sexta-feira, 19 de junho de 2020






PARÓQUIAS DE NISA





Sábado, 20 de junho de 2020








Sábado da XI semana do tempo comum

Imaculado Coração de Maria







SÁBADO da semana XI

Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – MO

Branco – Ofício da memória.
Missa da memória.

L 1 Is 61, 9-11; Sal 1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd (apropriada)
Ev Lc 2, 41-51 (próprio)

* Na Diocese do Porto – B. Sancha e B. Teresa – MF
* Na Diocese de Viana do Castelo – B. Francisco Pacheco – MF
* Na Ordem Beneditina – Bb. Sancha, Mafalda e Teresa – MO
* Na Ordem de Cister – BB. Sancha, Mafalda e Teresa, monjas – MO
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira da Província – SOLENIDADE
* Na Companhia de Jesus – B. Francisco Pacheco, presbítero e mártir – MF
* Na Congregação do Espírito Santo e na Congregação dos Sagrados Corações – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular das Congregações – FESTA e SOLENIDADE
* Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Titular e Padroeira da Congregação – SOLENIDADE
* Nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria – FESTA
* No Instituto Missionário da Consolata – Nossa Senhora da Consolata, Titular e Padroeira do Instituto – SOLENIDADE
* No Instituto dos Servos do Coração Imaculado de Maria e no Instituto das Servas do Coração Imaculado de Maria – Imaculado Coração da Virgem Santa Maria, Padroeira dos Institutos – SOLENIDADE
* Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofício e Missa da féria.
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.





IMACULADO CORAÇÃO DA VIRGEM SANTA MARIA

  
MISSA



ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 12, 6
O meu coração exulta em Deus meu Salvador.
Cantarei ao Senhor por tudo o que Ele fez por mim.


Diz-se o Glória.


ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que preparastes no coração da Virgem Santa Maria uma digna morada do Espírito Santo, transformai-nos, por sua intercessão, em templos da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Is 61, 9-11
«Exulto de alegria no Senhor»


Leitura do Livro de Isaías

A linhagem do povo de Deus será conhecida entre os povos e a sua descendência no meio das nações. Quantos os virem terão de os reconhecer como linhagem que o Senhor abençoou. Exulto de alegria no Senhor, a minha alma rejubila no meu Deus, que me revestiu com as vestes da salvação e me envolveu num manto de justiça, como noivo que cinge a fronte com o diadema e a noiva que se adorna com as suas jóias. Como a terra faz brotar os germes e o jardim germinar as sementes, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante das nações.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL 1 Sam 2, 1.4-5.6-7.8abcd (R. 1a)
Refrão: O meu coração exulta no Senhor, meu Salvador.

Exulta o meu coração no Senhor,
no meu Deus se eleva a minha fronte.
Abre-se a minha boca contra os inimigos,
porque me alegro com a vossa salvação.

A arma dos fortes foi destruída
e os fracos foram revestidos de força.
Os que viviam na abundância andam em busca de pão
e os que tinham fome foram saciados.
A mulher estéril deu à luz muitos filhos
e a mãe fecunda deixou de conceber.

É o Senhor quem dá a morte e dá a vida,
faz-nos descer ao túmulo e de novo nos levanta.
É o Senhor quem despoja e enriquece,
é o Senhor quem humilha e exalta.

Levanta do chão os que vivem prostrados,
retira da miséria os indigentes;
fá-los sentar entre os príncipes
e destina-lhes um lugar de honra.


ALELUIA cf. Lc 2, 19
Refrão: Aleluia. Repete-se

Bendita seja a Virgem Santa Maria,
que conservava a palavra de Deus,
meditando-a em seu coração. Refrão


EVANGELHO Lc 2, 41-51
«Guardava todas estes acontecimentos em seu coração»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
 
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Julgando que Ele vinha na caravana, fizeram um dia de viagem e começaram a procurá-l’O entre os parentes e conhecidos. Não O encontrando, voltaram a Jerusalém, à sua procura. Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas. Quando viram Jesus, seus pais ficaram admirados; e sua Mãe disse-Lhe: «Filho, porque procedeste assim connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura». Jesus respondeu-lhes: «Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devia estar na casa de meu Pai?». Mas eles não entenderam as palavras que Jesus lhes disse. Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todas estes acontecimentos em seu coração.
 
