domingo, 14 de outubro de 2012




 pARÓQUIA DE ALMODÔVAr

  Segunda, 15 de Outubro



A PALAVRA DE DEUS DIA A DIA

LEITURA I - Gal 4, 22-24.26-27.31 – 5, 1

«Não somos filhos da escrava, mas da mulher livre»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Gálatas

Irmãos: Como está escrito, Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da mulher livre. O da escrava nasceu segundo a natureza e o da mulher livre em virtude da promessa. Há nisto uma alegoria. As mulheres representam as duas alianças. A primeira, concluída no monte Sinai, gera para a escravidão: é Agar. Mas a Jerusalém do alto é livre, e esta é a nossa mãe. Porque está escrito: «Alegra-te, ó estéril, que não davas à luz; rejubila e canta de alegria, tu que não conheceste as dores da maternidade, porque os filhos da abandonada são mais numerosos que os daquela que tem marido». Por isso, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da mulher livre. Foi para a verdadeira liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permanecei firmes e não torneis a sujeitar-vos ao jugo da escravidão.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 112 (113), 1-2.3-4.5a e 6-7 (R. cf. 2)

Refrão: Bendito seja o nome do Senhor para sempre. Repete-se

Louvai, servos do Senhor,
louvai o nome do Senhor.
Bendito seja o nome do Senhor,
agora e para sempre. Refrão

Desde o nascer ao pôr do sol,
seja louvado o nome do Senhor.
O Senhor domina sobre todos os povos,
a sua glória está acima dos céus. Refrão

Quem se compara ao Senhor nosso Deus,
que Se inclina lá do alto a olhar o céu e a terra?
Levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria,
para o fazer sentar com os grandes do seu povo. Refrão

ALELUIA cf. Salmo 94 (95), 8ab

Refrão: Aleluia Repete-se

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações.
Refrão

EVANGELHO - Lc 11, 29-32

«Nenhum sinal será dado a esta geração, senão o sinal de Jonas»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

Palavra da salvação



“Há duas fontes de alegria: o dever realizado e o dever cumprido”.



- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra


LEITURA - Gal 4, 22-24.26-27.31 – 5, 1: São Paulo quer mostrar, por uma comparação, que o Novo Testamento nos trouxe a liberdade definitiva em Jesus Cristo, e que, em consequência disso, a lei de Moisés, que tinha servido de guia em todo o Antigo Testamento, tinha cumprido a sua missão, conduzindo o povo de Deus até Jesus Cristo. S. Paulo parte da comparação das duas mulheres de Abraão, uma escrava, a outra livre, e vê na escrava o símbolo do Antigo Testamento e na esposa a figura do Novo Testamento, para fazer compreender que nós somos livres, porque Cristo nos libertou. Querer voltar a sujeitar-se às prescrições e ritos da lei de Moisés, como pretendiam alguns dos destinatários da sua carta, seria voltar a fazer-se escravo.

Lc 11, 29-32: Jonas, com a sua pregação, levou a cidade de Nínive à penitência; de modo semelhante, a sabedoria de Salomão atraiu, de longe, a rainha de Sabá; Jesus é maior do que Jonas e do que Salomão. Ele é o grande Sinal! Quem O reconhecer e a Ele se converter terá encontrado a salvação.

MEDITAÇÃO: - Qual é a minha experiência pessoal da liberdade e da gratuidade do amor de Deus? Como comunidade cristã, temos sido testemunhas desse amor?
ORAÇÃO: - Obrigado, Senhor, por nos recordares que és Tu quem nos salva e não os nossos méritos.


Atividades na paróquia de Almodôvar:
Ø 09.00 horas: Eucaristia
Ø 15.00 – 18.00 horas: catequese juvenil
Ø 15.00 horas: Funeral
Ø 21.00 horas: Terço
Ø 21.30: reunião de catequistas


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária


A PARÁBOLA DO CAVALO:

Um proprietário, que lutava com algumas dificuldades financeiras, tinha alguns cavalos para o ajudar nos trabalhos rurais. Um dia, alguém lhe veio com a notícia que um dos cavalos caíra num poço que estava abandonado.

O poço era muito profundo, o que tornava verdadeiramente difícil tirá-lo de lá. O proprietário foi rapidamente ao local do acidente, avaliou a situação, e certificou-se que o cavalo não se tinha magoado. Mas, pela dificuldade em retirá-lo do fundo do poço, achou que não valia a pena investir na operação de resgate. Determinou, então que se sacrificasse o animal lançando terra no poço até enterra-lo, ali mesmo.

E assim foi feito: alguns começaram a lançar terra para dentro do buraco. Mas, à medida que a terá caia sobre o cavalo, este sacudi-a e ela ia-se acumulando no fundo, debaixo das patas.

Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar. Pelo contrário, à medida que a terra enchia o poço, o cavalo ia subindo, até que, finalmente, conseguiu sair”.

In Agenda Jovem, fevereiro 2011”.

Sem comentários:

Enviar um comentário