segunda-feira, 2 de abril de 2012

RETIRO EM NEMI


RETIRO EM NEMI

O retiro que estamos a fazer em Nemi durará uma Semana completa. O método é de um retiro de acompanhamento personalizado, ou seja: cada um faz o retiro como se fosse sozinho, mas acompanhado por outra pessoa. Os orientadores são o Pe. Martín, de Espanha, o Pe. Jorge Fernandes e uma Irmã Nieves espanhola, da Congregação das Adoradoras da Santíssima Eucaristia. O retiro será em silêncio total. Não haverá “distrações” com conversas. As próprias refeições serão em silêncio. O texto que se segue explica o que é e como funciona um retiro personalizado. A explicação serve para todos e poderá ser útil para alguém.

RETIRO ESPIRITUAL PERSONALIZADO

O QUE É?Um peregrinar na fé.

AJUDAS PRÁTICAS PARA UM RETIRO COM ACOMPANHAMENTO PERSONALIZADO:

1.     O Retiro é um tempo sagrado para estar com Deus Uno e Trino numa atitude orante e contemplativa. É deixar-se levar pelo Espírito ao Mistério da Santíssima Trindade, de onde emana toda a nossa missão. É também a vivência a nossa vocação religiosa e missionária no seguimento do Senhor como discípulos, chamados “a estar com Ele” e “ser enviados por Ele”.

2.     Duas importante mediações/sacramentos da presença de Deus e de sua mediação para nós:

a.     A Palavra de Deus vivificada pelo Espírito nas Sagradas Escrituras;  a nossa história pessoal, no contexto do nosso tempo, na vida dos povos e nas situações de fronteira onde estamos chamado a estar e a servir como religiosos-missionários.
b.     A EUCARISTIA:  Quando a celebramos como comunidade de discípulos, a presença de Deus, está entre nós em Jesus, o Emanuel, Deus-connosco. Isto se prolonga em adoração noturna ao Senhor Eucarístico.
c.      ADORAÇÃO: é também um tempo em que podemos estar em comunhão com a pastoral das situações missionárias do nosso mundo, como as vítimas das guerras, a violência, os afetado e infetados pela sida.

3.     Peregrinamos como COMUNIDADE DE DISCÍPULOS  reunidos/ convocados pela pessoa de Jesus e sua Missão. Durante o retiro, como comunidade, manteremos a nossa mútua comunhão através da oração e do silêncio. Diariamente nos apresentaremos uns aos outros na oração ao Senhor.
4.     LUGAR para rezar: escolhe um lugar onde te  “sintas em casa contigo mesmo”. Poderá ser o teu quarto, a capela, o jardim. O espaço para a tua oração será o teu santuário interior, o teu “eu profundo” como pessoa amada, preferida e redimida por Deus. O teu santuário interior será a tua comunidade interna.

5.     Permite que todo o teu ser esteja em oração: corpo, espírito, coração e mente. Alguns exercícios, tais como o respirar profundo, exercícios de relaxação, podem ajudar.

6.     TEMPO: Todo o retiro se realiza em espírito de oração, caminhando na presença de Deus. Ajuda o poder organizar os momentos intensos e as pausas para a reflexão  entre um e outro momento de oração. Recomendam-se quatro momentos fixos de oração durante o dia.

7.     Começa com o teu modo pessoal de fazer oração. Outras formas se podem ir desenvolvendo ao longo da caminhada. Permite que o Espírito reze em ti. O coração da oração é o encontro pessoal com Deus, “cara a cara, coração com coração”. Permanece na sua presença no diálogo, saboreando, sendo um com Ele.

8.     SILÊNCIO : Capacita para uma atitude interna de abertura à comunicação de Deus na oração. Compreende um espaço interior que capacita estar na presença de Deus, o processo de escuta e  de diálogo. O silêncio interior expressa-se pelo silêncio exterior. O silêncio externo fortalece o silêncio interior. As refeições serão em silêncio.

9.     FAZER MEMÓRIA da nossa oração ou revisão da oração. Depois de cada momento forte de oração, reserva uns minutos para fazer memória. Centra a tua revisão na tua experiência na tua oração, o que aconteceu. Podes perguntar-te:
-  Como é Deus me tocou durante este momento de oração.
-  Através de que texto da Escritura?
-  Que sentimentos me acompanharam durante este tempo?
-  Qual foi a experiência vivida durante a oração?
-  Experimentei resistências? Como as encarei?
-  Em que direcção precinto que o Espírito me está orientando?

10.                         FAZER UM DIÁRIO ESPIRITUAL: Podes escrever as memórias das tuas experiências de oração, do modo que te pareça melhor: por escrito, através de desenhos, imagens, símbolos poesia, etc. para exprimir a tua experiência espiritual. Isto te pode ajudar a perceber os caminhos do Espírito na tua caminhada, e proporcionar que os recordes em outros momentos da tua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário