domingo, 10 de novembro de 2019






PARÓQUIAS DE NISA



Segunda, 11 de novembro de 2019











Segunda-feira da XXXII semana do tempo comum





SEGUNDA-FEIRA da semana XXXII

S. Martinho de Tours, bispo – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Sab 1, 1-7; Sal 138 (139), 1-3. 4-6. 7-8. 9-10
Ev Lc 17, 1-6

* Na Ordem Agostiniana – B. Mariano da Mata Aparício, presbítero – MF
* Na Ordem Beneditina – S. Martinho de Tours – FESTA



S. MARTINHO, bispo

Nota Histórica:
Nasceu na Panónia cerca do ano 316, de pais pagãos. Depois de receber o Batismo e de renunciar à carreira militar, fundou um mosteiro em Ligugé (França), onde levou vida monástica sob a direção de S. Hilário. Foi depois ordenado sacerdote e, mais tarde, eleito bispo de Tours. Foi modelo insigne de bom pastor; fundou outros mosteiros, dedicou se à formação do clero e à evangelização dos pobres. Morreu no ano 397.

 ______________________

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA 1 Sam 2, 35
Farei surgir para Mim um sacerdote fiel,
que viverá segundo o meu coração e a minha vontade,
diz o Senhor.


ORAÇÃO COLECTA
Senhor, que fostes glorificado pela vida e pela morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
_____________________

Leituras da féria:

LEITURA I (anos ímpares) Sab 1, 1-7
«A Sabedoria é um espírito amigo dos homens;
o Espírito do Senhor enche o universo»


Leitura do Livro da Sabedoria

Amai a justiça, vós que governais a terra, pensai correctamente no Senhor e procurai-O com simplicidade de coração. Porque Ele deixa-Se encontrar pelos que não O tentam e revela-Se aos que n’Ele confiam. Os pensamentos tortuosos afastam de Deus e o Omnipotente, posto à prova, confunde os insensatos. A Sabedoria não entra na alma maliciosa, nem habita num corpo sujeito ao pecado. Porque o Espírito sagrado, nosso educador, foge da hipocrisia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retira-se quando chega a iniquidade. A Sabedoria é um espírito amigo dos homens, mas não deixa sem castigo as palavras do blasfemo. Porque Deus é testemunha dos seus íntimos sentimentos, observa o seu coração segundo a verdade e ouve as suas palavras. O Espírito do Senhor enche o universo; ele, que abrange todas as coisas, sabe tudo o que se diz.
 
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-3.4-6.7-8.9-10 (R. 24b)
Refrão: Conduzi-me, Senhor, pelo caminho da eternidade. Repete-se


Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento:
Vós me vedes quando caminho e quando descanso,
Vós observais todos os meus passos. Refrão

Ainda a palavra me não chegou à língua
e já, Senhor, a conheceis perfeitamente.
Por todos os lados me envolveis
e sobre mim pondes a vossa mão. Refrão

Prodigiosa ciência, que não posso compreender,
tão sublime que a não posso alcançar! Refrão
Onde poderei ocultar-me ao vosso espírito?
Onde evitarei a vossa presença?
Se subir ao céu, Vós lá estais;
se descer aos abismos, ali Vos encontrais. Refrão

Se voar nas asas da aurora,
se habitar nos confins do oceano,
mesmo ali a vossa mão me guiará
e a vossa direita me sustentará. Refrão


ALELUIA Filip 2, 15d.16a
Refrão: Aleluia. Repete-se
Vós brilhais como estrelas no mundo,
anunciando a palavra da vida. Refrão



EVANGELHO Lc 17, 1-6
«Se sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’,
tu lhe perdoarás»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os provoca. Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma mó de moinho e o atirassem ao mar, do que ser ocasião de pecado para um só destes pequeninos. Tende cuidado. Se teu irmão cometer uma ofensa, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes num dia e sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás». Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria».

Palavra da salvação.