Palavra da salvação.


Diz-se o Credo.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Ouvi, Senhor, as orações dos vossos fiéis e aceitai os dons que Vos oferecemos, ao celebrar a memória da Virgem Mãe de Deus, para que esta oblação Vos seja agradável e nos obtenha o auxílio da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor.


Prefácio de Nossa Senhora

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Lc 2, 19
Maria guardava todas estas palavras,
meditando-as em seu coração.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos fizestes participar no sacramento da redenção eterna, concedei que, ao celebrarmos a memória da Mãe do vosso Filho, nos alegremos com a plenitude da vossa graça e sintamos crescer continuamente em nós os frutos da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Sant

____________________________


B. SANCHA e B. MAFALDA, virgens e B. TERESA, religiosa

Nota Histórica:
Sancha, Mafalda e Teresa, filhas de D. Sancho I, rei de Portugal, foram desde a infância modelo de todas as virtudes:
 - Sancha dirigiu-se para Alenquer, onde fixou residência e começou a levar uma vida monacal, consagrando-se generosamente ao serviço de Deus. Depois retirou-se para o mosteiro de Celas, junto de Coimbra, e aí morreu santamente no dia 13 de Março de 1229.
- Mafalda, após uma piedosa juventude, foi dada em casamento a D. Henrique, rei de Castela; mas tendo-se verificado o impedimento de consanguinidade, voltou para sua casa antes de consumar o matrimónio. Tomou o hábito cisterciense no mosteiro de Arouca, onde deu admirável exemplo de vida perfeita, e aí morreu no dia 1 de Maio de 1256.
- Teresa, a primogénita, apesar da sua aspiração pela vida claustral, foi, por vontade do pai, dada em casamento a D. Afonso, rei de Leão; mas, reconhecida a nulidade do matrimónio, logo se retirou para o mosteiro de Lorvão, onde santamente morreu a 17 de Junho de 1250.

MISSA

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 44, 9-10.16
Ao vosso encontro vêm filhas de reis:
cheias de alegria e entusiasmo, entram no palácio real.


ORAÇÃO COLECTA
Senhor nosso Deus, que inspirastes às bem-aventuradas Sancha, Mafalda e Teresa a renúncia a todo o esplendor do mundo e as chamastes às núpcias do Cordeiro celeste, concedei-nos que, livres dos prazeres efémeros da terra, possamos gozar eternamente as alegrias do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURAS  Da féria (ou do Comum)


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Ao oferecermos este santo sacrifício, na memória das bem-aventuradas Sancha, Mafalda e Teresa, humildemente Vos pedimos, Senhor: fazei que permaneça em nós sempre viva a memória da paixão do vosso Filho e alcancemos os seus frutos de vida eterna. Por Nosso Senhor.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Sab 4, 1
Como é belo o esplendor da geração casta!
A sua memória será imortal diante de Deus e dos homens.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Subam até Vós, Senhor, as nossas preces, na festa das bem-aventuradas Sancha, Mafalda e Teresa, e fazei que, alimentando-nos com o pão do Céu nesta vida terrena, mereçamos ser admitidos no banquete da vida eterna. Por Nosso Senhor.
.





« O núcleo essencial da Mensagem de Fátima: o convite à conversão! Isto é, o rompimento com o pecado e a volta ao amor de Deus, para consolar o Coração Imaculado de Maria e o Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo.








