domingo, 28 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Segunda, 29 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 4, 32 -5, 8

«Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Sede bondosos e compassivos uns para com os outros e perdoai-vos mutuamente, como Deus também vos perdoou em Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados. Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, que nos amou e Se entregou por nós, oferecendo-Se como vítima agradável a Deus. A imoralidade e qualquer impureza ou avareza, nem sequer sejam mencionadas entre vós, como é próprio de cristãos. Nada também de palavras indecentes, estultas ou maliciosas, que são coisas inconvenientes. Em vez disso, dai ações de graças. Porque, como sabeis, nenhum imoral, impudico ou avarento – que é uma idolatria – terá parte na herança do reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos iluda com vãos raciocínios: é por causa dessas desordens que a ira de Deus atinge os rebeldes. Portanto, não sejais seus cúmplices. Outrora vós éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Procedei como filhos da luz.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 1, 1-2.3.4 e 6 (R. Ef 5, 1)
Refrão: Sede imitadores de Deus, como filhos muito amados. Repete-se

Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios,
nem se detém no caminho dos pecadores,
mas antes se compraz na lei do Senhor,
e nela medita dia e noite. Refrão

É como árvore plantada à beira das águas:
dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha.
Tudo quanto fizer será bem sucedido. Refrão

Bem diferente é a sorte dos ímpios:
são como palha que o vento leva.
O Senhor vela pelo caminho dos justos,
mas o caminho dos pecadores leva à perdição. Refrão


ALELUIA cf. Jo 17, 17b.a

Refrão: Aleluia. Repete-se

A vossa palavra, Senhor, é a verdade:
consagrai-nos na verdade. Refrão


EVANGELHO  Lc 13, 10-17

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, estava Jesus a ensinar ao sábado numa sinagoga. Apareceu lá uma mulher com um espírito que a tornava enferma havia dezóito anos; andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. Ao vê-la, Jesus chamou-a e disse-lhe: «Mulher, estás livre da tua enfermidade»; e impôs-lhe as mãos. Ela endireitou-se logo e começou a dar glória a Deus. Mas o chefe da sinagoga, indignado por Jesus ter feito uma cura ao sábado, tomou a palavra e disse à multidão: «Há seis dias para trabalhar. Portanto, vinde curar-vos nesses dias e não no dia de sábado». O Senhor respondeu: «Hipócritas! Não solta cada um de vós do estábulo o seu boi ou o seu jumento ao sábado, para o levar a beber? E esta mulher, filha de Abraão, que Satanás prendeu há dezóito anos, não devia libertar-se desse jugo no dia de sábado?». Enquanto Jesus assim falava, todos os seus adversários ficaram envergonhados e a multidão alegrava-se com todas as maravilhas que Ele realizava.

Palavra da salvação.


Ai de mim se não pregar”.
São Paulo


- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Ef 4, 32 -5, 8: A norma suprema para o cristão é o amor, à imitação de Cristo que nos amou até dar a vida por nós. Esta norma é especialmente importante, se a confrontarmos com os critérios do mundo, que, grande parte das vezes, são inspirados pelo egoísmo, quando não pelo ódio. É pelo amor que todos hão-de reconhecer os discípulos de Cristo.

Lc 13, 10-17: A lei de Deus é lei de amor, que deve ser entendida com amor e bom senso, e não uma lei despótica, feita para tolher a liberdade. Há-de ser interpretada à luz do Espírito Santo e não do espírito farisaico. Assim, com uma atitude de caridade para com uma doente, Jesus ensina como se deve interpretar a lei. Não basta cumprir a letra, é preciso entender-lhe o espírito. O que os adversários de Jesus não entendiam, a multidão da gente simples entendia-o e ficava maravilhada.

MEDITAÇÃO: Hoje muitos homens e mulheres experimentam a amargura de andarem abatidos, pelo peso excessivamente forte que recai sobre as duas costas. Contribuo de alguma maneira para que se reorientem na vida? -

ORAÇÃO: Obrigado, Senhor, por esta mulher do evangelho que acreditou apesar das cruezas da vida.



Atividades nas paróquias de Almodôvar:
Ø 09.00 horas: Missa em Almodôvar:
+ Maria Rosa Conceição – 7º dia
+ Domitília Martinho Paes e marido
+ Aldina palma Martins, Celeste Jesus Palma e Manuel António
+ Ana Fernandes Martins
Família
Mª Torpes Palma
Graciete Serrano
Marido e filhos

DIA MISSIONÁRIO EM ALMODÔVAR

Celebrámos hoje o encontro missionário em Almodôvar. Na parte da manhã celebrámos a Eucaristia, presidida pelo Senhor Bispo, D. António Vitalino, no espaço da Central de Transportes de Almodôvar. O espaço reservado estava repleto de pessoas. Marcaram presença as crianças das catequeses de Almodôvar e de Santa Clara. Seguiu-se um almoço de confraternização, durante o qual se fez apelo à ajuda para uma missão verbita no Chade.

 Na parte da tarde, e já na Igreja matriz, continuou o encontro, mas desta vez já com menos crianças e muitos mais jovens vindos das suas paróquias. Foi belo o testemunho de todos os grupos e movimentos apostólicos. Realmente Jesus está vivo e presente em todos estes corações. Alegra-nos a presença de um grupo de cerca de vinte jovens de Almodôvar, que nos ajuda a pensar que também eles estão abertos à frescura do Evangelho.

A concretização do encontro esteve a cargo do grupo de catequistas e de pessoas que se lhes agregaram. Este encontro supôs muitas horas de programação e trabalho. Os escuteiros colaboraram com um sentido de entreajuda e colaboração notáveis. Não deram testemunho oral, mas a sua presença e atividade valeu por muitas palavras.

Fotos da celebração da pare da manhã:

Assembleia
Assembleia

Aspeto do painel do Altar
___________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária


Sem comentários:

Enviar um comentário