___________________

Próprio:

ALELUIA Jo 13, 34
Refrão: Aleluia. Repete-se

Dou-vos um mandamento novo, diz o Senhor:
Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei. Refrão

EVANGELHO Mt 25, 31-40
«O que fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos,
a Mim o fizestes»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando o Filho do homem vier na sua glória com todos os seus Anjos, sentar-Se-á no seu trono glorioso. Todas as nações se reunirão na sua presença e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai; recebei como herança o reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer; tive sede e destes-Me de beber; era peregrino e Me recolhestes; não tinha roupa e Me vestistes; estive doente e viestes visitar-Me; estava na prisão e fostes ver-Me’. Então os justos Lhe dirão: ‘Senhor, quando é que Te vimos com fome e Te demos de comer, ou com sede e Te demos de beber? Quando é que Te vimos peregrino e Te recolhemos, ou sem roupa e Te vestimos? Quando é que Te vimos doente ou na prisão e Te fomos ver?’. E o Rei lhes responderá: ‘Em verdade vos digo: Quantas vezes o fizestes a um dos meus irmãos mais pequeninos, a Mim o fizestes’».

Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Santificai, Senhor, estas ofertas, que alegremente Vos oferecemos em honra de São Martinho e, no meio das alegrias e provações, orientai sempre para Vós a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 25, 40
Tudo o que fizestes ao mais pequenino dos meus irmãos,
a Mim o fizestes, diz o Senhor.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com o sacramento da unidade, fazei que Vos agrademos em todas as coisas, para que, a exemplo de São Martinho, obedecendo sempre à vossa vontade, sintamos a alegria de ser totalmente vossos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.




«A grandeza não está tanto no que sustenta o que está firme, mas no que sabe restaurar o que ameaça ruína».

Passagem de uma homilia do sec.II




ORAÇÃO BÍBLICA

Reza a PALAVRA do dia



1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
      - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURAS : Sab 1, 1-7: Começa a ler-se hoje o livro da Sabedoria, um dos mais recentes livros do Antigo Testamento. É obra de alguém cheio de fé, fé que já vem dos seus antepassados, e à luz da qual ele procura agora entender a existência, vivendo essa mesma fé num meio diferente e novo, no meio pagão de Alexandria no Egipto.
Lc 17, 1-6: Esta leitura é constituída por uma série de pensamentos sobre a vida da comunidade dos cristãos, que há-de ser vivida segundo o espírito de Jesus: evitar o escândalo, perdoar as injúrias, viver da fé, precisamente o contrário do espírito do mundo em que reina o pecado e a divisão.
ORAÇÃO: Senhor, o teu caminho é difícil e exigente. Pedes que sejamos como Tu, estando dispostos a servir. Ajuda-nos a ser humildes de coração, a ser generosos como Tu, prontos a dar a vida como Tu a deste.





AGENDA DO DIA


De manhã: Funeral em Nisa
21.00 horas: Oração de louvor no Calvário.





A VOZ DO PASTOR



JOVEM, EU TE ORDENO, LEVANTA-TE!...