ORAÇÃO BÍBLICA

Reza a PALAVRA do dia



1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
     - Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

 2. Meditação: Interioriza, dialoga, atualiza o que leste
      - Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida” 

 3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
      - Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra



LEITURAS :




AGENDA DO DIA


11.00 horas: Batizado em Nisa
15.00 horas: Missa em Salavessa
16.00 horas: Missa em Pé da Serra
16.00 horas: Missa no Pardo
18.00 horas: Missa em Alpalhão
18.00 horas: Missa em Nisa.





A VOZ DO PASTOR


CORAÇÃO DOADO E COMPATÍVEL COM TODOS

Sem me querer meter em seara alheia, sei que há muitas doenças cardíacas e cardiovasculares. Algumas delas têm fatores de risco associados, outras são congénitas. Outras há que se devem ao deambular da vida com as suas circunstâncias e consequências. A ciência médica, porém, e os seus ilustres servidores no terreno, lá se vão desunhando, com dedicação e responsabilidade. Perturbações associadas aos sentimentos, ou à falta deles, também podem afetar o coração, mesmo que anatomicamente saudável, diz quem sabe. Há corações obcecados por paixões, projetos, desporto, política, por inúmeras razões que escravizam. Algumas delas, para quem está de fora, até parece que são razões sem grande razão, mas, mesmo assim, dizem eles que elas fazem doer... É, já Blaise Pascal dizia que o coração tem razões que a própria razão não entende! Mas são o bastante para fazer entrar numa espécie de curto-circuito e a queimar os fusíveis. Nesses casos, a razão deixa de funcionar ou funciona mal. A saúde sofre e, não raro, a própria vida se complica ou até se pode desmoronar. Convenhamos, porém, que, se a paixão sem a razão é cega, também a razão sem qualquer espécie de paixão pode tornar-se inútil, sem gosto por nada, inativa.

Mas voltando ao assunto, há, sem dúvida, corações feridos, destroçados, escaqueirados, com sintomas e causas de vária ordem, como, por exemplo, dores de cotovelo, ciúmes, planos frustrados, questões pessoais mal resolvidas, amores não correspondidos, separações dolorosas, mortes inesperadas, experiências traumáticas, medos, segredos que angustiam, desequilíbrios e dependências emocionais, vida difícil por falta disto ou daquilo, para já não citar a longa lista de mazelas que São Paulo refere como saindo de lá bem fundo do coração humano.

O povo, na sua experiência, se diz que este tem bom coração e aquele tem um coração de pedra ou de gelo, se diz que este é um pinga amores e aquele não é flor que se cheire, também afirma que quem vê caras não vê corações e se quiserdes ver o vilão metei-lhe o pau na mão. De facto, a cara pode identificar o indivíduo, mas nem sempre revela o que ele é, sente ou pensa, as aparências podem iludir. Há quem sorria e esteja triste, há quem espelhe serenidade e esteja furibundo, há quem aparente ser cordeirinho manso e seja lobo feroz, e o contrário também pode ser verdade.

         E perguntará o leitor: mas toda esta conversa a propósito de quê e para quê? Mesmo que lhe pareça, não perdi o fio à meada. O que eu pretendo com toda esta abada de coisas e loisas, é recordar, ainda que possa não ser preciso, é recordar ao amigo leitor que, para além das ciências médicas atinentes, é bom ter presente, saber e confiar que também há um coração inexcedível e compatível com todos os outros corações e que pode ajudar a sanar as maleitas dos que estão em apuros. Se cada um quiser, ele pode ajudar a transformar um coração violento num coração manso e humilde, assim como pode concertar um coração feito em cacos se lhe dermos todos os pedaços e pedacinhos. Este mês de junho é o mês a ele dedicado, e gente se esmera em vivê-lo com amor e exigência. É um coração referência, é o modelo e símbolo daquele amor perfeito e infinito que se oferece por todos, amando-nos até ao fim. E não abdica do seu desejo de nos dar a paz e a alegria de viver, por entre as vergastadas e os carinhos da vida. Dele brota o perdão e a vida, é um bom coração, solícito e dedicado, cheio de compaixão e amoroso, e não faz aceção de pessoas. Por nós e para nossa salvação, deixou-se transpassar na cruz.

