quarta-feira, 11 de abril de 2012

HINO A CRISTO RESSUSCITADO

Disseram-nos, Senhor, que estavas morto
Há três dias guardado por soldados,
E que ninguém podia remover
A pedra do sepulcro!

Mas antes que o Sol fosse levantado,
Ao contemplar Teu corpo glorioso,
Surpreendido, o mundo viu nascer
O dia do Senhor!

Não há ressurreição sem haver morte,
Nem triunfo se não houver batalha:
Saibamos nós morrer em cada dia
E ser homem novo!

Durmam as sentinelas deste mundo,
Mantenha-se acordada a nossa fé,
Sabendo que o Senhor está connosco
Vivo e ressuscitado!

Enquanto sobe a luz do novo dia,
Entoemos um cântico de glória
A Deus Pai, e a seu Filho Jesus Cristo,
E ao Espírito Santo!

Hino de Laudes da Semana de Páscoa.

_____________________________

Encontro de comunidades svd
de Roma

A Congregação do Verbo Divino tem quatro comunidades na região de Roma.

A mais numerosa é a do Generalato, onde reside o Governo da Congregação e a maior parte dos estudantes que se estão especializando.

Depois a comunidade dos que compõem a Direção do Colégio de São Pedro e a pequena comunidade dos que gerem as catacumbas de Domitila.

 Por fim faz parte deste grupo de comunidades a comunidade de Nemi que, como Centro de Espiritualidade, presta este serviço a toda a Congregação.
 
Hoje, segundo um costume que tornou tradição, realizou-se o encontro pascal das quatro comunidades verbitas de Roma. Encontro festivo de irmãos que, devido ao trabalho, não se podem encontrar com a devida frequência.

Este encontro realiza-se alternadamente em Roma e em Nemi. Os da comunidade de passagem em Nemi, fazemos parte integrante da comunidade onde residimos. Daí o participarmos em pleno neste momento festivo.

Como não podia deixar de ser, o encontro começa no Senhor. Todos nos reunimos para celebrar a Eucaristia na Capela principal da Casa de Espiritualidade. Depois o almoço festivo e a confraternização.

Apesar do dia chuvoso e frio, a alegria deste encontro familiar entre pessoas de vários povos e línguas foi bem patente. Também a alegria de nos juntarmos pois alguns já há muitos anos que não nos víamos. Foi o caso de encontrarmos à mesa com os conselheiros gerais de língua portuguesa, o Pe. Arlindo Dias, brasileiro, que já visitou Almodôvar e o Pe. Estanislau Chindecasse, angolano, que estudou em Lisboa.

Os nossos confrades mais novos tiveram uma tarde normal de trabalho. Nós, os veteranos acabamos por ter um final de dia mais sossegado. Tudo foi muito belo. O final do dia aconteceu com uma belíssima oração: A Via Sacra da Luz.


Sem comentários:

Enviar um comentário