sábado, 20 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
  Domingo, 21 de Outubro

Dia Mundial das Missões

«Chamados a fazer brilhar a Palavra da verdade» , é o lema que o Santo Padre escolheu para o dia Mundial das Missões deste ano. Acentuou a oportunidade desta  celebração com estas palavras: Neste ano, a celebração do Dia Mundial das Missões reveste-se dum significado muito particular. A ocorrência do cinquentenário do início do Concílio Vaticano II, a abertura do Ano da Fé e o Sínodo dos Bispos cujo tema é a nova evangelização concorrem para reafirmar a vontade da Igreja se empenhar, com maior coragem e ardor, na missio ad gentes, para que o Evangelho chegue até aos últimos confins da terra.

Na diocese de Beja celebramos também este ano tendo no horizonte para breve o começo do Sínodo diocesano, acontecimento que esperamos marcante para uma nova Evangelização entre nós.
Em Almodôvar vamos encerrar o mês missionário no próximo Domingo com a celebração da Festa Missionária, neste ano alargada a toda a Diocese.
_______________________________
A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA
XXIX Domingo  Tempo Comum
LEITURA I - Is 53, 10-11
«Se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação, terá uma descendência duradoira»

Leitura do Livro de Isaías
Aprouve ao Senhor esmagar o seu servo pelo sofrimento. Mas, se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação, terá uma descendência duradoira, viverá longos dias, e a obra do Senhor prosperará em suas mãos. Terminados os sofrimentos, verá a luz e ficará saciado na sua sabedoria. O justo, meu servo, justificará a muitos e tomará sobre si as suas iniquidades.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL - Salmo 32 (33), 4-5.18-19.20.21 (R. 22)
Refrão: Desça sobre nós a vossa misericórdia, porque em Vós esperamos, Senhor. Repete-se

A palavra do Senhor é reta,
da fidelidade nascem as suas obras.
Ele ama a justiça e a retidão:
a terra está cheia da bondade do Senhor. Refrão

Os olhos do Senhor estão voltados
para os que O temem,
para os que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas
e os alimentar no tempo da fome. Refrão

A nossa alma espera o Senhor:
Ele é o nosso amparo e protetor.
Venha sobre nós a vossa bondade,
porque em Vós esperamos, Senhor. Refrão


LEITURA II - Hebr 4, 14-16
«Vamos cheios de confiança ao trono da graça»
Leitura da Epístola aos Hebreus
Irmãos: Tendo nós um sumo sacerdote que penetrou os Céus, Jesus, Filho de Deus, permaneçamos firmes na profissão da nossa fé. Na verdade, nós não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas. Pelo contrário, Ele mesmo foi provado em tudo, à nossa semelhança, exceto no pecado. Vamos, portanto, cheios de confiança ao trono da graça, a fim de alcançarmos misericórdia e obtermos a graça de um auxílio oportuno.
Palavra do Senhor.
ALELUIA Mc 10, 45
Refrão: Aleluia. Repete-se
O Filho do homem veio para servir e dar a vida pela redenção de todos. Refrão

EVANGELHO  – Mc 10, 35-45
«O Filho do homem veio para dar a vida pela redenção de todos»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir». Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o batismo com que Eu vou ser batizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis batizados com o batismo com que Eu vou ser batizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».
Palavra da salvação.




“Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos”.
Jesus



- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
__________________________________
LEITURA I
- Is 53, 10-11: Esta leitura é um dos chamados “Cânticos do Servo de Deus” do Livro de Isaías. Este Servo apresenta-se como alguém que leva o seu espírito de serviço até ao ponto de dar a própria vida pela salvação da multidão. Jesus há-de realizar, da maneira mais perfeita que se possa imaginar, esta figura do Servo de Deus, e ensinou que este é o único caminho para entender a sua missão e a nossa, como seus discípulos e membros do seu povo.
Hebr 4, 14-16: Por uma coincidência feliz, esta leitura liga-se hoje muito bem às outras duas. Fala-nos ela de Cristo como nosso Sacerdote. Ele não só Se ofereceu a Si mesmo ao Pai por nós, mas, como fruto dessa oblação, Ele mesmo, em sua humanidade, penetrou nos Céus e lá colocou, à direita do Pai, a nossa pobre humanidade, por Ele salva. Aí Ele continua a ser o Sacerdote da humanidade, por quem sempre intercede junto do Pai. Podemos, por isso, aproximar-nos confiantes de Deus, que nos acolhe com a sua graça.
Mc 10, 35-45:Jesus realizou em Si a figura do Servo de Deus, de que falava a primeira leitura. E, se hoje O reconhecemos como “Senhor”, foi porque o Pai O exaltou e Lhe deu esse nome, que está acima de todos os nomes, depois de Ele ter sido obediente até à morte e morte de cruz. O caminho que O levou à glória foi o do serviço até à morte.

