sexta-feira, 5 de outubro de 2012



PARÓQUIA DE ALMODÔVAR
Sábado, 06 de Outubro


A majestade do Senhor e a dignidade do homem
Salmo 8

Tudo submeteu a seus pés
e constituiu-O cabeça de toda a Igreja (Ef 1, 22).

Senhor, nosso Deus, *
        como é admirável o vosso nome em toda a terra! †
        A vossa majestade está acima dos céus.

Da boca das crianças e meninos de peito *
        sai um louvor que confunde os vossos adversários †
        e reduz ao silêncio os inimigos rebeldes.
Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos, *
        a lua e as estrelas que lá colocastes,
que é o homem para que Vos lembreis dele, *
        o filho do homem para dele Vos ocupardes?
Fizestes dele quase um ser divino, *
        de honra e glória o coroastes;
destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos, *
        tudo submetestes a seus pés:
Ovelhas e bois, todos os rebanhos, *
        e até os animais selvagens,
as aves do céu e os peixes do mar, *
        tudo o que se move nos oceanos.
Senhor, nosso Deus, *
        como é admirável o vosso nome em toda a terra!

                                                                                LAUDES, Sábado -  II semana


”Amigo não é aquele que vai à frente, mas aquele que vai contigo”.


S. BRUNO, presbítero

6  Outubro
Nota Histórica

Nasceu em Colónia, cerca do ano 1035. Educado em Paris e ordenado sacerdote, ensinou Teologia; mas aspirando à vida solitária, retirou se e fundou o mosteiro dos Cartuxos. Chamado a Roma pelo Papa Urbano II, ajudou o nos difíceis problemas da Igreja. Morreu em Squillace (Calábria) no ano 1101.

                                            
                                             I - LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I - Job 42, 1-3.5-6.12-16 (hebr. 1-3.5-6.12-17)

«Agora já Vos viram os meus olhos. Por isso faço penitência»

Leitura do Livro de Job

Job respondeu ao Senhor, dizendo: «Eu sei que tudo podeis e que todos os vossos projetos se realizam. Quem ousa denegrir a providência com palavras sem sentido? Na verdade, falei indiscretamente das maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. Só Vos conhecia por ouvir falar de Vós, mas agora já Vos viram os meus olhos. Por isso retiro as minhas palavras e faço penitência sobre o pó e a cinza». O Senhor abençoou os últimos anos de Job, mais ainda do que os primeiros. Possuiu catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. Teve ainda sete filhos e três filhas. À primeira deu o nome de Pomba, à segunda o de Cássia e à terceira Azeviche. Não havia em toda a região mulheres mais belas do que as filhas de Job; e o pai deu-lhes uma parte da herança entre os irmãos. Depois disto, Job viveu cento e quarenta anos e viu os filhos dos seus filhos até à quarta geração. Finalmente, Job morreu velho, depois de uma longa vida.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 118 (119), 66 e 71.75 e 91.125 e 130 (R. 135a)

Refrão: Fazei brilhar sobre mim, Senhor, a luz do vosso rosto. Repete-se

Ensinai-me o bem, o discernimento e a ciência,
porque tenho fé nos vossos mandamentos.
Foi bom para mim ter sido humilhado,
para aprender os vossos decretos. Refrão

Eu sei que os vossos juízos são justos
e que a vossa fidelidade me põe à prova.
Pela vossa vontade perduram as coisas até este dia,
porque todas elas Vos estão sujeitas. Refrão

Eu sou vosso servo, Senhor: dai-me inteligência,
para conhecer as vossas ordens.
A manifestação das vossas palavras ilumina
e dá inteligência aos simples. Refrão

ALELUIA cf. Mt 11, 25
Refrão: Aleluia. Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino. Refrão

EVANGELHO  - Lc 10, 17-24

«Alegrai-vos porque os vossos nomes estão escritos nos Céus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome». Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos no Céu». Naquele momento, Jesus exultou de alegria pela ação do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Job 42, 1-3.5-6.12-16 (hebr. 1-3.5-6.12-17): - O Livro de Job fecha com a palavra de humildade e de oração do homem penitente, que se abandona, cheio de confiança, nos braços de Deus. Foi então que o Senhor o restaurou na saúde e nos bens, os maiores dos quais foram os seus filhos; e ele foi mais feliz do que antes o tinha sido. O sofrimento foi para Job o caminho da ressurreição. Job é, assim, a figura profética de Jesus, e de todos os seus discípulos.
Lc 10, 17-24: - Se às cidades surdas à palavra da boa nova Jesus dirige ameaças terríveis, aos discípulos que a receberam e a proclamaram, Jesus anuncia as maiores alegrias. Estas, não as devem eles tomar dos triunfos que alcançarem, mas do facto de terem os seus nomes no livro da vida. A glória do homem é poder participar na glória de Deus. O mais é vaidade e presunção.

MEDITAÇÃO: - Vivo com alegria e agradecido a minha vocação cristã e a consequente compromisso de corresponder ao envio que o Senhor me surpreendeu? Ponho acima de tudo o compromisso pelo testemunho dos valores do Reino?

ORAÇÃO: - Senhor, que eu viva alegre por me teres chamado a viver o anúncio da tua Boa Nova

                          

III. AGENDA PAROQUIAL

Missas:
Ø 09.00 horas: Almodôvar
Ø 15.00 horas: Graça de Padrões
Ø 16.00 horas: Semblana
Ø 17.00 horas: A dos Neves
Ø 18.00 horas: Almodôvar

Outra atividades:
Ø 11.00 horas: Batismo em Almodôvar
Ø Continuação do encontro de jovens em Odivelas
APOSTOLADO DA ORAÇÃO                         
Os políticos. Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade. [Intenção Geral]

Auxílio às Igrejas pobres. Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres. [Intenção Missionária


IV – Acontecimentos do dia


Do evangelho do próximo Domingo:

“Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele lhes tocasse, mas os discípulos afastavam-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: «Deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis: dos que são como elas é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não acolher o reino de Deus como uma criança, não entrará nele». E, abraçando-as, começou a abençoá-las, impondo as mãos sobre elas”.










Sem comentários:

Enviar um comentário