terça-feira, 30 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Quarta, 31 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 6, 1-9

«Não como servos dos homens, mas servos de Cristo»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, como é justo: «Honra pai e mãe» é o primeiro mandamento acompanhado de uma promessa: «para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a terra». Pais, não exaspereis os vossos filhos, mas educai-os com a disciplina e os conselhos inspirados pelo Senhor. Servos, obedecei aos vossos senhores terrenos, como a Cristo, com temor e respeito e na simplicidade de coração; não com a submissão aparente de quem pretende agradar aos homens, mas como servos de Cristo, que com toda a alma fazem a vontade de Deus. Servi de bom grado, como se servísseis ao Senhor e não a homens, pois sabeis que cada um receberá do Senhor a recompensa do bem que tiver praticado, quer seja escravo ou homem livre. E vós, senhores, tratai os vossos servos do mesmo modo; evitai as ameaças, pois sabeis que tanto eles como vós tendes o mesmo Senhor, que está no Céu e não faz distinção de pessoas.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 144 (145), 10-11.12-13ab.13cd-14

Refrão: O Senhor é fiel em todas as suas palavras. Repete-se

Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas
e bendigam-Vos os vossos fiéis.
Proclamem a glória do vosso reino
e anunciem os vossos feitos gloriosos; Refrão

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder,
a glória e o esplendor do vosso reino.
O vosso reino é um reino eterno,
o vosso domínio estende-se por todas as gerações. Refrão

O Senhor é fiel à sua palavra
e perfeito em todas as suas obras.
O Senhor ampara os que vacilam
e levanta todos os oprimidos. Refrão

ALELUIA cf. 2 Tes 2, 14
Refrão: Aleluia. Repete-se
Deus chamou-nos por meio do Evangelho,
para alcançarmos a glória
de Nosso Senhor Jesus Cristo. Refrão

EVANGELHO Lc 13, 22-30

«Virão muitos do Oriente e do Ocidente e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus»

A respeito de Deus e da vida do Além temos sempre a tentação de querer saber coisas por caminhos “extraordinários”. Jesus, interrogado sobre o número dos que se salvam, não responde à curiosidade, mas vai direito ao essencial. A resposta está na vida do presente; ela traz em si a orientação do seu próprio crescimento para o futuro. E recorda aos seus ouvintes que não basta apoiarem-se no facto de terem convivido com Ele, de O terem visto e ouvido. Apresentando o reino de Deus sob a imagem do banquete, anuncia-lhes que muitos dos de fora, os pagãos, virão tomar parte nesse banquete messiânico, uma vez tornados filhos do reino, enquanto que muitos dos que tinham sido convidados desde a primeira hora, como eram eles próprios, poderiam vir a ser excluídos.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?». Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Virão muitos do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa no reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».

Palavra da salvação.


“Ter fé não é só acreditar em Deus, mas acreditar que também Deus acredita em mim”.


- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I - Ef 6, 1-9: O comportamento cristão tem uma exigência própria, que lhe vem de os batizados serem membros de Cristo. Este facto deve orientar todas as relações humanas de uns para com os outros e S. Paulo tirou daí todas as consequências para a vida dos cristãos, independentemente da situação social em que cada um se encontrasse.

Lc 13, 22-30: A respeito de Deus e da vida do Além temos sempre a tentação de querer saber coisas por caminhos “extraordinários”. Jesus, interrogado sobre o número dos que se salvam, não responde à curiosidade, mas vai direito ao essencial. A resposta está na vida do presente; ela traz em si a orientação do seu próprio crescimento para o futuro. E recorda aos seus ouvintes que não basta apoiarem-se no facto de terem convivido com Ele, de O terem visto e ouvido. Apresentando o reino de Deus sob a imagem do banquete, anuncia-lhes que muitos dos de fora, os pagãos, virão tomar parte nesse banquete messiânico, uma vez tornados filhos do reino, enquanto que muitos dos que tinham sido convidados desde a primeira hora, como eram eles próprios, poderiam vir a ser excluídos.


MEDITAÇÃO:

ORAÇÃO:


nOTA SEMANAL DO PASTOR

Refundação, Reevangelização e Revitalização

1. Refundação, reorganização ou conversão?
De vez em quando os políticos e a comunicação social lançam para a praça pública palavras e expressões para alimentar polémicas e distrair-nos dos reais problemas da nossa sociedade.
Esta semana andou na baila a palavra refundação. Afinal, de que precisa o nosso país? De uma refundação ou de uma organização mais transparente, participada e responsável? Queremos mais Estado ou mais iniciativa particular, mais impostos para alimentar um Estado absorvente e omnipresente ou menos carga fiscal com cidadãos mais intervenientes e corresponsáveis pelo bem comum?
Estou convencido que sem conversão pessoal e identificação com valores morais que fomentem mais humanidade, mais verdade, mais respeito e amor uns pelos outros, mais igualdade e empenho pelo bem dos concidadãos, sobretudo os mais frágeis, não acertaremos o caminho para a construção dum país fraterno, com mais igualdade e livre de estruturas pesadas e escravizantes.
A separação clássica dos três poderes, legislativo, judicial e executivo não está a funcionar bem entre nós, porque as pessoas passam de um para o outro e perdem a sua autonomia e liberdade. As democracias baseiam-se na autonomia destes três poderes. Mas hoje surgiram outros poderes, que se infiltram e os enfraquecem, como é o caso dos meios de comunicação, que alguns denominam de quarto poder. Mas ainda mais forte é hoje o poder financeiro, muitas vezes anónimo, sem atenção pela dignidade das pessoas e corrosivo dos valores morais.
Muita gente deixou de acreditar e confiar nos políticos, porque, uma vez no poder, fazem leis para se protegerem e deixam-se dominar por lobbies poderosos, que lhes prometem segurança, uma vez deixada a vida política. O povo só voltará a confiar nos políticos e na justiça quando os seus procedimentos se tornarem mais transparentes e renunciarem a algumas benesses, que se foram acumulando ao longo dos anos e que contribuiram para aumentar o fosso das desigualdades. Há muitos interesses instalados.
Já Jesus dizia que não podemos servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro, à verdade e à mentira, ao poder e ao serviço, à solidariedade e à corrupção. Precisamos de uma profunda conversão Àquele que se autodenominou caminho, verdade e vida. Os seus discípulos também tiveram dificuldade em entender a linguagem do serviço e da entrega voluntária da vida do Mestre. Os apóstolos Tiago e João, com a cunha da sua mãe, pediram a Jesus um lugar importante no seu reino. Para isso até estariam dispostos a suportar alguns sacrifícios.
Jesus explicou, com muita paciência, o caminho que decidiu seguir e desafiou os apóstolos a acompanhá-lo. Quando virmos os mestres a dar o exemplo daquilo que apregoam, então segui-los-emos com confiança.

2. Reevangelização e revitalização
Encerrou em Roma o Sínodo dos bispos para a nova evangelização e a transmissão da fé cristã. Ao mundo materialista e secularizado é preciso anunciar a boa nova de Jesus Cristo, sem medo e sem falsos compromissos.
Na homilia da Missa de encerramento do Sínodo, o Papa Bento XVI, parafraseando o evangelho deste domingo, sobre a cura do cego de Jericó, lembrou que, sem anúncio do Evangelho e sem o desejo de ser curado da cegueira, não conseguiremos ver o caminho da vida.
Muitos ufanam-se de serem agnósticos, olhando com sobranceria para quem tem fé, acredita em Jesus Cristo e na boa nova que anuncia e testemunha. Se procurarmos a verdade e o sentido da vida, cruzar-nos-emos com a pessoa de Jesus e sentiremos a alegria da verdade que nos liberta e abre novos horizontes. Então também iremos seguir Jesus, para onde ele for, sem medo. A falta de confiança e de alegria dos cristãos de rotina, cansados, frios, fechados em si mesmos, são um contratestemunho. Por isso precisam de ser reevangelizados, até se encontrarem com a fonte, donde jorra água viva e pura. Assim aconteceu com a Samaritana, que depois de se encontrar com Jesus, junto ao poço de Jacob, correu a anunciar a alegria desse encontro libertador.
Aqui está um exemplo da transformação operada no encontro com Jesus, o Evangelho de Deus, para que tenhamos vida em abundância. Precisamos de ser reevangelizados, para termos vida autêntica. Revitalizados, seremos testemunhas, chamadas a fazer brihar a Palavra da verdade, como escreveu o Papa na Carta apostólica Porta da Fé, com a qual anunciou o Ano da Fé, que estamos a celebrar desde 11 de Outubro, expressão que usou também como título da mensagem do Dia Mundial das Missões, que acabamos de celebrar.
Precisamos, pois, de ser sempre de novo evangelizados, para entrarmos num processo contínuo de conversão, que renova a nossa vida e contagia os companheiros dos nossos caminhos. Criados para a relação, só seremos pessoas e cristãos realizados na missão. Foi este também o testemunho de muitos representantes de grupos de jovens, espalhados pelo território extenso da diocese e que se reuniram no dia 28 de Outubro, em Almodôvar, para aí celebrarmos o Dia diocesano das Missões. Afinal, muitos jovens já descobriram a beleza de ser cristãos e missionários, confessando que sempre receberam mais do que deram nas suas experiências missionárias. Uma vez mais confirmei a certeza de que não se pode ser cristão, e sentir a alegria de o ser, sem o compromisso missionário.

† António Vitalino, Bispo de Beja
______________________________________
Atividades nas paróquias de Almodôvar
09.00  horas
Almodôvar
+ Augusto Ramos
Filhas

16.30 horas: Catequese infantil
21.00 horas: Terço. Seguido de ensaio de canto
___________________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária

ULTREIA REGIONAL

Esta noite, já depois do terço, às 21.00 horas, realizou-se em Almodôvar uma Ultreia Regional.

Ultreia é o nome que se dá às reuniões dos membros do Movimento dos Cursos de Cristandade. Há os encontros locais, regionais, diocesanos e o nacional. São encontros e formação, oração e convívio. Este de hoje foi um encontro Regional, que abrange a parte litoral e sul da diocese. A nível das paróquias realizam-se com a frequência possível a cada grupo paroquial. Em Almodôvar reunimo-nos às terças de quinze em quinze dias.

Reunião na Igreja de Almodôvar



Convívio após a reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário