sexta-feira, 19 de outubro de 2012



pARÓQUIA DE ALMODÔVAr
  Sexta, 19 de Outubro


A PALAVRA DE DEUS NO DIA A DIA

LEITURA I - Ef 1, 15-23

«Estabeleceu-O acima de todas as coisas, como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Tendo ouvido falar da vossa fé no Senhor Jesus e da vossa caridade para com todos os cristãos, não cesso de dar graças por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações. O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda um espírito de sabedoria e de revelação para O conhecerdes plenamente. Ele ilumine os olhos do vosso coração, para compreenderdes a esperança a que fostes chamados, os tesouros de glória da sua herança entre os santos e a incomensurável grandeza do seu poder para nós os crentes. Assim o mostra a eficácia da poderosa força que exerceu em Cristo, que Ele ressuscitou dos mortos e colocou à sua direita nos Céus, acima de todo o Principado, Poder, Virtude e Soberania, acima de todo o nome que é pronunciado, não só neste mundo, mas também no mundo que há-de vir. Tudo submeteu aos seus pés e pô-l’O acima de todas as coisas como Cabeça de toda a Igreja, que é o seu Corpo, a plenitude d’Aquele que preenche tudo em todos.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 2-3ab.4-5.6-7 (R. cf. 7)

Refrão: Destes poder ao vosso Filho sobre a obra das vossas mãos. Repete-se

Como é admirável, Senhor,
o vosso nome em toda a terra!
A vossa majestade está acima dos céus.
Da boca das crianças e meninos de peito
sai um louvor que confunde os vossos adversários. Refrão

Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos,
a lua e as estrelas que lá colocastes,
Que é o homem para que Vos lembreis dele,
o filho do homem para dele Vos ocupardes? Refrão

Fizestes dele quase um ser divino,
de honra e glória o coroastes;
destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,
tudo submetestes a seus pés. Refrão

ALELUIA Jo 15, 26b.27ª

Refrão: Aleluia. Repete-se
O Espírito da verdade dará testemunho de Mim,
diz o Senhor, e vós também dareis testemunho. Refrão

EVANGELHO Lc 12, 8-12

«O Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que haveis de dizer»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «A todo aquele que Me tiver reconhecido diante dos homens também o Filho do homem o reconhecerá diante dos Anjos de Deus. Mas quem Me tiver negado diante dos homens será negado diante dos Anjos de Deus. E todo aquele que disser uma palavra contra o Filho do homem será perdoado; mas quem tiver blasfemado contra o Espírito Santo não será perdoado. Quando vos levarem às sinagogas, aos magistrados e às autoridades, não vos preocupeis com o que haveis de responder nem com o que haveis de dizer em vossa defesa. O Espírito Santo vos ensinará naquela hora o que haveis de dizer».

Palavra da salvação




“Ter fé não é só acreditar em Deus, mas acreditar que também Deus acredita em mim”.



- Método de oração Bíblica -

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra
__________________________________

LEITURA:
- Ef 1, 15-23: O hino, que servia de introdução a esta epístola, e que foi lido há dois dias, desabrocha, hoje, nesta quase oração, em que São Paulo pede para os cristãos a luz para que eles possam reconhecer o desígnio de Deus a seu respeito: fazer de todos um só Corpo, com Cristo ressuscitado como Cabeça. É afinal este o sentido último da Igreja de Cristo.

Lc 12, 8-12: Ainda na continuação da leitura de ontem, o Senhor faz hoje aos seus discípulos algumas recomendações em ordem sobretudo aos momentos de perseguição. A fé dos cristãos há-de levá-los a proclamarem esta mesma fé, sobretudo nos momentos mais críticos; mas é sobretudo então que o Espírito em nós atua e por nós fala. Não seria, de facto, com simples argumentos humanos que conseguiríamos responder aos opositores do Evangelho.
MEDITAÇÃO: - O Espírito Santo é a força que anima a vida da missão dos seguidores de Jesus no tempo da Igreja. É a vida de Deus em cada crente que permite que o evangelize se torne presente e atual em todo o tempo e lugar. É também a força que nos faz reconhecer o rosto misericordioso de Deus e do seu perdão. Opor-se ao Espírito é  negar a ação de Deus em cada um de nós.

ORAÇÃO: -  Senhor, dá-me a coragem de fazer sempre a Tua vontade.


Atividades nas paróquias de Almodôvar:

Ø 09.00 horas: Eucaristia
Ø Semblana: Batizado
Ø 15.00 horas: Catequese infantil; Missa em Graça de Padrões
Ø 16.00 horas: Missa em Semblana
Ø 17.00 horas: Missa em A dos Neves
Ø 18.00 horas: Missa em Almodôvar. Festa do Acolhimento dos alunos do Primeiro ano da catequese
Ø 21.00 horas: Terço, seguido de catequese dos adultos
_____________________________________________________________________________

INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO:

MÊS DE OUTUBRO 2012

Nova Evangelização. Para o desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã. [Intenção Geral]

Jornada Missionária Mundial. Para que a celebração da Jornada Missionária Mundial seja ocasião de um renovado empenho na evangelização. [Intenção Missionária

MISSÃO E IGREJA (Continuação)
Por D. António Couto, bispo de Lamego

A vocação e missão da Igreja não é coisa própria sua, mas radica, como exemplarmente deixou escrito o Concílio Vaticano II, no seu Decreto Ad Gentes, no amor fontal do Pai, que enviou em missão o Filho e o Espírito Santo (n." 2). Não compete ao missionário nem à Igreja inventar a missão ou decidir em que consista a missão. Na verdade, o rosto da missão já foi luminosamente manifestado no rosto de Jesus Cristo. Abrindo o Evangelho de Marcos, repara- mos logo que o primeiro afazer de Jesus, não é pregar ou ensinar, mas ANUNCIAR: anunciar o Evangelho (Mc 1,14). E qual é a primeira nota que soa quando Jesus se diz com o verbo ANUNCIAR? É, sem dúvida, a sua completa vinculação ao Pai, de quem é o Arauto, o Mensageiro, o ANUNCIADOR. Pura transparência do Pai, de quem diz o que ouviu dizer e faz o que viu fazer (Jo 7,16-17; 5,19), Jesus pode, com toda a verdade dizer a Filipe: "quem me vê, vê o Pai» (João 14,9). É mesmo aqui que reside a sua verdadeira autoridade e a verdadeira novidade no seu modo novo de dizer e de fazer, que se chama ANUNCIAR.
 (continua).




Sem comentários:

Enviar um comentário