quinta-feira, 19 de julho de 2012




SEXTA, 20 DE JULHO 2012

A alegria dos que entram no templo
Salmo 99
Aclamai o Senhor, terra inteira, *
        servi o Senhor com alegria, †
        vinde a Ele com cânticos de júbilo.
Sabei que o Senhor é Deus, *
        Ele nos fez, a Ele pertencemos, †
        somos o seu povo, ovelhas do seu rebanho.
Entrai pelas suas portas, dando graças, *
        penetrai em seus átrios com hinos de louvor, †
        glorificai-O, bendizei o seu nome.
Porque o Senhor é bom, *
        eterna é a sua misericórdia, †
        a sua fidelidade estende-se de geração em geração.
Laudes, Sexta III semana



“O Filho do homem é senhor do sábado”
Jesus





I. LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I (anos pares) Is 38, 1-6.21-22.7-8

«Escutei a tua prece e vi as tuas lágrimas»

Leitura do Livro de Isaías

Naqueles dias, Ezequias, rei de Judá, contraiu doença mortal. O profeta Isaías, filho de Amós, foi visitá-lo e disse-lhe: «Assim fala o Senhor: Põe em ordem a tua casa, porque vais morrer e não viverás». Ezequias voltou o rosto para a parede e orou ao Senhor, dizendo: «Lembrai-Vos, Senhor, como tenho procedido fielmente e de coração sincero na vossa presença, como tenho feito sempre o que agrada aos vossos olhos». Depois, Ezequias rompeu num grande choro. Então a palavra do Senhor foi dirigida a Isaías, com esta mensagem: «Vai dizer a Ezequias: Assim fala o Senhor, Deus de teu pai David: Escutei a tua prece e vi as tuas lágrimas. Vou acrescentar à tua vida mais quinze anos e hei-de livrar-te das mãos do rei da Assíria, a ti e a esta cidade, que Eu protegerei». Disse então Isaías: «Trazei um bolo de figos, aplicai-o sobre a chaga e o rei ficará curado». Ezequias perguntou: «Que sinal terei de que volto a subir ao templo do Senhor?». Isaías respondeu-lhe: «O sinal da parte do Senhor de que cumprirá a sua palavra é este: Vou fazer que a sombra do relógio de sol de Acaz volte para trás dez graus, que nele tinha avançado». E o sol desandou dez graus que avançara no quadrante.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Is 38, 10-11.12abcd.16-17ab

Refrão: Senhor, livrastes da morte a minha vida. Repete-se

Eu disse:
«Em meio da vida vou descer às portas da morte,
privado do resto dos meus anos.
Não verei mais o Senhor na terra dos vivos,
não verei mais ninguém entre os habitantes do mundo». Refrão

Para longe de mim foi arrancada a minha morada,
como tenda de pastores.
Como tecelão eu tecia a minha vida,
mas cortaram-me a trama. Refrão

Por Vós, Senhor, viverá o meu espírito
e o meu sofrimento se converterá em paz.
Preservastes a minha alma da corrupção da morte,
perdoastes todos os meus pecados. Refrão

ALELUIA Jo 10, 27
Refrão: Aleluia Repete-se

As minhas ovelhas escutam a minha voz,
diz o Senhor;
Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-Me.
Refrão

EVANGELHO Mt 12, 1-8

«O Filho do homem é Senhor do sábado»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus

Naquele tempo, Jesus passou através das searas em dia de sábado e os discípulos, sentindo fome, começaram a apanhar e a comer espigas. Os fariseus viram e disseram a Jesus: «Vê como os teus discípulos estão a fazer o que não é permitido ao sábado». Jesus respondeu-lhes: «Não lestes o que fez David, quando ele e os seus companheiros sentiram fome? Entrou na casa de Deus e comeu dos pães da proposição, que não era permitido comer, nem a ele nem aos seus companheiros, mas somente aos sacerdotes. Também não lestes na Lei que, ao sábado, no templo, os sacerdotes violam o repouso sabático e ficam isentos de culpa? Eu vos digo que está aqui alguém que é maior que o templo. Se soubésseis o que significa: ‘Eu quero misericórdia e não sacrifício’, não condenaríeis os que não têm culpa. Porque o Filho do homem é Senhor do sábado».

Palavra da salvação.




II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

Leitura: - Neste texto são os fariseus que recusam a Jesus. Guardar o sábado é um sinal identificativo para os judeus e forma e formava parte da identidade judaica. O próprio Senhor o disse ao Povo: “recorda o sábado para o santificares” (Ex. 20,8). Jesus opõe-se à lei do sábado em benefício da pessoa.

Meditação: - O espírito farisaico continua a afetar as pessoas e as instituições religiosas de hoje!

Oração: - Senhor, livra-nos das situações sociais que nos oprimem.
                                 
                                                  

III. AGENDA PAROQUIAL




MISSAS:


09.00 horas: - Almodôvar

+ Teresa da Conceição, José Diogo e Francisco Diogo
+ Etelvina das Dores Romba -7º dia
 Filha

11.00 horas - Gomes Aires



INTENÇÕES DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO
JULHO 2012

Intenção Geral:
Para que todos tenham trabalho e o possam realizar em condições d e estabilidade e segurança.

Intenção Missionária:
Para que todos os voluntários cristãos, presentes nos territórios de Missão, saibam dar testemunho da caridade de Cristo.  


IV – Acontecimentos do dia








Sem comentários:

Enviar um comentário