terça-feira, 24 de abril de 2012


NOTA DE ABERTURA

Acabou o Curso de Nemi. Esperamos que os frutos perdurem. Agora que chegamos ao fim do curso e ao recomeço de nossas atividades, agradecemos à Congregação do verbo Divino o nos ter proporcionado este momento de enriquecimento pessoal e que, certamente, poremos ao serviço da construção do Reino de Deus. Este blog ficará como um monumento a esse tempo de graça, pois não apenas recordará o que foi o curso, mas continuará a servir a evangelização em terras de Almodôvar. Doravante terá como primeiro objetivo ficar ao serviço desta parcela do Povo de Deus, com o mesmo título


                          Teremos rubricas de informação e formação. Terá primazia a Palavra de Deus que, sempre que pudermos, deixaremos aqui cada dia. Também as intenções que tanto agrada às pessoas de cá.

______________________________________________

Carta ao Superior Geral e restante Congregação.

Os participantes do V Curso de Terceira Idade escreveram:

V Curso da Terceira Idade, Nemi 2012

Queridos Pe. Geral e Confrades


Este grupo, ao terminar o curso de renovação, agradece ao Deus da vida, à SVD, às nossas Províncias, e à Coordenação do Curso juntamente com a equipe do Centro Ad Gentes, por nos terem oferecido esta experiência tão importante e valiosa.

Sob o lema: “Até na velhice darão frutos” (Sl. 92,15), tomamos consciência que a vida se debilita mas não perde o seu sentido com a idade, mas antes estamos chamados à vida plena com Deus. Por isso oferecemos às nossas comunidades e à SVD o testemunho da nossa fé e a experiência de nossa vida.

A variedade do grupo de 10 países e a rica experiência dos seus membros, junto com o acolhimento do Pe. Superior Geral e de seu Conselho, nos deram um profundo sentido de pertença à Congregação e uma ampla visão da Igreja universal.

O curso teve uma grande variedade de conteúdos, vivências, celebrações litúrgicas e algumas visitas significativas: Catacumbas, Roma, Generalato SVD e SSpS, Oïes. Os conteúdos de psicologia, bíblia, espiritualidade verbita e eclesialidade, formaram o fio condutor.

Os pontos fortes foram:
- A peregrinação a Oïes e aos lugares onde nasceu José Freinademetz, cresceu, estudou, se ordenou e fez a sua primeira experiência pastoral, permitiu-nos seguir os passos do nosso santo e missionário.
- O retiro personalizado durante a Semana Santa, foi para muitos uma experiência de reflexão pessoal e de oração contemplativa.
- A celebração da liturgia na Semana Santa, como participantes e o não ter de a presidir como habitualmente fazemos nas nossas paróquias e comunidades. O Domingo da Ressurreição celebrado na Praça de São Pedro fortaleceu-nos o sentido universal da Igreja.

Que os Provinciais sigam convidando a participar em Nemi, e as Províncias facilitem encontros que ajudem os mais velhos.

Fraternalmente no Verbo Divino, e unidos a nossos santos Arnaldo e José.

Grupo da Terceira Idade, Nemi, 20-04-2012.



********************************************
S. MARCOS, Evangelista
25  Abril
Nota Histórica

Era primo de Barnabé. Acompanhou o apóstolo Paulo na sua primeira viagem, e depois também o acompanhou a Roma. Foi discípulo de Pedro, de cuja pregação se fez intérprete no Evangelho que escreveu. É-lhe atribuída a fundação da Igreja de Alexandria.





Leituras da missa

LEITURA I 1 Pedro 5, 5b-14

«Saúda-vos Marcos, meu filho»

Leitura da Primeira Epístola de São Pedro

Caríssimos:
Revesti-vos de humildade, uns para com os outros, porque «Deus resiste aos soberbos e dá a graça aos humildes». Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus,para que Ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele vela por vós. Sede sóbrios e vigiai. O vosso inimigo, o diabo, anda à vossa volta, como leão que ruge, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, sabendo que os vossos irmãos espalhados pelo mundo
suportam os mesmos sofrimentos. O Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua eterna glória em Cristo, depois de terdes sofrido um pouco, vos restabelecerá, vos aperfeiçoará, vos fortificará e vos tornará inabaláveis. A Ele o poder e a glória pelos séculos dos séculos. Amen. Foi por meio de Silvano, a quem considero irmão de confiança, que vos escrevi estas breves palavras, para vos exortar e assegurar que é esta a verdadeira graça de Deus.

Permanecei firmes nela. Saúda-vos a comunidade estabelecida em Babilónia, eleita como vós, e também Marcos, meu filho. Saudai-vos uns aos outros com o ósculo da caridade. Paz a todos os que estais em Cristo.

Palavra do Senhor.

EVANGELHO Mc 16, 15-20

«Pregai o Evangelho a toda a criatura»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus apareceu aos onze Apóstolos e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for batizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados». E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.
Palavra da salvação.

·        Missa às 9.00 horas

Sem comentários:

Enviar um comentário