segunda-feira, 8 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

Terça, 09 de Outubro


A salvação está próxima
Salmo 84


Deus abençoou a nossa terra,
quando lhe enviou o Salvador (Orígenes).

Abençoastes, Senhor, a vossa terra, *
        restaurastes os destinos de Jacob.
Perdoastes a culpa do vosso povo, *
        esquecestes todos os seus pecados.
Aplacastes toda a vossa cólera, *
        refreastes o furor da vossa ira.
Restaurai-nos, ó Deus, nosso Salvador, *
        e afastai de nós a vossa indignação.
Estareis para sempre irritado contra nós, *
        prolongareis a vossa ira de geração em geração?
Não voltareis a dar-nos a vida, *
        para que em Vós se alegre o vosso povo?
Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia *
        e dai-nos a vossa salvação.
Escutemos o que diz o Senhor: *
        Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis †
        e a quantos de coração a Ele se convertem.
A sua salvação está perto dos que O temem *
        e a sua glória habitará na nossa terra.
Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade, *
        abraçaram-se a paz e a justiça.
A fidelidade vai germinar da terra *
        e a justiça descerá do Céu.
O Senhor dará ainda o que é bom *
        e a nossa terra produzirá os seus frutos.
A justiça caminhará à sua frente *
        e a paz seguirá os seus passos.

Laudes – Segunda, III semana



“As nossas ideias só sobreviverão se soubermos lutar por elas”.



S. DIONÍSIO, bispo, e COMPANHEIROS, mártires

9  Outubro
Nota Histórica

Segundo uma tradição referida por S. Gregório de Tours, Dionísio (Dinis) veio de Roma para França nos meados do século III, foi o primeiro bispo de Paris e morreu mártir perto desta cidade, juntamente com dois membros do seu clero.


S. JOÃO LEONARDO, presbítero

9  Outubro
Nota Histórica

Nasceu em Luca (Toscana) no ano 1541. Estudou Farmácia, mas abandonou esta profissão e ordenou se sacerdote. Dedicou se à pregação, instruindo em especial as crianças na doutrina cristã. Em 1574 fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus, pela qual teve de sofrer muitas tribulações. Instituiu também uma associação de sacerdotes para a propagação da fé, que a Santa Sé transformou na Congregação «Propaganda fide». Com a sua caridade e prudência restaurou a disciplina em várias Congregações religiosas. Morreu em Roma no ano 1609.



I. LITURGIA DA PALAVRA



LEITURA I - Gal 1, 13-24

«Deus quis revelar em mim o seu Filho para que eu O anunciasse aos gentios»


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas

Irmãos: Certamente ouvistes falar do meu proceder outrora no judaísmo e como perseguia terrivelmente a Igreja de Deus e procurava destruí-la. Fazia mais progressos no judaísmo do que muitos dos meus compatriotas da mesma idade, por ser extremamente zeloso das tradições dos meus pais. Mas quando Aquele que me destinou desde o seio materno e me chamou pela sua graça, Se dignou revelar em mim o seu Filho para que eu O anunciasse aos gentios, decididamente não consultei a carne e o sangue, nem subi a Jerusalém para ir ter com os que foram Apóstolos antes de mim; mas retirei-me para a Arábia e depois voltei novamente a Damasco. Três anos mais tarde, subi a Jerusalém para ir conhecer Pedro e fiquei junto dele quinze dias. Não vi mais nenhum dos Apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor. – O que vos escrevo, diante de Deus o afirmo: não estou a mentir –. A seguir fui às regiões da Síria e da Cilícia. Eu era pessoalmente desconhecido das Igrejas da Judeia que estão em Cristo. Só tinham ouvido dizer: «Aquele que outrora nos perseguia anuncia agora a fé que então combatia». E davam glória a Deus a respeito de mim.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-2 e 3b.13-14ab.14c-15 (R. 24b) 

Refrão: Conduzi-me, Senhor, pelo caminho da eternidade. Repete-se

Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento,
observais todos os meus passos. Refrão

Vós formastes as entranhas do meu corpo
e me criastes no seio de minha mãe.
Dou-Vos graças por me terdes feito
tão maravilhosamente:
admiráveis são as vossas obras. Refrão

Vós conhecíeis já a minha alma
e nada do meu ser Vos era oculto,
quando secretamente era formado,
modelado nas profundidades da terra. Refrão


ALELUIA - Lc 11, 28

Refrão: Aleluia Repete-se
Felizes os que ouvem a palavra de Deus
e a põem em prática. Refrão


EVANGELHO  Lc 10, 38-42

«Marta recebeu Jesus em sua casa. Maria escolheu a melhor parte»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, Jesus entrou em certa povoação e uma mulher chamada Marta recebeu-O em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que, sentada aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Entretanto, Marta atarefava-se com muito serviço. Interveio então e disse: «Senhor, não Te importas que minha irmã me deixe sozinha a servir? Diz-lhe que venha ajudar-me». O Senhor respondeu-lhe: «Marta, Marta, andas inquieta e preocupada com muitas coisas, quando uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA  - Gal 1, 13-24: Para confirmar aos olhos dos Gálatas a sua autoridade apostólica, S. Paulo conta como Deus o chamou de perseguidor para Apóstolo. Assim se manifesta, desde o princípio, que a expansão missionária da Igreja é ação de Deus e não dos homens. E assim ela continua ainda hoje; por isso, a havemos de aceitar como tal e prestar-lhe toda a atenção.

Lc 10, 38-42: O acolhimento que as duas irmãs fazem a Jesus não se manifesta menos na atenção que Maria dá à sua palavra do que na refeição que a solicitude de Marta Lhe preparava. Mais do que de pão para a boca, necessita o coração da palavra de Deus. E não é a Palavra de Deus o melhor dos alimentos?

MEDITAÇÃO: -  A palavra de Jesus questiona a todos nós, homens e mulheres, sobre a nossa atitude no agir  à luz do compromisso pelo Reino

ORAÇÃO: - Obrigado, Senhor, por nos dizeres o que é realmente importante.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missas:
Ø 10.00 horas: Almodôvar
Ø 11.00 horas: Gomes Aires
Ø  14.30 horas: Semblana

Outras atividades:
Ø 21.00 horas: Almodôvar – Terço, seguido de reunião com os catequistas.

Os políticos. Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade. [Intenção Geral]

Auxílio às Igrejas pobres. Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres. [Intenção Missionária



IV – Acontecimentos do dia


encontro de pais dos alunos de catequese

Hoje à noite  tivemos uma reunião geral dos pais dos alunos da catequese. Estiveram presentes mais de uma centena. Na maioria mães. Foi apresentado uma definição de catequese. Sublinhou-se a importância dos pais como primeiros catequistas. A colaboração dos catequistas, como agentes da pastoral em voluntariado total ao serviço da Palavra. E o valor da comunidade quando reunida em assembleia celebrativa. 

PAISAGENS DE ALMODÔVAR

O concelho de Almodôvar é muito rico na variedade das suas paisagens. Para além da planície, tem a montanha, da qual a serra do Mu é o exemplo mais concreto. Apresentamos alguma fotos do caminho para São Barnabé:

Estrada de São Barnabé

Paisagem silvestre
Aspeto do parque heólico







Sem comentários:

Enviar um comentário