quinta-feira, 4 de outubro de 2012



PARÓQUIA DE ALMODÔVAR

Sexta, 05 de Outubro



benefícios de Deus ao povo
Deut 32, 1-12

Quantas vezes quis juntar os teus filhos,
como a galinha junta os pintainhos debaixo das suas asas!
(Mt 23, 37).
Escutai, ó céus, que eu vou falar, *
        oiça a terra as palavras da minha boca.
Sejam como a chuva os meus pensamentos *
        e como o orvalho as minhas palavras,
como aguaceiros sobre a erva *
        e como torrentes sobre a relva.
Vou invocar o nome do Senhor: *
        dai glória ao nosso Deus.
A obra de Deus é perfeita *
        e rectos são os seus caminhos.
É um Deus fiel e sem iniquidade, *
        Ele é justo e recto.
Prevaricaram contra Ele os filhos que degeneraram, *
        uma geração iníqua e depravada.
É assim que pagais ao Senhor, *
        povo louco e insensato?
Não é Ele o Pai que te criou, *
        que te formou e te gerou?
Lembra-te dos dias de outrora, *
        considera os anais do passado,
interroga o teu pai e ele te contará, *
        os teus avós e eles te ensinarão.
Quando o Altíssimo deu às nações a sua herança *
        e espalhou os filhos dos homens pela terra,
estabeleceu as fronteiras dos povos, *
        segundo o número dos seus filhos.
Mas a herança do Senhor foi o seu povo, *
        Jacob foi a porção da sua herança.
Encontrou-o numa terra deserta, *
        numa região desolada e tenebrosa;
resguardou-o e encheu-o de cuidados, *
        guardou-o como a pupila dos seus olhos.
Como a águia que vigia sobre o seu ninho, *
        que esvoaça sobre os seus filhos,
estendeu suas asas e tomou o seu povo *
        e levou-o em suas penas robustas.
Só o Senhor o conduzia, *
        nenhum poder estranho estava com Ele.

                                                                                LAUDES, Sexta -  II semana


“Quem é capaz de se mover não pode desejar que o empurrem”.



                                            
                                          
   I - LITURGIA DA PALAVRA



LEITURA I - Job 38, 1.12-21; 40, 3-5

«Porventura deste ordens à manhã e desceste às nascentes do mar?»

Leitura do Livro de Job

O Senhor falou a Job do meio da tempestade: «Porventura alguma vez na vida deste ordens à manhã e marcaste à aurora o seu lugar, para que ela agarre as extremidades da terra e dela sacuda os malfeitores? Deste ordens à terra para ela se moldar como a argila debaixo do sinete e tingir-se como um vestido, recusando a luz aos malfeitores e quebrando a força do braço erguido? Acaso desceste às nascentes do mar e andaste pelo fundo do abismo? Foram-te abertas as portas da morte e viste os portões do país das trevas? Abrangeste com o olhar a extensão do mundo? Fala, se sabes tudo isto. Qual é o caminho para a morada da luz e onde residem as trevas, para que as possas levar aos seus domínios e ensinar-lhes o caminho da sua casa? Certamente deves saber isto, porque então já eras nascido e é grande o número dos teus anos!...». Job respondeu ao Senhor: «Sinto-me tão pequeno: que poderei responder-Vos? Ponho a mão sobre a minha boca. Falei uma vez, não replicarei; falei duas vezes, nada mais acrescentarei».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 138 (139), 1-3.7-8.9-10.13-14ab (R. 24b)

Refrão: Conduzi-me, Senhor, pelo caminho da eternidade. Repete-se

Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento:
Vós me vedes quando caminho e quando descanso,
Vós observais todos os meus passos. Refrão

Onde poderei ocultar-me ao vosso espírito?
Onde evitarei a vossa presença?
Se subir ao céu, Vós lá estais;
se descer aos abismos, ali Vos encontrais. Refrão

Se voar nas asas da aurora,
se habitar nos confins do oceano,
mesmo ali a vossa mão me guiará
e a vossa direita me sustentará. Refrão

Vós formastes as entranhas do meu corpo
e me criastes no seio de minha mãe.
Dou-Vos graças por me terdes feito
tão maravilhosamente:
são admiráveis as vossas obras. Refrão

ALELUIA cf. Salmo 94 (95), 8ab
Refrão: Aleluia. Repete-se
Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão

EVANGELHO  - Lc 10, 13-16

«Quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre a cinza. Assim, no dia do Juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás elevada até ao céu? Até ao inferno é que descerás. Quem vos escuta, escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou».

Palavra da salvação.


II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Job 38, 1.12-21; 40, 3-5: Depois das sentenças que os seus amigos tinham dirigido a Job, agora é Deus quem finalmente toma a palavra para lhe manifestar a sua grandeza, revelada na criação inteira, a qual os homens nem sempre se comprazem em contemplar. Mas Job, por fim, humilha-se e submete-se ao plano misterioso de Deus. É este o caminho que leva à verdadeira sabedoria.

Lc 10, 13-16: Com este grave aviso, Jesus chamava a atenção das cidades que não tinham prestado atenção à pregação dos seus enviados; e chama-nos a nós a escutarmos todos aqueles que nos fazem chegar a mesma mensagem de salvação. É a sua própria mensagem que nos chega através dos seus mensageiros.

MEDITAÇÃO: Um dos males de que nos acusam é o do desespero, enquanto que as palavras de Jesus inspiram confiança. A atitude do crente é a de quem se compromete com a realidade, tendo como horizonte as exigências do amor e deixando-se embalar pelas mãos do Senhor para se deixar transformar por Ele.

ORAÇÃO: - Que entendamos, Senhor, que és Tu quem vela por nós e nos anima a comprometer-nos no Reino.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:
Ø 09.00 HORAS: Almodôvar
Ø 10.00 horas: santa Clara

Outra atividades:

Terço:
Ø 17.00 horas: Rosário, Santa Clara
Ø 18.00 horas: Gomes Aires
Ø 21.00 horas: Almodôvar

APOSTOLADO DA ORAÇÃO  
                       
Os políticos. Para que os políticos atuem sempre com honestidade, integridade e amor à verdade. [Intenção Geral]

Auxílio às Igrejas pobres. Para que as comunidades cristãs estejam sempre mais disponíveis para enviar missionários, sacerdotes e leigos, e recursos materiais em favor das Igrejas mais pobres. [Intenção Missionária


IV – Acontecimentos do dia


CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA NO LAR DO ROSÁRIO

Todas as primeiras Quintas-feiras de cada mês celebramos a Missa no Lar do Rosário, Almodôvar. Os utentes reúnem-se numa sala do Lar e participam ativamente na celebração da Missa. Agradecemos à Direção que tem mantido presente um membro durante a celebração, e às funcionárias que se mantêm atentas.












Sem comentários:

Enviar um comentário