quinta-feira, 12 de abril de 2012


FICA CONNOSCO, SENHOR


De noite descia a escada misteriosa,
Junto da pedra onde Jacob dormia.

De noite celebravas a Páscoa com teu povo,
Enquanto nas trevas caíam os inimigos.

De noite ouviu Samuel três vezes o seu nome
E em sonhos falavas aos santos Patriarcas.

De noite num presépio nasceste, Verbo Eterno,
E os Anjos e uma estrela anunciaram a tua presença

À noite celebraste a primeira Eucaristia
No meio dos teus amigos na última Ceia.

De noite agonizaste no Jardim das Oliveiras
E recebeste o beijo da fria traição.

A noite guardou o teu Corpo no sepulcro,
E viu a glória da Tua Ressurreição.

Na noite da nossa vida, com a luz da fé acesa,
Esperamos alegres a tua última Vinda.

Do hino de completas


O DIA EM NEMI

Apesar do tempo pouco primaveril, a vida vai percorrendo o seu curso no dia a dia de Nemi. Isto a torna atraente, porque surge como uma novidade. Bem entendida, a vida é um processo, uma caminhada, cuja perfeição está sempre e cada vez mais à frente. Nunca podemos dizer que já alcançámos a plenitude.


A vida comunitária também. Se em cada dia vemos as limitações, também todos os dias, se temos olhos para tal, descobrimos a sua  beleza. Temos uma meta: sede perfeitos como perfeito é o Pai celeste.

Esta reflexão vem a propósito da nossa comunidade em trânsito aqui por Nemi: somos um grupo de 50 pessoas, oriundos de 19 países e falando 23 línguas maternas diferentes. Pus-me a pensar: são poucas as situações em que um grupo tão diversificado pode viver sob o mesmo teto e como formando uma só família. A comunidade religiosa vivida em plenitude é realmente sinal do Reino de Deus.


Do ponto de vista temático, os seniores estamos tratando dos votos religiosos, na perspetiva da vivência que nos é própria na nossa idade. Está orientando a reflexão o Pe. Conrad Keller, Vice Geral.

Os formadores estão refletindo a temática do acolhimento que deve acontecer nos campos para onde são destinados, e que terão de pôr em prática quando, por sua vez acolherem outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário