sexta-feira, 26 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Sábado, 27 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 4, 7-16

«Cresceremos em tudo para Cristo, que é a Cabeça»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: A cada um de nós foi concedida a graça, na medida em que recebeu o dom de Cristo. Por isso diz a Escritura: «Subiu às alturas, sujeitou um grupo de cativos, concedeu dons aos homens». Que quer dizer «subiu», senão que também desceu às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher o universo. Foi Ele também que a uns constituiu apóstolos, a outros evangelistas e a outros pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos cristãos em ordem ao trabalho do ministério e à edificação do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem perfeito, à medida de Cristo na sua plenitude. Assim, já não somos crianças inconstantes, levados ao sabor de todas as correntes de doutrina, à mercê da maldade dos homens, da astúcia com que induzem ao erro. Pelo contrário, praticando a verdade na caridade, cresceremos em tudo para Cristo, que é a Cabeça. É por Ele que o corpo inteiro, coordenado e unido por meio de todas as junturas, opera o seu crescimento orgânico, segundo a atividade de cada uma das partes, a fim de se edificar na caridade.

Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122), 1-2.3-4a.4b-5 (R. 1)

Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Repete-se

Alegrei-me quando me disseram:
«Vamos para a casa do Senhor».
Detiveram-se os nossos passos
às tuas portas, Jerusalém. Refrão

Jerusalém, cidade bem edificada,
que forma tão belo conjunto!
Para lá sobem as tribos,
as tribos do Senhor. Refrão

Segundo o costume de Israel,
para celebrar o nome do Senhor;
ali estão os tribunais da justiça,
os tribunais da casa de David. Refrão


ALELUIA Ez 33, 11

Refrão: Aleluia. Repete-se

Eu não quero a morte do pecador, diz o Senhor,
mas que se converta e viva. Refrão

EVANGELHO - Lc 13, 1-9

«Se não vos arrependerdes, morrereis do mesmo modo»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, vieram contar a Jesus que Pilatos mandara derramar o sangue de certos galileus, juntamente com o das vítimas que imolavam. Jesus respondeu-lhes: «Julgais que, por terem sofrido tal castigo, esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos do mesmo modo. E aqueles dezoito homens, que a torre de Siloé, ao cair, atingiu e matou? Julgais que eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu digo-vos que não. E se não vos arrependerdes, morrereis todos de modo semelhante. Jesus disse então a seguinte parábola: «Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi procurar os frutos que nela houvesse, mas não os encontrou. Disse então ao vinhateiro: ‘Há três anos que venho procurar frutos nesta figueira e não os encontro. Deves cortá-la. Porque há-de estar ela a ocupar inutilmente a terra?’ Mas o vinhateiro respondeu-lhe: ‘Senhor, deixa-a ficar ainda este ano, que eu, entretanto, vou cavar-lhe em volta e deitar-lhe adubo. Talvez venha a dar frutos. Se não der, mandarás cortá-la».

Palavra da salvação.



Hoje é um dia igual a tantos outros… no entanto, o teu sorriso pode torná-lo diferente”.


- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
__________________________________

LEITURA - - Ef 4, 7-16: A comparação com o corpo para falar da Igreja e da união dos cristãos com Cristo e entre si é própria de S. Paulo, e é-lhe muito querida. Ela é, de facto, muito expressiva. Ela põe em relevo a união que existe entre Cristo e os cristãos, e exprime, de maneira forte, como faz hoje esta passagem, que toda a vida íntima da Igreja lhe vem de Deus por Cristo.

Lc 13, 1-9: Jesus, aproveitando acontecimentos então recentes, exorta os seus ouvintes à conversão; e por meio de uma breve parábola, convida-os a aproveitarem bem o tempo que lhes resta para darem os frutos que o Senhor espera. Nós ligamos facilmente a ideia de prémio ou de castigo aos acontecimentos que temos por felizes ou infelizes. É um critério superficial. Primeiro, porque, felizes ou infelizes, só aos olhos de Deus os acontecimentos podem ser assim julgados; depois, porque a justiça de Deus não se aplica à maneira dos homens. Deus é sempre amor, espera sempre a hora da conversão, e só esta conversão interior liberta o homem de infelicidade.

MEDITAÇÃO: Hoje continuamos sem saber interpretar “os tempos”. Para alguns estamos na iminência de uma catástrofe total; para outros, perante uma época de oportunidades. Talvez se trate mais, a partir do texto bíblico “julgar, perante Deus e à luz do evangelho, o que é justo e bom. Aqui estará a nossa postura!

ORAÇÃO: - Ajuda-nos, Senhor, a olhar o mundo como Tu o olhas. 


Atividades nas paróquias de Almodôvar:

Ø 09.00 horas: missa em Almodôvar
Ø 15.00 horas: missa em Corte Figueira
Ø 16.00 horas: missa no Dogueno
Ø 17.00 horas: missa em Santa Cruz
Ø 18.00 horas: missa em Almodôvar
___________________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária

RICOS E POBRES
Um dia um pai de família rica, levou o filho viajar pelo interior do país com intenção de lhe mostrar como as pessoas vivem a sua pobreza. Passaram um dia e uma noite numa aldeia pobre.
Quando regressaram da viajam, o pai perguntou ao filho:
- Como achaste a viagem?
- Foi muito boa, pai.
- Vistes como as pessoas podem ser pobres?
- Sim.
- E o que aprendeste?
O filho respondeu:
-Vi que nós temos um cão em casa e eles têm quatro; nós temos uma piscina no meio do jardim, eles têm a ribeira sem fim; nós temos uma varanda coberta e iluminada, eles têm as estrelas e a lua; o nosso quintal vai até ao portão de entrada, e eles têm uma floresta inteira.
Quando o pequeno acabou de responder o pai ficou estupefato.
O filho acrescentou:
- Obrigado, pai, por me mostrares como nós somos “pobres”.
Agenda jovem, Julho 2011

Centro do País: zona do Pinhal:  o pulmão que nos ajuda a respirar a todos.
 _____________________


O José Manuel e a Vera, após oito anos de vida em comum e já com 2 filhos, aceitaram dizer SIM a Deus, que os ama e os chamou a ser imagens d’Ele no amor. Hoje ao meio dia, uniram-se em matrimónio na Igreja de Almodôvar. Estiveram presentes alguns familiares e amigos. Desejamos ao novo casal cristão a bênção de Deus.



Sem comentários:

Enviar um comentário