segunda-feira, 16 de abril de 2012


Maria é a Mulher que ama


Entre os Santos, sobressai Maria, Mãe do Senhor e espelho de toda a santidade. No Evangelho de Lucas, encontramo-La empenhada num serviço de caridade à prima Isabel, junto da qual permanece « cerca de três meses » (1, 56) assistindo-a na última fase da gravidez. « Magnificat anima mea Dominum – A minha alma engrandece o Senhor » (Lc 1, 46), disse Ela por ocasião de tal visita, exprimindo assim todo o programa da sua vida: não colocar-Se a Si mesma ao centro, mas dar espaço ao Deus que encontra tanto na oração como no serviço ao próximo — só então o mundo se torna bom. Maria é grande, precisamente porque não quer fazer-Se grande a Si mesma, mas engrandecer a Deus. Ela é humilde: não deseja ser mais nada senão a serva do Senhor (cf. Lc 1, 38.48). Sabe que contribui para a salvação do mundo, não realizando uma sua obra, mas apenas colocando-Se totalmente à disposição das iniciativas de Deus. É uma mulher de esperança: só porque crê nas promessas de Deus e espera a salvação de Israel, é que o Anjo pode vir ter com Ela e chamá-La para o serviço decisivo de tais promessas. É uma mulher de fé: « Feliz de Ti, que acreditaste », diz-lhe Isabel (cf. Lc 1, 45). O Magnificat — um retrato, por assim dizer, da sua alma — é inteiramente tecido com fios da Sagrada Escritura, com fios tirados da Palavra de Deus.. 
Bento XVI
"Deus Caritas est" - "Deus é Amor", nº 41

O ANIVERSÁRIO DO PAPA
Hoje o Papa celebra os 85 anos de vida. Celebramos – assim o cremos – o dom deste homem que o Espírito Santo fez à Igreja e ao mundo. Na homilia da Missa que hoje celebrou disse, referindo-se ao dia do seu aniversário: “Encontro-me perante a última etapa do percurso da minha vida e não sei o que me espera. Sei, contudo, que a luz de Deus existe, que Ele ressuscitou, que a sua luz é mais forte do que qualquer escuridão, que a bondade de Deus é mais forte do que todo o mal deste mundo”. Palavras sábias de um homem de fé que não fala das obras passadas ou futuras. Coloca no centro da sua vida Deus, e isto lhe basta.



ORAÇÃO PARA VELHICE

 “Senhor, ensina-me a envelhecer como cristão.
Ensina-me a ver que não são injustos comigo
Os que me aliviam das responsabilidades;
Os que já não pedem a mina opinião;
Os que chamam outro para o meu lugar.

Livra-me do orgulho da minha experiencia passada
E da sensação de me sentir indispensável.

Mas ajuda-me, Senhor,
Para que continue a ser útil aos outros,
Contribuindo com a minha alegria
Para o entusiamo dos que agora
Têm responsabilidades,
Que aceite a minha saída dos campos de atividade
Como aceito com naturalidade
O pôr do sol de cada dia.

Finalmente, obrigado, Senhor,
Porque nesta hora tranquila
Dou-me conta
De que me amas muito.

Concede-me que olhe com gratidão
Para a meta feliz
Que me tens preparada.
Senhor, ajuda-me a envelhecer assim.

José Laguna Menor

Sem comentários:

Enviar um comentário