domingo, 8 de abril de 2012

Dia de Páscoa


SENHOR JESUS VENCEDOR DA MORTE

Senhor Jesus,
Tu nos enviaste o teu anjo
para nos dizer que já não estavas
 no sepulcro, que estavas vivo,
que tinhas ressuscitado.
Tu mesmo apareceste às mulheres
e lhes disseste: “A paz esteja convosco”…
Tu, Senhor que foste crucificado,
que morreste na Cruz,
que foste colocado num sepulcro
que estiveste morto,
 ressuscitaste, estás vivo.
Tu, Senhor Ressuscitado, 
hoje estás connosco,
hoje estás vivo entre nós,
hoje ressuscitaste.
A morte já não tem domínio sobre ti,
venceste a morte
e estás vivo, vivo entre nós.
Dá-nos, Senhor, a graça
de sentir a Tua presença
de crer em Ti vivo,
de Te sentir vivo entre nós.
Dá-nos a graça de crer em Ti
como alguém vivo e presente,
como alguém que está connosco,
que nos acompanhas
e nos dá a tua paz.
Amém.
J. A.Weisensee


VIGÍLIA PASCAL

Começámos a Páscoa com uma bela e vivida Vigília Pascal. Por causa do frio, a bênção do lume novo foi feita dentro, na capela grande da casa. Fomos, depois, em procissão, guiados pela luz do Círio Pascal até a uma determinada parte do edifício. Desde aí, sempre cantando em diversas línguas nos subdividimos em dois grupos: o do Curso da Terceira Idade e o dos Formadores. Cada grupo viveu a liturgia da Palavra e da Água segundo as características próprias de cada um. A liturgia Eucarística propriamente dita, a celebrámos em conjunto. Significativo foi o momento do Pai-nosso em que cada participante foi convidado a rezá-lo na própria língua em voz alta. Realmente o Senhor reuniu de todos os povos um povo que o louvasse! Este foi para nós o sinal de que tal está acontecendo. E estavam presentes pessoas de mais de vinte línguas diferentes…

Depois da celebração, todos juntos partilhamos a alegria em volta de algumas mesas festivamente compostas.


DIA DE PÁSCOA

Depois de um retiro vivido intensamente durante a semana, veio o momento para celebrar com alegria e num gesto mais espontâneo o ”oitavo” dia de Retiro, que durará até ao próximo. Bem cedo, saímos de casa todos juntos de autocarro, e fomos levados até ao Vaticano, dirigindo-nos depois a pé até à Praça de São Pedro, onde participamos na Missa Pascal presidida pelo Santo Padre.

Saímos cedo. O pequeno-almoço foi às 06.30 horas. A partida às 07.30 da manhã. Era preciso ir cedo, porque apesar dos lugares sentados previamente indicados, era preciso preservá-los com a presença. As quase duas horas de espera, passaram depressa num clima de festa. A multidão foi-se juntando até formar a forma de um povo multicolor, falando muitas línguas mas que professa a mesma fé. A alegria comunicativa extravasava. A meu lado estava uma família finlandesa com crianças, à minha frente manifestou-se uma família brasileira, umas cadeias mais à frente uma bandeira de Portugal enfeitava as costas de um jovem que era do Porto. À sua volta um grupo que até me pareciam conhecidos:  Era um grupo de portugueses. Em todo o recinto da praça balouçavam-se bandeiras de vários países, sinal da presença de outros tantos grupos nacionais. Outra bandeira portuguesa ondulava lá mais atrás…

Às 10.30 em ponto começou a celebração da Missa, com uma dignidade  que já por si nos elevava. Impressionante que, depois da proclamação do evangelho em grego, em vez da habitual homilia, se pediu um momento de silêncio e de reflexão: as aproximadamente cem mil pessoas presentes fizeram silêncio profundo. Alguém comentou depois da celebração: até se ouvia o ruído da fonte de água que está no centro da Praça. No final, sem confusão aquela multidão dispersou, cada qual para o país ou zona onde habita, certamente bem marcado pelo anúncio da Ressureição de Jesus.
 
Nós próprios nos subdividimos para visitar a cidade. Para mim foi mais um revisitar lugares já conhecidos. Aconteceu isso com um tempo atmosférico magnífico. Durante quatro horas a pé fomos caminhando, vendo e convivendo uns com os outros.

Bem no final do dia, e já dentro do autocarro que nos trazia de volta, uma bela chuvada veio confirmar que o dia fora um belo presente do Pai do Céu que bendiz a alegria de seus filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário