quarta-feira, 3 de outubro de 2012




Paróquia de Almodôvar

          Quinta, 04 de Outubro



S. FRANCISCO DE ASSIS
Hino
Humilde e pobre no mundo,
Rico de glória nos Céus,
O seu exemplo fecundo
A muitos revelou Deus.
Fez regra da sua vida
Seguir o santo Evangelho,
Fiel, na mesma medida,
Ao preceito e ao conselho.
Seu amor foi seu tormento
Na luta do dia a dia
E cantou no sofrimento
A nascente da alegria.
Em tudo seguiu Jesus,
De alma forte e decidida
E fez de Cristo na cruz
A paixão da sua vida.
Viveu a santa pobreza,
Todo entregue à mão de Deus,
E não quis outra riqueza
Senão o reino dos Céus.
Ao Pai e ao Verbo Incriado
E ao Espírito do amor
Seja por nós entoado
Um cântico de louvor.

                                                                                S. Francisco de Assis: Hino de LAUDES.


Só encontraremos beleza na vida se perdermos tempo para apreciá-la”.


S. FRANCISCO DE ASSIS
4  Outubro
Nota Histórica

Nasceu em Assis, no ano 1182. Depois de uma juventude leviana, converteu se a Cristo, renunciou a todos os bens paternos e entregou se inteiramente a Deus. Abraçou a pobreza para seguir mais perfeitamente o exemplo de Cristo e pregava a todos o amor de Deus. Formou os seus companheiros com normas excelentes, inspiradas no Evangelho, que foram aprovadas pela Sé Apostólica. Fundou também uma Ordem de religiosas e uma Ordem Terceira para seculares; e promoveu a pregação da fé entre os infiéis. Morreu em 1226.


                                   
         
                                             I - LITURGIA DA PALAVRA



LEITURA I -Job 19, 21-27

«Eu sei que o meu Redentor está vivo»

Leitura do Livro de Job

Job tomou a palavra e disse: «Tende compaixão, meus amigos, tende compaixão de mim, pois a mão de Deus me atingiu! Porque me perseguis, como Deus faz, e não vos cansais de me torturar? Quem dera que as minhas palavras fossem escritas num livro, ou gravadas em bronze com estilete de ferro, ou esculpidas em pedra para sempre! Eu sei que o meu Redentor está vivo e no último dia Se levantará sobre a terra. Revestido da minha pele, estarei de pé; na minha carne verei a Deus. Eu próprio O verei, meus olhos O hão-de contemplar. Dentro de mim suspira o meu coração».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 26 (27), 7-8.9abd.13-14 (R. 13)

Refrão: Espero contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Repete-se

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica,
tende compaixão de mim e atendei-me.
Diz-me o coração: «Procurai a sua face».
A vossa face, Senhor, eu procuro. Refrão

Não escondais de mim o vosso rosto,
nem afasteis com ira o vosso servo.
Não me rejeiteis nem me abandoneis,
meu Deus e meu Salvador. Refrão

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor
na terra dos vivos.
Confia no Senhor, sê forte.
Tem coragem e confia no Senhor. Refrão


ALELUIA Mc 1, 15

Refrão: Aleluia. Repete-se
Está próximo o reino de Deus:
arrependei-vos e acreditai no Evangelho. Refrão


EVANGELHO Lc 10, 1-12

«A vossa paz repousará sobre eles»

Os discípulos são enviados a preparar a vinda de Jesus. Eles são já mensageiros do reino de Deus. Por isso, quem espera o reino de Deus há-de prestar atenção àqueles que lho anunciam, porque eles são os portadores da Palavra do Senhor, que é fonte de paz.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade».

Palavra da salvação.



II. LECTIO DIVINA:
Rezando a Palavra de Deus



- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

LEITURA I -Job 19, 21-27: Depois de várias invetivas dos seus amigos, nem sempre muito caridosos, Job proclama de novo a sua fé em Deus e a esperança de que Ele fará justiça e o salvará. Àqueles amigos, faltava-lhes a sabedoria de Deus, que Job, apesar da sua infelicidade, tinha em abundância.

Lc 10, 1-12: Os discípulos são enviados a preparar a vinda de Jesus. Eles são já mensageiros do reino de Deus. Por isso, quem espera o reino de Deus há-de prestar atenção àqueles que lho anunciam, porque eles são os portadores da Palavra do Senhor, que é fonte de paz.

MEDITAÇÃO: - Podemo-nos interrogar sobre o nosso modo de conceber a missão para a qual Deus nos chama. Colo a nível pessoal como torno presente a Boa Nova de Jesus? Com que atitude nos aproximamos, como Igreja, da pessoas e de suas situações?

ORAÇÃO: - Ensina-nos, Senhor, a ser pessoas de bem e de paz.

                          

III. AGENDA PAROQUIAL



Missa:
Ø 09.00 horas: Almodôvar

Outras atividades:
Ø 17.00 horas: Terço em Santa Clara a Nova, Gomes Aires e Rosário.  
    
APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

Pelo desenvolvimento e progresso da nova  evangelização nos países de antiga tradição cristã. (Intenção Geral). 
               
Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho  na Evangelização (Intenção Missionária).



IV – Acontecimentos do dia








Sem comentários:

Enviar um comentário