terça-feira, 23 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
 Quarta, 24 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 3, 2-12

«Agora foi revelado o mistério de Cristo: os gentios recebem a mesma herança que os judeus»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Certamente já ouvistes falar da graça que Deus me confiou a vosso favor: por uma revelação, foi-me dado a conhecer o mistério de Cristo, como já o apresentei sumariamente. Assim podeis compreender o conhecimento que tenho do mistério de Cristo. Nas gerações passadas, ele não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado pelo Espírito Santo aos seus santos apóstolos e profetas: os gentios recebem a mesma herança que os judeus, pertencem ao mesmo corpo e participam da mesma promessa, em Cristo Jesus, por meio do Evangelho. Deste Evangelho me tornei ministro, pelo dom da graça que Deus me concedeu pela força do seu poder. A mim, o último de todos os santos, foi concedida a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo e de manifestar a todos como se realiza o mistério escondido, desde toda a eternidade, em Deus, criador de todas as coisas. E agora é por meio da Igreja, que se dá a conhecer aos principados e potestades celestes a multiforme sabedoria de Deus, realizada, conforme o seu eterno desígnio, em Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim, é pela fé em Cristo que podemos aproximar-nos de Deus com toda a confiança.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Is 12, 2.3 e 4bcd.5-6 (R. 3)

Refrão: Ireis com alegria às fontes da salvação. Repete-se

Deus é o meu Salvador,
tenho confiança e nada temo.
O Senhor é a minha força e o meu louvor.
Ele é a minha salvação. Refrão

Tirareis água, com alegria, das fontes da salvação.
Agradecei ao Senhor, invocai o seu nome,
Anunciai aos povos a grandeza das suas obras,
proclamai a todos que o seu nome é santo. Refrão

Cantai ao Senhor, porque Ele fez maravilhas,
anunciai-as em toda a terra.
Entoai cânticos de alegria e exultai, habitantes de Sião,
porque é grande no meio de vós o Santo de Israel. Refrão


ALELUIA Mt 24, 42a.44
Refrão: Aleluia. Repete-se
Vigiai e estai preparados,
porque na hora em que não pensais
virá o Filho do homem. Refrão

EVANGELHO Lc 12, 39-48

«A quem muito foi dado, muito será exigido»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que hora viria o ladrão, não o deixaria arrombar a sua casa. Estai vós também preparados, porque na hora em que não pensais virá o Filho do homem». Disse Pedro a Jesus: «Senhor, é para nós que dizes esta parábola, ou também para todos os outros?». O Senhor respondeu: «Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor estabelecerá à frente da sua casa, para dar devidamente a cada um a sua ração de trigo? Feliz o servo a quem o senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado. Em verdade vos digo que o porá à frente de todos os seus bens. Mas se aquele servo disser consigo mesmo: ‘O meu senhor tarda em vir’; e começar a bater em servos e servas, a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele servo chegará no dia em que menos espera e a horas que ele não sabe; ele o expulsará e fará que tenha a sorte dos infiéis. O servo que, conhecendo a vontade do seu senhor, não se preparou ou não cumpriu a sua vontade, levará muitas vergastadas. Aquele, porém, que, sem a conhecer, tenha feito ações que mereçam vergastadas, levará apenas algumas. A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, mais se lhe pedirá».

Palavra da salvação.




A Primavera não se improvisa. Prepara-se durante um longo Inverno”.



- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
__________________________________

LEITURA - Ef 3, 2-12:  S. Paulo foi o Apóstolo dos gentios, dos pagãos, dos que, não sendo judeus, não eram herdeiros das promessas feitas a Abraão e aos seus descendentes, o povo judeu. Mas, em Cristo, o mistério da salvação é revelado e comunicado aos que escutam a sua palavra e lhe respondem na fé. Todos estes serão também, pela fé, filhos de Abraão. S. Paulo sente-se feliz de ter sido escolhido por Deus para anunciar este mistério precisamente aos pagãos. Por isso, ele é justamente chamado “Apóstolo dos gentios”.

Lc 12, 39-48: Continuam hoje as palavras de Jesus sobre a vigilância, sobretudo a dos responsáveis. A vigilância é atitude que toca a todos; mas sobretudo aos pastores do povo de Deus. Para eles, a vigilância consistirá em apascentar o rebanho, fazendo chegar a cada um o dom que Deus lhes colocou nas mãos para fielmente o distribuírem. Vigilância e fidelidade vêm juntos.

MEDITAÇÃO: O nosso tempo, o tempo da Igreja, é o tempo de espera. Hoje precisamos da esperança que anime a nossa espera, porque o imediato nos envolve e devora. Tudo vai muito rápido neste mundo, exigindo maior fidelidade na hora de compromisso com o Evangelho. O nosso timing não coincide sempre com o de Deus.

ORAÇÃO: - Obrigado, Senhor, porque depositas confiança em nós. 

Atividades nas paróquias de Almodôvar:

Ø 09.00 horas: Eucaristia
Ø 14.00 horas: Início da catequese juvenil
Ø 15.30 horas: Missa na  Corte Zorrinho
Ø 21.00 horas: Terço e ensaio de canto.
___________________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:
MÊS DE OUTUBRO 2012
Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária

A BORBOLETA

Havia um viúvo que morava com suas duas filhas. Curiosas e inteligentes, as meninas sempre faziam muitas perguntas. Um dia mandou as duas meninas a passar férias com um sábio que morava no alto de uma colina.
Impacientes com o sábio que respondia a todas as perguntas, resolveram pregar-lhe uma partida. Um dia uma delas apareceu com uma borboleta na mão e disse à irmã:
- Vou esconder esta borboleta nas minhas mãos, e perguntar ao sábio se ela está viva ou morta. Se ele disser que está morta, abro as mãos e deixo-a voar. Se ele disser que está viva, aperto as mãos e esmago-a. Assim qualquer resposta que ele nos dê estará errada!
As duas meninas foram ao encontro do sábio que estava meditando.
- Tenho aqui uma borboleta. Diga-me, sábio, está viva ou está morta?
Calmamente o sábio sorrio e respondeu:
- Depende de ti. Ela está nas tuas mãos…
E acrescentou:
- Assim é a nossa vida, o nosso presente e o nosso futuro. Ele está nas nossas mãos, assim como a borboleta. Cabe a nós escolher o que fazer com ela.
Colina de Nemi


Sem comentários:

Enviar um comentário