal criaram, em Braga, em 2014, a plataforma “Click to pray”, uma app para rezar e que tiveram o gosto de apresentar na “Web Summit” de 2017, em Lisboa. Passado dois anos da sua inauguração, em Fátima, a "Click to pray" foi adotada internacionalmente como a app oficial da Rede Mundial de Oração do Papa, incluindo a sua secção juvenil, o Movimento Eucarístico Juvenil.

Francisco, em 20 de janeiro passado, através de um tablet e frente a dezenas de milhares de católicos, juntou-se a esta nova comunidade online utilizando a aplicação “Click to pray” e recomendando-a aos jovens e a todos os fiéis, tendo ele próprio criado um perfil especial de utilizador: “Gostaria de apresentar-vos a plataforma oficial da Rede Mundial de oração do Papa, Click to pray”, disse ele. Esta app “Click to pray” permite acompanhar o Papa numa missão de compaixão pelo mundo. Dispõe de uma página web e de uma móvel, quer em Android, quer em iOS, redes sociais, traduzidas já em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão e português.

A plataforma disponibiliza três secções principais: “Reza com o Papa”, com as intenções de oração mensal pelos desafios que a humanidade e a missão da Igreja enfrentam; “Reza cada dia”, com um ritmo de oração em três momentos diários: manhã, tarde e noite; e “Reza em rede”, que é um espaço onde os usuários podem partilhar as suas orações com os outros, entre os quais o próprio Papa Francisco, podendo partilhar as orações entre si, ajudando a rezar e a comprometer-se com os desafios do mundo e a missão da Igreja.

A plataforma foi a app oficial de oração das Jornadas Mundiais da Juventude, no Panamá, para a qual foi criada uma secção multimédia, com vídeos, áudios e meditações. Antes dessas Jornadas Mundiais da Juventude, a plataforma contava já com cerca de 1,2 milhões de utilizadores. A escolha da "Click to pray" como app oficial das JMJ no Panamá, segundo António Valério, Sacerdote Jesuíta desta nossa Diocese de Portalegre-Castelo Branco e coordenador internacional da plataforma, foi, segundo ele, “um momento histórico e surpreendente”.

Deus quis estabelecer comunhão connosco, tomou a iniciativa de vir ao nosso encontro e desafiou-nos a ir ao encontro dos outros. Porque esta aplicação é também uma forma de o fazer, não se esqueça, divulgue e descarregue “Click to pray” no seu telemóvel, entre na rede, reze em comunhão com o Papa e com toda a Igreja.

Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 22-02-2019.






Sem comentários:

Enviar um comentário