segunda-feira, 29 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Terça, 30 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 5, 21-33

«É grande este mistério, em relação a Cristo e à Igreja»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres submetam-se aos maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da mulher, como Cristo é a cabeça da Igreja, seu Corpo, do qual é o Salvador. Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim também as mulheres se devem submeter em tudo aos maridos. Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela. Ele quis santificá-la, purificando-a no batismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja cheia de glória, sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada. Assim devem os maridos amar as suas mulheres, como os seus corpos. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Ninguém, de facto, odiou jamais o seu corpo, antes o alimenta e lhe presta cuidados, como Cristo à Igreja; porque nós somos membros do seu Corpo. Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher, e serão dois numa só carne. É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja. Portanto, cada um de vós ame a sua mulher como a si mesmo e a mulher respeite o marido.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 127 (128), 1-2.3.4-5 (R. cf. 1a)

Refrão: Felizes os que esperam no Senhor. Repete-se

Feliz de ti, que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem. Refrão

Tua esposa será como videira fecunda
no íntimo do teu lar;
teus filhos serão como ramos de oliveira
ao redor da tua mesa. Refrão

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião te abençoe o Senhor:
vejas a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida. Refrão

ALELUIA cf. Mt 11, 25

Refrão: Aleluia. Repete-se
Bendito sejais, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
porque revelastes aos pequeninos os mistérios do reino. Refrão

EVANGELHO Lc 13, 18-21

«O grão cresceu e tornou-se árvore»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus: «A que é semelhante o reino de Deus, a que hei-de compará-lo? É semelhante ao grão de mostarda que um homem tomou e lançou na sua horta. Cresceu, tornou-se árvore e as aves do céu vieram abrigar-se nos seus ramos». Jesus disse ainda: «A que hei-de comparar o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e misturou em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado».

Palavra da salvação.


“O homem deixará pai e mãe, para se unir à sua mulher, e serão dois numa só carne”.
São Paulo


- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Ef 5, 21-33: Ao falar do matrimónio cristão, S. Paulo vê nele um reflexo da união de Cristo e da Igreja. Quase se poderia dizer que a união de Cristo e da Igreja é o tipo do matrimónio cristão. Este é, por isso, um “mistério”, quer dizer que ele, para além de ser acontecimento humano, encerra uma significação divina. Ele é, por isso, um sacramento. Foi a propósito da vida familiar dos cristãos que o Apóstolo expôs esta doutrina.

Lc 13, 18-21: Duas breves parábolas, a do grão de mostarda e a do fermento, sublinham a força interna e o poder de transformação que animam o reino de Deus. Esta vitalidade íntima do reino nunca diminuirá, mesmo que a experiência nem sempre seja igual à que S. Lucas possuía. O reino de Deus só será realidade perfeita no fim dos tempos, que hão-de dar o verdadeiro sentido a toda a história; mas ele já está no meio de nós, embora em humildade cheio de vida, como o grão de semente em comparação com a árvore que ele há-de vir a ser um dia.

MEDITAÇÃO: Todos e todas estamos chamados à vida de acordo com os valores do Reino de Deus. Toca a nós semear e amassar, mas ao mesmo tempo, acreditar na ação de Deus, capaz de fazer crescer o aparentemente insignificante. Esperemos que, cada homem e cada mulher contribua para que a vida se assemelhe cada vez mais aos valores desse Reino.

ORAÇÃO: Senhor, concede-nos a graça de cairmos na tentação.


Atividades nas paróquias de Almodôvar

Missa
09.00 horas
+ António Nascimento Teixeira
+ Manuel Candeias e familiares falecidos
Esposa e filhas
Esposa e filho

16.30 horas: Catequese infantil
21.00 horas: Terço. Seguido de Ultreia alargada a toda a diocese.
___________________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária


RECORDANDO O DIA DIOCESANO DAS MISSÕES EM ALMODÔVAR

A semente para o dia diocesano das missões foi lançada. Para o próximo ano será, segundo o critério do Secretariado Diocesano das Missões noutro local. Para nós a satisfação por contribuirmos com a nossa iniciativa paroquial, que leva já quatro anos, para que ultrapassasse os nossos limites e chegasse a toda a diocese. Na verdade é como Igreja que nos realizamos, e nela que cada comunidade local tem razão de existir.

Jovens de Almodôvar
Recordamos uma vez mais o dia com algumas fotos tiradas na parte da tarde, durante o encontro dos jovens e a bênção do envio. 
Assembleia na oração da tarde



Novo Plano do painel do altar da celebração



Sem comentários:

Enviar um comentário