quarta-feira, 18 de abril de 2012

Audiência papal


ORAÇÃO DE BENTO XVI

Santa Maria, Mãe de Deus,
Vós destes ao mundo a luz verdadeira,
Jesus, vosso Filho – Filho de Deus.
Entregastes-Vos completamente
ao chamamento de Deus
e assim Vos tornastes fonte
da bondade que brota d'Ele.
Mostrai-nos Jesus.
Guiai-nos para Ele.
Ensinai-nos a conhecê-Lo e a amá-Lo,
para podermos também nós
tornar-nos capazes de verdadeiro amor
e de ser fontes de água viva
no meio de um mundo sequioso.
Bento XVI, Deus caritas est, 41


                               O DIA DE HOJE
Audiência papal na Praça de S. Pedro

Hoje o dia foi dedicado a Roma, participando na audiência geral que o Papa tem às Quartas com todos os peregrinos que estão de passagem por Roma.
Nos últimos tempos as pessoas são tantas que já não cabem na Sala de Paulo VI e tem de ser na Praça de São Pedro. Constatamos isso mesmo. A Praça estava cheia para a audiência. Ainda bem que não choveu. A multidão esperou horas pela chegada do Papa. 

Nós próprios, apesar de termos cartão de ingresso para lugar sentado, não conseguimos lugar para todos. Mesmo aqueles que tivemos oportunidade de nos sentarmos, tivemos de esperar mais de uma hora para nos deslocarmos nas zonas de acesso.

Impressionou-nos a inumerável lista de escolas da Europa e da América do Norte que vieram aqui com os seus alunos. Há em toda a Europa uma mudança de atitude perante a Igreja. Mas esta mudança não significa distanciamento ou abandono. Já há quem se interrogue sobre o fenómeno porque se deslocam tantas pessoas, sobretudo jovens, professores e intelectuais para ouvir este Papa. Uma possível resposta estará na segurança doutrinal de orientação clara que este Papa aponta para a vida.

Cada pessoa é diferente, como diferente deste era João Paulo II que, a onde ia atraía multidões. Este, dizem, na sua simplicidade e também na sua agudeza de análise transmite a segurança que as pessoas procuram nos dias de desorientação ideológica em que hoje vivemos.

Às 17.30 minutos em ponto, saímos de Roma num autocarro alugado só para nós. Interessante: mais uma vez começou a chover logo que o autocarro se pôs em movimento. Caminhamos todo o dia em Roma e tivemos a graça de nenhum ser incomodado pela chuva que seria muito incómoda.

Sem comentários:

Enviar um comentário