MEDITAÇÃO:
ORAÇÃO: -  .

Celebrações eucarísticas nas paróquias de Almodôvar:
Ø 10.30 - Almodôvar
Ø 10.30 - Rosário
Ø 12.00 - A Fernandes
Ø 12.00 - Santa Clara
Ø 15.00 - Gomes Aires
Ø 115.30 - São Barnabé

_____________________________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária


MISSÃO E IGREJA (Continuação)
Por D. António Couto, bispo de Lamego

A primeira nota de todo o ANUNCIADOR ou Arauto ou Mensageiro não consiste na autoridade deste e nas aptidões que ostenta, mas na sua FIDELIDADE Àquele que lhe confia a mensagem que deve anunciar. É em Seu Nome que diz o que diz (que tem a ver com o conteúdo); é em Seu Nome que diz como diz (que tem a ver com o estilo). Jesus, postando-se no meio de nós, continua a dizer: «Como me enviou o Pai, também Eu vos mando ir" (Jo 20,21). Nós implicados e imbricados n'Ele e na missão d'Ele. E aquele “como” define o estilo da nossa missão de acordo com o estilo da missão de Jesus, que nos ama descendo ao nosso nível. O missionário tem autoridade na medida em que é obediente.

O missionário só tem autoridade na medida em que é fiel a Cristo e como Ele obediente, nada dizendo ou fazendo por sua conta e risco ou a seu bel prazer. Só pode dizer e fazer aquilo que, por graça, lhe foi dado ouvir, aquilo que,  por graça, lhe foi dado ver fazer. O missionário tem de ser um contemplativo. O missionário não é, portanto, aquele que vai apenas em auxílio de alguém. O missionário tem de passar do auxílio para o dom de si. Missionário é aquele que, como Jesus, à maneira de Jesus, põe em jogo a vida, e não as coisas. Tudo, e não apenas o supérfluo. Dar o que sobra não tem a marca de Deus, não é fazer a verdadeira memória de Jesus, que se entregou a si mesmo por mim (GI 2,20). O supérfluo, ao contrário, deixa a vida intata. O dom de si mesmo, se for verdadeiro, é para sempre. Pode alguém estar em missão em algum lugar apenas um mês ou um ano, mas se verdadeiramente se tornou missionário pode voltar, mudar de lugar, mas a sua maneira de viver será a mesma até morrer. Fazer a memória de Cristo é a nossa marca distintiva. Bento XVI disse-o assim: "Tudo se define a partir de Cristo, quanto à origem e à eficácia da missão». E acrescentou este singular desabafo: «Quanto tempo perdido, quanto trabalho adiado, por inadvertência deste ponto» (Homilia da Santa Missa, Praça da Avenida dos Aliados, Porto. 14 de Maio de 2010).

Aquilo que me parece estar mais em causa na expressão "Nova Evangelização» não é tanto a novidade de métodos e expressões, mas a FIDELIDADE ao Senhor Jesus, ao seu estilo, ao seu modo de viver, de fazer e de dizer: Dom total de si mesmo num estilo pobre, despojado, apaixonado, feliz, ousado, próximo e dedicado. Passa por aqui sempre o caminho e o rosto da Igreja, que tem de fazer a memória do seu Senhor, configurando-se com o seu Senhor e transfigurando-se no seu Senhor. Passa por aqui o nosso verdadeiro exame.





Sem comentários:

Enviar um comentário