         Convida-nos agora, como amigo, a entrar na intimidade do seu lado aberto donde saiu sangue e água, a conhecer melhor a sua pessoa, a grandeza do seu coração e do seu amor, a sua misericórdia, o que Ele disse e fez por nós. Sim, por nós, também por ti!... Se aceitarmos o seu convite, se usarmos os meios que Ele colocou ao nosso dispor, aprenderemos a viver com a sabedoria evangélica da misericórdia e da paz interior. Descobriremos a nossa realidade a partir de dentro para fora. As borboletas no estômago deixarão de se notar. As teias de aranha, os lixos, os fungos e as zonas sombrias não farão ninho nos beirais ou nas paredes do coração. Aprenderemos a contemplar o Coração de Cristo como coração da Igreja. Tornar-nos-emos pessoas livres e de vida interior a caminho da santidade. Sentir-nos-emos protagonistas da evangelização, colocando a nossa pessoa e as nossas coisas ao serviço de Cristo e dos outros.

O Sagrado Coração de Jesus não desiste, insiste e persiste no convite. E é bom que sintamos a alegria de o encontrar antes de se esgotar o stock dos nossos anos e dias: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas, pois o meu jogo é suave, e a minha carga é leve” (Mt 11, 28-30).“Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3, 20).

São Paulo sentia-se feliz por ter a graça de anunciar esta insondável riqueza do Coração de Jesus e de esclarecer a todos este mistério que esteve oculto em Deus. Ajoelhava-se a pedir que Deus concedesse aos cristãos a fortaleza do Espírito, que Cristo habitasse nos seus corações, que, arraigados e alicerçados no amor, pudessem conhecer e viver imbuídos no amor Deus (cf. Ef 3, 8-12.14-19). São João Paulo II afirmava que, "perto do Coração de Cristo, o coração humano aprende a conhecer o sentido verdadeiro e único da vida e do próprio destino, a compreender o valor de uma vida autenticamente cristã, a se guardar de certas perversões do coração, a unir o amor filial a Deus ao amor ao próximo”. E encorajava “a cultivar, aprofundar e promover o culto ao Coração de Cristo, com linguagem e formas adequadas ao nosso tempo, de maneira a poder transmiti-lo às gerações futuras no espírito que sempre o animou”.

         De facto, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a alma do Apostolado da Oração, agora com uma nova vitalidade e apoiada pelo mundo digital, congregando instituições, famílias, jovens, crianças e idosos numa rede mundial de oração de toda a Igreja em comunhão com o Papa. O coração da missão da Igreja é a oração. Se o amigo leitor ainda o não fez, pode baixar a aplicação Click To Pray para o seu telemóvel e unir-se, todos os dias, a esta iniciativa. Experimente, entre na rede, promova e divulgue. Também depende de si que outros se sintam felizes por terem encontrado esta maneira de estarem ativamente unidos...

Santa Margarida de Alacoque, afirma que numa das suas visões, o Coração de Jesus se lhe manifestou num trono de chamas, tendo à volta uma coroa de espinhos, simbolizando as feridas infligidas pelos pecados humanos, sobretudo pelos corações a ele consagrados. São João Paulo II, em março de 1995, instituiu o Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero, dia a coincidir com a Solenidade anual do Sagrado Coração de Jesus, na sexta feira a seguir à oitava do Corpo de Deus, este ano no dia 19 de junho. Será uma ocasião propícia para os fiéis se unirem em oração, de uma forma especial, pela santificação dos seus sacerdotes. Com toda a Igreja, peçamos ao Sagrado Coração de Jesus, fonte e refúgio de toda a existência sacerdotal, que acompanhe os seus passos com o poder da graça divina, os faça viver de coração agradecido e alegre, dedicados ao seu povo com confiança e entusiasmo, com um coração vigilante, misericordioso e compassivo.

Antonino Dias
Portalegre-Castelo Branco, 12-06-2020.






Sem comentários:

Enviar um comentário