quarta-feira, 17 de outubro de 2012




pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
  Quinta, 18 de Outubro





A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA




LEITURA I  - 2 Tim 4, 10-17b

«Só Lucas está comigo»

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo

Caríssimo: Demas abandonou-me por amor do mundo presente. Ele partiu para Tessalónica, Crescente para a Galácia e Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e trá-lo na tua companhia, porque me é muito útil no ministério. Enviei Tíquico a Éfeso. Quando vieres, traz o manto que deixei em Tróade, em casa de Carpo, e também os livros, especialmente os pergaminhos. Alexandre, o caldeireiro, fez-me muito mal: o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras. Acautela-te dele, tu também, que ele opôs-se fortemente à nossa pregação. Na minha primeira defesa, ninguém esteve a meu lado: todos me abandonaram. Deus lhes perdoe. Mas o Senhor esteve a meu lado e deu-me força, para que, por meu intermédio, a mensagem do Evangelho fosse plenamente proclamada e todos os pagãos a ouvissem.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 144 (145), 10-11.12-13.17-18 (R. cf. 12)

Refrão: Os vossos santos, Senhor, proclamem a glória do vosso reino.

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os Vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino,
e anunciem os vossos feitos gloriosos.

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder,
a glória e o esplendor do vosso reino.
O vosso reino é um reino eterno,
o vosso domínio estende-se a todas as gerações.

O Senhor é justo em todos os seus caminhos,
perfeito em todas as suas obras.
O Senhor está perto de quantos O invocam,
de quantos O invocam em verdade.

ALELUIA cf. Jo 15, 16

Refrão: Aleluia. Repete-se
Eu vos escolhi do mundo, para que vades e deis fruto
e o vosso fruto permaneça. Refrão

EVANGELHO Lc 10, 1-9

«A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente,a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara.Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’».

Palavra da salvação.




“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos”.
Jesus



- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
__________________________________
LEITURA –
Na festa de hoje lemos um texto da seção viagem do terceiro evangelho, uma parte dirigida de um modo mais direto à comunidade lucana. Por isso Lucas inclui no seu evangelho este segundo envio missionário, com o qual procura animar a vida e missão dos seus, apresentando o exemplo de Jesus. Lembra-lhes que o seu destino está intimamente ligado ao do Mestre. É ele quem chama e envia, confiando a tarefa de levar a Boa Nova, que é uma proposta de felicidade mas que nem sempre será aceite.

MEDITAÇÃO: - Lucas quer que a sua comunidade anuncie com palavras e com a vida que o Reino está a chegar. É uma realidade de fraternidade, comunhão, de igualdade… e que responde ao projeto de Deus sobre o mundo. Como estamos a ser notícia desta Boa Nova?

ORAÇÃO: - Senhor Jesus, que o mundo não seja algo do qual temos de nos defender, mas sim um espaço no qual devemos anunciar a Tua mensagem.


Atividades na paróquia de Almodôvar:
Ø 09.00 horas: Eucaristia
Ø 15.00 horas: Catequese infantil
Ø 15.30 horas: Funeral em Aldeia dos Fernandes
Ø 21.00 horas: Adoração ao Santíssimo


INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária

OS PARAQUEDAS

Viajavam num avião pequeno três passageiros: um sábio, um escuteiro e um padre.

Na viagem, enquanto o escuteiro fava das suas boas ações e o padre das suas lides apostólicas, o sábio ia ditando sentenças. Orgulhava-se de saber tudo e de ter soluções para todos os problemas.
Aconteceu que, a meio do voo, o piloto avisou que havia uma avaria no aparelho. Disse que tivessem calma, pois estava tendo solucioná-la, mas que, entretanto, fossem providenciando: a bordo havia só três paraquedas, e um era o seu. Os outros dois deviam reparti-los entre eles, tendo em conta que um deles, em caso de acidente, teria de ficar sem paraquedas.

O sábio disse imediatamente: - “Eu sou uma pessoa importante. Todos precisam de mim. Por isso um paraquedas é para mim”. E, antes que alguém pudesse reagir, pegou num, sem esperar nem olhar, saltou!

Todos ficaram estupefatos. Perante o sucedido, o padre disse para o escuteiro: “tu és jovem e eu sou mais velho. Toma o paraquedas que resta e salta no momento oportuno”. O escuteiro respondeu:- “Não é preciso padre. Ainda temos dois paraquedas, o sábio saltou com a minha mochila…”.


Sem comentários:

Enviar um comentário