O morto sentou-se e começou a falar!... Não foi na web summit, não. Foi em Naim, há mais de dois mil anos e garantiu um futuro cada vez melhor, com valores e sentido! Sim, sim, o morto sentou-se, esfregou os olhos e começou a falar, só isso! Bué da fixe, diria a garotada extasiada e de olhos fixos em Jesus sorridente!... Ao ver o susto, e pelas notícias que nos chegaram, de facto, a ninguém deu o treco nem espinoteou a dar à perna! Se tal tivesse acontecido, com certeza que a cmtv lá do tempo teria feito eco, e mais eco, e mais eco, e muito mais eco ainda, sim, muito eco pelo dia fora e noite adentro. Admirados, boquiabertos e com medo, sim, lá isso parece que todos ficaram e não era para menos!... Com grande pena nossa, porém, não sabemos o que é que o morto-vivo teria dito. Supomos que teria ficado muito feliz e a proclamar a boa nova. O que sabemos é que a pobre mãe, viúva, a comunidade que se associara com ares de vencida e triste, explodiu de alegria. Em todos aflorou um sentimento de admiração e de gratidão que logo os fez correr por toda a parte a levar a notícia do que tinha acontecido de tão belo e extraordinário. O Deus da vida veio ao encontro dos homens, manifestou-Se através de Jesus, da Sua palavra, dos seus gestos e sinais, revelando o verdadeiro sentido da vida e oferecendo a todos o triunfo da vida sobre a morte, como um dom que Ele nos deu e nos encarregou de anunciar por toda a parte, sem choro nem lamentações, mas com alegria e esperança, confiando n’Ele (cf. Lc 7,11-19).
A diminuição de vocações ao Ministério Ordenado e à Vida Consagrada não pode fazer das nossas comunidades cristãs uma espécie de viúvas tristes e lacrimosas a caminho do “cemitério”, do fim, chorando sem esperança, pessimistas, derrotadas, sem confiança n’Aquele que se fez encontrado, as amou até ao fim e as enviou em Seu nome... Jesus veio e continua a vir ao nosso encontro, a cruzar-se connosco nos caminhos da vida, a caminhar no meio de nós, a olhar-nos olhos nos olhos, com serenidade, sem pressa nem enfado e a fazer com que ponhamos fim a tais pessimismos e tristeza e a que nos deixemos contagiar pelos que acreditam no Deus da Vida e na vida com sentido. Nenhuma comunidade cristã que se preze pode deixar de obedecer ao Senhor que continua a vir ao seu encontro e a pedir-lhe que se faça ao largo e lance as redes, com confiança (cf. Lc 5,4-5). Ninguém deve pensar que conhece bem o terreno e que já fez muito sem qualquer resultado. Ninguém pode cruzar os braços e deixar de propor, com alegria e esperança, o ministério ordenado ou a vida consagrada, autoconvencido de que os jovens não correspondem e as famílias não ajudam. Pedir, individual e comunitariamente, ao Senhor da messe que envie operários para a Sua messe, contactar, propor, provocar, acompanhar, partilhar e ajudar no discernimento com total respeito pela liberdade de cada um é missão da comunidade, através do pároco, das famílias, dos agentes da pastoral, de todos, sem proselitismos, respeitando a gradualidade própria de todo esse processo...
Com alegria e confiança, os jovens sonham, olham para as suas capacidades e interrogam-se sobre o seu futuro: Que é que eu hei de fazer para melhor servir e ser feliz? E Jesus continua a tocar no ombro de todos, mas de cada jovem em particular: Jovem, se queres ser feliz, “Eu te ordeno, levanta-te!” A comunidade precisa de ti, anda daí, sê jovem. Há “em ti muitas qualidades, inclinações, dons e carismas que não são para ti, mas para os outros” (CV286). Na resposta a dar, seja ela qual for, há um dado a garantir a seriedade da mesma: é o diálogo sincero entre o amor de Deus que chama e a liberdade de quem responde a Deus também com amor. Sim, são dois aspetos indissociáveis: o dom gratuito de Deus que chama e a liberdade responsável de quem é chamado (cf. Pdv36).
Na Semana dos Seminários que tem como lema “Cristo não pensa apenas naquilo que tu és mas naquilo que poderás chegar a ser”, não te esqueças, caro jovem, ser padre ou abraçar a vida consagrada pode ser o teu caminho. Se no silêncio interior perceberes o olhar de Jesus e escutares o Seu chamamento, não faças como o jovem do Evangelho que aprisionado pelas ilusões da sua vida voltou as costas, triste (Mt 19, 16-22). Agradece e arrisca, sente a alegria do chamamento para, assim, servires a Igreja e o mundo.
Sem papas na língua e com um certo humor, mas seriamente, o Papa Francisco não desiste de apelar: “Jovens, não renuncieis ao melhor da vossa juventude, não observeis a vida de uma varanda. Não confundais a felicidade com um sofá nem passeis toda a vossa vida diante de um ecrã. Tampouco vos deveis converter no triste espetáculo de um veículo abandonado. Não sejais automóveis estacionados, pelo contrário, deixai brotar os sonhos e tomai decisões. Arriscai, mesmo que vos equivoqueis. Não sobrevivais com a alma anestesiada nem olheis o mundo como se fosseis turistas. Fazei barulho! Deitai fora os medos que vos paralisam, para que não vos convertais em jovens mumificados. Vivei! Entregai-vos ao melhor da vida! Abri a porta da gaiola e saí a voar! Por favor, não vos aposenteis antes de tempo” (CV143).

Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 08-11-2019.
*
P.S. Para além das iniciativas que haverá nas paróquias ao longo da semana, na nossa Diocese está previsto um encontro diocesano na Seminário de Portalegre, de tarde, das 15 às 21 horas, no dia 16, sábado, para rapazes e raparigas, com vigília aberta à comunidade



Sem comentários:

Enviar um comentário