domingo, 21 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
  Segunda, 22 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 2, 1-10

«Restituiu-nos à vida com Cristo e com Cristo nos fez sentar nos Céus»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Vós estáveis mortos pelas faltas e pecados em que vivestes outrora, segundo o modo de ser deste mundo e obedecendo ao príncipe do mal que impera nos ares, esse espírito que atua nos homens rebeldes. Todos nós, que também éramos como eles, vivíamos antigamente submetidos aos desejos da nossa carne, satisfazendo os caprichos dos instintos e da imaginação e sendo por natureza filhos da ira, como os outros. Mas Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo – é pela graça que fostes salvos – e com Ele nos ressuscitou e com Ele nos fez sentar nos Céus. Assim quis mostrar aos séculos futuros a abundante riqueza da sua graça e da sua bondade para connosco, em Jesus Cristo. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar. Na verdade, nós somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 99 (100), 2.3.4.5 (R. 3b) 

Refrão: O Senhor nos criou, pertencemos ao Senhor. Repete-se

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo. Refrão

Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Refrão

Entrai pelas suas portas, dando graças,
penetrai em seus átrios com hinos de louvor,
glorificai-O, bendizei o seu nome. Refrão

Porque o Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração. Refrão


ALELUIA Mt 5, 3
Refrão: Aleluia. Repete-se
Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão


EVANGELHO  - Lc 12, 13-21
«O que preparaste, para quem será?»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo». Jesus respondeu-lhe: «Amigo, quem Me fez juiz ou árbitro das vossas partilhas?». Depois disse aos presentes: «Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens». E disse-lhes esta parábola: «O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita. Ele pensou consigo: ‘Que hei-de fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita? Vou fazer assim: Deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores, onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Minha alma, tens muitos bens em depósito para longos anos. Descansa, come, bebe, regala-te’. Mas Deus respondeu-lhe: ‘Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?’ Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tornar rico aos olhos de Deus».
Palavra da salvação




“A riqueza é como a água salgada: quanto mais se bebe mais sede se tem”.



- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
__________________________________

LEITURA - Ef 2, 1-10: É esta uma das mais belas páginas de S. Paulo: em Cristo, Deus fez de nós uma criação nova: com Ele, fez-nos morrer para o pecado; com Ele, ressuscitou-nos para uma vida nova; com Ele, elevou-nos ao Céu e sentou-nos junto de Si. E tudo isto por dom completamente gratuito. Se o que nós agora fazemos em ordem à nossa salvação é realmente nosso, é, antes de mais, dom de Deus.

Lc 12, 13-21: A vida vale mais do que as coisas! É assim que, a partir de um caso concreto que Lhe é apresentado, Jesus previne os seus discípulos contra o apego às riquezas, e, por meio de uma pequena parábola, lembra como é frágil esta vida. A lição é hoje tão oportuna como no tempo de Jesus, pois que somos hoje solicitados, talvez como nunca, para a procura e uso dos bens materiais. O Senhor nos ensina o equilíbrio que deve haver em relação a esses dons.

MEDITAÇÃO:  Já sentimos, pessoal e comunitariamente, tentar acumular de modo especial em tempos difíceis?

ORAÇÃO: - Senhor, ensina-nos a viver com confiança nos momentos de medo.


Atividades nas paróquias de Almodôvar:

Ø 09.00 horas: Eucaristia
Ø 15.00 horas: início da catequese juvenil
21.00 horas: Terço.
___________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012

Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária


O FAROL
Era uma vez um farol que estava num cabo, junto ao mar. Sentia-se muito triste, pois julgava que não servia para nada. Via os barcos a passar no alto mar, e parecia-lhe que nenhum lhe ligava importância.
Bem desejava que se aproximassem dele para poder conversar um pouco. Mas os barcos, ao ver a sua luz, afastavam-se da costa.
Um dia cansou-se de dar luz aos barcos e decidiu deixar de brilhar na escuridão da noite.
Passados poucos dias reparou que um barco estava a aproximar-se dele e,  de repente, ficou encalhado nas rochas. Ouviu então os homens dentro do barco a gritarem: A culpa é do farol que está avariado!
Nesse momento, o farol percebeu qual erara a sua missão. Os barcos nunca se aproximavam dele, porque a sua luz servia para evitar que aproximassem da costa com o perigo de encalharem.
E, a partir dessa mesma noite, mesmo só, sentiu-se útil e nunca mais deixou de brilhar!
J. R. Navarro. In Agenda Jovem, 2011, Dezembro

Pôr do sol no farol da Nazaré

Sem comentários:

Enviar um comentário