terça-feira, 17 de abril de 2012

Avaliando


Maria, a MÃE DO AMOR

Maria é uma mulher que ama. E como poderia ser de outro modo? Enquanto crente que na fé pensa com os pensamentos de Deus e quer com a vontade de Deus, Ela não pode ser senão uma mulher que ama. Isto mesmo o intuímos nós nos gestos silenciosos que nos referem os relatos evangélicos da infância. Vemo-lo na delicadeza com que, em Caná, Se dá conta da necessidade em que se acham os esposos e apresenta-a a Jesus. Vemo-lo na humildade com que Ela aceita ser transcurada no período da vida pública de Jesus, sabendo que o Filho deve fundar uma nova família e que a hora da Mãe chegará apenas no momento da cruz, que será a verdadeira hora de Jesus (cf. Jo 2, 4; 13, 1). Então, quando os discípulos tiverem fugido, Maria permanecerá junto da cruz (cf. Jo 19, 25-27); mais tarde, na hora de Pentecostes, serão eles a juntar-se ao redor d'Ela à espera do Espírito Santo (cf. Act 1, 14).

DIA DE AVALIAÇÃO

O dia de hoje foi de avaliação por países ou por grupo de países, como no caso de Portugal e Espanha. Estamos na fase da “recolha e limpeza dos cestos” após a vindima. Apostamos numa colheita preciosa. Foi o sentir do grupo ibérico, que até resolveu enviar uma mensagem às duas províncias através dos respetivos Provinciais. Nela damos conta da gratidão por nos terem proporcionado este curso que, acreditamos, resultará em benefício, não só de nós que participámos, mas também para quantos com quem partilharmos o trabalho e a convivência.

NOTÍCIAS BREVES
O dia de amanhã

O dia de amanhã será de despedida da “Cidade Eterna”. Teremos a Missa às 6.15 horas para podermos estar em Roma na parte da manhã, na audiência papal das quartas-feiras. Depois será o último percorrer da cidade, despedida de alguns amigos, e voltar a casa a meio da tarde.

Internet

Depois de tanta espera finalmente parece que a internet funciona em pleno. Esperamos que os grupos que chegarem possam utilizá-la em pleno. Para o capítulo geral certamente que funcionará

O encontro e formadores

O curso de formadores está em pleno funcionamento. Muito em breve entrarão em retiro. Constituem um grupo de pessoas provenientes de muitas nacionalidades, principalmente da Ásia e América Latina. O curso é todo e, língua inglesa. Vai terminar 3 de Maio. O Pe. Constantino sairá daqui quase diretamente para Almodôvar para o encontro de jovens.

Limpeza das árvores.

Habitado desde pequeno aos pinhais é para mim uma novidade o modo como limpam aqui estas árvores. São assim por todo o Lázio (nome da Província onde fica a cidade de Roma).

Os membros do Capítulo Geral terão em Junho uma vista mais completa sobre o lago de Nemi e até sobre o Mediterrâneo


                 
Por do sol, hoje

Sem comentários:

Enviar um comentário