segunda-feira, 2 de julho de 2012




Terça, 03 de Julho de 2012


SÃO TOMÉ, Apóstolo
Hino de Laudes

Aceitai benignamente,
São Tomé, todo o louvor
Que à vossa glória de Apóstolo
As nossas almas proclamam.
Seguindo os passos de Cristo,
Confessastes estar pronto
A verter por Ele o sangue
No sacrifício da vida.
Veio depois o momento
Da vossa incredulidade:
– «Só creio se vir os cravos
Das chagas do meu Senhor».
Mas apenas ressoou
A voz do Ressuscitado,
Logo acordastes, clamando:
«Ó meu Senhor e meu Deus!».
Também convosco adoramos
O Mestre do amor divino:
Avivai a nossa fé
Com o vosso testemunho.


Anunciemos a ressurreição de Jesus não ignorando os crucificados da história, mas sem pactuar com as suas cruzes”.
Jon Sobrino


S. TOMÉ, Apóstolo
3  Julho
Nota Histórica

Tomé é conhecido entre os Apóstolos especialmente pela sua incredulidade que se desvaneceu na presença de Cristo ressuscitado; ele proclamou a fé pascal da Igreja: «Meu Senhor e meu Deus». Sobre a sua vida nada se sabe ao certo, além dos pormenores contidos no Evangelho. Diz-se que pregou o Evangelho na Índia. Desde o séc. VI celebra-se no dia 3 de Julho a memória da trasladação do seu corpo para Edessa.


I. LITURGIA DA PALAVRA


LEITURA I Ef 2, 19-22

«Edificados sobre o alicerce dos Apóstolos»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios

Irmãos: Já não sois estrangeiros nem hóspedes, mas sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, que tem Cristo como pedra angular. Em Cristo, toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo do Senhor; e em união com Ele, também vós sois integrados na construção, para vos tornardes, no Espírito Santo, morada de Deus.

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15)

Refrão: Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho.

Louvai o Senhor, todas as nações,
aclamai-O, todos os povos.

É firme a sua misericórdia para connosco,
a fidelidade do Senhor permanece para sempre.
ALELUIA Jo 20, 29

Refrão: Aleluia. Repete-se

Disse o Senhor a Tomé:
«Porque Me viste, acreditaste;
felizes os que acreditam sem terem visto. Refrão

EVANGELHO Jo 20, 24-29

«Meu Senhor e meu Deus!»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos: «Vimos o Senhor». Mas ele respondeu-lhes: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei». Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse: «A paz esteja convosco». Depois disse a Tomé: «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente». Tomé respondeu-Lhe: «Meu Senhor e meu Deus!». Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto».

Palavra da salvação


II. LECTIO DIVINA
Rezando a Palavra de Deus


- Método de oração Bíblica –

1. Leitura: Lê, respeita, situa o que lês
- Detém-te no conteúdo de fé e da passagem que leste

2. Meditação: Interiorizar, dialoga, atualiza o que leste
- Deixa que a passagem da Palavra de Deus que leste “leia a tua vida”

3. Oração: Louva o Senhor, suplica, escuta
- Dirige-te a Deus que te falou através da Sua Palavra

leitura: - Tomé precisa de fazer pessoalmente uma experiência do Ressuscitado, do Jesus vivo; não lhe bastam as palavras e o testemunho dos demais. Quando faz a experiência já não necessita de tocar as mãos; do encontro resulta e reconhecimento: “Meu Senhor e meu Deus”! É assim que terá de ser a nossa fé: alicerçada nos apóstolos e na experiência pessoal com Jesus.

Meditação: Ao rezar esta passagem do evangelho reconheço uma verdade que jamais quererei esquecer: Jesus Ressuscitado é o mesmo que foi crucificado. Isto parece óbvio e até poderemos dizer que não há nisto nada de novo. Ele é o ressuscitado, mas as marcas da sua crucifixão estão aí. Ao transferir isto para a minha vida, dou-me conta que deve procurar meios para evitar o sofrimento e que, até, as pequenas mortes de cada dia me trazem vida.

Oração: Que acredite sem ver, Senhor. Que nunca me esqueça de que para “viver” é preciso “morrer”.


                          
                           III. AGENDA PAROQUIAL



MISSAS:

Almodôvar -  09.00 horas:

+ José António Palma e esposa
+ Manuel João Sousa, esposa e familiares falecidos
+Ilda Maria
+ Ermelinda e Luís
                                                           

IV – Acontecimentos do dia



MOMENTO DO CAPÍTULO GERAL 
DA CONGREGAÇÃO DO VERBO DIVINO

Alguns membros do Capítulo Geral da Congregação do Verbo Divino que decorre em Nemi, Itália. Na fotografia, à direita, o Pe. José Antunes, Provincial da Província Portuguesas do Verbo Divino:


RECORDANDO OS 500 ANOS DO CONCELHO




Sem comentários:

Enviar um comentário